Selecção Nacional e Outras Selecções

Mas Scolari é algum deus no mundo do futebol?
Scolari teve 2 anos para preparar uma selecção para o Euro e a verdade é que a preparação dele acabou por dar numa equipa que não era mais, nem nada menos que a espinha dorsal daquilo que havia sido a selecção do Euro 2000. Esta era a grande aposta dele! O que se verificou a seguir ao jogo com a Grécia foi que ele alterou a equipa toda à pressa para colocar lá a espinha dorsal do foculporto que havia sido campeão europeu. Se ele tem mérito nisso? Tem, reconhecer que às vezes estamos errados é positivo. Se isso faz dele um deus como treinador? Oh my god…

E depois esses resultados que toda a gente agora fala são coisas cujo mérito ninguém lhe pode retirar, mas que tem um conjunto de circunstâncias especiais que em muito o favoreceram. Não é qualquer selecção que se consegue dar ao luxo de juntar 3 médios centros que actuem juntos cerca de uma centena de vezes no total de duas épocas, não é todos os dias que se elimina a mesma selecção em duas competições consecutivas a penaltis, etc…

Desculpa que o diga, mas Scolari não foi nenhum visionário! Antes dele já tínhamos chegado longe num passado recente em grandes competições. O grande mérito de Scolari foi sem dúvida conseguir reunir um grupo de pessoas em torno de um mesmo objectivo, mas teve circunstâncias a ajudá-lo que se calhar mais nenhum outro seleccionador em Portugal alguma vez teve.

Mas atrevo-me a dizer que Scolari nem nunca foi bem visto por parte dos adeptos em geral. Por muito que se diga o contrário, só o começou a ser a partir do momento em que resolveu afrontar o foculporto com a não convocatória do Baia que chegou a culminar na chamada do Bruno Vale. Até então ninguém o gramava muito…

Sinceramente, continuarei atento ao seu trajecto. O Chelsea já foi, venha o próximo clube.

Falando do Queiroz, ele tem de resolver 2 problemas que afectam a selecção e que estão ligados um ao outro. Um é a existência de um real ponta de lança. O outro é a falta de objectividade que leva a que os nossos jogadores em zona de finalização percam demasiado tempo em rodriguinhos.
De resto, para mim tem tido algumas falhas tácticas tais como a de jogar sem um verdadeiro lateral direito no jogo contra a Suécia e a de meter o Danny a 9. Os jogos contra a Suécia e Dinamarca deveriam ter sido ganhos, até porque jogaram mais do que o suficiente para isso, mas lá está, não marcam golos… Já o jogo de Braga foi simplesmente vergonhoso!

Oh one_o_six deves gostar mesmo muito pouco do Scolari…

Scolari teve uma prestação muito boa ao nível de resultados quer no primeiro europeu quer no mundial, no europeu seguinte foi aceitável. Portugal não joga sozinho. É mau perdermos contra a Grécia na final mas acontece é futebol fomos vice-campeões, não envergonha ninguém ir às meias finais de um campeonato do mundo. E no europeu perdemos com uma boa equipa.

Eu não sou contra Queiróz acho que tem tido manifesto azar, admito que possivelmente não foi a melhor escolha (e que possivelmente não tem tido as melhores escolhas) mas também o que se tem passado com a selecção não é normal…

Agora é tentar ganhar o que falta e ver no que dá, se não der como parece que vai contecer apurar responsabilidades e continuar a vida.

2002 - Mundial absolutamente vergonhoso

Era Scolari:
2004 - 2º lugar no Euro, melhor resultado de sempre da selecção (foi em casa ok, foi contra a Grécia ok mas…)
2
2006 - 4º lugar no Mundial (não é record mas quem se lembra do 3º lugar de 66 ?)
2008 - Quartos de Final do Euro 2008

Quantas selecções fizeram melhor? Provavelmente só a Itália e a Grécia porque é uma equipa merdosa e foi campeã europeia…
França, Espanha, Alemanha e mesmo a Itália ficaram pelo caminho na fase de grupos pelo menos uma vez. A Inglaterra nem ao Euro 2008 foi…
Fim da era Scolari.

