O Tópico dos Números e das Estatísticas do SCP e dos Seus Adversários

Estes valores de salários não podem estar bem. Só se for para um trimestre.

Situação Financeira Comparativa entre os 3 Grandes (SAD)

Este post tem como objectivo fazer uma avaliação sumária da situação financeira dos 3 grandes (SADs) olhando para as 2 demonstrações financeiras que melhor determinam a sua situação:

• Posição financeira
  • Demonstração de resultados

Começando pela posição financeira que determina a situação patrimonial das SAD temos:

Passando à demonstração de resultados que nos dá a evolução financeira ano a ano, tivémos nos últimos 2 anos:

Percebemos claramente a influência absolutamente brutal que nas contas dos 3 clubes têm os seguintes 2 tipos de receitas extraordinárias:

• Prémios UEFA
  • Mais-Valias com transferências de jogadores

Abaixo o RL colocando estes valores a zero para determinarmos que valores destes tipos de receitas têm os 3 clubes que fazer para atingirem o breakeven de exploração (valores das 2 últimas épocas):

Ou seja, percebemos que, na última época, os valores que os 3 grandes tiveram que fazer em receitas UEFA e mais-valias com transferências de jogadores para se equilibrarem foram os seguintes:

• SCP: 61ME
  • FCP e SLB: 115ME

Desta vez, só o FCP conseguiu.

Isto é positivo para nós e pode ser trunfo MUITO IMPORTANTE no futuro caso não nos deixemos descontrolar.
A nossa dependência deste tipo de receitas é grande mas a dependência dos nossos rivais está quase no dobro.

Resumindo e concluído:
O SLB tem, de longe, a melhor situação patrimonial, o que lhe tem dado desafogo financeiro para se dar ao luxo de arriscar mais. Está 185ME acima do SCP e está 260ME acima do FCP.
É sobretudo por causa disto que se diz que o SLB está cheio de dinheiro e os outros rivais estão com mais dificuldades.
Por outro lado, o SCP é quem tem um défice de exploração menor. Ou seja, por ano, basta fazer 60ME em receitas extraordinárias relacionadas com gestão desportiva para se equilibrar.

Diria que, somando tudo isto, o SLB ainda é o clube mais equilibrado.
A seguir posicionaria o SCP. E no fim teria que colocar o FCP dado ter o pior capital próprio e o maior défice anual de exploração.

O que é que pode afectar estes números no futuro?
Sobretudo as vendas de jogadores.
Isto depende da valia dos plantéis que está contabilizada de forma demasiado subjectiva no activo.

O que vou dizer agora já não é objectivo (ao contrário do resto deste post que assenta em dados objectivos dos ROC’s das SAD), é subjectivo, é apenas a minha opinião.
Na minha opinião o SLB e o SCP estão mais ou menos equiparados na capacidade futura de realizar mais-valias com vendas de jogadores (aponto para um valor a rondar os 300ME nos próximos 4 ou 5 anos). O FCP está um bocado acima (acima de 400ME).

É neste tabuleiro que se joga a saúde financeira dos 3 grandes.
E todos sabemos que a saúde financeira afecta sempre a saúde desportiva.

2 Curtiram

Um excelente e completo exercício de análise financeira que permite termos uma ideia de como nos posicionamos e que estratégia temos que seguir para o saneamento financeiro.

E como quantificar financeiramente o efeito Rúben Amorim?

Fiquei tão entusiasmado com esta notícia que fiz um excel para perceber o que este negócio significa.

Primeiro vamos recordar o que estava em causa:
O SCP tinha neste momento 63,8% da SAD.
Caso o BCP e o NB convertessem as VMOCS que detinham, o SCP perdia a maioria da SAD e passava a deter apenas 21,1% do capital.

Estas VMOCs estavam valorizadas a um valor de 135ME.
Entretanto uma renegociação conduzida pelo BdC há uns anos permitiu passar este valor para 40,5ME (valorização das ações apenas a 0,3euros).
Logo aí foi dado um grande passo para a resolução desta questão já que um hair-cut de quase 100ME na nossa dívida real passou a ficar dependente de nós.

Com a conclusão deste negócio de compra das VMOC do BCP, o problema da salvaguarda da maioria de capital na SAD ficou definitivamente resolvido.
O SCP passará a ficar com 83,4% do capital.

Mesmo que não compre as restantes VMOCS na posse do NB e este as converta em capital da SAD, o SCP continuará a ter a maioria, nesse caso, com 62,5%.

Nessa situação o SCP terá feito uma mais-valia financeira de quase 70ME.

A eventual compra das restantes VMOCS na posse do NB deve ser analisada na perspetiva de ser um potencial bom negócio.
Comprando essas VMOCS, o SCP ficará com 88% da SAD.
Isso poder-lhe-á permitir no futuro encontrar um parceiro estratégico (mas mantendo sempre a maioria do capital), vendendo parte das suas ações por valor muito superior ao valor da atual aquisição.

