O Tópico dos Números e das Estatísticas do SCP e dos Seus Adversários

Volto a chamar a atenção para o problema do meio-campo do SCP que, quase de certeza, vai ser resolvido com JJ.
Abaixo a comparação:

O nosso meio-campo com William, Adrien e João Mário, em termos de golos (sem penalties) e assistências por tempo de jogo teve um rendimento muito inferior aos meios-campos dos nossos rivais.

Ja aqui uma vez “postei” sobre a grande discrepancia na amostragem de cartoes ao Sporting e aos seus dois directos rivais na epoca de 2014-2015. Nao fiquei satisfeito em ficar por aqui e resolvi pesquisar os numeros e tendencia de cartoes admoestados aos tres grandes ao longo dos ultimos anos. Verifiquei que a Liga so tem dados publicadso referentes as ultimas nove epocas. Fiz uma complicaco dos dados e usei estes mesmos dados para elaborar um grafico ilustrativo das “tendencias” na amostragem de cartoes. Ora vejam os que “saiu na rifa”.
Verifica-se que nas ultimas 5 epocas a differenca entre cartoes mostrados ao Sporting e aos outros 2 clubes (nem consigo escrever o nome deles) tem vindo a crescer…o que tem uma correlacao directo com a minha opiniao que os arbitros estao na generalidade “pre-dispostos” a mostrar a cartolina aos nossos jogadores. Gostaria de aprofundar este pequeno estudo um pouco mais. Se alguem sabe onde posso encontrar mais dados referentes a epocas anteriores agradeco a informacao.

No zerozero tem o historico .

@Rei da Selva
por exemplo
2005/2006

Não queres acrescentar ao estudo uma equipa de controlo?

O peso do pesado Slimani…

A Revolução Bruno de Carvalho nos resultados do SCP contra os rivais:

Antes de Bruno de Carvalho (3 épocas): → (incluindo o final de 2012/2013 - responsabilidade de GL)

13 jogos
1 vitória
3 empates
9 derrotas
Golos: 6-20!
Percentagem de pontos: 15%!

Depois de Bruno de Carvalho:

15 jogos
6 vitórias
5 empates
4 derrotas
Golos: 20-18!
Percentagem de pontos: 51%!

… E ainda não perdemos nenhum jogo em casa!

INCRÍVEL!
:idea:

Caro Strikerr,

Obrigado pela tua resposta. De facto, o que pretendo fazer é diferente, como dizes. Creio que os dados que apresentaste na tua analise sao elucidativos do facto do Sporting ser o mais prejudicado dos 3 grandes mas nao deixa de ser uma analise descritiva. Eu gostaria de fazer uma analise a todos os erros grosseiros de arbitragem e apontar o quao mais provavel é a ocorrencia desses erros quando ajustado a outros parametros como a pontuacao, numero de golos, etc etc.

Concordo que sera dificil a obtencao de todos os dados de que preciso. Assim por alto, preciso de uma avaliacao detalhada dos erros grosseiros de arbitragem nos jogos dos 3 grandes. Sera preciso que a fonte seja o menos parcial possivel, mas sei a partida que nao sera possivel obter uma fonte totalmente imparcial. Proponho usar a avaliacao do tribunal dO JOGO, ja que é feita por arbitros ou ex-arbitros internacionais, é dissociada da politica editorial do jornal em si, e é consistente / homogenea. Alguns poderao desconfiar da (im)parcialidade do Tribunal dO JOGO, mas parece-me a fonte mais credivel para um trabalho destes (e mesmo assim sera suficiente para demonstrar que o Sporting é o mais prejudicado).

Depois, preciso de dados estatisticos gerais dos jogos dos 3 grandes nas ultimas 3 epocas: resultados, se possivel numero de remates e cantos, faltas e cartoes.

Strikerr, sabes se é possivel obter essa informacao?

Vê se algum destes sites tem o que precisas.

Strikerr,

Esses sites tem alguma da informacao de que preciso. Nao consegui encontrar dados sobre numero de remates, cantos ou posse de bola no final de cada epoca. Se tens alguma ideia sobre onde encontrar isto, agradecia. O ideal mesmo seria encontrar dados por jogo. Poderia assim criar uma linha de SPSS com cada jogo dos 3 grandes (seriam 102 jogos por equipa, 306 no total).

Sera depois preciso analisar se ha possibilidade de aceder a versao electronica do jornal O JOGO nos ultimos 3 anos (sera preciso consultar o jornal do dia seguinte ao jogo dos 3 grandes, onde normalmente apresentam a avaliacao da arbitragem).

