Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 24, 2014, 17:18

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010

Páginas: [1] 2 3 ... 22 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 (Lida 26703 vezes)

Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « em: Julho 15, 2009, 11:54 »

Vivenciar o Jogo para condicionar o Jogo!

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2009Fair-Play 2009Fair-Play 2008Fair-Play 2007

Localidade: Paços de Brandão
Masculino

Visto que o nosso modelo de jogo, o nosso sistema táctico e a qualidade exibicional da nossa equipa, são alvos da maior contestação e discordância, abre-se uma nova versão do Génios da Táctica, para que todos possam dar a sua opinião táctica em relação à equipa.

Venham de lá os treinadores de bancada.   Seta Positivo!
Registado

"Somos o que somos, mas somos principalmente o que fazemos, para mudar o que somos!"

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #1 em: Julho 15, 2009, 12:23 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

Bom, eu já referi o 3-5-2 num post anterior, mas atenção que só e apenas para o Campeonato português e contra todas as equipas excepto Porto e Benfica.

E porquê? Porque o 3-5-2 pode dar origem a "major flaws" defensivas, independentemente da nuance utilizada. Mesmo se aplicarmos o princípio de Cruyff sobre os defesas-laterais aos médios-ala (de que têm de ser mais atletas e menos tecnicistas), estes estão incrivelmente pressionados perante equipas que usam defesas-laterais + médios-ala / extremos em que aqueles acompanham estes no ataque. Outra major flaw que pode ocorrer com facilidade é em equipas avancados-centro inteligentes que correm do centro para as laterais do campo, fazendo com que o 3 defensivo se estique e abra espaços no centro para a entrada de outros jogadores ou para tiros à baliza.

Tirando isso, é um sistema que usado com um 4 de meio-campo à frente do 3 defensivo (e não 2 alas perto dos avançados) permite manter a coesão defensiva (visto que é uma variante do 5-3-2) e lançar contra-ataques rápidos, haja pulmão dos alas e sendo o 10 o jogador que é suposto ser, isto é, um exímio condutor de bola para os avançados.

É pena que o 3-5-2 esteja a morrer aos bocadinhos, mas creio que é pela necessidade crescente que existe no futebol actual do "controlo" em detrimento do "vencer" puro. Passando ao Sporting, o de hoje nunca conseguiria jogar em 3-5-2 como deve ser enquanto mantivesse a baixa velocidade e intensidade actuais do seu jogo.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #2 em: Julho 15, 2009, 12:30 »

*
Veterano

Patricio

Seitaridis   Carriço Tonel   Grimi

Veloso   Moutinho

Djalo        Matigol    Vukcevic

Liedson

Se nao temos mais avançados e previsivelmente nao os vamos ter, porque nao adoptar um esquema de 1 ponta de lança? Isto seria o esquema a defender...em ataque, transformar-se-ia num 4-3-3 ou num 4-1-2-3 (com moutinho a subir mais do que veloso). Acho que seria uma tactica que iria abrir muito mais os extremos, aproveitar a velocidade do djalo e a tecnica e capacidade de finalização do vuk. Ao mesmo tempo, permitiria a matigol ter mais espaço para esplanar o seu futebol. Quanto a liedson, à falta de um jogador que o acompanhe e sirva, teria nada mais nada menos do que 3! No meio campo, parece que temos um veloso com mais vontade de correr e que tem no passe a sua melhor arma. Para alem disso, tem o remate de longe que tem de tentar mais vezes. Moutinho é um box-to-box que faz qualquer posição. Com veloso ao lado nao estaria muito remetido a tarefas defensivas, podendo subir no terreno com garantias de ter sempre um jogador atrás. Na defesa, perdoem-me os apoiantes do polga mas acho que a dulpa tonel carriço é o futuro. Nas laterais, coloquei seitaridis porque como muitos ja perceberam é o meu grande desejo para a lateral direita. Vá, nao havendo este tenho de colocar o Pedro Silva ou o Abel...talvez prefira o Pedro Silva mesmo assim. na esquerda, Caneira para mim nao é solução, andre marques é incognita, por isso aparece grimi. Na baliza, com mais cabecinha seria stoij, assim, o patricio ainda tem muito para evoluir. 
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #3 em: Julho 15, 2009, 12:39 »

