eu acho que este 15% quehoje foram declarados à cmvm são acerca da percentagem que faltava no relatório e contas. lembram-se que não havia nenhuma informação acerca da alienação dessa percentagem??
Não me referia a si, sei bem que o seu apoio se dirige ao nosso Clube, como associação, tentando unir os Sportinguistas em torno das nossas modalidades e atletas. Refiro-me a quem pede apoio ou silêncio para com esta direcção, deixando passar estes tipo de crimes passarem e batermos palmas.
Espero que o paquetes convoque as eleições de prolongar o mandato por causa do chinês ou do árabe e que haja uma candidatura que lhes tire o poder quando eles menos esperam.
[size=14pt][b]Sporting com prejuízos de 7,8 milhões de euros no primeiro trimestre[/b][/size]
29.11.2011 - 18:23 Hugo Daniel Sousa
As receitas aumentaram, mas as despesas também. A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting perdeu 7,8 milhões de euros no primeiro trimestre da temporada 2011-12, mostra o relatório enviado nesta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os proveitos operacionais da SAD “leonina” subiram de 9,9 milhões de euros (ME) para 11 ME em comparação com o mesmo período da época passada, mas em contrapartida os custos também aumentaram de 11,7ME para 14,9ME.
A massa salarial foi a grande responsável pelo aumento dos custos, tendo passado de 6,7 ME para 9 ME.
Os resultados operacionais apresentam um resultado negativo de 6,8ME, montante que sobe para 7,8ME negativos no resultado líquido deste exercício.
A SAD do Sporting mantém-se com capitais próprios negativos (falência técnica), apresentando um activo (160 ME) inferior ao passivo (197 ME).
Do lado das receitas, o Sporting melhorou quase todas as rubricas, desde os direitos televisivos, à bilheteira, passando pela quotização.
O relatório e contas especifica ainda as percentagens dos passes dos jogadores que pertencem actualmente ao Sporting, depois de terem sido cedidos os direitos económicos de alguns atletas ao fundo do clube e a um fundo irlandês, gerido por Peter Kenyon.
O Sporting detém, por exemplo, apenas 35% por cento do passe de Ricky van Wolfswinkel e 30% do de Carrillo.
Nome do Jogador /Fim contrato /% Passe Detida
Alberto Rodríguez /2015 / 70%
Anderson Polga/ 2012 /100%
André Carrilho /2016 /30%
André Martins /2014 /40%
André Santos /2014 /30%
Bruno Pereirinha /2013 /100%
Daniel Carriço /2013 /100%
Diego Capel /2016 /80%
[glow=greenyellow,2,300]Diego Rubio /2016 /65%[/glow]
Elias Trindade /2016 /50%
[glow=greenyellow,2,300]Emiliano Insua /2016 /85%[/glow]
Evaldo Fabiano /2014 /90%
Fabian Rinaudo /2015 /35%
Jeffren Suarez /2016 /75%
João Pereira /2014 /80%
Marat Ismailov /2015 /100%
Marcelo Boeck /2016 /65%
Matias Fernandez /2013 /75%
Oguchi Onyew /2014 /80%
[glow=greenyellow,2,300]Ricky Wolfswinkel /2016 /35%[/glow]
Rui Patrício /2013 /80%
Santiago Arias /2016 /100%
Stjn Schaars /2014 /100%
Tiago Ferreira /2012 /100%
Valeri Bojinov /2016 /100%
Parece-me que estes valores anunciados já estão reflectidos nas percentagens expressas acima, pelo menos relativamente a alguns dos jogadores, mas posso estar em erro. Parece-me que houve foi “actualização” da informação, de forma a completar os dados que ainda não se conheciam publicamente. Sem certezas.
Não percebo essa última frase. O Sporting não vendeu as ditas percentagens por ter ou deixar de ter o tal «investimento zero»; vendeu-as pelo diferencial negativo entre despesas e receitas correntes.
Despesas essas, e custos esses, que nenhum fundo, vindo do Jorge Mendes e do Peter Kenyon, da banca nacional, ou de investidores particulares russos, alguma vez resolveria (talvez ajudasse no curto prazo… só).
Dito isto: acho que se percebe, por isto, que uma maior sustentabilidade no clube dificilmente passará por um aumento futuro de receitas referentes á venda de jogadores.
Terá, portanto, necessariamente de passar por um aumento de receitas noutras áreas (que não vendas de activos) e por uma diminuição das despesas (nem tanto do investimento inicial, mas mais das despesas correntes).