Vou esperar para saber se algum forista tem interesse em ajudar neste projecto, nomeadamente na colheita dos dados. Relembro que a ideia sera escrever um artigo curto (algo que eu posso fazer) que depois devera ser divulgado o mais possivel.

Há uns anos houve aqui no fórum um projecto (não sei se chegou a estar público) da autoria do Eddie Verdde (?), que consistia em formar uma equipa em que cada pessoa analisava TODAS as acções durante o jogo de um ou dois jogadores escolhidos. Chegou a fazer-se um teste, mas não foi possível coordenar toda a gente. Houve pessoal que se ofereceu para o fazer, mas depois a coisa ficou pendurada à espera.

Eu na altura fiz a minha parte e entreguei a tempo e horas, acho que um dos meus jogadores era o Maxi Fernandez (?). O Eddie deu-nos um ficheiro base em excel onde registávamos tudo. Acções do jogador, nº de vezes que tocava na bola, passes curtos, passes longos (e destinatário do passe), remates, perdas de bola (erro individual/passe errado/corte do adversário), disciplina, etc etc etc.

Era um projecto muito ambicioso e complicado de levar a cabo. Quer porque tinha de se contar que as pessoas cumprissem com aquilo a que se tinham proposto, quer porque dava trabalho, quer porque tínhamos de ter acesso ao jogo mais tarde, para puder analisar com calma, andar para trás, ver, rever.

Se bem me lembro só durou um jogo, e perante a descoordenação da altura ficou-se por aí… :mrgreen:

Andei aqui à procura e desencantei aqui uma pasta com isto. Deixo aqui o ficheiro em anexo se alguém tiver interesse em ver.

O jogo da altura foi o Sporting 0-0 Twente, em 2009, e tenho aqui as análise aos jogos do Polga, Carriço, Rui Patrício, Vukcevic e Matías. Eu sei que fiz do Matías, mas não sei se fiz mais algum destes.

PS. Porra já nem me lembrava que isto até tinha um mapa com diferentes secções do campo, o pé que o jogador utilizou, a direcção do passe, recepções de bola, etc. :mrgreen:

Análise - Matigol.txt (3.84 KB)

Matías Fernández.xls (97 KB)

Este é o tópico de que mais me orgulho de ter criado neste fórum.
Tem informação incrível e riquíssima.
Estive agora a ler alguns posts mais antigos e já nem me lembrava que os tinha escrito.
Mesmo tendo sido há 5 anos, é incrível como mantenho a mesma visão de então e como continuo a pensar que a minha visão é e sempre foi a mais correta nos temas mais essenciais que apresentei.

Já não tenho o tempo que tinha dantes para fazer análises tão detalhadas, mas vou tentar não deixar morrer este tópico que me parece que tem muito valor.

Em breve colocarei aqui mais uma ou outra contribuição.
E estão todos convidados para fazer o mesmo.

1 Curtiu

Lote de PL’s do SCP 2020/2021 – Amadorismo MESMO Total?

O SCP é Campeão Nacional. E é-o tendo tido como PL’s jogadores como Paulinho, Sporar e TT.
Isto pode levar alguns a defender que não podemos estar assim tão mal na gestão deste sector.
A primeira coisa que quero dizer MUITO CLARAMENTE é que discordo totalmente desta ideia. Aliás, considero-a até irresponsável e ficarei muito atento se algum forista desconhecido a defender. Para mim, difundir esta ideia é tão lesivo dos interesses do SCP que ficarei logo desconfiado de que estamos perante um infiltrado. E dos piores…

O SCP não foi Campeão com contributo relevante do nosso lote de PL’s, o SCP foi Campeão apesar da fraqueza desse sector essencial.
A força do SCP assentou num espírito de grupo fantástisco sob a liderança de um treinador competente onde se destacou a solidez e rigor do sistema apresentado (que os rivais só tarde começaram a conseguir contrariar) e ainda sobre o rendimento estratosférico dos nossos alas, dos nossos laterais e do nosso meio-campo.
A cereja crucial no topo do bolo (e que decidiu o campeonato – o que dá logo nota da grande importância disto) foram os golos decisivos em finais de jogos que o Coates marcou, fazendo o trabalho que deviam ter sido os nossos PL’s a fazer.
Considero esta situação absolutamente irrepetível!
Ou seja, considero que se não entrar um PL com capacidade goleadora e skills para fazer, porque é a sua especialidade, o que fez o Coates num ano de fezada, estamos condenados ao insucesso!!!

