Génios da Táctica - Sporting CP 2015/2016

poderão alguns pensar que é ainda cedo demais, mas a temporada 2014/15 acabou e com o anúncio da nova estrutura para o futebol do clube fica a faltar um espaço onde discutir o que aí vem do ponto de vista técnico/táctico.

… admito, fica-me a faltar a mim! :mrgreen:

tópicos das épocas anteriores:
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2007/2008
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2008/2009
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2009/2010
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2010/2011
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2011/2012
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2012/2013
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2013/2014
[+]Génios da Táctica - Sporting CP 2014/2015

… a discussão segue dentro de momentos! ;D

[u]não usem este tópico para sugestões, principalmente de jogadores a contratar. há tópicos para isso. aqui a abordagem deverá ser, nesta fase, mais lata, mais “cinzenta”.

quando a época começar, já com os nomes certos, aí sim, poderão dar asas à vossa imaginação.

caso contrário este tópico fica outro “preparação da época 2014/15” e não é esse o seu objectivo.[/u] :great:

nb. já agora em vez de apenas gráficos com nomes, tentem explicar a vossa ideia. futebol não é um jogo estático, é movimento, é dinâmica. quando colocarem um quadro com um qualquer esquema táctico, façam esse esforço extra para dizerem o porquê dessas peças específicas estarem nessas posições… específicas também.

SL.

(qualquer semelhança entre o texto acima e o do(s) tópico(s) do(s) ano(s) passado(s) não é mera coincidência) ;D

para aperitivo deixo aqui dois artigos do blog lateral esquerdo que me pareceram muito interessantes e que servirão para lançar o debate, imo:

O melhor treinador português chega ao Sporting. Pequena preview.

A época 2015/2016 marcará definitivamente o regresso do Sporting ao lote de candidatos a Campeão de Portugal. Depois de quatro anos consecutivos sempre à frente do SL Benfica, seguiram-se seis anos sempre atrás, durante o legado de Jesus. Fica a expectativa para saber quando surgirá de novo a ultrapassagem.

A perspectiva de que terá de investir como nunca para satisfazer as necessidades do seu treinador é falsa. O plantel do Sporting não é tão inferior ao do SL Benfica como sempre se pretendeu passar, ainda que com a saída de Nani, não existam por Alvalade autênticos jokers como Jonas ou Gaitán. Em tudo o mais, sempre vimos no SL Benfica jogadores a renderem ao máximo do seu potencial por integrados num modelo de jogo extraordinário na realidade portuguesa.

Pensar que Adrien, William, Paulo Oliveira, Jefferson, Montero ou Carrillo têm assim tão menos qualidade que Maxi, Eliseu, Jardel, Samaris, Pizzi ou Lima (e aqui está mais de metade da equipa titular campeã) é de loucos. Foi sempre o colectivo de Jesus a fazer emergir as individualidades. Por isso, sentiram sempre mais estes a partida que o colectivo benfiquista sentiu a falta de quem quer que fosse.

E se as maiores dificuldades individuais do Sporting são no sector defensivo, ninguém melhor que Jesus para não o temer. Com a sua competência tornou campeão um Benfica praticamente ao mesmo nível individual no sector mais recuado que o actual Sporting.

Possíveis figuras a emergir no Sporting no modelo de Jesus:

William Carvalho. Emerge desde logo como o grande candidato a dar o salto e tornar-se efectivamente merecedor das propostas mais elevadas. É uma posição muito valorizada por Jesus no seu modelo. William tem tudo o que o futuro treinador do Sporting aprecia. A robustez física que lhe permite ser central nas ideias do seu treinador, e a muita qualidade técnica para servir de referência para a saída de bola na construção. Em seis anos na Luz, apenas Matic tinha mais qualidade que o português.

Carrillo. Imagine aquela capacidade para desequilibrar num modelo que aproxima tanto os colegas. Que lhe permite mil e um caminhos alternativos e que não o condena ao registo único de forçar o 1x1. Carrillo deverá na próxima época finalmente cumprir todo o potencial que se adivinha e tornar-se numa das figuras de destaque da Liga portuguesa. Tem drible, tem qualidade técnica, tem imprevisibilidade, sabe finalizar. Como tantos outros extremos que no SL Benfica cresceram como não seria expectável com Jesus, o peruano deverá ser um dos grandes beneficiados da mudança.

