Caso surja uma proposta acima dos 30M será impossível recusar. Para mim o ideal era um negócio á Rojo, 30M + Nani (ou outro de valor idêntico).
Sem William
Contratação
Rosell
Adrien Silva
Wallyson
João Mário Eduardo
Ryan Gauld
Tentaria vender André Martins, só tem mais um ano de contrato e não acrescenta muito ao plantel. Sem William deveria ser equacionada a possibilidade de jogar em duplo pivot.
Tudo vai passar pela venda, ou não, de William.
Em caso de venda, não descartava a hipótese Danilo Pereira.
De resto, muita qualidade. Temos Wallyson e Gauld para subirem à A. Mesmo a possibilidade de venda de Adrien por um bom encaixe financeiro, não me choca. Já aqui o disse, João Mário faz as funções de Adrien tão bem, ou melhor. Reavaliar Rosell.
Gostava, mas gostava mesmo, que MS rotinasse um meio-campo constituido por JM, Wallyson e Gauld. Ainda vai a tempo.
Na retaguarda ficariam Rosell, Danilo e André Martins.
William e Rosell a trincos,
João Mário, Wallyson e André Martins a 8
Gauld e Labyad a médios ofensivos (não 10 puros).
Jogava com: William, João Mário e Gauld.
vendia Adrien e mantinha Chaby emprestado a uma equipa de 1º Liga.
No caso de “ter de vender William” teria de contratar algum jogador (não me ocorre ninguém, muito menos no nosso campeonato) e mantinha os restantes
Já eu não :mrgreen: Com o William no plantel, já me tinha lembrado do 4-1-3-2, mas isso deixa um problema: se joga o William e o Gauld, o João Mário fica no banco e o número de médios que está no post é exagerado. 7 médios para 2 posições? Quanto à questão da idade dos jogadores na posição 10, o que importa é a qualidade, imo. Nessa posição ou qualquer outra.
Apostaria que tanto William como Adrien sairão, logo o meio campo sofrerá uma espécie de revolução.
A sorte do Sporting é ter jogadores no plantel preparados para fazer parte do plantel
6: Contratação + Rossel (se este não ficar outra contratação)
8: Wallyson + João Mario
10: Labyad + Gauld
Nota: Wallyson poderá jogar mais recuado se o Sporting não jogar com um 6 puro.
Meio campo de luxo:
Wallyson João Mário
Labyad
Com Gauld a entrar aos poucos na equipa
Conclusão: não é necessário gastar muito dinheiro, apenas aproveitar os recursos do clube.
Atrás, teria William e Rosell para a posição 6, João Mário e Martins para a posição 8, e Gauld e Chaby para a posição 10. O facto desta posição 10 ter dois jogadores aparentemente menos fortes seria equilibrado pelos extremos (Carrillo/Luque, Mané, Labyad, Iuri), já que se o treinador quisesse podia utilizar Labyad ou Iuri a 10 (dado que teoricamente Carrillo/Luque e Mané seriam os titulares nas alas).
Emprestava Wallyson a uma equipa da 1ª Liga, onde acho que pode ganhar experiência e crescer, como se fez com João Mário, Iuri e Ricardo Esgaio.
Também aceitaria emprestar antes Rosell (a um Clube europeu que pagasse o seu salário) e ficar com Wallyson na sombra de William, mas não me sentiria tão confortável quanto a uma eventual ausência do William (acho que o Wallyson será bem melhor que Rosell, mas para já o espanhol dá-me mais garantias defensivas).
Outra opção é simplesmente integrar Wallyson em vez de Chaby, mas não teria grande espaço no 11 (com William, João Mário, e Gauld/Labyad/Iuri a 10).
Saindo, tenho a certeza que é possivel manter Carrillo e William, nem que se lhes ofereca o teto salarial ao dois, ficando, nao é uma certeza mas caso saiam os outro é provavel… Mas acho que podera sair
Sem apontar possíveis contratações, acho que uma das grandes falhas (depois do dossier dos centrais) da planificação desta época teve a ver com o meio campo. É impensável atacar todas as competições tendo como garantia 3 jogadores, porque na verdade foi isso que aconteceu.
William - Adrien - João Mário, constantemente, jogo após jogo. Falei há vários meses que os jogadores não iriam ter capacidade para manter o rendimento e ritmo que lhes era solicitado no início da época e isso foi-se verificando. Depois, nenhuma das alternativas é sequer isso mesmo. Rosell não se aproxima do pior William que desceu também bastante de nível. Adrien está bem quando está fisicamente bem pelo que deveria ter sido mais reguardado. Pediram-lhe para andar com a equipa às costas e fê-lo enquanto pode. João Mário é um jovem na sua primeira época a titular do clube. Exigência exagerada em cima, fora do seu posto como médio centro. As alternativas são um André Martins mais do que tentado e explorado e analisado, não é jogador para elevar o nível do plantel. E… ficamos por aqui. Mané foi sendo “inventado” como médio, mas só resulta em condições específicas. Montero, muitos querem achar que jogou como médio ofensivo, mas para mim está longe disso e logo longe de contar como médio.
O meio-campo é o coração de uma equipa, a casa de máquinas, é lá que se seguram jogos, é lá que se começa a defender e atacar, é lá que se controlam os ritmos de jogo. E o nosso meio campo precisa de uma revitalização, mas sobretudo, muito mais soluções.
O nosso meio campo não é mau, o problema é a falta de médios com capacidade ofensiva, O João Mario tem tentado fazer isso mas não é um 10, é um 8.
É por aqui que o próximo plantel terá de mudar e espero que se venda os excedentários da posição 8, Adrien/André Martins/Joao Mario, 2 destes deviam sair (para mim seriam os 2 primeiros, o Adrien porque recebe muito para o que “não” joga e o A. Martins porque para mim estagnou e não dá mais).
Em 4x3x3 ou 4x2x3x1 ficaria com William, Rosell (Outro que venderia e ia buscar o Danilo Pereira), João Mario, Wallyson, Gauld e Labyad (como já disse 1 ou 2x, se Labyad corresponder pode ser uma boa solução senão é contratar um 10 com mais experiência e ratice para ajudar a equipa mas também o Gauld a crescer).
Em 4x1x3x2 (o que acho que seria a melhor opção para um Sporting de ataque, espectáculo e golos), era William, Danilo Pereira, João Mario, Gauld e um 10.
A manter-se estes meios campos apáticos e sem soluções ofensivas não vamos longe, se a bola não chega com qualidade lá à frente não há ataque ou PL que nos salve.
Concordo que esses 2 que enumeras não rendem nesta época nem metade do que renderam na última época, mas aí o problema terá de ser analisado mais a fundo, porque não rendem então?
Não desaprenderam.
Falta-nos alguém que adicione algo mais à fase ofensiva da equipa, gosto muito de João Mario mas ele tem de jogar onde está Adrien neste momento, precisamos de um Matias Fernandez à frente de William e JM, é só isto que gostava que fosse visto e revisto pelo departamento de futebol do Sporting.
Faltou o tal dez que tanto eu “pedi” na pré temporada(o Nuno.N era outro companheiro dessa batalha :mrgreen:).
Na próxima época espero que o Gauld conte para a posição, contudo não pode ter o peso nos ombros de ser a única opção para o lugar(e espero também que João Mário deixe de ser usado nessa posição).
Pois não desaprenderam, mas aí entram 2 condicionantes que alguns não querem aceitar quando se fala do treinador porque hoje em dia qualquer coisa que se diga é um ataque ao treinador:
1 - É óbvio que, fisicamente, praticamente todos os jogadores revelam uma condição física bem abaixo do que já revelaram no passado. Os jogadores do meio campo são a face mais visível porque carregam jogo, pressionam, correm imenso. Por absurdo que possa parecer, mas veja-se Capel quando chegou em plenitude das suas capacidades e hoje em dia.
2 - O sistema táctico de Marco Silva priveligiou-se a si mesmo, ou seja, chegou com determinadas ideias e concepções que eram visíveis no Estoril e tentou aplicar as mesmas no Sporting. Mas se há erros que muitos treinadores cometem é não perceber que tipo de jogadores têm à sua disposição e adaptar a táctica aos pontos fortes dos jogadores. Pelo contrário, foi exigido a André Martins e João Mário serem aquilo que não são, foi exigido, numa fase inicial que William jogasse em duplo pivot quando era visível que não era confortável, é exigido a Adrien que corra e pressione muito mais do que deve fazer porque os restantes jogadores não o fazem.
O Sub-rendimento é fácil de explicar, caso o queiram ver.
Integrava o Chaby, mas para as posições 10 e alas teria Carrillo, Mané, Iuri, Labyad e Gauld + Chaby. 6 opções para 3 lugares, nas alas podiam jogar todos menos o Gauld e o Chaby, no meio podiam jogar todos menos o Carrillo, cabia ao treinador decidir.
Ter por exemplo Carrillo, Mané e Labyad nas 3 posições do meio-campo ofensivo, com Iuri e Gauld no banco, seria muito bom. Outra opção seria ter Carrillo e Mané na ala com Gauld no meio, com Labyad e Iuri no banco.
Para as posições 6 e 8, William, Rosell, João Mário e André Martins.