Abordagem ao Dossier - Médios do SCP - 2015/2016

Crio este tópico para discutirmos a abordagem ao Dossier - Médios.

A ideia é cada um definir, de forma realista, com que lote gostaria de abordar a época de 2015/2016.
No fundo, trata-se de responder, de forma fundamentada, às seguintes questões:
Que entradas?
e
Que saídas?

PS:
Quem achar que tem algum interesse para a sua análise pode encontrar alguns dados sobre os nossos jogadores e sobre os jogadores rivais em http://www.forumscp.com/index.php?topic=65104.0.

Em primeiro lugar, o Gauld e o Wallyson têm de estar no plantel.
Se for possivel guardar o William melhor.

Se o William ficar vendia tanto o Andre como o Adrien. Se o William sair ficava so com o Andre (O Adrien tem de sair agora antes que aparecam problemas em termos de contratos).

Nao acho que haja uma necessidade de contratar medios a menos que saiam William, Andre e Adrien mas nao acredito que aconteça.

Aqui, na minha cabeça pelo menos, existem poucas dúvidas.

William, fica ou sai?
Montero pode contar numa posição mais recuada? Gostava e espero que sim.

Admitindo que o William não sai e que o Montero de facto conta para médio, seria algo deste género:

William e Rosell
Wallyson e João Mário
Gauld e Montero

Com a saída do William, gostava disto:

Danilo Pereira e Rosell, tudo resto como está em cima.

Se o Montero não contar para médio, então gostava que fossemos ao mercado trazer um médio-ofensivo.

Para terminar, confesso que não sou fã do Rosell, mas também não sei se valeria a pena ir buscar um trinco ao mercado para estar no banco. Se assim fosse gostava que apostássemos num trinco jovem e com margem para evoluir, que possa ir crescendo na sombra do William (ou do Danilo). Com um perfil semelhante. Alto, forte fisicamente, com grande raio de acção, boa recuperação de bola e que tenha o mínimo de competência no capítulo da construção.

# Com William

1- William
2- Rosell

1- João Mário
2- Wallyson
3- André Martins

1- Labyad
2- Gauld

# Sem William

1- Filipe Augusto
2- Van Ginkel (emp + opção)

1- João Mário
2- Wallyson
3- André Martins

1- Labyad
2- Gauld

É simples. Se o Wiliiam sair, não encontramos outro da mesma qualidade. Não ao preço da uva mijona. Prefiro resguardar bem o meio-campo. O Augusto estava na minha equipa do ano passado. Como suplente do William. Estando quase um ano sem jogar regularmente, não quero arriscar nele + Rosell. A ideia do Rosell é melhor que o próprio Rosell. As intenções dele são boas. Mas a execução foi várias vezes inócua, a roçar o incompetente em algumas ocasiões. O Van Ginkel de certeza que não calça no Chelsea. Vai ser outro a rodar de empréstimo em empréstimo. Não me importo de o ter cá um ano emprestado com opção de compra. Tanto joga como primeiro ou segundo médio. Forte de meia-distância, marca golos, tanto pode ser complemento como âncora. Itália foi um retrocesso. Um campeonato mais parecido ao holandês faria-lhe bem.

PS: Emprestava o Rosell a uma equipa espanhola. Renovava com o Martins porque fica mais barato que o Adrien. É um elemento aglutinador no balneário, e porque transitar apenas João Mário para a próxima época seria perigoso. Para o bem e para o mal, o trabalho de 2 anos tem como base William + Adrien + André Martins. São os médios com mais participação de jogo em 2 temporadas. Mantinha-o como uma espécie de almofada de segurança. Jogador útil, da casa, que levanta poucas ondas, e o Sporting não tem nada a perder. Até porque acredito que ele não deva pedir mundos e fundos para renovar. O próprio saberá o valor que (ainda?) (não) tem para o Sporting.

Danilo Pereira
Wallyson
Adrien
André Martins
João Mário
Gauld
Labyad

:arrow: :arrow: :arrow:

5 médios , com a venda de William

6- Nemanja Gudelj
8- João Mário
10 - Barradas ou Gaton Pereiro

6- Wallyson
8- João Mário
10 - Ryan Gauld

Vários jogadores a ocuparem várias posições, bem treinado podiam ser um meio campo divinal.

Sorry Gaston Pereiro

William
Wallyson
João Mário
Adrien
Gauld
Labyad

+B’s

A questão principal aqui, para mim, reside no William. Se ele sair, avançava para um duplo-pivot ainda mais declarado, o que implica certas decisões. Se ficar, o sistema deve ser outro, e as decisões também serão, necessariamente, outras.

Portanto, com William:

6: William e Rosell
8: João Mário e André Martins
10: Gauld e Chaby

Sem William:

8: João Mário, André Martins, Wallyson e Slavchev
10: Gauld e Chaby

Mas este sector é talvez aquele em que tenho mais dúvidas.

Acho que o William sai…

João Mário Filipe Augusto (Valência)
Adrien Wallyson

Labyad/ reforço
          Gauld

Com William:

6: William, Rosell
8: João Mário, André Martins (se renovar)/Wallyson
10: Gauld, Chaby/contratação

Eu adorava contar com o Wallyson (como 6 e/ou 8 ), mas também não queria mandar embora o Rosell ou o André… :-X E sem a utilização do Wallyson na equipa principal esta época, só complica ainda mais contar com ele já na próxima época.