Montero. Finalmente toda aquela criatividade, qualidade técnica, capacidade para decidir poderá ser aproveitada num modelo de dois avançados. O Jonas leonino, sabe temporizar e definir com classe. Integrado num modelo que tanto favorece quem joga na frente, porque privilegia as muitas opções ao portador, será uma das grandes figuras da Liga. Tem todas as qualidades técnicas e de decisão para ligar com qualidade o futebol do Sporting.

A exigência

Normalmente quando se caracteriza um treinador como exigente faz-se pelo que se exige aos jogadores fora do campo. Fala-se em ordens para se cumprir com determinado padrão comportamental que pouca ou nenhuma influência terá na execução das tarefas do jogo.

Com Jesus isso muda. Com Jesus o Sporting vai ter um treinador obstinado com o cumprimento das tarefas que ele irá propor aos jogadores dentro do campo. E a exigência será tão grande que quem não se predispor a cumprir rigorosamente com os mandamentos do treinador vai ter uma época muita longa fora da convocatória e no banco de suplentes.

Isso é uma diferença gritante para os últimos treinadores que passaram pelo Sporting. Sejam eles movimentos ofensivos, sejam eles movimentos defensivos, o jogador que não for ao detalhe vai passar mal. Seja ele quem for! As palavras de Paulo Fonseca são bastante esclarecedoras quanto a isso - “faz o jogador pensar o quando, como, e onde é que tem que receber a bola”. Jesus trabalha no treino, no campo, para o jogo. E como diz o próprio novamente Paulo Fonseca essa forma de trabalhar, com esse detalhe, com essa exigência, não é para todos.

Outras diferenças passarão pela qualidade de jogo do Sporting. O Sporting vai jogar melhor. Pode até não ganhar, mas vai jogar melhor. E como por aqui se acredita que quem joga melhor ganha mais vezes, se tiver qualidade para tal, acredita-se também que pela primeira vez em muitos anos o Sporting será um sério candidato ao título. Nas palavras do novinho Jesus - “muitos à frente da linha da bola” Defender com rigor e de forma agressiva a transição com linhas subidas, e defender como ninguém com poucos homens demasiado espaço. O que levará a um maior rendimento ofensivo por parte dos jogadores do Sporting, por a equipa jogar de forma predominante ao ataque, mais perto da baliza do adversário que da própria baliza, e com maior volume de jogo perto da área do adversário. O Sporting vai ser melhor, e com isso beneficiarão os jogadores do Sporting que também vão parecer melhores.

http://videos.sapo.pt/41fdtNTkA1cRsZFFdm15

Adoro este tópico. Agora estou num período de final da licenciatura, mas logo que possa vou passar por aqui e explorar mais a fundo a forma de jogar de “Jesus Cristo” :mrgreen:

tens tempo.
para já não há muito a dizer a não ser fazer uma ou outra previsão que me parece ser mais ou menos óbvia, tal como:

• passaremos a jogar com dois avançados (além disso, teremos muito mais gente no último terço, certamente);
  • teremos uma equipa muito mais agressiva/vibrante em todos os momentos do jogo;

de resto tudo irá depender do plantel que o Jesus terá à sua disposição.

neste momento e perante o plantel que temos eu via com bons olhos um :
1-4-2-3-1

redes- patricio
defesas- cedric…paulo oliveira…ewerton…jonathan
médios- william (defensivo) …joao mário (box-to -box)
médios/avançados- carrillo (extremo)…mané (extremo) … labyad (n.10)
ponta de lança - slimani

alternativas crediveis para o 11 inicial :

marcelo boeck
miguel lopes
jeferson
tobias figueiredo
adrien (como médio defensivo)
capel
montero (como apoio ao ponta de lança)

no meu entender , o sporting precisa apenas de um grande ponta de lança e um ou dois extremos…mas que sejam realmente bons e nao promessas !

