Este, para mim, é um dos dossiers prioritários de 2015/2016.
Temos 2 problemas:
Eventual saída do William.
Grave défice de skills ofensivas neste sector.
Para já, não me vou preocupar com o caso do William e vou supor que vai permanecer do SCP.
De qualquer das formas, se por acaso se confirmasse a sua saída, gostaria que esta fosse colmatada com o Danilo (seja o do Braga seja o do Marítimo). Qualquer destes jogadores seria uma boa opção.
Vou-me debruçar sobre o grave dédice de skills ofensivas neste sector.
Isto é algo que entra pelos olhos a dentro quando vemos o SCP jogar.
Não há ninguém no meio-campo do SCP que traga um aporte de magia extra que permita servir de referência para diversificar mais o jogo da equipa e fazer com que sejamos verdadeiramente perigosos por essa zona.
Os números também confirmam isto.
Quando comparamos as rates de rendimento (golos sem penalties e assistências) médias dos nossos jogadores com os dos rivais, vemos que temos um défice importante. Nada acontece por acaso.
Isto não é algo que se possa pensar que vai melhorar muito com os mesmos jogadores.
Há coisas que não se aprendem. Têm a ver com skills quase inatas.
Nem todos podemos ser cantores…
Não considero isto responsabilidade do William que é trinco.
Para a posição 8 tem que jogar um de 2 jogadores:
Adrien ou João Mário (prefiro este).
O médio mais ofensivo tem que ser um jogador com outro tipo de capacidade ofensiva.
Tem que ser alguém com qualidade técnica, visão de jogo e objetividade concretizadora no último terço do terreno.
Tem, no fundo, que ser um dinamizador ofensivo da equipa mas que possa também contribuir para o seu equilibrio defensivo.
Se as opções pensadas para a resolução deste problema forem Labyad e Gauld, eu não vou negar que se trata de jogadores interessantes. Mas fico com medo…
O Labyad conseguiu ser suplente do André Martis durante muito tempo e tem uma abordagem competitiva que não me anima. Em relação ao Gauld, por muitas esperanças que tenha nele, a verdade é que continua a ser, de certa forma, uma incógnita ao mais alto nível. E se não se afirmar já?
O SCP não pode passar mais um ano a jogar com 3 quase trincos no meio-campo para depois se queixar que perde demasiados pontos em casa contra os micróbios. Não pode! :wall:
A minha solução para este problema é o seguinte jogador:
Edwin Cardona
Clube: Monterrey
Valor Transfermerkat: = 0,9ME (valor errado - na minha opinião nunca sairá por menos de 5ME)
Trata-se de um jogador de grande capacidade técnica, visão de jogo, fisicamemente muito forte, dotado de um remate violentíssimo. Impressiona também pela força e capacidade de aceleração com bola.
Esta com números tremendos e em crescendo.
Sendo jovem, pode explodir na Europa.
Encaixava no SCP que nem uma luva para nos tornar tão perigosos pelo meio (incluindo via meia-distância) como já somos pelas alas.
Seria uma aposta para um investimento um pouco mais elevado do que o que tem sido praticado ultimamente.
Mas acho que valeria a pena para aquilo que viria resolver.
Aliás, eu este ano só fazia 2 contratações (confirmando-se alguns pressupostos), esta e a do Federico Carrizo.
Estou bem ciente das balizas financeiras a que estamos sujeitos.
Eu só sei que um jogador com estas skills técnicas, físicas e de concretização no nosso meio-campo em vez do Adrien seria um upgrade monumental naquela zona. Já para não falar das bolas paradas onde este jogador é absolutamente infernal. Repito: INFERNAL!
Chama-se a isto dar SOLUÇÕES EXTRA a uma equipa.
São jogadores destes que ajudam a conquistar campeonatos…
Sonho com:
6 - William
8 - João Mário
10- Edwin Cardona
Com Slimani (ou Montero) na frente, de um lado Carrilo, do outro Carrizo e no meio Cardona com João Mário atrás, eu queria ver como é que se parava esta panóplia de skills ofensivas… 8)
Seria genialidade e magia técnicas, visão de jogo, contundência aéria e martírio nas bolas paradas.
Todo o tipo de soluções para chegar ao golo…
Partilho da mesma opção… Falta-nos um jogador com essa pujança no meio campo. Não conheço o Cardona, sem ser de nome, mas parece-me uma solução interessante. A dúvida é se vamos ter esse tipo de dinheiro…
William deverá sair, tem mercado
Adrien poderá sair, ganha muito
André Martins poderá sair, não tem valor para renovar contrato por 600.000€/ano.
Rossel poderá sair, bom no passe a 10 metros todos são…
Meio campo 2015/2016:
Contratação médio defensivo
João Mário
Wallyson
Gauld
Labyad
Contratação
Embora neste caso não o estou a propor por causa disso.
Isso é um extra.
Estou a propô-lo pelo seu impacto brutal no último terço, incluindo bolas paradas.
Um só jogador, uma gama enorme de skills que aporta a uma equipa.
Este é daqueles que vale a pena!
Estava quase a pensar que sim, que Cardona tivesse sido sondado. Adiante.
Não obstante todas as valências de Edwin Cardona, já sobejamente conhecidas, é um daqueles casos que não sei como se adaptaria ao futebol português, com marcações mais apertadas. O tipo é uma máquina, isso é indiscutível. Há uma coisa que me aborrece no Cardona: ao longo deste anos, tem mantido o mesmo perfil morfológico, ou seja, sobrepeso. Não sei se não seria necessário trabalho específico nesta matéria…É rápido, mas não um velocista. Sendo que o nosso futebol exige outra disponibilidade física, e maior rapidez, como se comportaria Cardona? São algumas dúvidas que eu tenho, e que até podem não ter qualquer fundamento.
Se eu o queria cá? Isso sem dúvida. A sua meia-distância invariavelmente provoca estragos, e desgasta, e muito qualquer defesa com a sua presença física.
E depois é a sua capacidade em bolas paradas.
Não estou apenas a falar dos golos bónus em livres que resolvem diretamente jogos.
Estou a falar das bolas pesadas, com efeito esquisito, sempre carregadas de veneno que ele coloca na área em qualquer situação de livre cruzado.
Isto simplesmente dá a qualquer equipa uma perigosidade extra em qualquer lance de falta.
Tudo isto em vez de, por exemplo, o Adrien, num meio-campo em que o défice de perigosidade ofensiva está mais do que diagnosticado.
É isto que eu espero de uma política de contratações.
Diagnóstico dos défices e transformação desses defeitos em virtudes.
Com esta contratação acredito que passávamos de um meio-campo ofensivamente manso para um meio-campo ofensivamente infernal.
E que seja apontado outra vez , desde 2013 em 76 jogos 60 golos pelo Maccabi… para um medio ofensivo é obra.
Segundo o Transfermarkt ele joga a medio ofensivo e extremo tambem.
Onde viste isso? Por acaso depois de ver o teu comentario fui pesquisar e nao encontrei nada que confirme isso.
Apenas teem o mesmo nome.
O Alex Zahavi que já jogou no Sporting é que é sobrinho-neto do Pini Zahavi
Já hoje vi em algum sitio que o Sporting poderá estar interessado no regresso do Miguel Veloso… isto numa perspectiva de substituir a vaga deixada por uma possível e provável saída do William… dizia la tb que o Miguel Veloso viria com bons olhos o regresso pois para além de querer vir para mais perto da família quer ter outra visibilidade de forma a poder convencer o a leva-lo ao Euro 2016…
Não fosse ele pesado (literalmente) e seria muito bem vindo na minha opinião…
Ficando William é uma coisa, Saindo William é outra
Com William
Ficava com Rossel se não surgir uma proposta que cubra o investimento total feito.
Renovava com AM se contar para 8, caso não queira pode sair.
Vendia Adrien devido o seu salário.
Tentaria renovar com JM.
Subia Wallyson.
Subia Gauld.
Faria uma contratação para 10 para curto prazo e poderia ser Ruiz
Assim sendo
William-Wallyson-JM-Gauld-Ruiz
5 elementos chegam e sobram, pois apresentam versatibilidade para tal.
Sem William
Contratava alguém para o curto prazo
Ficava com Rossel se não surgir uma proposta que cubra o investimento total feito.
Renovava com AM se contar para 8, caso não queira pode sair.
Vendia Adrien devido o seu salário.
Tentaria renovar com JM.
Subia Wallyson.
Subia Gauld.
Assim sendo
*-Wallyson-JM-Gauld-Ruiz
Talvez Bernard e Danilo(Maritimo), mas a diferença seria abismal.