Uma postura muito interessante, ter uma sede de campanha onde os sócios possam clarificar dúvidas que tenham, à imagem dos bons velhos tempos.
Passei por lá hoje de fugida, tinha pouco tempo, e creio que as pessoas presentes (candidato incluído) também já estariam de saída.
Ainda assim, porque também sou geralmente sucinto e “to the point”, vi respondidas as minhas questões, as que considero fundamentais nesta corrida eleitoral. Foram respondidas pela responsável financeira da lista, que se prestou muito simpaticamente a colaborar.
Recompra da SAD e seu controlo - A ideia é que o Sporting deve controlar integralmente a sua SAD, sem interferência dos bancos, sendo que se pretende chegar aos 51% da SAD.
Questionei o programa, onde é dito que as acções tipo A serão suficientes para controlar a SAD, juntamente com a recompra de posição até aos 51%, tendo obtido a resposta que sabem que o controlo da gestão não pode ser assegurado através dessa opção, e que portanto preferem a maioria accionista para o efectuarem, mas que deixarão à escolha dos sócios em AG.
Não soube responder relativamente aos direitos de voto na SAD, que são verdadeiramente o que interessa controlar, e pode ser conseguido mesmo com posição minoritária.
Percebi que querem retomar o controlo da “operação” para o clube, mas parece-me que existem muitas dúvidas sobre como o fazer.
Audoria Externa - Sim, são completamente a favor, e tencionam realizar uma aos últimos 15 anos, levando à Justiça quem tiver penalizado o clube, bem como pretendem apresentar sempre contas consolidadas de todo o grupo Sporting, e não apenas de SAD e Clube. Fiquei tranquilo, vai de encontro ao que pretendo.
Pavilhão - Completamente a favor, o candidato está a inteirar-se sobre o tema, segundo a responsável contactou mesmo um arquitecto para falar sobre o assunto. Terá o Pedro sido contactado? Não soube dar mais explicações, mas referiu que o Pavilhão deve ser gerador de mais valias. Não questionei valências nem tipo de estrutura. Pareceu-me que o tema, apesar de reunir grande simpatia, não está completamente estudado.
Renovação de Estatutos - Sabem que existe insatisfação relativamente ao assunto, concordam que a diferença no numero de votos entre associados é injusta, a questão da votação descentralizada também é um assunto importante, mas neste momento não é uma prioridade, e assume que não estudaram em profundidade o assunto. Acho um erro, porque entendo que, ao mesmo tempo que se trata dos problemas do futebol, se pode (e deve) também resolver esta situação.
Vou continuar a acompanhar o que for apresentado por esta lista, parecem querer apostar forte na recuperação do futebol como alavanca para melhorar a situação financeira, pareceu-me no entanto que existem as dificuldades inerentes a um processo que é MUITO complicado a todos os níveis, e para as quais temo que, mesmo com toda a motivação e boa vontade, esta lista não tenha condições de ultrapassar.
Creio mesmo, mas isto também é dito sem uma análise muito profunda da minha parte, que muito dificilmente conseguirão apresentar argumentos ao nível de “nomes”, quer de figuras gradas do clube, quer para o futebol, ou seja, treinador e jogadores. Mas espero estar errado, desejando-lhes um bom trabalho!