Sem desenvolver muito, e numa abordagem especulativa e fazendo várias analogias entre jogadores do Benfica que o JJ fez explodir e dos que actualmente temos no plantel, vejo o seguinte:

William Carvalho a atingir um patamar semelhante ao Matic. Sabendo da importância da posição 6 no esquema do JJ, é ele quem pode ficar mais a ganhar, e finalmente chegar a um nível de excelência que será possivelmente coroado com uma transferência acima dos 40M.

Fazer de Adrien ou João Mario jogadores mais semelhantes a Aimar/Enzo, fazendo-os assumir mais como criativos mantendo a combatividade.

Carrilo se ficar. Se renovar pode facilmente o nível de um Salvio. Mané idem aspas.

Algo que pode ser questionável. Gauld a fazer de Gaitan/Di Maria. Assumir a posição ao lado do WC é dificil. Vejo rápidamente a ser opção para o lugar de extremo esquerdo, e se for o caso, pode ser o nosso Gaitan/Di Maria. Como Gauld, Iuri Medeiros ou até Mateus Pereira.

Montero como Saviola. Slimani como Cardozo, sabendo que com características diferentes.Todos sabemos o que a dupla Cardozo/Saviola produziu. Não sei quem vai entrar ou sair, mas pode muito bem passar por isto.

Espero que o Ewerthon se assuma como Luisão e Paulo Oliveira como David Luiz. Ewerthon tem já muita experiência e pode assumir-se finalmente como o patrão.

Na minha opinião o JJ tem uma base boa para o seu modelo de jogo. Ele não vai mudar, e há jogadores que vão ter de se reinventar. Há quem apregoe que o Sporting precisa de Extremos, e é precisamente nessa posição que temos superavit. Iuri Medeiros, Gauld (?), Mateus Pereira, Mané, Carrilo, Gelson Martins e até Podence. Nesta posição espero que não entre ninguém. Ah e tal são novos. O Sporting não pode dar 15M por jogadores já formados.

Mais à frente e quando começar a pré-época dará para fazer uma analise mais pormenorizada.

Apesar da maioria considerar que Jesus joga em 4-4-2, eu prefiro organizar o sistema em 4-1-2-3, uma vez que joga declaradamente com um 6, com uma linha de 3 médios (2 E + 1 MC) e 2 avançados, jogando um mais próximo da área e um nas costas mais móvel.
Posto isto, tendo em conta os jogadores que temos nos nosso quadros e dando como certa apenas a saída de Nani, diria que a distribuição das peças será mais ou menos a seguinte:

11 Titular:

Outras opções:

Neste momento temos excesso de médios centro, pelo que a minha maior curiosidade está em ver como vai o Jesus encaixar jogadores como Adrien, André Martins e Wallyson, que poderiam jogar tanto na posição 8 como na 6. Assim como Gauld, que pode ser 8 ou eventualmente segundo avançado, e ainda o Labyad que pode ser médio ala ou centro.

Fazendo este exercício também faz cair por terra a necessidade que muitos apontam de termos de comprar uma equipa nova pois temos muito talento disponível que o Jesus pode potenciar.
Para mim era fazer os possíveis por manter os titulares, trazer o Guidetti, o Ruiz e um extremo (no limite podia vir também mais um central) e estava fechado o plantel.

Bem, escrevo agora só para me registar no tópico…

Quer-me parecer que temos vários jogadores que não cabem no modelo de JJ do SLB 2014/15 e que há algumas posições onde, cabendo, ficamos demasiado frágeis nas alternativas.

Estou curioso para ver como JJ aproveita o manancial de MC que temos, por comparação com a escassez de extremos talentosos, e se resolve procurar um modelo como o do seu primeiro ano de Benfica.

Acho que também falta esclarecer se vamos contar com Cedric/Martins/Carrillo no próximo ano, sendo que se eu fosse qualquer um deles, eu ficava um ano no Sporting, DE BORLA, só para trabalhar com JJ, trabalhar bem, melhorar, valorizar, e sair daqui a um ano a ganhar 2/3/4 vezes mais do que se sair agora.

O meu 11

Ressalvo o M. Lopes que está no 11 por falta de melhor e o facto do Labyad e Mane poderem provavelmente trocar de posição. O Montero está na equipa por jogar bastante bem com os pés e poder criar dinâmica com isso mas é um caso a ser analisado.