*
Juvenil

Localidade: Torres Vedras
Masculino

bem, posso mandar a minha posta de pescada:

gosto de um 4-4-2 com fácil mobilidade para um 3-5-2, como até já chegou a ser usado, em que os jogadores eram os mesmos, só se alteravam as posições.
Por isso sou um dos que apoia a opção do Pereirinha a lateral. além de não jogar mal nessa posição sempre era garantido que jogava (e fazia jogar). Penso que sem marcação forte o jogador rende mais, e , vindo de trás sem oposição o estrago pode ser maior. a nível defensivo sobrava mais para o carriço, mas ainda deu para ver neste ultimo jogo, jogue quem jogue, sobra sempre para ele.

Vuk a jogar como segundo avançado , porque os resultados práticos mostram que a equipa fica muito mais ofensiva e é um jogador que está lá quando a bola lá está, ou seja..corre atrás do resultado! (nunca apoiei o vuk na cruzada contra o pb,mas É jogador)

sem contar com lesões, isto seria a minha equipa

R.P.

B.Pereirinha   Carriço    Polga   A. Marques

M.V

J.M.                                   Izmailov

M.Fernández

Liedson      Vuk

................................
Embora goste do postiga e do roca, no meu 11 não têm lugar;

o Matias é  claramente uma extrapolação... Rezar

André marques porque acredito que pode agarrar o lugar.faz igual ou melhor que os outros.

Para o lugar do Izmailov até preferia uma contratação a descer o Vuk ou deslocar o M.V.

Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #4 em: Julho 15, 2009, 13:03 »

*
Iniciado

Localidade: Oliveira de Azemeís
Masculino

Ora bem, vou tentar fazer isto apenas com jogadores actuais do Sporting, não entrando em contratações.

Rui Patrício

Abel     Carriço    Tonel     Caneira

Miguel Veloso

Izmailov                                      João Moutinho

Matias Fernadez

Liedson  Vukcevic

Nesta tactica:

Positivo Vukcevic é o avançado mais móvel
 Positivo Moutinho pode assumir a função de 10, e Matias vai para avançado "em aflição"
 Positivo Abel e Caneira podem atacar pelas alas, haja pulmão

Negativo O losango demonstrou ter algumas falhas
 Negativo Já foi utilizado sem sucesso
 Negativo Miguel Veloso pode não dar a cobertura necessária à defesa
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #5 em: Julho 15, 2009, 13:33 »

Registado

Eu acho que o problema do losango é que , apesar de haver muita posse de bola , não são criadas muitas ocasiões de golo, porque devido ao facto de termos 4 médios no centro do terreno (6, 10 e dois médios interiores), permite ao adversário defender como bloco também no corredor central, por que não são criadas muitas ocasiões junto aos corredores e normalmente só o Pereirinha cria situações junto à cabeceira, para cruzar (ex: Benfica, em que ele come o Sidnei... Grin), ou o Yannick, basculando um pouco o Liedson, passando a jogar na clássica posição 9.  Mas penso que nem um nem outro são uma boa opção para a titularidade, são mais jogadores para o PB usar tal como o Inter pretende usar o Suazo (últimos 20/30 minutos para dar velocidade e capacidade de explosão à equipa).
 O losango tem ainda outra coisa, é o facto do João Moutinho não fazer muitos golos na posição 10, porque está habitualmente de costas para a baliza, porque tem de vir buscar jogo visto que em muitos jogos não há transições entre o 6-10-avançados, mas acho que o M. Fernandéz tem mais habilidades goleadoras.
 Para além disso, pelo lado esquerdo , não há potencial ofensivo por parte do Caneira e do lado direito, o PEdro Silva ainda consegue atacar mais, mas defende menos... e não faz muitas combinações com o médio interior e o 6.
  Resumindo: os médios interiores devem aparecer nas linhas laterais e de fundo, os laterais devem ser isso mesmo, laterais, e não Defesa direito e Defesa esquerdo.