Adoro o Chaby, mas com a pouca ou nenhuma utilização do Gauld esta época, seria algo arriscado ir com os 2 na próxima época e por isso não veria com maus olhos uma contratação, o problema é que jogadores para aquela posição e já com experiência de 1ª liga, normalmente são tudo menos baratos. Talvez conseguirmos um empréstimo seria bem pensado.

Com William:

William Carvalho, Uri Rosell, João Mário, André Martins, Ryan Gauld, Filipe Chaby

Sem William:

Sergi Samper (emp), Uri Rosell, João Mário, André Martins/Adrien, Ryan Gauld, Filipe Chaby

Na B:

João Palhinha, Fábio Martins, Ante Roguljic/Luís Cortez, Rafael Barbosa, Pepo Santos, Lisandro Semedo

PS - Se não quiserem promover o Chaby, podem contratar um dos japonês do VeDrIx (Shibasaki e Morioka, não é?) ou o Diego Lopes do Rio-Ave. Sobretudo se venderem o William, penso que haverá margem para isso. E já agora, se não estou em erro, o Labyad tem jogado no ataque, no Vitesse, penso que sobre uma ala; não exactamente a médio-centro ofensivo (creio).

Se sair até poderia ser :great:

Já eu acho que William dificilmente sai, não estou a ver ninguém bater a cláusula nem chegar-se aos 35M (acho que deve ser o mínimo para a sua saída), portanto gostava de ver o Sporting com William num 4x1x3x2 pois acho que o menino em forma aguentava ali o miolo sozinho e pelo que tenho visto do Gauld na B acho que pode ser um bom complemento na fase defensiva da equipa à frente de William na pressão ao adversario (na fase ofensiva nem falo, porque tem uma visão de jogo que me agrada bastante).

William, Danilo Pereira, Wallyson, João Mario, Gauld e outro 10 que pode ou não ser o *Labyad.

Vendia: Rosell, Adrien, André Martins, *Labyad (Se mostrar outra mentalidade e empenho pode dar um 10 interessante, senão é vender e contratar um outro jogador).

Emprestava: Slachev a uma equipa da 1ª liga.

Contratações: Danilo Pereira, acho-o um excelente jogador que evoluiu muito esta temporada e acredito que vai evoluir bem mais, seria daqui por 1 ano um substituto à altura de William se bem trabalhado. Para 10 se Labyad corresponder não se gasta €´s, senão contratava um outro 10, Chaby para mim não está preparado e é IMPENSÁVEL um Sporting que se quer campeão ir à luta com 2 putos com menos de 20 anos para 1 posição chave como é a de 10 sem sequer 1 ano de 1ª liga, portanto gostava de ter um jogador à Matias Fernandez aqui, gosto do Rafa do Braguilha como também não me importava de desviar o Quintero aos tripeiros por exemplo.

João Mário
Ali Ghazal ou Danilo Pereira
Adrien
Wallyson
Yassine Chikhaoui
Gauld

Vender - Rossel, AM, Labyad, William (inevitável, i guess)
Emprestar - Slavchev

Um certo blog fala sobre alguns suplentes de várias equipas que podiam ter impacto nos “grandes” em Portugal…

Um dos nomes falados é Benjamin Stambouli médio defensivo do Tottenham… Honestamente estou pouco a par das condições financeiras, tanto a nível de valor como de ordenados mas caso William saia parece-me uma excelente substituto. Não há ninguém igual a William assim como ele não é igual a ninguém e acho que temos procurado pensar sempre em procurar substitutos “parecidos” a William.
Devemo-nos focar particularmente em procurar um bom MD, de pressão alta e com capacidade de saída de bola, alto de preferência… O que não de tiver de WCarvalho, podem ter os restantes elementos do meio campo. Tudo de pende dos esquemas tácticos e da forma de jogar…

https://www.youtube.com/watch?v=AkEVZuTUHPU&spfreload=10

MD - A

William Carvalho
Oriol Rosell

Caso William saia, apostava claramente no Danilo Pereira (evoluiu muito e está feito um senhor jogador)

MD - B

Simeon Slavchev
João Palhinha

Mantinha o empréstimo de Fokobo a uma equipa de 1ª liga

MC (8) - A

Wallysson Mallmann
João Mário Eduardo

Vendia Adrien (acima de 8M já seria bom) e André Martins (acima de 3M era positivo)

MC (8) - B

Francisco Geraldes
Zézinho

MO (10) - A

Ryan Gauld
Iuri Medeiros / Labyad (não queria, mas parece que está de volta, sendo assim, há que contar com ele, quer a 10, quer a extremo, sendo o mesmo válido para Iuri)

MO (10) - B

Filipe Chaby
Christian Ponde

O Stambouli é um excelente jogador, mas não sei se não será melhor aproveitado no Tottenham na próxima época. Se não for, por empréstimo, era bem pensado.

Mantendo o esquema, saindo o William, entrava o Danilo Pereira. Mantinha o Rosell.
Outras opções seriam o Yacob, Stambouli. Se o Rosell for emprestado, Ghazal.

Considerando que Adrien fica, que andré martins não fica, e existindo oportunidade, por exemplo tendo saído o William: Danilo do Braga. Ou então Rômulo que era do Spartak, Kasami do Olympiakos, o André André do Guimarães. Em qualquer caso acho que ficaríamos bem servidos.
Subir o Wallyson, claro.

No médio mais ofensivo acho que há mais soluções, sem ir ao mercado: João Mário, Gauld, Iuri e Labyad.