Esta operação implicará um investimento máximo de 15ME (a 0,3euros/ação). Pode ser de apenas 9ME se o valor for o mesmo que o valor para o BCP (0,18euros/ação).

Resumindo:
Esta operação, globalmente será sempre um grande negócio para o SCP e um negócio ruinoso para os bancos.

Neste momento já assegurámos uma mais-valia de 70ME.
Se comprarmos o resto a mais-valia será, no mínimo, de 105ME mas pode mesmo ultrapassar os 110ME.

Incrível!

ATENÇÃO QUE ESTE NESTE POST TRAGO DADOS SÉRIOS, INACREDITÁVEIS E INESPERADOS ATÉ PARA MIM:

Estive a calcular as médias estatísticas dos pontas de lança que marcaram o SCP nos últimos 20 anos. Escolhi:

• Mario Jardel
  • Beto Acosta
  • Liedson
  • Bas Dost
  • Gyokeres

Métrica I - Média de golos e assistências por cada 90 minutos jogados:

1º Gyokeres: 1,45 (what the fuck? :astonished:)
2º Jardel: 1,28
3º Bas Dost: 0,97
4º Slimani: 0,87
5º Liedson: 0,71
6º Acosta: 0,56

Métrica II - Média de golos e assistências por cada 90 minutos jogados (excluindo penalties):

1º Gyokeres: 1,26 (mas que brincadeira é esta? :crazy_face:)
2º Jardel: 0,88
3º Slimani: 0,85
4º Bas Dost: 0,75
5º Liedson: 0,71
6º Acosta: 0,44

Epá…
Eu fiquei tão chocado com estes números que tive que ir confirmar que os números do Gyokeres estavam mesmo certos…

Está bem acima do próprio Jardel o que, só isto, já é uma coisa absolutamente sobrenatural e cuja noção eu não tinha.
Pensando que o Jardel não construia e não defendia, e olhando para o imenso que o sueco faz a este nível, posso desde já dizer que nunca vi um PL com este rendimento nem no SCP e nem em nenhum clube português.
Isto é absolutamente estratosférico e surreal!

Também achei interessantes os números do Slimani sem penalties que esteve praticamente ao nível do Jardel. Não tinha esta noção. Foi realmente pena a forma como se comportou na 2ªpassagem pelo SCP porque foi realmente um leão ao serviço do nosso clube.

E também não posso deixar de assinalar os excelentes números do Bas Dost (taco a taco com o Slimani) que, depois de fazer, mais uma vez, o seu trabalho (foi dos poucos que o fez) no célebre jogo do Maritimo, foi agredido pelos adeptos poucos dias depois.
Um gajo com este rendimento na história do SCP… Só nós mesmo!

Voltando ao Gyokeres…
Com este rendimento absolutamente colossal…
Se há momento na história do SCP em que sabemos que temos ouro e vale a pena fazer uma loucura para manter um jogador, é este!
PL completo!
Fisicamente brutal!
Rápido!
Tecnicamente evoluido e cheio de skills de construção de jogo.
Batalhador e bom na pressão defensiva.
Boa mentalidade competitiva e profissionalismo.
Golos!
Assistências!
E estatísticas ao nível do melhor que há na história da liga portuguesa e do SCP no futebol moderno…

Fazer tudo para manter!
Se não der para manter: Fazer tudo para aumentar a claúsula.
Numa frase:
FAZER TUDO!

Fonte para fazer os cáculos: TF

1 Curtiu

Mais golos marcados por epoca

1 Curtiu

Comparacões

1 Curtiu

Melhor assistência da época.

1 Curtiu

Foi dia 29/02 :face_with_peeking_eye:

1 Curtiu

Corrigido. Estava noutro ficheiro e nao tinha atualizado a data.

Pontuação à 29ª jornada desde que a vitória vale 3 pontos.

4 Curtiram

Excelente trabalho.

Obrigado.

Record (jornal) tazonde ?

1 Curtiu

Restantes clubes (70 ou mais pontos)

2 Curtiram

Ou seja, nos últimos quase 30 anos, só por 2 vezes uma equipa fez melhor do que nós.
E foi o FCP.
Nunca o SLB fez melhor que nós (dado a sublinhar).

E ainda dizem que não temos plantel.
Imagina que tínhamos…

EXTRAORDINÁRIO!

Bom trabalho!
Foi precisamente para esse tipo de posts que este tópico foi criado.

Grande contributo.
Obrigado. :clap:

1 Curtiu

Obrigado pessoal, é bom saber que há pessoal que dá atenção as minhas “cenas”.
Eu em 2015 já tinha criado um com cenas parecidas.
https://www.porta10a.com/t/comparações-estatísticas/38017

Vou fazer um que fiz na epoca 15/16 e 20/21 que é a situação em minutos de jogo V/E/D

1 Curtiu

1ª parte

1 Curtiu