2010 - Corremos o risco de não nos apurarmos para o Mundial, um risco como há muitos anos não corriamos.

Não é nenhum deus no mundo do futebol mas mais uma vez o que ele fez comparado com os outros fica a léguas de distância. E não é só por os outros, Oliveira e agora Queiróz terem sido maus é porque Scolari no geral fez um bom trabalho, tão bom como infelizmente não vamos ver outro fazer nos próximos tempos. Essa é que é essa, com grande pena minha…

Eu julgo que a razão de haver muita gente com saudades de Scolari tem pouco a ver com o facto de ele ser ou não um “deus do futebol” ou de ser ou não um excelente treinador. Ele tinha era resultados a que Portugal não estava habituado, sem nunca ter sido extraordinário e tendo sido por vezes medíocre como o one_o_six fez questão de realçar de forma repetida uns posts acima. Por mim adorava ver o Scolari no lugar do kiki Flores…

a32772 eu confesso que acho que Portugal não está nada bem em várias posições, faltam convocáveis em 4 ou 5 posições pelo menos. Por isso mesmo estava capaz de aceitar um apuramento apenas razoável do Carlos Queiróz mas acho que ele está a complicar a tarefa a ele próprio. Como disse acima acho que ele falha bastante nas convocatórias ( Scolari também falhava é certo ), mais até do que a questão táctica de que falas. Acho que ele tem mais dificuldade do que Scolari teve em fazer algumas escolhas mas isso não desculpa tudo.

Mas eu não estou a desculpar Queiroz. Tem cometido uma série de erros na minha opinião.

Agora, não consigo entender esse saudosismo que se lê por aí em relação a Scolari. Tivemos uns resultados interessantes com ele, mas também os tivemos quatro anos antes. O Mundial de 2002 não pode servir de referência em nada porque tudo o que o rodeou e a forma como ele foi preparado foi simplesmente vergonhosa com casos de indisciplina à mistura. Não percebo essa onda que se criou, que só com Scolari é que tivemos bons resultados, como se ele fosse o progenitor de tudo o que aconteceu de bom no nosso futebol… E estou como tu: gostava de o ver no fifca!

Eu não consigo entender é a necessidade de desvalorizar o que o Scolari conseguiu - acho mesmo que esse é o erro número um dos defensores de Queirós. O Euro 2000 foi um acidente no meio de um Mundial de França em que se falhou a qualificação e um Mundial da Coreia em que fomos humilhados pelos EUA e pela equipa da casa. A partir de 2004, houve consistência de presença em fases adiantadas de Europeus e do Mundial. Em 2009, estamos novamente com as hipóteses de qualificação ligadas à máquina - o que torna quase triviais as eventuais falhas de Scolari em finais, meias e quartos-de-final…

Vamos por pontos:

1 - Scolari fez um bom trabalho mas o seu tempo tinha acabado depois do semi-fracasso do Euro 2008. Isto é óbvio. Agora se o fantasma de Scolari não está enterrado, Queirós tem nisso uma boa parte da responsabilidade. Devia ter sido o primeiro a reconhecer o excelente trabalho do brasileiro - nem que fosse para dizer de seguida que um novo ciclo se abria e que era preciso paciência para voltar atingir o nível de 2004 e 2006. Só que, vaidoso como é, não resistiu desde o primeiro minuto a mandar bocas a Scolari: dos queixumes ridículos sobre passagem de pasta até ao desvalorizar dos resultados dos últimos anos, ficou sempre a ideia que era ele que se queria medir com o brasileiro. E o ser a imprensa a atiçar a coisa é só meia-verdade: parece que está tudo esquecido que essa mesma imprensa levou Queirós ao colo até ao cargo e que a sua escolha foi vista na altura quase com unanimidade (ainda que não se percebesse porquê; mas isso é outro ponto…).

