Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 02, 2014, 11:34

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - 2008/09

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] 2 3 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Génios da Táctica - 2008/09 (Lida 10868 vezes)

Génios da Táctica - 2008/09 , « em: Junho 26, 2008, 02:58 »



*
Sénior

Condecorações:Por onde andas 2011Por onde andas 2010Melhor Avatar 2009Melhor Avatar 2008Melhor Assinatura 2007Revelação 2007


Mensagens: 3748
Idade: 34
Masculino

WWW
Nova época, novo plantel, novos desenhos tácticos...

Paulo Bento já assumiu que ao longo da época que se avizinha tenciona implementar dois sistemas tácticos alternativos ao 4-4-2 Losango, o 4-4-2 Clássico e o 4-1-3-2, que serão utilizados como complemento do sistema habitual. Como o 4-1-3-2 se assemelha muito ao losango, fazendo apenas descer o "10" para a posição de médio centro com funções mais ofensivas, coloco apenas duas imagens para ilustrar as opções existentes para os sistemas que irão ser utilizados.





Faltando, em princípio, apenas reforçar a lateral esquerda - possivelmente com o Grimi - e a baliza, com alguém capaz de lutar pela titularidade, estas deverão ser as opções para cada lugar. Foi dito por Paulo Bento que o Sporting começará a época com 5 soluções para o ataque (apenas porque Liédson se encontra lesionado, se não seriam apenas 4) e com 8 para o meio-campo, pelo que, se não for vendido nenhum jogador, dois dos sectores do plantel estão fechados.

Em relação ao 4-4-2 clássico, penso que o mesmo não favorece o actual plantel devido à falta de extremos, deixando um jogador como Romagnoli como "carta fora do baralho", já que não será nunca um jogador com características para jogar a médio centro. No entanto, penso que existe a necessidade de transitar gradualmente para este sistema, de forma a preparar a integração das pérolas que vão sendo lapidadas nos júniores, nomeadamente os jovens extremos.
Registado


Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #1 em: Junho 26, 2008, 09:55 »



*
Veterano

Mensagens: 11729
Idade: 43
Localidade: Linda-a-Velha
Masculino


Neste momento concordo completamente, ficando ainda por ver o que o destino nos reserva até 30 de Agosto para aí avaliar as reais possibilidades tácticas do plantel.

Ainda que gostasse de ver um esquema 4-2-3-1 (em termos absolutamente teóricos e sem grande rigor em relação aos jogadores existentes) como crossover do 4-3-3 dos escalões de formação para o 4-4-2 do futebol profissional por achar ser um esquema muito flexível e modelável e ao mesmo tempo seguro. Por um lado desdobra-se com relativa facilidade para qualquer um dos esquemas referidos, por outro lado confere alguma solidez e segurança defensiva ao conseguir, regra geral, supremacia numérica no meio-campo.

De qualquer forma, o 4-4-2 classico como evolução já não seja mau e faça prever uma tentativa, como dizes e eu também quero acreditar, futuramente vir a integrar os extremos que produzimos em qualidade e quantidade. Ainda que seja um bocado coxo, com pouca profundidade e anule alguns dos jogadores.

Se for este o plantel, também me parece razoável admitir que este ano a luta por um lugar vai ser mais renhida, que está mais equilibrado (ainda que faltando um jogador "diferente"). Assim eles queiram lutar, não amuar e actuarem como equipa!
Registado

Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #2 em: Junho 26, 2008, 10:32 »



*
Veterano

Mensagens: 7589
Idade: 29
Localidade: Mem-Martins
Masculino


Só deixo uma nota que na minha visão de jogo o 4-1-3-2 não é apenas o recuo do médio ofensivo, sendo claramente a passagem de médios "interiores" para alas de modo a esticar mais o jogo, sendo que um dos avançados acaba por fazer movimentações "para fora da área" de modo a ir buscar jogo e não desocupar a entrada da área.

atenção que vejo esta situação como alterações que ocorrem durante o jogo pois um modelo de jogo deve ser flexivel consoante o resultado, adversário e tempo de jogo decorrido
Registado

Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #3 em: Junho 26, 2008, 13:47 »



*
Júnior

Mensagens: 2376


Em relação ao 4-4-2 clássico, penso que o mesmo não favorece o actual plantel devido à falta de extremos, deixando um jogador como Romagnoli como "carta fora do baralho", já que não será nunca um jogador com características para jogar a médio centro. No entanto, penso que existe a necessidade de transitar gradualmente para este sistema, de forma a preparar a integração das pérolas que vão sendo lapidadas nos júniores, nomeadamente os jovens extremos.