Julgo que não são apenas os jogadores que têm de se adaptar ao esquema tático do Jesus, mas sim o Jesus que tem de adaptar o esquema tático em função dos jogadores disponíveis

O problema é que temos demasiados médios com qualidade acima da média. Vai ser uma bela dor de cabeça. :shifty:

Rui | Jug

Cédric | X Paulo | Tobias Ewerton | X Jefferson | Jonathan

William | Danilo

Esgaio | Adrien | Wallyson               Mané | Carrillo | Iuri

Gauld | JME

Montero | Tanaka

Slimani | X

[hr]

EDIT: Pode-se sempre ficar com Esgaio como opção a DD, e desce-se o JME que mais atrás joga melhor. Depois compra-se alguém para alternar com o Gauld. Ruiz talvez?

EDIT2: Também se pode vender o Slimani e trazer outro avançado mais móvel. Ficando com 3 opções. Aí será também a preferência do JJ que conta.

Aguardo para ver as movimentações do Clube no mercado (entradas e saídas)…que jogadores da B estão na fila para ir a estágio integrar o não a equipa principal…ainda há muitas incógnitas…

…mas há material de boa qualidade para JJ trabalhar.

Tenho muita curiosidade para perceber o rendimento de vários jogadores com JJ…

Desde que me lembro, Jesus já no Belenenses, sempre jogou de uma forma ofensiva quase que diria com o meio campo partido e bastante inclinado na baliza adversária. Geralmente todo o jogador tem de defender logo mal a bola esteja no momento de saída, não dando espaço à construção do adversário e tendo um tampão na posição 6 para as bolas longas.

Diria que o 4-4-2 tradicional se vai modificando para um 4-4-2 losango, onde o extremo oposto compensa no equilíbrio defensivo.

Existem nuances interessantes do que jesus pede a cada atleta e tenho muita curiosidade de saber a quem Jesus dará o lugar 8. Apesar de a posição 6 ser fundamental no equilíbrio da equipa, e essa penso estar reservada a William, que beneficiará jogar sozinho no meio campo defensivo, a posição 8 requer um misto de qualidades que temos mas estão espalhadas por três atletas. Para Jesus, o 8 é um médio que além de ajudar no equilíbrio do meio campo, tem de ter capacidade de romper pelo centro do terreno tornando-se num 10.

Curioso também de ver quem serão os extremos e como além da criatividade necessária para romper linhas terão também que dar o litro a defender.

Engraçado ver que M. Lopes poderá ser o nosso Maxi.

A grande dúvida que se me coloca é na dupla avançada. Quem jogará a Ponta de lança e quem jogará como segundo avançado?

A PL temos Slimani ou Montero. Dependerá muito se Jesus quererá um Cardozo ou um Jonas.
A 2º avançado Jesus pede mobilidade, criatividade, raça. Tanaka, Gauld ou Labyad podem-se tornar nesses jogadores.

Veremos também quem serão as contratações desejadas. Espero que sejam reforços que entrem de caras no 11.

E se…
Numa de loucura, nos aproximássemos mais do estilo de jogo do Benfica 09/10:

• com um falso losango;
  • com um interior direito mais de compensações e de equilíbrios;
  • um interior esquerdo com mais virtudes de extremo;
  • um dez quase puro, mas com capacidade de movimentação;
  • um segundo avançado móvel, com capacidade para descair nas alas, forte tecnicamente;

Para mim é um dos melhores tópicos do fórum e tenciono participar nele, quando tiver tempo… Deixo só aqui o meu desejo para que o JJ utilize um sistema parecido com o do primeiro ano no Benfica, de modo a conseguir aproveitar todos os 10 que temos, que tem qualidade (Chaby, Geraldes, Gauld,…), mas compreendo que utilize um sistema mais parecido com o deste ano dele no Benfica e que é bastante bom também, podendo aproveitar os jogadores noutras posições (por exemplo o Gauld pode ser o 8 ou uma espécie de Gaitan que deambula ali entre funções de extremo e funções de 10; o Chaby também cabe +/- nessa posição de Gaitan embora não goste muito de o ver nessa posição, quem cabia mesmo bem aí era o Iuri, era mesmo a posição para o jogador e o jogador ideal para a posição :mrgreen: ; o Geraldes também cabe como 8,…) Acho que temos um bom plantel para ser trabalhado pelo JJ à sua maneira, se nenhum jogador chave sair… o Esgaio pode ser trabalhado como lateral direito à lá Coentrão ou como 8 à lá Enzo Perez ou mesmo Ramirez ou apenas como Rúben Amorim ou André Almeida, Iuri como Gaitan, Montero como Jonas ou Saviola, Slimani com Cardozo, William como Matic, Ewerton como Garay, etc, isto apenas para comparar perfis, não a qualidade pois, por exemplo, não me parece que Esgaio posa vir a ter a qualidade de Enzo, Ramires ou Coentrão, mas parece-me que pode vir a ser superior ao André Almeida… Temos um bom plantel uma ou outra contratação mais as necessárias para substituir peças chave que possam vir a sair como William ou Carrillo…
Um post para continuar mais tarde