2 - Esta equipa tem problemas em algumas posições, é verdade. Assim à vista desarmada, faltam um defesa-esquerdo, um trinco e um ponta-de-lança. Mas e os problemas de renovação notórios da Dinamarca? Ou da Suécia? Mesmo com algumas debilidades, Portugal continuava a ser a equipa mais forte do grupo e tinha obrigação de se qualificar para a África do Sul. Lá chegando, concordaria que o nível de exigência não poderia ser a mesma dos últimos 8 anos. Agora, falhar a qualificação é um fracasso claro, com ou sem renovação da selecção. A juntar a tantos outros na carreira de Queirós como treinador principal de séniores.

3 - Permitam-me citar o meu próprio post, quando soube da nomeação de Queirós. Mantenho tudo o que escrevi.

Reparem como eu colocava a coisa ao nível do desempenho em torneios de curta duração - nem me passava pela cabeça que CQ falhasse a qualificação…

Mas eu nem estou a desvalorizar o que Scolari fez, nem a desculpar o que Queirós tem feito. Já aqui disse que Queirós tem cometido uma série de erros e já os enumerei. Já referenciei igualmente que tudo o que for menos que a qualificação para o Mundial deverá ser apelidado de grandessíssimo fracasso. Não há meias palavras!

Quanto ao Scolari já reconheci que ele teve mérito em mudar a sua equipa no momento do “tudo ou nada” e que se deu bem com isso. Só que gozou de circunstâncias especiais que em mais momento nenhum tivemos nos últimos anos. Ele em termos técnico-tácticos não teve de inventar nada na selecção, apenas se limitou a aproveitar o trabalho feito por outros nessa vertente, aplicando em cima um conceito fortíssimo de união em torno de um objectivo comum. E esse foi sem dúvida o grande mérito de Scolari, o de criar uma união muito forte em prol de um objectivo.

Não nos podemos esquecer que a nossa selecção já em 96 também tinha estado num Euro, tendo atingido na altura os quartos de final da competição. Em 98 não nos qualificámos numa campanha em que existe uma expulsão um tanto ou quanto estranha num jogo decisivo contra os campeões da Europa da altura e também por termos um seleccionador que a meu ver não tinha condições para orientar nada. Em 2002 fomos vítimas da indisciplina vigente na altura, onde tudo era permitido e onde jogadores que estavam parados com lesões graves eram chamados. A qualidade estava lá, mas olhava-se demasiado se calhar demais para o próprio ego do que para o colectivo. E aí, há que dar mérito a Scolari porque como já disse anteriormente ele mudou essa mentalidade.

Desde 2006, na minha opinião que a selecção tem vindo a decrescer em qualidade, já o último apuramento se fosse feito com as regras destes, não sei se dava. Falta um líder em campo, parece-me evidente, que Queiroz pode estar a agravar sim, mas não foi ele que por artes mágicas pôs tudo pior, isto não andava muito famoso desde o último Mundial.
Scolari soube sair, Queiroz não soube entrar, é mais isso que concluo do que se está a passar, aliado a erros de casting de CQ que não ajuda a melhorar.

Por fim, nunca CR pode ser o capitão de equipa, porque não tem ainda as qualidades de um líder. Quem devia ser?Boa pergunta, se Jorge Andrade estivesse recuperado era o ideal, mas assim não sei.

O principal problema está ai, falta um Figo, um lider dentro de campo, depois Queiroz mostra que é verdadeiramente um flop.

Depois a tenho a teoria de jogadores naturalizados (principalmente Pepe) e outros que mal falam português como Bosingwa, Manuel da Costa (até o Nelson é uma miséria), não contribui para uma união.

Para mim o capitão da selecção devia ser o Ricardo Carvalho, ou mesmo o Meira mas este não é convocado.