Penso que o Pereirinha e o Izmailov cumprem perfeitamente o papel de extremos.. O Romagnoli é óbvio que não pode actuar no meio nesta táctica.. mas na minha opinião encaixaria perfeitamente a jogar na esquerda.. tal como o Vuckevic encaixaria a jogar na direita (de modo a permitir aquelas incursões para o meio para possibilitar o remate) num esquema indêntico ao do Wenger no Arsenal, onde fez o mesmo com o Rosicky e o Hleb..
Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #4 em: Junho 26, 2008, 15:51 »


No avatar!

*
Iniciado

Mensagens: 312


Eu acho que a melhor táctica seria o 4-3-3 em árvore (táctica bastante ofensiva) que a qualquer momento se poderia transformar num 4-4-2 defensivo e de contenção.

                                   Patricio
                                      GR
                                    Tiago

                     Caneira                  Polga
                      Tonel                  Carriço

Abel                                                                 Grimi
P. Silva                                                             Ronny

                                     Veloso
                                     Adrien

                  Pereirinha                  Moutinho
                 Rochemback               Romagnoli

Izmailov                                                              Derlei
D´jaló                                                              Vukcevic
(Pereirinha)                                                     
                                    Postiga
                                      Tiui
                                    Liedson



De referir que a ordem por que os jogadores são apresentados nada tem a ver com 1ª ou 2ª opções. Penso que exceptuando o Ronny, todos têm a qualidade minima exigida para representar um clube com a nossa história.

Este meio campo poderia ser facilmente transformado num 4-4-2 clássico ou até losango, dependendo das necessidades momentâneas da equipa, pois todos os jogadores actuam em pelo menos 2 das posições de qualquer um dos esquemas.
Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #5 em: Junho 26, 2008, 17:33 »


Banido


*
Juvenil

Mensagens: 1285
Idade: 28
Localidade: Lx/Fig Foz
Masculino


Em situações de aperto, ou com jogos tranquilamente ganhos a meia hora do final até que gostava de ver qualquer coisa assim parecida (pode ser testado agora na pré-época)

Patrício

Caneira Polga Tonel

Rochemback

Moutinho Romagnoli Izma

Liedson Postiga Vuk

Para o ataque temos N soluções que nos permitam jogar várias vezes com três homens bem avançados, sendo Derlei ou mesmo Djaló, alternativas bastante credíveis.

Atenção que não acho que seja táctica para se jogar de início. Acho sim, que este ano, temos mais potencial para ir atrás de um resultado quando as coisas começarem a correr mal. Esperemos que poucas vezes...
« Última modificação: Junho 26, 2008, 18:20 por Nando_Porta10A » Registado

"Uma das minhas primeiras medidas foi mandar retirar os símbolos do Sporting que estavam pintados no relvado, junto à linha!
Porquê? O símbolo do Sporting Clube de Portugal não se pisa!"
Manolo Vidal

Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #6 em: Junho 26, 2008, 19:16 »


BANIDO


*
Sénior

Mensagens: 4732
Idade: 41
Localidade: LISBOA
Masculino

WWW
Já o ano passado foi utilizado e treinado o 3*5*2 este ano com a aquisição do Caneira penso que mais facilmente esta táctica possa ser implementada e usada em certos jogos. Mas garantidamente que as primeiras opções serão sempre o 4*4*2 seja em losango ou mais clássico (com dois médios centros)
Registado



SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
16.126
SPORTING SEMPRE 10RGULH0
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #7 em: Junho 26, 2008, 19:27 »


BANIDO

No avatar!

*
Júnior

Mensagens: 2292
Localidade: Lx
Masculino


...O Romagnoli é óbvio que não pode actuar no meio nesta táctica...