Vamos analisar o lote de PL’s dos 3 grandes para percebermos quão inacreditavelmente má é a nossa situação comparativa. E vamos fazer esta análise avaliando ao mesmo tempo o grau de perigosidade de todos os PL através de uma estatística que nos dá o número de golos e assistências, descontando penalties, por cada 90 minutos de jogo jogados na 1ªliga.

SCP:

Paulinho – 0,597
Tiago Tomás – 0,299 (amostra pequena)

FCP:

Taremi – 1,133 (amostra pequena)
Toni Martinez – 1,047 (amostra pequena)
Evanilsson – 0,603 (amostra pequena)

E ainda estão à procura de um 4ªPL porque não se sentem confortáveis apenas com 3 bons PL’s. Fala-se no Morelos que é um verdadeiro craque.

SLB:

Vinicius – 1,016
Seferovic – 0,999
Darwin – 0,805
Waldschmidt – 0,515

Para além destes ainda têm o Gonçalo Ramos, o Pinho e ainda estão a contratar o Yaremchuk…

Eu, sinceramente, tenho até dificuldades em encontrar palavras para exprimir o que sinto perante isto. Isto já não é apenas incompetência. Já não é apenas desleixo.
Isto é algo tão mau que tenho dificuldade em qualificar.
Não sei se há no dicionário palavras para descrever isto…

A diferença qualitativa e quantitativa é tão assombrosa que fica complicado fazer mais comentários. Mas que brincadeira é esta?

Não posso conceber que o Amorim (treinador indiscutivelmente competente) não esteja ciente desta falha. Não acredito que não a queira resolver.

Pergunto:
Quem é o responsável por isto?

Reparem neste ranking onde também se vê bem a nossa fragilidade relativa e se percebe ainda melhor a gravidade da situação:

Taremi – 1,133 (amostra pequena)
Jonas – 1,111
Toni Martinez – 1,047 (amostra pequena)
Vinicius – 1,016
Seferovic – 0,999
Slimani - 0,978
Bas Dost – 0,915
Darwin – 0,805
Cardozo - 0,762
Liedson – 0,739
Marega – 0,701
Montero – 0,670
Evanilsson – 0,603 (amostra pequena)
Paulinho – 0,597
Waldschmidt – 0,515
Postiga – 0,424
Tiago Tomás – 0,299 (amostra pequena)

Perante esta monstruosidade, tenho 2 perguntas?

Depois do episódio da troca do Dost pelo Jesé, esta direção já pode parar de brincar aos PL’s?

Durante quanto tempo mais vão gozar com os Sportinguistas em relação a isto?

Se até ao final do mercado não for contratado um PL de números, de garantias, estaremos perante aquilo que eu considero um CRIME CONTRA O SPORTING!

PS:
E isto é ainda mais de lamentar quando, neste momento, até considero que o SCP tem um belo plantel. Resolvendo esta situação, ficaríamos tão bem…
TRABALHEM!

Estou um bocado cansado de se falar sobre a hipótese do Jovane ser vendido por meia-dúzia de tostões. É que é disso que se fala…

Vamos ver se nos entendemos:
Se o Jovane conseguir ultrapassar os problemas físicos que o têm afectado, estamos indiscutivelmente perante um jogador de 50 ou 60ME, estamos perante um CRAQUE, estamos perante um jogador que se pode tornar no MVP da liga.

Jovane Cabral is a DIFFERENT Player…

Excelente técnica!
Fisicamente fortíssimo!
Explosivo!
Quando arranca, é praticamente impossível acompanhá-lo!
Remate violentíssimo, dos mais violentos do futebol atual!
Estatísticas incríveis como vou já mostrar a seguir.
E isto num jogador que ainda só tem 23 anos…

Mas somos todos cegos?

Eis o que vale Jovane, em termos de golos e assistências, sem penalties, por cada 90 minutos de jogo jogados na 1ªliga, comparado com outros jogadores de referência:

Hulk – 0,925
Pedro Gonçalves – 0,823
Jovane – 0,734
Rafa – 0,642
Nuno Santos – 0,610
Corona – 0,498
Di Maria – 0,456

E sim, por aqui se vê quão bem estamos nas alas.
E foi muito por aqui que finalmente conseguimos ser campeões.

O Jovane apresenta números fabulosos quando comparado com craques!

O que queremos mais?

Repito:
Só tem que ser ajudado e ajudar-se a si próprio a ultrapassar os problemas físicos que o têm afectado. Só disso depende uma carreira que pode ser EXTRAORDINÁRIA!