Tentei fazer um esquemas em Paint mas não me safei  portanto ficam só com a teoria... Wink
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #6 em: Julho 15, 2009, 13:37 »

Registado

Ora bem, vou tentar fazer isto apenas com jogadores actuais do Sporting, não entrando em contratações.

Rui Patrício

Miguel Veloso

Matias Fernadez

Liedson  Vukcevic

Nesta tactica:

Positivo Moutinho pode assumir a função de 10, e Matias vai para avançado "em aflição"

Não usas o Liedson ?!  Eh!
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #7 em: Julho 15, 2009, 13:42 »

*
Veterano

Afinal deu ...  Huh?...

acho que explicaste de um modo muiro resumido mas acertado os principais problemas do nosso losango. Afinal de contas nao é o esquema em si que esta mal, ate porque acho que com as caracteristicas dos nossos jogadores este poderia ser um esquema muito bom...é simplesmente a falta de rotinas e de movimentações, a falta de pressing. Jogamos um futebol lento, parado, previsivel. Falta acima de tudo acutilância e movimentação sem bola para baralhar o adversário. É muito facil defender este sporting. Batam me se quiserem, mas Jorge Jesus tem feito um excelente trabalho com o losango la para os lados do colombo: tabelinhas, desmarcações sem bola, linhas de passe constantemente abertas, pressao alta que obriga a jogar mal. Será que em 4 anos o PB nao tem capacidade para por a equipa a jogar sob estes moldes? 4 anos com o mesmo treinador e em grande parte com os mesmos jogadores? começa a cheirar um pouco a nabice...
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #8 em: Julho 15, 2009, 13:47 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

Começa a ser cada vez mais aceite que entrámos na era do 4-4-2 losango, o 4-1-2-1-2 ou o 4-2-2-2 a nível das grandes equipas do mundo inteiro. É um sistema altamente fiável para as exigências de ritmo do futebol moderno... "ritmo", essa palavra-chave do 4-4-2 losango que o Sporting infelizmente não domina.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #9 em: Julho 15, 2009, 14:14 »

*
Iniciado

Masculino

Rui Patrício

Miguel Veloso

Matias Fernadez

Liedson  Vukcevic

Nesta tactica:

O Liedson está ali  Indeciso  Seria um avançado mais fixo na área.
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #10 em: Julho 15, 2009, 14:29 »

*
Sénior

Localidade: Lisboa
Masculino

Afinal deu ...  Huh?...

acho que explicaste de um modo muiro resumido mas acertado os principais problemas do nosso losango. Afinal de contas nao é o esquema em si que esta mal, ate porque acho que com as caracteristicas dos nossos jogadores este poderia ser um esquema muito bom...é simplesmente a falta de rotinas e de movimentações, a falta de pressing. Jogamos um futebol lento, parado, previsivel. Falta acima de tudo acutilância e movimentação sem bola para baralhar o adversário. É muito facil defender este sporting. Batam me se quiserem, mas Jorge Jesus tem feito um excelente trabalho com o losango la para os lados do colombo: tabelinhas, desmarcações sem bola, linhas de passe constantemente abertas, pressao alta que obriga a jogar mal. Será que em 4 anos o PB nao tem capacidade para por a equipa a jogar sob estes moldes? 4 anos com o mesmo treinador e em grande parte com os mesmos jogadores? começa a cheirar um pouco a nabice...

Apesar de estar saturado do losango.

Partilho da mesma opinião do Moutinho_28, nas partes a bold.

A nossa táctica tem funcionado a nível defensivo. Ofensivamente é um desespero. Onde apenas se mexe o jogador com bola, os restantes ficam a olhar, presos a um esquema táctico.

Mais importante que esquemas tácticos em papel, é a dinâmica que o treinador e os jogadores dão ao mesmo.

Com o nosso estilo de jogo de pontapé para a frente, contraditório com as características dos nossos jogadores, não há táctica que resista.

Precisamos de sangue novo e de motivação para dar dinamismo a um esquema táctico.