Só por causa disso ja acho positivo jogarmos em 4-4-2. Este ano o problema nao vai ser a tactica vai continuar a ser os jogadores. Há mtos com as mesmas caracteristicas, e poucos com outras. Extremos nem 1, nº10 nenhum o Romanhó n é um 10, defesa esquerdo afirmado ainda nenhum, vai começar coxo o Sporting.
Registado

O exemplo vem de cima.. ou devia vir
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #8 em: Junho 26, 2008, 20:39 »



*
Veterano

Mensagens: 16083
Idade: 28
Localidade: Lisboa
Masculino


O meu sistema preferido é o 4-4-2 clássico. Será um sistema alternativo ao losango mas que em determinados jogos poderá ser util.

Não temos muitas soluções para as alas do meio campo e isso vai trazer-nos dificuldades com ele. Pereirinha à direita fará bem o lugar, Vukcevic à esquerda terá mais dificuldades. O Izmailov eventualmente consegue fazer os dois lados do meio campo. No meio suponho que seja a dupla Moutinho + Veloso ou, se este for vendido, Moutinho + Roca.
Registado

"O Sporting é nosso outra vez!"
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #9 em: Junho 26, 2008, 20:59 »



*
Júnior

Mensagens: 2943
Localidade: Viseu
Masculino


Na minha ideia se não se verificarem perdas das pérolas, não estou a ver o Bento a deixar no banco o Veloso, o Moutinho e o Rochemback, por isso eles vão coabitar no meio campo! Na frente vamos ter o inevitável Liedson e mais alguém!

O Paulo Bento não admitiu o 4x3x3 mas face ao plantel que se está a montar, não sei se ele não terá de pensar nisso, assim tínhamos algo do género:

                 Stoi

Abel     Tonel   Polga   Caneira   

              Veloso

Moutinho             Rochemback

Izmailov      Liedson       Vukcevic


Num esquema 4x3x3, o Djalo e o Pereirinha adaptariam-se muito bem às alas (Derlei no Porto mostrou isso), por isso seriam outras opções a ter em conta!



     
Registado


Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!!
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #10 em: Junho 27, 2008, 00:09 »

a32772

Confesso que ao contrário da maioria do pessoal  eu encontro-me muito céptico relativamente à próxima época! Não quero assumir a postura de velho do Restelo, mas até agora contratámos jogadores para as posições onde até já estávamos bem orientados e não para as posições onde estávamos carenciados...

Então aqui vai uma avaliação individual:

-Caneira- eu olho para o Caneira como opção para central e não para as laterais! Nas laterais ele apenas deverá desenrascar e nunca ser tomado como 1ª opção, porque o facto de jogarmos com o meio campo em losango implica a presença de laterais com profundidade ofensiva! Se do lado direito ainda temos uma luta com Abel e Pereirinha, no lado esquerdo somos uma equipa coxa e com Caneira eventualmente lá, a situação não se alteraria! De qualquer forma para central, eu também gostaria de ver uma aposta no miudo da casa:Carriço! Creio que ao nível de centrais o plantel está bem preenchido!

-Rochemback- contando que ele venha para render em campo, quais as posições em que ele deveria jogar? No esquema actual só o vejo a ocupar a posição ou de Veloso ou de Moutinho, porque para a posição de 10 não tem as características indicadas, e depois é evidente que o Sporting deve jogar no meio campo com um jogador que seja mais criativo e mais leve, e não um jogador carregador de piano e pesado como Roca! E depois para a posição de Veloso temos o Adrien que espero ver lançado definitivamente este ano... Agora espero é que o Bento não se lembre de recorrer à táctica do Veloso, Moutinho e Roca no mesmo 11 porque provavelmente só se iriam atrapalhar uns aos outros!

Postiga- jogador que aprecio particularmente! Contudo para a sua posição já temos Liedson, Tiui, Derlei, Yannick e até Vukcevic... Ou seja parece-me que já temos jogadores em excesso para ocupar 2 posições!

