A meu ver e partindo do princípio que o Rui vai ser vendido existem 7 jogadores que são indiscutíveis no onze, são eles: Boeck, Ínsua, Xandão, Rinaudo, Matías Fernandes, Izmailov e Ricky Van Wolfwinkel.
Na baliza não haverão muitas dúvidas, caso saia Rui entrará um novo GK preenchendo a vaga de antepassado do Boeck como suplente sendo este promovido para guarda-redes principal. Para terceira opção ficará o Golas.
Olhando para a lateral direita vai ser uma luta renhida entre o Cedric e o Pereirinha, no primeiro jogo o Pereirinha ganhou pontos ao Cedric mas neste último jogo, o jogador natural da Alemanha já reequilibrou as contas.
Na posição de central é certamente um dos postos onde se levantam mais dúvidas, na minha opinião o Xandão é claramente superior quer ao Onyewu, Carriço e ao Rojo. Relativamente ao holandês não o vejo jogar desde o Mundial 06. Por isso restará um posto para um destes 4 jogadores.
A ala esquerda é certamente a posição que me dá mais segurança. Ínsua é um portento que fez uma época de elevado nível sempre a alta rotação. Seria um crime tirar-lhe a titularidade, merece absolutamente partir à frente dos seus companheiros e são os outros que tem que que fazer de tudo para lhe roubar o lugar. Não é por o Prajnic ter feito uma grande segunda parte que eu vou por em dúvida o posto do nosso comboio. No entanto caso tenha algum problema físico ou uma quebra de forma em alguma parte da época o Prajnic certamente atenuará a sua ausência com a mesma classe que nos presenteou na exibição de ontem.
Relativamente aos médios defensivos também podemos estar descansados. O Fito é um jogador de top, bem sentimos a sua ausência na época passada, mas vamos acreditar que este ano tudo vai correr melhor. No banco estará sempre pronto a ajudar na manobra defensiva um lingrinhas que parece que voa com o vento tal é a sua velocidade que dará sempre tudo o que tem em prol da equipa, seu nome é Gelson Fernandes, e pelo que vi ontem é um guerreiro que andará a época toda a pisar os calcanhares aos outros médios para os lembrar que caso eles falhem estará lá ele para entrar em acção. Ele vai dar muita luta ao Rinaudo e isso com certeza que será benéfico para os dois.
Na posição 8 reconheço que há excesso de qualidade, apesar de não ser fan de alguns desses mesmo oitos. Poderia estar aqui a bater na mesma tecla que ando a bater nos últimos meses, dizendo que o Elias recebe demasiado para o que joga, e que o Adrien ainda não provou nada para ter o estatuto que tem tido, mas desde que não joguemos com dois nº “8” no mesmo onze vou me manter calado. Pessoalmente o Schaars é o meu preferido e seria também o meu eleito a B2B, a minha segunda opção seria o André Martins e só depois o Adrien ou o Elias - sendo que para mim o brasileiro devia de sair. Uma coisa é certa se queremos ser campeões um dos médios tem que ser um criativo puro (Matías Fernandez, Izmailov, Labyad) , eu tenho primazia pelo chileno na posição “10” e por isso sou crente que a grande urgência deste plantel é renovar com ele, só depois é que devíamos realizar as outras ações de mercado. Relativamente às alas, uma delas tem que ser do Izmailov, o russo em boas condições físicas é do mais completo que existe neste plantel, ele nunca joga mal e na época passado foi talvez o jogador mais decisivo com ele em campo o futebol do Sporting flui com outra facilidade, tem uma dinâmica de jogo acima da média, então quando conjugamos o chileno com o russo em campo o futebol do Sporting parece um carrossel e mais que isso eles tem a arte de contagiar os colegas, quando eles estão em campo todos os outros melhoram o seu jogo. São dois elementos cruciais neste plantel e se tivermos a sorte de ficarmos com os dois e eles apresentarem boa condição física ao longo da época seremos caso sério.
Quanto à ala esquerda também temos muitas opções, pelo que fez antepassado o Capel parte à frente mas quando não estiver a corresponder e/ou quando o Izmailov não tiver nas melhores condições físicas teremos opções bastante válidas para os substituir: Jeffren, Carrillo, Prajnic e até Labyad. Não me parece que o Wilson tenha muitas hipóteses nas alas.
Na frente de ataque mesmo que chegue um novo PL, duvido que roube o lugar ao Ricky, primeiro porque não temos dinheiro para sacar um goleador feito e segundo porque o Ricky fez uma excelente época, é verdade que ele falhou muitos golos fáceis mas também é verdade que o nosso caudal ofensivo não proporcionou assim tantas bolas de golo para ele e mesmo assim marcou 25 ou 26 golos na sua primeira época. Este ano tem tendência a melhorar e tenho total confiança nele.
Temos um excelente plantel necessitamos de um PL e de reduzir o lote de médios, a saída de um deles seria o ideal.
Infelizmente parece-me impossível manter o Rui porque estamos asfixiados financeiramente, por isso deveríamos segurar a todo o custo outros jogadores por diversas razões:
- Ínsua (dos melhores laterais que por cá passou);
- Rinaudo (está desvalorizado por ter jogado pouco antepassado, vende-lo agora seria um erro porque não iriamos receber uma verba condizente com o seu real valor);
- Matías Fernandes (também está desvalorizado por só ter um ano de contrato, deveríamos renovar a todo o custo porque dificilmente encontramos um “10” com o seu talento individual por menos de 7 milhões, jogadores como ele são raros no futebol atual cabe aos treinadores potenciar estes talentos brutos);
- Izmailov (como disse anteriormente é o jogador mais completo do plantel, e tenho fé que não seja de novo atraiçoado pelas lesões, ele não merece isso, e os amantes do desporto e principalmente do futebol português merecem ver o Izmailov jogar no máximo das suas plenitudes físicas;
- Ricky (temos pouca % do seu passe e seria um erro abdicar do nosso goleador para apostarmos numa incógnita, podíamos vir a pagar caro. O Porto vendeu o Falcao e para o substitui-lo foram buscar o Kleber, iam-se de dando mal com isso. Em Janeiro lá foram mais 3M para o Janko e agora mais 9M pelo colombiano. Mas eles tem dinheiro, por isso podem-se dar ao luxo de falhar mais que uma vez, já nós…