Até haver alguma mudança continuaremos a ter o mesmo estilo de jogo:
1 - Com posse de bola, chutão para a frente;
2 - Sem posse de bola, solidez defensiva apostando no erro do adversário;

Até lá resta-me beber café durante os jogos do Sporting...
Registado

"Reforçamos ainda a solução que temos vindo a defender para a sustentabilidade do Clube:
a)   O afastamento do Clube de todos os dirigentes envolvidos no “Projecto Roquette” e com responsabilidades na gravíssima situação actual, apuradas após a realização de uma verdadeira auditoria de gestão. Pedido de indemnização cível pelos danos causados ao Sporting Clube de Portugal;
b)    A renegociação firme, corajosa e realista da dívida bancária, de forma a reduzir drasticamente os encargos financeiros anuais; 
c)    A redução drástica dos custos com pessoal, como ponto de partida para que se alcance o equilíbrio da exploração operacional. Se analisarmos as últimas épocas, bem como o descalabro no balanço entre contratações e vendas de jogadores, facilmente verificamos duas realidades: (i) maior investimento não tem sido sinónimo de maior rendimento desportivo, (ii) os maiores encaixes financeiros com venda de jogadores foram com jogadores formados no Clube, e não com jogadores adquiridos pelas administrações e gestores de activos profissionais da SAD."
 - Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #11 em: Julho 15, 2009, 14:51 »

*
Juvenil

Masculino

Não sou génio da táctica mas a que uso no PES é  o 4-4-2 clássico ou 4-2-3-1 (consoante o nr 10 seja médio-ofensivo ou avançado-centro). Prefiro deixar com nrs porque me custa escolher um onze neste momento. O 31 é a única certeza  Tongue

1

4                  5     
2                                       3

6
                           8

7                                      11
                10
                        31
Registado

Sporting
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #12 em: Julho 15, 2009, 14:51 »

No avatar!

*

Localidade: Figueira da Foz
Masculino

Bem, eu como não devia de ser, tenho que afirmar que o 3-4-3 deve ser o modelo do Sporting. Por razões que anteriormente, noutro tópico referi. Olhando obviamente para uma análise fria e realista do que o Sporting forma. Sendo assim laterais e números dez é algo que o Sporting raramente forma, se é se alguma vez formou nos últimos vinte anos. Repito, apenas o que o Sporting forma. E não falemos em Viana porque para mim é mais oito que dez. Logo num esquema que não forma laterais nem dez obviamente não poderemos jogar com eles. Mas em contrapartida tanto Adrien, Moutinho e Veloso (falo apenas em jogadores que o Sporting forma) são jogadores altamente criativos, dando consistência e criatividade ao meio campo. Já vi o João Gonçalves a fazer todo o corredor na selecção (não vi o jogo, não sei se cumpre bem essa função), que tal como Pereirinha é um jogador talhado para essa função. E posso dar outros exemplos, como o Miguel vermelhão que foi formado no Sporting antes de ser dispensado para o Estrela (mas não tenho a certeza dessa história). André Marques, Caneira são jogadores que nos seniores ou escolas fizeram a posição de central ou lateral. O central esquerdo/direito tem que ter a verticalidade e o à vontade quer na marcação quer à zona. Quer no jogo aéreo quer no preenchimento de espaços. Infelizmente o central do meio (carriço, Beto...) deveria ser alto, possante e ágil pois com apenas três centrais muitas vezes (se a equipa adversária jogar com três avançados) a jogada é de um para um, onde contra equipas de topo é preferível ter um trinco possante, recuando para central, quando se defende, dando a superioridade na defesa. Já que os laterais (mais ofensivos que defensivos) têm tendência a preencher o meio campo. (Vejo muitas vezes o esquema de 3 centrais a transformar-se em 5 defesas porque os alas não fazem pressão suficiente na zona do adversário). A única coisa que realmente mudava, ou melhor alternava era se jogava com 2 médios box to box e um trinco (à imagem do Barça) ou apenas 2 box to box (Relembrando que o Sporting não forma 10 e como tal esse tipo de jogador não se aplica à formação do Sporting) e 3 avançados vagabundos. Moutinho e Veloso no meio campo e Simão, Ronaldo e um ponta de lança. (olhando para a formação apenas). Uma táctica altamente ofensiva onde o meio campo é algo frágil se os alas não fizerem pressão devidamente no meio campo ou então, em compensação se os dois extremos não recuarem. Mas contra equipas frágeis (Naval, Estrela, Académica...) basta um bom controle de bola e variação de flancos constantemente (à imagem do futebol Holandês) para superar esse obstáculo). Os avançados como já tinha referido têm que ser dinâmicos e com a baliza sempre como meta devido a duas razões: maior poder de fogo, (é diferente ter 2 avançados e um ponta de lança do que ter 2 extremos e um ponta de lança) e também porque como os avançados/extremos têm tendência de ir ao encontro da baliza os alas podem ter espaço para subir mais no terreno e funcionarem como extremos. Podendo ter sempre 5 homens na frente de ataque com um médio centro a distribuir.
É um esquema altamente ofensivo com uma grande consistência no meio campo se os alas fizerem o seu trabalho e uma grande capacidade ofensiva se também os mesmos fizerem o seu trabalho. Neste esquema os alas devem ter um grande pulmão e tecnicamente evoluídos, não basta ser um lateral moderno. Drenthe é um protótipo desse tipo de futebol.
Quando se joga com um trinco e dois médios centros (para equipas mais fortes ou champions) o trinco tem que ter um papel fundamental, isto é, para o ala não se transformar em lateral o trinco tem que ter um sentido posicional fantástico, recuando para central alargando a defesa ou subindo e funcionando como trinco a atacar, libertando os médios centros para trabalhos criativos e ofensivos.
Mas isto sou eu a dizer sem qualquer formação ou conhecimento de causa.
O tiZé é que deve perceber da matéria 
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #13 em: Julho 15, 2009, 15:31 »