Agora uma das posições onde realmente estamos carenciados é a de pivot ofensivo, onde apenas temos Romagnoli e que sabemos que não aguenta fisicamente uma época a bom nivel! Precisa de alguém para alternar/competir pelo lugar durante a época! Outra posição onde estamos realmente em falta é a de médio criativo para construir algo pelas aulas, já que o Izmailov parece-me ser claramente uma opção muita curta para uma época inteira! E depois temos a posição de defesa esquerdo onde por este andar habilitamo-nos a andarmos coxos naquele lado, tal e qual a selecção andou com o Paulo Ferreira! Por fim, vamos ver que competividade terá o Rui Patrício pela posição de guarda redes pois ele ainda está muito verde para assumir um lugar de tamanha responsabilidade num clube como o Sporting!
Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #11 em: Junho 27, 2008, 19:15 »



*
Iniciado

Mensagens: 117


Ou muito me engano ou o P. Bento esta a fazer bluff ao dizer que nao vai apostar em 4-3-3  Assobiar
Se nao vejamos

                                               R. Patricio/Tiago
Abel/P. Silva         Tonel/Caneira                          Polga/Carriço              Ronny/Grimi (?)
                                                Veloso/Adrien
                             Moutinho                           Rochemback/Romagnoli
Izmailov/Pereirinha/Djalo                                                     Vukcevic/Derlei/Djalo
                                            Liédson/Postiga/Tiui

A unica fragilidade é uma alternativa a moutinho mas como este nao se cansa nem lesiona... Despercebido e tinhamos Izmailov que podia jogar ai

Mas isto posso ser só eu a imaginar  Indeciso
Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #12 em: Junho 28, 2008, 00:58 »



*
Juvenil

Mensagens: 916
Idade: 25
Localidade: Boston/São Miguel
Masculino


Nao é bluff nenhum. A equipa tem 4 avancados e tambem Vukc que em qualquer dia dado, podia ser titular para nos. Então porque Paulo Bento ia dizer, "Hmm deixa-me colocar 3 no banco e só usar um dos 5 e uma sistema de 4-3-3 de incio"? Na minha opinião, os únicos sistemas que devemos olhar para/escolhar são 4-1-3-2, 4-3-1-2, ou mesmo um 4-2-2-2 quadrado do Carlos Alberto Pereira (com o losango e o classico 442 já mencionado) por causa da quantidade e qualidade do nossos advancados e medios.
Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #13 em: Junho 28, 2008, 01:14 »



*
Júnior

Mensagens: 2264
Idade: 26
Localidade: Lisboa
Masculino


Nao é bluff nenhum. A equipa tem 4 avancados e tambem Vukc que em qualquer dia dado, podia ser titular para nos. Então porque Paulo Bento ia dizer, "Hmm deixa-me colocar 3 no banco e só usar um dos 5 e uma sistema de 4-3-3 de incio"? Na minha opinião, os únicos sistemas que devemos olhar para/escolhar são 4-1-3-2, 4-3-1-2, ou mesmo um 4-2-2-2 quadrado do Carlos Alberto Pereira (com o losango e o classico 442 já mencionado) por causa da quantidade e qualidade do nossos advancados e medios.

E o 3-5-2 para os momentos de maior aperto

                               Patricio
           Tonel             Polga             Caneira
                    Moutinho        Veloso
     Izmailov                                        Vukcevic
                            Rochemback
                    Liedson            Postiga

Ou trocar o Rochemback com o Vuk. Atenção que esta é mesmo só para os momentos complicados
Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #14 em: Junho 28, 2008, 01:24 »



*
Sénior

Mensagens: 3744
Idade: 22
Localidade: Porto Salvo
Masculino

WWW
Sempre achei que a táctica ideal seria 4-5-1 com liedson sozinho na frente, mas agora com a chegada do Postiga sou a favor do 4-4-2 clássico...
Registado

Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #15 em: Junho 28, 2008, 15:58 »



*
Veterano

Condecorações:Por Onde Andas 2013


Mensagens: 8793
Idade: 23


--------------------------------Patrício----------------------------------------
Abel/Pereirinha---------Polga------Carriço/Tonel-----------Caneira

---------------------Veloso/Adrien------Moutinho/Roca--------------------

Izmailov--------------------------------------------------------Vukcevic-----------------
--------------------Postiga------------Liedson(Djaló ou Derlei até Outubro)------


Alterações durante um jogo:

Para defender o resultado:

Sai Vukcevic e entra Rochemback para dar peso ao meio campo
Sai Izmailov entra Pereirinha para ganhar velocidade no contra-ataque
Sai Postiga e entra Djaló para dar a sentença final ou, em caso de muito perigo, Carriço para não deixar passar nada.