@ a32772

De acordo com tudo. Com a ressalva que em 98, o maior problema não foi a expulsão do Rui Costa na Alemanha - foi teres chegado ao ponto em que tinhas de ganhar em Berlim para ir ao Mundial. Já agora, suspeito que esta campanha vai ser para Queirós o que a de 98 foi para Artur Jorge.

@Novo

Sem dúvida que há ali um problema de liderança. Está longe de ser o único, mas é mais uma acha para a fogueira - aliás, bem parecido ao que sucede no Sporting. Não concordo com o Piberman sobre os naturalizados - até acho que, no meio daquilo, se calhar o Pepe é o que tem mais perfil de capitão. Mas é capaz de cair o Carmo e a Trindade se isso acontecer. Esperamos pelo Carriço? :wink:

@FranciscoG

Carvalho nunca me pareceu um líder óbvio. É um excelente central, mas foi sempre o “parceiro silencioso” ao lado de figuras carismáticas (Jorge Costa no Porto, John Terry no Chelsea).

Concordo que o R.Carvalho seja um individuo tímido, pelo menos parece, mas um líder não necessita de ser alguém que barafuste a torto e a direito. Percebo o teu ponto de vista e até posso concordar que o líder mais evidente seja o Pepe, mas lá está…cairia o Carmo e a Trindade. Para além destes não vejo mais nenhum que possa capitanear a selecção.

Equipa oficial:

PORTUGAL - Eduardo; Nélson, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Gonçalo Brandão; Maniche, Pepe e Deco; Nani, Edinho e Danny.

O yannick ja foi chamado prai 3 vezes pelo queiroz e nem uma oportunidade lhe deu…a outros, como o edinho jogam logo na primeira oportunidade…

Na questão da liderança o Queiróz não se sabe ajudar a ele próprio e aqui acho que é mesmo uma decisão assumida… Ele acha que a renovação passa por cortar laços com jogadores que poderão estar em declínio ( Nuno Gomes ) ou jogadores que ele considera que não têm nem terâo condições para jogar por Portugal ( Postiga e Ricardo são os exemplos que me ocorrem ). Para mim é erro. Portugal precisa de uma renovação de facto mas ainda tem equipa para fazer algum estrago e para isso é preciso coesão.

Golo mais facilitado era impossível … completamente sozinho …

Golo de Bruno Alves

Portugal 1-0 África do Sul

Vejam mas é a banhada de futebol que a França está a dar à Inglaterra [2-0]. Sim senhor. :wink:

Do pouco que vi de Portugal [1-0], uma partida sem qualquer interesse e sem melhoria qualitativa. :arrow:

Há pouco falou-se aqui no que se iria dizer se Pepe envergar-se a braçadeira de capitão. Pois bem o capitão neste momento é outro luso-brasileiro…Deco.

A não ser essa coisa dele ser naturalizado, que pode também levar a que caia o Carmo e a Trindade, sinceramente desde o Euro 2008 que eu acho que ele é o verdadeiro comandante daquela equipa. E digo isto porque mesmo com as coisas a correrem-nos mal no jogo contra a Alemanha ele continuava a ser o jogador que não morria psicologicamente, que mexia sempre os cordelinhos para ir em busca do resultado. Pode não ter aquela atitude de guerreiro que o Pepe mostra, mas na altura de pegar na equipa e trazê-la para a frente ele está lá. É uma situação que me faz um pouco lembrar a do Figo quando este jogava no Barcelona…

Finalmente, vencemos. Com a vitória de hoje, ficamos a qtos pontos da Hungria? :rotfl: :rotfl:

Portugal está já a 7 pontos da Hungria , que ganhou o seu jogo de hoje frente a Malta por 3-0 … e tá quase a ficar também a 7 pontos da Dinamarca que a 15 mins do fim vai ganhando à Albania por 2-0 .