Quero um Pavilhão para as modalidades

*

Localidade: Galiza/lisboa

Tudo ao molho e fé em deus 

Garanto que nao fazia pior que a famosa tactica do PB.

SL
Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #14 em: Julho 15, 2009, 19:03 »

*
Veterano

Condecorações:Vencedor do Prémio de Apostas de Ciclismo 2012

Localidade: Barreiro
Masculino

Bem cá vai a minha posta:

Com o plantel actual optaria por variar entre duas tácticas:

- 4-3-3 (com Veloso)
- 4--2-3-1 ( sem Veloso)

4-3-3

Patricio

P.Silva       Carriço     Polga    Grimi

Veloso

Moutinho         Matigol

izmailov                                 Vuk

Liédson

4-2-3-1

Patricio

P.Silva        Carriço      Polga     Grimi

Moutinho    Rochemback

Pereirinha         Matigol                 Vuk

Liedson
Registado

Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #15 em: Julho 15, 2009, 20:27 »

Registado

Rui Patrício

Miguel Veloso

Matias Fernadez

Liedson  Vukcevic

Nesta tactica:

Não vi o Liedson, aparece junto ao Vukcevic...
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #16 em: Julho 15, 2009, 20:47 »

Registado

Outro aspecto táctico que é fraquíssimo no Sporting são as bolas paradas. O Ronny quando batia era 90% para a bancada ou para a barreira, o rochemback também poucas vezes acertava, espero que agora seja o Matías Fernandéz, porque vi alguns golos dele deste modo.
  Para além disso os cantos deixam muito, muito , muito , muito, muito a desejar e para isso funcionar tem de haver "trabalho de casa", tem de haver estudo para esse tipo de lances (que parece não haver) porque aainda há um tempo o Sporting estava à noventa e poucos cantos sem fazer um golo desta forma. O canto deve ser batido para alguém e não mandar para lá só por mandar. O PB parece não dar muita importância a esses lances mas são eles decidem os campeonatos muitas vezes...
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #17 em: Julho 15, 2009, 21:56 »

*
Iniciado

Masculino

Agora que falas em cantos, eu gosto sempre de uma maneira:

Lateral bate o canto para um jogador, próximo de si, que cruza de primeira, para o 1º poste, ou para a marca de penalty. Isto bem feito e bem trabalhado é capaz de ser giro  Despercebido

E que dizem de lançamentos longos?
Registado
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #18 em: Julho 16, 2009, 01:14 »

*
Sénior

eu não gosto muito do 3x4x3 por duas razoes:

-esvazia a zona central do meio campo

-a presença dos extremos retira espaço aos alas e acho que provocam um preenchimento de espaços algo desequilibrado...

