Temos jogado em 343 e 442 tal como o ano passado, já fizemos 7 jogos de pré época!
Se tudo continuar como está, o RB não chega até ao final do ano. Basta saber se isso não irá hipotecar a época toda.
O Maxi é mais que suficiente, sim. E jogou nessa posição com o RB ao início, com algum sucesso.
E sim, falta o 9 também, mas esse já se percebeu que é o Suarez e que tá basicamente fechado - estando só preso pela conclusão do processo do Gyo. Mas, de qualquer modo, tem lá um 9 de 20M a jogar nesta altura. Que estão a usar como se fosse o Gyo sem ser, mas esse é outro problema
a minha crítica ao RB vai além dos 3 ou 4 defesas.
Mas a culpa é dele de não ter jogadores para a sua ideia de jogo? Tem de jogar com as ideias do treinador que saiu já o ano passado? O homem foi campeão, o clube é campeão, não estamos a falar de um treinador que chegou agora e está a pedir mundos e fundos só porque sim, e não se vai buscar reforços? É pedido mais ambição ao treinador e a ambição da estrutura onde está? Eu duvido que ele esteja a pedir uma revolução, mas os 3/4 reforços são essenciais para a sua ideia de jogo, aliás eu até acho que seriam preciso reforços mesmo voltando ao sistema de 3 centrais.
É o menos culpado de não ter jogadores para o seu sistema de jogo.
Até á pausa para as seleções em setembro!
assim concordo.
É a tua opinião, não o vi a jogar jogos suficientes nessa posição para ter essa certeza.
Pronto, está fechado, mas não está cá ainda, não jogou ainda.
Tem lá um 9 de 20 milhões que por acaso acho que até já evoluiu com este treinador, mas esse 9 não deixa de ter apenas 20 anos, o fato de ter custado 20 milhões não muda isso (e o Harder veio numa altura em que o taberneiro nem sonhava estar no Sporting, quem ler o que escreveste pensa que foi algum pedido dele).
Quando menciono os 20M não é para culpar o treinador de o ter ido buscar - nem foi ele, claro - mas para dizer que ou a estrutura estava bêbada ou é um jogador já com alguma qualidade para corresponder. E eu acho que é. Mas se a equipa não consegue criar nada de jeito em ataque organizado, o Harder não é um gajo que te vá criar transições sozinho constantemente como era o Gyo. Têm de ter outras dinâmicas na criação.
De resto resultados e tudo mais terá sempre culpa, caso corre bem ou mal, no final de contas ele vai ter sempre 11 jogadores à sua disposição mais o banco e vai ser ele que vai decidir como se vão posicionar em campo, comportamentos, etc. Agora eu prefiro fazer essa avaliação quando chegarem os reforços que acho que vão acabar por chegar, e essencialmente prefiro fazer essa avaliação quando chegarem os jogos a sério, e aí sim cá estarei para criticar caso seja caso disso, para já é pré-época eu não sei que cargas estão a meter nos jogadores e os nossos jogadores titulares têm jogado mais minutos que os titulares dos adversários, eu vou aguardar.
Isso faz 0 sentido.
Então contrata-se menos jogadores porque não se sabe a tatica que o treinador vai usar?
Que tal falar com o treinador e perceber o que a equipa precisa?
Jogo jogado não acompanhava. No entanto, tinha imensos empates. E é o que te acontecido nesta pre época, associado a falta de golos… e sabemos que no tugão é assim que se perdem campeonatos
Sim, mas nós vimos quanto tempo o Harder neste sistema? Uns 90 minutos de pré-época? Acho que temos de aguardar para tirar esse tipo de conclusões.
aguardas tu e esta direção.
eu, se lá estivesse, já tinha decidido. é a diferença entre agir e reagir.
os indicadores estão todos lá. isto é um desastre à espera de acontecer. daqui a uns dois meses falaremos de novo.
a não ser que, em Agosto, façam o mercado que não fizeram até agora e, como já disse antes, os jogadores disfarcem o que está por baixo deste verniz.
Para mim faltam dois laterais de qualidade para o efeito, um para cada lado, não há nenhum de raiz.
É a tua opinião e visão das coisas, essa do daqui a uns dois meses falamos de novo vale o que vale, também vi malta a dizer que o título estava entregue e que com RB nunca iriamos ser campeões, e depois resguardaram-se na sorte que teve e que o mérito foi do Amorim, entre outras.
Estamos a comentar o momento, daqui a 2 meses a história será certamente outra, mandar embora agora o treinador sem lhe dar um único reforço, eu não o faria.
Pois, e só por acaso são só os elementos mais importantes neste sistema.

o problema que pode surgir é a articulação com a equipa técnica, quer em divergência de opiniões quer noutro aspeto que me preocupa que é a indefinição/pouca clareza quanto a modelo de jogo e, portanto, perfis necessários. o recrutamento e o scouting podem, e são, muito bons mas com pouca clareza quanto á forma como se joga, se quer jogar e o que se pretende para cada função é difícil chegar aos níveis de excelência dos últimos mercados.
o 343 tendencialmente é mais fácil pela especificidade dos perfis… mas mesmo assim não parece uma questão que preocupe o rui que no decorrer da época tomou decisões de perfil que são absolutamente contrárias ao que um 343 pede: preferiu durante meses laterais sem capacidade ofensiva/1X1 na ala a perfis naturais de ala num 343( fresneda/reis), preferiu jogadores de corredor sem capacidade entrelinhas a jogar por dentro do que perfis naturais de 10(geny, quenda por dentro), preferiu centrais exteriores a jogar no meio do que centrais com melhor perfil central( st juste no meio em vez de inácio), perfil de médios( optar primeiro pelo brito e não pelo felicissimo, optar pelo kaua e não pelo manuel, utilizar o debast em zonas mais adiantadas e não o morita) etc. mesmo o 433/442 que apresentou nos primeiros meses é bastante standard, acolhe vários tipos de jogadores na mesma função e portanto torna-se difícil de analisar padrões ou características que o treinador valoriza dentro da lógica do seu modelo. espero que seja mais claro internamente do que externamente.
a “adaptabilidade” pode ser uma qualidade em determinados contextos mas não ter uma identidade vincada torna o trabalho de recrutamento bem mais difícil, isso é certo.
a minha citação é de início de junho.
conversas que se têm que ter no planeamento a uma semana do início da época, que maravilha.
A inoperância do Sporting CP no mercado justifica-se da mesma forma que se justificaram as inoperâncias nos mercados anteriores. O Sporting CP identifica alguns alvos e traz esses alvos ou… não traz nenhuns. Verdade se diga, se for para trazer um Biel, mais vale estarem quietos.