Análise Comparativa dos Números sobre Golos e Assistências dos 3 Grandes por Posição - Época 2014/2015 (até 27ªJornada)
(Fonte: Transfermerkat que já vi que não está 100% certa)
Poderão consultar o detalhe dos números deste estudo nos ficheiros em anexo.
Destaco o seguinte (naturalmente, outros poderão destacar outros dados e dar outras explicações):
A eficácia dos pontas de lança do SCP é bastante razoável e não considero que tenha sido por eles que o SCP não atingiu os seus objetivos.
FCP: 1,00 golos ou assistência/90 minutos
SCP: 0,89 golos ou assistência/90 minutos
SLB: 0,85 golos ou assistência/90 minutos
Estou satisfeito com o seu rendimento e deixo-vos os números das nossas referências comparadas com as referências dos rivais:
Slimani:
0,68 golos/90 min.
0,27 assis./90 min.
Montero:
0,50 golos/90 min.
0,14 assis./90 min.
Jonas:
0,68 golos/90 min.
0,28 assis./90 min.
Lima:
0,54 golos/90 min.
0,25 assis./90 min.
Jackson:
0,73 golos/90 min.
0,26 assis./90 min.
Sublinho que os números dos nossos pontas de lança poderiam ainda ser melhores se fossem eles a marcar os 5 penalties que concretizámos. Muito sinceramente, estou mesmo satisfeito com esta posição.
O rendimento dos extremos, sem ser brilhante, não foi mau.
Esteve quase ao nível dos do FCP e abaixo dos do SLB que são, realmente, jogadores extraordinários.
SLB: 0,89 golos ou assistência/90 minutos
FCP: 0,71 golos ou assistência/90 minutos
SCP: 0,63 golos ou assistência/90 minutos
Realço os números, por exemplo, do Gaitan que vai com umas excêntricas 0,71 assistências por cada 90 minutos de jogo. Por comparação, Carrillo e Nani estão com 0,56 e 0,27 assistências por cada 90 minutos.
Não posso deixar de referir que se isto não é de renovar com o Carrillo, então não sei…
Essa é uma medida de gestão essencial para este ano.
Os nossos laterais, globalmente, têm tido um rendimento razoável sobretudo por via do que tem feito o Jefferson. A vantagem, porém, tem sido vermelha com:
SLB: 0,28 golos ou assistência/90 minutos
SCP: 0,23 golos ou assistência/90 minutos
FCP: 0,21 golos ou assistência/90 minutos
Imagine-se como teríamos ficado sem as 7 assistências e 1 golo do Jefferson…
Teria sido muito mau daí eu também considerar que é essencial manter este jogador para o ano caso não nos cheguem propostas devidamente compensadoras do rombo desportivo que vamos ter.
Nota muito negativa para o Cédric com apenas 1 assistência e nenhum golo. Recomendo-lhe que alinhe as suas ambições financeiras com o rendimento que apresenta em campo que, ofensivamente, tem sido praticamente nulo.
Os nossos centrais, tal como os centrais do FCP, tiveram pouco peso ofensivo.
Tivémos 2 golos.
O FCP teve também 2 golos e 1 assistência.
Já o SLB fez 6 golos e 1 assistência.
A nossa verdadeira miséria ofensiva tem sido o nosso trio de meio-campo de marcha-atrás.
Trata-se de 3 jogadores de qualidade mas que, simplesmente, não têm condições para jogar juntos contra equipas que estão mesmo a pedir para ser massacradas no sentido de não haver nenhuma hipótese de lhes podermos ceder qualquer ponto.
A diferença de rendimento ofensivo dos nossos médios, em comparação com os dos nossos rivais, é assombrosa. Temos:
FCP: 0,44 golos ou assistências/90 minutos
SLB: 0,40 golos ou assistências/90 minutos
SCP: 0,25 golos ou assistências/90 minutos
Assim, não é de admirar o nosso défice ofensivo e as dificuldades que temos sempre que temos que desmontar um autocarro. Os médios contribuem muito pouco para esse desmonte. Mas muito pouco mesmo!
E, voltando aos números, atenção que o nosso marcador de penalties é um médio, o Adrien. Se retirássemos os penalties do Adrien, a situação seria ainda mais impressionante pela negativa. Aliás, o próprio Adrien, sem penalties (3), é um jogador bastante inoperante em termos ofensivos com apenas 2 golos e 2 assistências.
Por comparação, o João Mário, logo no seu primeiro ano, leva 5 golos e 3 assistências sem penalties em menos tempo de jogo.
A forma como a posição médio ofensivo (ou então 2ºavançado) tem sido gerida tem sido, na minha opinião, a par da questão dos centrais no início da época, o grande erro do ano.
O dos centrais ainda perdoo, este não. Este vinha de há um ano e era óbvio demais!
É aflitivo como não se viu mais longe do que isto…
Quero também sublinhar a opção frutuosa do SLB em jogar com 2 avançados em grande parte dos jogos num campeonato tão pouco competitivo. Isso fez com que mais jogadores na frente contribuíssem com mais golos. Apesar de terem os pontas de lança menos eficazes (em média), jogando mais tempo com 2 em simultâneo, foram os pontas de lança encarnados que, em valores absolutos, tiveram mais peso ofensivo nas suas equipas (39 golos e assistências contra 31 e 29 de FCP e SCP). Aposta ganha de Jorge Jesus digo eu. E isto com um meio campo só com um jogador marcadamente defensivo, o Samaris. O outro tem sido o Pizzi ou o Talisca. Palmas!
Comparem esta situação com o nosso meio-campo que tem 3 jogadores como Wiliam, Adrien e João Mário e depois só um ponta de lança. São 3 jogadores marcadamente ofensivos contra só 1 nosso num campeonato de Aroucas, Gil Vicentes e Moreirenses…
Quem é que pode ficar surpreendido com a diferença de capacidade ofensiva das 2 equipas em jogos supostamente fáceis que nos afastaram do título quando havia gente demais a equilibrar o que estava mais do que equilibrado e gente de menos a resolver o que tinha que ser resolvido?
Eu não…
Estejam à vontade para fazer outras análises e para criticar esta.

PS:
Considero este tipo de dados um bom input para a análise de que abordagem deveremos ter à preparação da próxima época.