É um grande desafio, e pessoalmente estou céptico relativamente à capacidade de ser correspondido. Mas, não sendo este o rumo que tomaria para o Sporting, espero apenas que ele seja efectuado de forma competente - i.e., que haja o tal aumento significativo das receitas, em outras áreas, e que as despesas, em particular as despesas correntes, tendam a diminuir.
Ah e, claro, que o sucesso desportivo continue a existir, a ser cada vez maior, porque só assim se conseguirá esse desempenho (em particular no tal aumento de receitas, que sem a presença/entrada na Liga dos Campeões, se torna tudo menos previsível).
Em suma: não era o rumo que tomaria para o Sporting C.P., mas aguardo para poder fazer balanços acerca do trabalho destes dirigentes a nível de sustentabilidade financeira do Clube (e nunca esquecendo logicamente a vertente desportiva, também ela fundamental, e sem a qual nada fará sentido).
O valor dos jogadores é, para mim, claríssimo. Quando se possui seis médios (André Santos, Fabián Rinaudo, Stijn Schaars, Elias Trindade, André Martins, Matías Fernandez) capazes de serem titulares num grande, parece-me indicativo do valor que os jogadores do Sporting possuem.
O que concordo é que, neste momento, não estarão valorizados, especialmente para a qualidade que efectivamente têm. A conjuntura actual não é, logicamente, a melhor para vender percentagens de passes de atletas, não só pela dificuldade dos investidores em arranjar crédito (no caso, da banca), como pelo facto da qualidade dos jogadores, como bem referes, não estar a ser devidamente enquadrada nem exponenciada.
E quando digo actual, não me refiro apenas ás últimas semanas, mas mesmo á globalidade de toda a temporada: acredito que há matéria-prima para construir um colectivo bem mais forte face ao melhor (sim, ao melhor!) que vimos esta temporada, porque a qualidade dos atletas é excelente (faltará, porventura, um defesa-central, mas no Benfica falta um defesa-lateral esquerdo, e no Porto um defesa-lateral direito: a perfeição não existe, os melhores são os que menos deficiências possuem) e há condições e apoio, em particular de todos os sportinguistas, como há muito não víamos.
A minha dúvida é precisamente essa. Perceber se isto é informação relativa ao que já estava negociado e expresso no relatório, se a negociações posteriores às abrangidas no relatório.
Leão88,
Obrigado, mas não tens que me pedir desculpa, falei porque sempre peço apoio e união entre todos nós, para que sejamos um só, mas faço-o por nós e pelo nosso Sporting Clube de Portugal.
Não peço, nem pedirei nunca apoio para o que não julgo ser correcto e nem necessito de exemplificar, todos sabemos do que falo, mas o nosso Sporting tem que estar sempre acima de tudo, pois é por ele que tu, eu e todos nós, estamos aqui.
As avaliações são feitas por quem tem a faca e o queijo na mão, e sabe como “as coisas” se fazem, e perceber de “futebol jogado” não é propriamente o requisito essencial para quem as faz. Sabendo que a banca controla ou está ligada indirectamente a boa parte destes fundos, e que é a mesma banca credora dos clubes e de muitas instituições ligadas ao futebol e à sua estrutura, é fácil perceber porque andamos a comer por “tabela”.
Isto só revela a falência deste modelo. É um modelo autofágico, para alimentar quem cresceu à conta da diminuição da auto-determinação do Clube. Para comissões e agenciamentos, é que ele não vai faltar. A parte de Leão, curiosamente, não é para o Clube, e apenas lhe chega para as despesas correntes, para a sobrevivência a curto/médio prazo.
Epá! Mas que merda é esta? Desculpem-me a linguagem… Mas esta situação é tão revoltante que até me dá voltas ao estômago! Como é possível vender percentagens de passes por tuta e meia? Já só temos 35% do Ricky? 30% do Carrillo? Estamos a comprar jogadores para vender mais barato a terceiros e ajudá-los a enriquecer? Sabes que quando sairem, os jogadores não renderão €€ nenhuns e só continuaremos a afundar-nos em dívidas num ciclo vicioso?
Eu compreendo as dificuldades financeiras do Sporting, mas há aqui muitas movimentações muito prejudiciais para o Sporting, mesmo que só pensarmos a curto prazo.
TEMOS DE FAZER ALGUMA COISA PARA ALÈM DE RECLAMAR NO FÓRUM OU À MESA DE UM CAFÉ!!!