E se… a ideia do JJ fosse o sistema tático que o [member=17840]pulga017 refere, eu achava engrassade. Fora de brincadeiras, parece-me a solução que melhor casa as ideias do JJ com o nosso plantel actual.

Não interpretes mal o meu comentário… Mas acho um erro estarmos a querer encontrar o nosso Gaitan, o nosso Enzo, o nosso Coentrão ou o nosso Aimar!

Apesar de resgatarmos o treinador e com ele as suas filosofias, JJ é um homem demasiado inteligente futebolísticamente para ter “rótulos” por posição!

Penso até, que JJ ainda não terá definido qual o esquema a utilizar. Embora conheça o plantel, deverá querer observar um pouco mais de cada jogador (vídeos, jogos de Selecção,…) para entender que tipo de jogador ali tem, que variantes o mesmo pode desempenhar…

Por exemplo:
Carrillo! Para mim, vejo-o como um extremo direito ou esquerdo num 433; como um extremo/médio-ala direito num 442 (linha ou 1-3 a meio campo); mas já não o consigo ver num 4-1-2-1-2 (losango aka SLB09/10) como médio-ala!
Outro exemplo: Montero!
Servirá num esquema de dois avançados; poderá servir num esquema de 3 homens na frente; não me parece opção, num esquema com o PLC fixo no ataque.

Ou seja este será o primeiro desafio de JJ! Entender com o que pode contar em cada jogador!
E isto aplica-se mais aos jogadores mais formados e não tanto aos jovens, que serão muito mais facilmente convertidos noutro tipo de futebolistas!

Não parece de facto provável que JJ mude o seu modelo e ideia de jogo. Já assumiu que não abdica do mesmo e não tendo nos seus planteis quem encaixe nas suas ideias, procura esses jogadores no mercado. Não sendo possível, trabalha com o que tem, formatando quem considerar preencher determinadas características para determinada lacuna,ao ponto de reinventar os atletas. Pizzi e após a saida de Enzo, foi o ultimo exemplo.

O que de alguma forma é um sinal do que JJ exige para quem ocupa a posição 8.

JJ vai portanto ter um problema por cá. Vários médios com qualidade técnica, alguns muito promissores e fortes na gestão da posse de bola, mas a ritmo mais baixo do que JJ pretenderá.

Penso que assistiremos a nuances tácticas e a algum experimentalismo bem interessantes.

Acho que o paradigma base de JJ é jogar sempre com 4 defesas, 4 médios e 2 avançados.
No entanto a disposição dos 4 homens de meio campo e dos 2 da frente varia sempre.
Em 09/10 jogavam em 1-2-1 a meio campo e em 1+1 na frente, com um homem mais fixo!
Este último ano, a equipa já variava entre um 1-1-2 a meio campo, com um 2-2, raramente apresentando um homem na posição 10!

Ou seja o 8 de JJ nem sempre é linear. Se esta época era Pizzi que ocupava essa posição. Em 09/10, não havia um 8 declarado, sendo Ramires a compensar esses movimentos.
Pessoalmente, o Benfica mais espectacular que vi jogar foi o de 09/10. A dinâmica de jogo dessa equipa era brutal e todos os jogadores estavam claramente formatados para os papéis que tinham em campo.
A facilidade com o 4-1-2-1-2 se transformava num 3-1-4-2 era fenomenal!