Abordagem ao Dossier - Médios do SCP - 2015/2016

Julgo ser muito difícil que William não saia.
Adrien deve manter-se pois não acredito que algum clube esteja disponível para lhe oferecer um ordenado superior ao actual.
André Martins duvido que renove e assim deverá sair.

Ficam :

Oriol Rosell
Adrien Silva
João Mário

Sobem da B :

Ryan Gauld
Wallyson Mallman

Será necessário contratar um jogador para este sector que terá de ter as características de um “6” e que venha com o estatuto de presumível titular.

SL

Eu acredito que saia na boa

Gosto muito do N’Golo Kanté do SM Caen não deve ser difícil de sacar…

3 a 5 Milhões de Euros e deve ser nosso. Apesar do seu 1,69m é um tanque e um poço de força e técnica, um jogador muito à imagem do Moutinho só que este não está podre…

Bem sei que estamos recheados de MC’s mas este vinha dar muita fibra, músculo e equilibrio ao nosso meio-campo. É um excelente jogador de equipa.

[center]https://youtu.be/c12jwHNcd18[center]

O meu escolhido para número 10/Segundo PL

SL

Tens bom gosto. Fiquei bem impressionado. :great:

Adorei o jogo que fez contra nós já à uns anos na Liga Europa, desde então que o sigo.
Seria um maestro que tanto nos falta(sei que temos o Ryan, mas durante uma época inteira gostava de ver ambos a lutar pelas nossas cores)

SL

O Chickaoui é craque. Eu sacava-o para substituir o Slimani, mas é, acima de tudo, um grande jogador de futebol.

Tinha ideia que o tipo era médio, se calhar estou a fazer confusão…é o jogador do Zurich?

Pode jogar a 10, a avançado e até nas alas, mas eu vejo nele tudo o que me interessa para um avançado forte fisicamente, em termos de características. Perfil físico semelhante ao Slimani, só que talvez mais ágil e um pouco mais rápido, sendo também ligeiramente menos forte no choque e com menos impulsão(atenção, é bom em ambas também), segura muito bem de costas e depois tem uma criatividade, critério e habilidade completamente incomuns para um jogador com o perfil físico dele. Mas já sei que poucos vão concordar comigo nisto(de ele ser uma boa opção para 9 cá). Mesmo como 10 via-o cá com bons olhos.

Edit: Sim, é o do Zurich :great:

Mais rapidamente era para substituir o Montero que o Slimani. É que ele pode ser fisicamente parecido ao Silmani mas de resto nada tem a ver com este está muito mas mesmo muito mais proximo do Montero (até na irregularidade que apresenta)

Eu concordo com isso, mas eu acho que as outras coisas que o Slimani poderá dar mais que ele(chateia mais os centrais, luta mais por cada bola e tem mais o que chama de “raça”) não são assim tão importantes. Quanto muito há a questão dos golos, mas acho que se ele jogasse a avançado não teria registos muito inferiores ao do Slimani(que não é propriamente um goleador, sejamos honestos), e no que eu considero mais importante, que é o que o Montero tem e o Slimani não, o Chickaoui é muito forte.

O grande problema do Chickaoui não é o talento que esse tem é mesmo a falta de consistência (um pouco como o Montero …). Eu sinceramente não confiava nele para ser titular num Sporting que se quer a lutar pelo título muito menos a PL (tem qualidades mas goleador ele não é) e já com 28 anos não me parece que fosse uma boa aquisição (não te ia sair de graça). Eu não sou o maior fã do Slimani mas entre o Slimani e o Chikhaoui prefiro o argelino que ao menos sei com o que posso contar (para o bem e para o mal) já o tunisino é um jogador de luas e com esses é dificil atacar um titulo que assenta na regularidade

Discordo, mas sendo assim fica desfeita a dúvida :great:

Voltou a maluquice Chikhaoui? Que diga-se, não entendo como existe. Só se esta época mudou imenso.

[member=16426]andredesterro ele era conhecido mais especificamente pela sua capacidade técnica por acaso. :great:

Por acaso não sabia que havia histeria, só ouvi falar nele este ano :mrgreen: Mas fiquei muito impressionado com o que vi dele, especialmente no jogo contra o Basileia há uns dias. Não era só qualidade técnica, resolvia muitas situações complicadas de forma inteligente. Destaca-se mais pela técnica, sim, mas antes de o ver jogar o que salta à vista é o perfil físico, daí dizer que a habilidade dele é incomum para quem tem aquela altura e força.