no entanto acho que seria possivel, com 2 ou 3 contratações, adoptar um esquema identico que esse sim me agrada bastante.. seria qualquer coisa como (e usando os jogadores que temos.. com Huh? ficam as contratações):

patricio

Huh??1

carriço                               polga     

pereirinha                                             veloso                                         Huh???2         
                                       moutinho       (trinco)             
                                     (box to box)       

mati fernandez
                                      vukcevic
                                                       liedson

uma especie de tactica pirilau mas com dois alas com capacidade para fazer o flanco todo dando largura ao futebol da equipa... depois meio campo muito povoado e fazendo pressão alta com os defesas a apanharem as sobras....

claro que faltava um libero de classe (que na minha opinião não pode ser o carriço.. é necessário ser um jogador rápido e que saia bem a jogar e que ocasionalmente poderia juntar-se ao meio campo... um mathias sammer)

e um ala esquerdo.. qualquer coisa do género rossatto, tello (mas mais rápido) ou zhirkov...

sou apreciador dos esquemas tacticos com 3 centrais desde os anos 90 em que diversas selecções adoptaram esse esquema.. lembro-me da roménia (apesar dos alas serem mais defensivos), da alemanha (que de um lado tinha o reuter que tinha limitações ofensivas mas do outro tinha o ziege que atacava bem) ou da croácia do bilic, stanic (cuja carreira foi feita ou pelo menos iniciada como avançado centro e na selecção jogava no flanco direito a fazer todo o corredor), asanovic, boban, jarni, sucker e boksic entre outros...

Registado

vivó Sporting!!!
Re: Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010 , « Resposta #19 em: Julho 16, 2009, 01:15 »

chumbinho15

na minha opinião este losango de PB tá muito mal esquematizado... e deveria sofrer algumas alterações, comecar cá de baixo.. num losango a defesa deve estar recuada pois o buraco deixado no meio campo, lugar esse ocupado pelo tipico medio centro é aproveitado por um jogador de forma a lançar passes nas costas das defesas adversarias logo a nossa defesa deveria estar recuada mas nao esquecendo claro apoiar os medios de forma a conseguirmos construir jogadas e nao andar a biqueirada la para a frente.. penso que com este plantel os laterais nao devem subir muito, pela simples razao de nao conseguirem ir a linha e cruzar e ainda pra mais quando as suas lacunas a defender são mais que evidentes, ou seja, o losango deveria desdobrar-se num 4-1-3-2 , e os laterais deveriam ficar mais recuados, visto nao terem a qualidade suficiente na minha opiniao, o medio defensivo no losango é muito importante e normalmente nao sobe para compensar as subidas dos laterais, mas como na minha perspectiva o losango iria desdobrar-se em 4-1-3-2 dava-se mais liberdade ao medio defensivo e permitindo tambem mais mentalidade ofensivo, os medios interiores que viriam a ser medios-ala/quase extremos a atacar deviam ter rapidez e capacidade tecnica para faer boas investidas ofensivas e conseguirem cruzar com qualidade, o nº10 nao deveria recuar tanto como recua com PB, assim nesta tactica que eu falo, ja q os laterais nao sobem muito e o trinco pode subir mais um pouco, cabe ao trinco trazer o jogo para a frente, logo tem de ser rapido e movel, e deixando assim o 10 para distribuiçao , ultimas passes etc... (nao sendo obrigatorio a bola passar por ele) , deveria focar-se o jogo nas alas e o 10 a ajudar em ambas para poder distribuir e aproveitando assim tambem os centros dos extremos para finalizar logo tem de ser bom na finalizaçao, por fim os pontas de lança iriam menos para as alas pois existem medios-ala/extremos, ficando eles mais dentro de area, trocando de posiçoes frequentemente para baralhar a defesa adversaria, cabendo a um ter mais capacidade de segurar a bola e ir mais atras e a otra a capacidade fisica e cabeceamento ... esta é a minha analise  Wink

SL
« Última modificação: Julho 16, 2009, 01:18 por chumbinho15 » Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 ... 22 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010

« tópico anterior seguinte »
Ir para: