Abordagem ao Dossier - Médios do SCP - 2015/2016

Wallyson?

[member=20291]RPedro78 emprestava a uma equipa com ambições europeias (Guimarães, Rio-Ave se Pedro Martins ficar, ou Paços se Paulo Fonseca ficar).

Isto porque mantendo William e João Mário penso que não teria assim tanto espaço no onze, e seria bom jogar na I Liga.

Mas isto são opiniões, e não me admira que o jogador vá ser aposta. Temo é que voltemos a ter mais uma época onde a quantidade de médios de características mais posicionais é excessiva, e médios de características mais criativas/desequilibradoras é diminuta (depois deste ano, e da época passada). Tal não se verificará se Wallyson substituir Rosell, mas eu gosto do Rosell. Já o João e o André pela velocidade, dinamismo, agilidade e qualidade técnica penso que podem ser boas soluções para manter a qualidade e alguma experiência no sector.

Compreendo mas acho que apesar de ser um jogador bastante posicional, nao deixa de ser criativo e tem qualidade tecnica. Perde de facto em termos de velocidade e nao é um jogador que vai desequilibrar pela conducao de bola de facto podera faltar um pouco isso ao sporting mas acho que ele consegue compensar isso.

Para mim não só velocidade mas agilidade e dinamismo (fugir aos adversários, fintas de corpo e jogar de primeira, coisa que raramente faz).

E um pouco por isso que gostava de o ver em duplo pivot ou mesmo a 6 mas é algo que me parece que seja capaz de fazer.

Não gosto de duplos pivots (defensivos). Para mim ou 4x4x2, ou, se for 4x3x3, tem que se ter dois médios fortes no ataque. Ofensivos. Agressivos ofensivamente. Pelo menos no contexto da nossa Liga.

Se não me importasse de ter um duplo pivot e apenas um médio mais presente (regularmente) entrelinhas concordaria contigo, claramente.

A 6 acho que tem qualidade. Apenas mantinha os 2 que temos (William e Rosell) enquanto preparava o Wallyson com experiência de jogo na 1ª Liga para substituir o primeiro no final da época.

Estou a pensar num duplo pivot Wallyson JoaoM com Gauld ou Chaby a frente por isso nao podemos dizer que seja muito defensivo. sendo que neste caso o JoaoM é que subia mais regularmente.

E so por dizer que queria dar mais liberdade ao medio mais ofensivo do que no modelo que temos agora mas tambem pode funcionar, no nosso modelo com o Wallyson a 6 com Gauld e JM com medios mais ofensivos. Digo so Gauld e nao Chaby porque o Gauld parece-me ter um maior participaçao no processo defensivo do que o Chaby

Para mim não seria defensivo pelos jogadores, mas pela estrutura. Num meio-campo a 3, não vejo necessidade nenhuma do Sporting jogar com dois jogadores atrás de outro. Jogar com dois médios-ofensivos para mim é essencial (ou isso ou jogar com 2 avançados).

Gosto muito da estrutura do porto (sempre 4x3x3 com apenas um médio atrás e dois à frente na mesma linha). E acho que o Sporting tem jogadores para a pôr (bem) em prática para o ano. Mas é uma questão de gosto.

No fundo a minha ideia acaba por passar por isso em fase ofensiva. So o Wallyson ficaria um pouco para tras mas nao muito. Em fase defensiva, o 10 nao participa (fora a pressao alta quando o adversario tenta sair a jogar)

Matias Fernandez :whistle:

Ora ai esta um jogador que gostava muito quando estava no Sporting, se viesse ficava muito contente o nosso Matigol aquele golo ao Everton foi uma obra de arte

Esse era o 10 que precisávamos

Eu acho que deviamos dar ao MS jogadores para ele poder por em pratica o seu duplo pivot.
Parece ser a unica ideia de jogo que tem…2 pivots defensivos, um deles mais movel, e um 10. O real de Mourinho com Kedira / Alonso e Ozil tinha uma grande dinamica ofensiva, e um grande equilibrio defensivo.
Acho que Marco e William se prejudicaram um ao outro, é a unica razão pela qual penso que é normal vender o William.

Fazia um meio campo com :
Veloso/Wally, medio mais fixo,
Joao Mario/Adrien/Martins, mais movel
Labyad/Gauld a 10

Isto teria tb a vantagem de por Joao Mario e Martins de volta as sua posiçoes naturais, nenhum dos 2 é 10, mas sao dois medios que se integram bem na manobra ofensiva. Têm ambos boa visao de jogo e passe, ambos necessitam de aumentar a intenssidade de jogo. O Adrien nao é tao inteligente, mas a intenssidade que da ao jogo torna-o muito importante. O Veloso, tem um pé esquerdo maravilhoso e seria um titular util nas bolas paradas. Seria um duplo pivot com muito talento e experiencia, que poderia apoiar e compensar a menor experiencia dos 2 criativos.
So fariamos uma contrataçao, dos 7 jogadores so 1 nao é nosso! Ja li que os russos pedem 6ME pelo Veloso, tb se disse que eles querem o Jefferson, acho que hà margem para negociar. continuamos a precisar de um PL para os problemas de finalisaçao nao sabotarem o trabalho do meio-campo.
Na minha opiniao um meio campo mais criativo e um matador, transformavam esta equipa.

PS
Com Veloso a 6 o meio campo perdia poder de choque, mantinha qualidade de passe e ganhava remate/golo.
Com Joao Mario a 8 o meio campo perdia intenssidade, ganhava em inteligencia e qualidade de passe, bem como em remate/golo
O Gauld a 10, o meio campo ganha em criatividade, mantem a participaçao defensiva do 10, Gauld jogou a 8 varias vezes na B, imagino que seja para trabalhar a componente defensiva. Gaul é um jogador abnegado com espirito de equipa e acho que merecia pelo menos tantas oportunidades como teve o Sarr!

Desculpa, mas qual Veloso? O Miguel? O que era ou é o segundo jogador mais bem pago da selecção portuguesa? Bom, depois de Nani já acredito em tudo, mas não seria mais inteligente procurar fazer uma equipa com o que temos e não com o que os outros nos possam emprestar?
Acho que para o meio se deveria contar com 5 jogadores, sendo o 6º médio um jogador da equipa B. Wallyson, Gauld e João Mário deveriam ter lugar na equipa. As outras 2 posições confesso que não sei muito bem como as preencher. Isto contando já com a saída de William, com uma saída que via com bons olhos dado o elevado salário que era o Adrien e um jogador que parece não contar já que não renova André Martins. Parece-me que Labyad a vir, conta mais para extremo, tal como Iuri, portanto não os ponho neste lote de jogadores. Rabia (como 6), Slavchev ou Rosell são ainda incógnitas. Ainda assim ter 3 jogadores em 5 assegurados já é positivo

Já eu discordo em absoluto. Por vários motivos. Um deles é que esse esquema de um mais solto e um mais fixo (Khedira, também assim na Alemanha) já existe: William, Adrien (que pouco sobe e organiza/lança mais atrás) e depois o João Mário mais móvel. Portanto, andamos aqui a discutir uma coisa que já praticamente existe. Supostamente, quando um duplo pivot (na essência um sistema defensivo) se torna mais atacante, é quando tem dois médios capazes de, à vez, inverterem o tal triângulo. Ora sobe um, ora sobe outro. Isto é teoria, porque na prática quase todas as equipas (digo quase porque existem centenas delas a tentar isso) têm um que defende melhor que outro. Mesmo asism, não é raro ver o William subir com a bola.

Depois, uma equipa como o Sporting, no seu campeonato, passa a maior parte dos jogos a atacar. Isso significa que o triângulo acaba por se dissolver naturalmente. Essa tal dupla não é uma dupla, senão ficas com um quadrado inútil (dois centrais mais dois médios). Nenhum dos outros grandes usa esse sistema e não será inocente. Na maior parte das vezes, basta ao Sporting ter dois centrais e um médio defensivo, bom a defender e a ajudar os centrais que têm de muitas vezes tapar a subida dos laterais e por isso necessitam de alguém que os possa dobrar ao meio. Por isso um jogador como o William é essencial. Defende, recupera, tapa espaços e linhas com o seu posicionamento e é terrivelmente eficaz a segurar e passar a bola. Provavelmente o médio que melhor aguenta a posse de bola.

Por fim, acho que os bons jogadores raramente estorvam. Bons jogadores, adaptados às necessidades de jogo dos dias de hoje, não podem estorvar. Se um treinador acha que um médio como o William estraga a sua equipa… está no ramo errado. Há treinadores que preferem jogadores mais baixos e rápidos porque os seus sistemas obrigam a correria constante. Mais que jogo aéreo, interessa jogadores que saibam posicionar-se, saibam marcar e desdobrar-se. Nesta equipa do Sporting, William é um dos dois que melhor o fazem. portanto mesmo para esses, o William não estorva e só se tornaria dispensável se houvesse fundos para adquirir 3 ou 4 jogadores muito bons. Existe essa possibilidade? Duvido. Os tresandares que queriam ir alterando 3 centrais com dois mais um médio defensivo… este é também o homem.

Claro o que tu dizes tb é uma possibilidade! O André pode sair, nao me chocaria, e o Adrien tb nao me chocaria.
No entanto acho preferivel manter o maximo de jogadores.
O meio-campo que proponho, parece-me bom para um campeonato longo, com meses de inverno em que Adrien em forma é muito importante pela intensidade que acrescenta ao nosso jogo!
10 é uma posiçao cara, acho que tendo Gauld e Labyad, podemos concentrar mais fichas para o PL.

Epa, Miguel Veloso não, por favor. Eu até simpatizo, acho bom jogador, mas acho que não encaixa no nosso sistema, era um esforço financeiro demasiado grande que pode ser concentrado noutras posições e que não traria uma mais valia por aí além, ou que valesse esse esforço. E ao contrário do Nani, este joga, e a sair tem interessados. Não faz muito sentido.

Eu dei o exemplo do Real, pq acho que um esquema é mais ou menos defensivo segundo a dinamica imposta, o Joao a 8 da mais soluçoes ofensivas ( pq mais inteligente, melhor passe) que Adrien!
Nao acho que o Sporting ja jogue em duplo pivot, fez jogos, como recentemente em Paços, mas nao é a regra. Com o MS se queremos jogar pelo meio temos de ter esse quadrado de que falas ( dois medios, dois centrais) quando perdemos a bola. Claro em fase de posse o 8 sobe para apoiar o 10, dar linhas de passe, recuperar 2as bolas etc.
Concordo que os bons jogadores sao sempre bem-vindos, mas Sir William poe ao Marco os mesmos problemas que Liedson punha ao risco-meio, obriga-o a escolher um esquema em funçao dum jogador.
Quando um treinador é fraquito um bom jogador pode por-lhe problemas ;D , mas aceito que isto seja uma opiniao controversa.

Quanto ao Veloso gosto muito dele. Acho nao so bom jogador, bons pés, inteligente, bom passe, como é experiente e transmite mistica. É um dos nossos, e nesta fase, acho que jogadores formados na academia que fizeram carreira, que sao respeitados, devem fazer parte deste balneario. Ainda à pouco tempo disse que queria voltar, sabe da nossa situaçao como todos sabem, ganha 3ME, claro que isso é problematico, mas se quer voltar, sabe bem o que isso implica.
O William é melhor que o Veloso, mas este seria melhor aproveitado pelo Marco.

Ou seja, na maior parte das vezes da maior parte dos jogos do nosso campeonato… o Sporting nunca jogará em duplo-pivot. Para quê algo que raramente será realidade. Quando em situação defensiva, os médios também descem. Uma coisa é apostar nisso em campeonatos mais competitivos, agora contra autocarros? Não percebo. os problemas defensivos do Sporting não derivam de pivot, derivam de toda a equipa defender mal.

Bom exemplo. O Paulo Bento mandou a escola de extremos/avançados laterais com o canário por causa d euma ideia errada. Como achava que 433 é um sistema a ser colocado em campo como 433 dos pequeninos em Portugal, com um tipo na área e dois bem abertos nas laterais, Liedson não podia jogar ali. Ora o bom do Paulo Bento chegou a ter Liedson, Pinilla e Deivid para o centro, Nani, Sá Pinto, Douala, Wender (por mau que fosse) e Varela (por imberbe que fosse) para avançados laterais. Ainda teve Liedson, Alecssandro e Bueno para o centro, com Nani e Yannick para as alas. Obviamente que aqui já se estava a lixar para os laterais. Voltou depois a ter mão-de-obra com Derlei, Vukcevic e Yannick. Não tinha 3 avançados na área porque não queria.

Nada tenho contra losangos, mas não seria a primeira equipa na história do futebol que jogava em 433, 4231 e 442 losango com o mesmo plantel, em diferentes jogos ou até em diferentes fases do jogo. Deu cabo dos extremos/avançados laterais e deu cabo dos médios centro, pois alguns desenrascavam como interiores, mas teriam brilhado mais como médios centro.

Não continuemos com mitos, que este não dá ou que tem de ser assim. Já deu trampa no passado.

[member=9277]Ravanelli

Nada tenho contra losangos, mas não seria a primeira equipa na história do futebol que jogava em 433, 4231 e 442 losango com o mesmo plantel, em diferentes jogos ou até em diferentes fases do jogo. Deu cabo dos extremos/avançados laterais e deu cabo dos médios centro, pois alguns desenrascavam como interiores, mas teriam brilhado mais como médios centro.

Não continuemos com mitos, que este não dá ou que tem de ser assim. Já deu trampa no passado.

Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=65126.40#ixzz3YOziZ2FZ

Eu estou de acordo com cada palavra que aqui esta, mas na minha opiniao nao vais ver isso da parte de um gajo que joga da mesma forma contra o Shelsea e contra o Moreirense. :inde:
Quando propuz este meio-campo foi a pensar no MS.
Jogar com 6 unidades “defensivas” em que uma delas Joao Mario, se integra bem no ataque, como provou esta época, a foncionar como um verdadeiro box-to-box. O critério da movimentaçao do Joao Mario seria a posse de bola. Com o Paços por exemplo, eles tiveram mais posse de bola que nós, neste esquema o Joao passaria mais tempo, na recuperaçao defensiva, dando mais espaço ao Gauld e 3 homems da frente para combinarem entre linhas. O Marco tem que sentir que podemos perder uma bola no meio sem que o mundo desabe, senão vamos passar a proxima época a ver os extremos irem à linha e cruzar pra molhada!