Sim, o Chikhaoui é um tipo conhecido, muito forte tecnicamente, mas que por uma razão ou outra não passa daquele nível. Ele qualidade tem, e é bom de bola, mas alguma coisa há-de faltar ali.

Segue a linha de outros tipos muito talentosos da chamada “áfrica branca”, como o Zidan, Darragi (este talvez o mais parecido com o Chikhaoui, até pela altura) ou… Shikabala, que se fosse só pela técnica que tinham teriam chegado muito mais longe.

Outro dessas bandas e também com boa técnica, de que gosto muito, e aliás é colega do Chikhaoui na selecção tunisina, é o Msakni. Também encaixa neste tópico como médio ofensivo, apesar de também jogar como avançado ou de descair para as alas. Mas esse preferiu ir encher os bolsos para o Qatar, em vez de se aventurar na Europa.

Eu sabia que se ia falar no Shikabala, mas o perfil de decisão de um e de outro, pelo que vi, é completamente diferente. O Chikhaoui decide muito bem mesmo, confia obviamente nas suas capacidades individuais mas sabe perfeitamente quando optar por soluções mais simples. Pode ter problemas de regularidade ou mesmo extra-campo, que não o acompanho há tanto tempo assim, mas do que tem apresentado em campo não há grandes pontos fracos.

[member=16426]andredesterro, a comparação nem era para ser levada muito à letra, falei no Shikabala só porque é um exemplo próximo, e com o qual a maioria perceberá melhor. Estava mesmo era identificar um certo perfil a nível técnico de vários jogadores do norte de África, e que depois por uma razão ou por outra acabam por ficar aquém do potencial que têm/tinham. Por exemplo a carreira do Zidan, de quem também falei, até poderia ter sido melhor perante os recursos técnicos que ele tinha, mas não tem nada a ver com a do Shikabala ou da do Darragi, chegou a outro nível bem mais alto.

PS. Também há outros exemplos, como o Brahimi, embora esse tenha outra escola. Já que se fala do Zidan, o próprio Zidane, também tem lá aqueles genes, ou não fosse ele argelino.

Sim, por esse ponto de vista concordo. :great:

O problema do Chikhaoui é a idade+preço. Devem pedir uns 3/4M(é uma wild guess, mas ele tem feito uma boa época), e o rapaz já tem 29 anos. Se tivesse menos uns anos pagava-os facilmente, se com os 29 anos pudesse vir a custo 0, tipo o Ruiz, também o trazia na boa, mesmo pagando-lhe um valor decente em luvas. Assim tenho mais dúvidas, mas é um talento enorme. O que é diferente de dizer que é um grande tecnicista, como era o Shikabala.

Volto a sublinhar o belíssimo jogador que é este Edwin Cardona e o bem que encaixaria no nosso SCP.
Acaba de se estrear em jogos oficiais pela Seleção da Colombia nesta Copa América.
No último jogo contra a Argentina foi essencial para estancar a hemorragia que estava a acontecer.
Ou seja, apesar de ter vindo a jogar a 10 nos seus clubes, mostrou capacidade para jogar mais recuado e, na seleção, foi fundamental para assegurar equilíbrio defensivo e de posse de bola neste jogo de alta tensão contra jogadores do top mundial.

Ofensivamente, não deixa de ser fortíssimo tendo números estratosféricos numa Liga difícil como a Mexicana, algo que não é qualquer jogador que consegue…

Está com uma rate incrível de 0,883 golos e assistências (sem penalties) por cada 90 minutos jogados no México.
Já na Colombia tinha tido uma rate de 0,490.
Estamos a falar de um jogador com apenas 22 anos…

O gráfico abaixo mostra o que isto pode significar:

O Monterrey pagou 4ME por ele há 1 ano.
Será que agarrando nos 4ME que estavam destinados para o Danilo conseguíamos comprá-lo nem que fosse só 60% ou 70% do passe?

Poda dar um 8 excelente…