Quando precisamos de mais um golo:

Sai Veloso entra Derlei, passando a táctica para 4-3-3
Sai Abel entra Romagnoli, passando para 3-4-3
Sai Izmailov e entra Djaló, passando para o 3-3-4.

Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #16 em: Julho 02, 2008, 14:31 »


No avatar!


Registado

Mensagens: 27



Na época passada uma coisa que sempre me fez confusão foi, quanto a mim, o "desaproveitar" das qualidades de 2 jogadores que podem render muito mais do que aquilo que mostraram. Falo de Izmailov e de Vukcevic (mais o 1º do que o 2º).

Paulo Bento ainda tentou utilizar Vukcevic como 2º avançado, e com resultados muito interessantes, mas a sua insistência em
os utilizar como vértices laterais do famoso losângulo (Simon na esq. e Izmailov na dir. ou então na esq. quando Moutinho jogava na dir.) limitou, na minha opinião, o seu desempenho.
Vukcevic poderia ser mais útil como 10 (tem excelente técnica e drible, remate fácil e colocado e boa visão de jogo e qualidade de passe), podendo assim ser uma alternativa válida ao irregular Romagnoli.

Acho que a posição ideal para eles jogarem era atrás do ponta-de-lança, com liberdade para poderem descair para os flancos, trocarem de posição entre eles ou surgirem como 2º avançado.
Claro que esta liberdade exige dos restantes 3 homens do meio-campo uma maior capacidade defensiva e de contenção (o que não era possivel na época passada, devido  à ausência de uma alternativa válida a Miguel Veloso).

Sendo assim, acho que o esquema ideal para esta época, especialmente nos jogos fora ou com equipes mais complicadas (como nos jogos da champions), seria o seguinte (4x2x3x1 ou 4x3x2x1 dependendo do ponto de vista) :




                                               Liedson/Postiga


                           Vukcevic                                       Izmailov


                                                    Moutinho


                                 M. Veloso                         Rochemback


                   Grimmi                                                                   Abel


                                        Caneira                     Polga


                                                     R. Patricio


Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #17 em: Julho 02, 2008, 17:04 »


No avatar!

*
Iniciado

Mensagens: 312


Uma pequena alteração: Veloso a trinco só e Roca ao lado de Moutinho mais á frente. No fundo seria como na selecção. O Roca desempenharia o papel do Deco, o Veloso (ou alguém novo que viesse com a sua venda) o do Petit, o Izmailov seria o Simão e o Vukcevic o nosso Cristiano Ronaldo. Dos avançados, prefiro não comparar nenhum ao Nuno Gomes!
Registado
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #18 em: Julho 02, 2008, 17:51 »



*
Júnior

Mensagens: 1830
Idade: 44
Localidade: LISBOA
Masculino


Eu desde há muito que advogo que a equipa principal teria de jogar em 4-3-3 ou 4-2-3-1 para podermos aproveitar o que formamos de melhor ou seja os extremos. No entanto não acredito que o PB sequer o tente, porque nem Izmailov nem Vukcevic têm velocidade para serem extremos, não são jogadores de ir à linha.
Acho que reforçamos o plantel com mais opções de qualidade, mas continuamos limitados taticamente pelo losango pirilau, do qual não conseguimos fugir com estes jogadores. O que torna o nosso futebol tremendamente previsivo.
Registado

Vuk10Bala ©
Re: Génios da Táctica - 2008/09 , « Resposta #19 em: Julho 04, 2008, 22:18 »



*
Júnior

Mensagens: 2130
Idade: 36
Localidade: Coimbra
Masculino


4-4-2


                         Stojo

Pereirinha      Caneira     Polga      Grimi


                           Veloso

    Moutinho                        Rochemback

                           Vukcevic

            Liedson              Derlei



Alternativa:

                    Patricio

Abel       Tonel    Carriço       Pedro silva

                      Adrien

     Izmailov                       Pereirinha

                       Romagnoli



         Postiga               Djalo
Registado

Saudações Leoninas
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Futebol Profissional (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Génios da Táctica - 2008/09

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade