O que é que sucedeu?
Parece-me redutor considerar que todos os sócios apoiam esta lista. Aliás, fiquei espantado (e até alterei a minha previsão inicial de 65-35 a favor de Godinho para uns 55-45) com a diferença de apoio aos que se enrolam em pão ralado e se fritam em frigideira. Acho que estão cada vez mais rançosos e muito mais próximos de cair.
Hoje tinhas guarda pretoriana (até vim com alguns no elevador para o parque) que comentaram que a final da Taça foi mais emotiva que a reunião de hoje e nem perceberam porque raio tinham que ir lá, sabendo que ia ser tudo aprovado. Mais, que acharam estranho ter passado com toda a calma quando a malta nem aplaudia o Godinho.
E eu dei por mim a pensar o mesmo: exceptuando os indefectíveis que estão na folha de pagamentos (ou esperam estar), já não se aplaude, já não se bate palminhas. Sabe-se que cada romaria é um frete que nem pago a peso de ouro começa a fazer sentido, quando se passa a semana inteira azedo com mais uma derrota. Começo mesmo a pensar que provavelmente, as urnas não começam vazias como devem.
Começo por saudar os foristas que estiveram em mais esta luta. Às vezes penso que certas pessoas não merecem os foristas que aqui andam. E ao contrário do que o cambalhoteiro PPC diz (onde é que ele esteve hoje ?!?), muitos de nós são revolucionários não só no teclado, mas também colocando os votos contra esta escumalha que rege o Sporting (Será que o nenúfar do costume se sente enojado pela palavra escumalha? E se sentisse enojado com o “sporting” que temos hoje, não era mais certo?).
De seguida, uma palavra para quem é criticado muitas vezes neste espaço (e muitas vezes, criticado com razão), mas Eduardo Barroso esteve muito bem nesta AG. Destaco a parte em que interpelou um sócio a dizer “de uma vez por todas, se a sua intervenção é sobre o ponto, contínue. Se não é, tenho que lhe cortar a palavra, por mais que me custe, diabo!” e cortou-a quando o amante do pão ralado ainda não frito insistiu na loa bacoca à Direcção. Gostei da honestidade quando salta um “bolas, esta proposta da Direcção estraga tudo”, porque ninguém percebeu como é que a Direcção lança uma comissão de acompanhamento quando tinha votado contra a que a mesma fosse composta.
Outra palavra para o crescente número de sócios mais velhos que se começam a mostrar incomodados com o actual progresso do Sporting. As conversas que ia ouvindo versavam o “provavelmente, assim não vamos lá” ou o “ele diz que vai dar a volta mas é muito milhão de prejuízo”. Daí o facto das romarias se tornarem cada vez mais indigestas.
Agora sobre os pontos: claro que nem água que o Engenheiro Químico nem sabe do que fala (parecia que estava drogrado, balbuciava coisas impronunciáveis, não soube responder) e que o Conselho Fiscal é um fantoche. À interpelação de um sócio que fez uma pergunta directa e simples :
“Se tivéssemos usado o modelo de contas do ano passado, teríamos um prejuízo de 15 Milhões, sim ou não?”
Castro Guedes recusou-se a responder, o Conselho Fiscal não se pronunciou e foi Godinho (!!!) a dizer, entre uma trapalhada, que sim.
A cooptação foi outra comédia: um sócio com um número abaixo de 2800 questionou o presidente como poderia cooptar duas pessoas que, pelas origens que tinham (um “vice-Presidente do pior tempo que o Sporting teve” e um “ex-elemento da Direcção cuja memória não apaga mas que, em coluna no Record, criticou de forma arrasadora o tempo de Jorge Gonçalves”), provavelmente seriam sinal de instabilidade. E que, por mais que se clame união, a estabilidade tinha que vir de dentro e de cima. A resposta de Godinho? Zero.
Repito, irão dizer que foi pacífico. E foi, porque não vale a pena lutar quando o resultado está viciado à partida. É só uma questão de consciência. A minha está limpa. A vossa, a de quem não foi, estará como acham que deve estar.
Para o final, deixo as explicações de Godinho sobre a situação financeira. A propósito do prejuízo faraónico apresentado, Godinho disse que, quando chegou ao Clube, as despesas correntes eram de € 8M/ano, e havia € 18M/ano de encargos com FSE’s. Além disso, havia € 12.5M /ano em encargos financeiros, sem contar com as despesas das equipas que se subentende que sejam à roda dos € 52M/ano. Ou seja, temos algo na ordem dos € 90.5M/ano de despesas.
As receitas, segundo o próprio Godinho, não ultrapassam os € 46M/ano (e assim se explica os € 44 M de prejuízo, 43.9 para ser mais preciso). Ora, Godinho voltou a prometer um resultado operacional positivo para o ano (este ano ainda dá negativo, e eu suponho que seja na ordem dos € 10 M, para prefazer os tão badalados € 100 M que Godinho prometeu).
Como vamos inverter esta tendência? Simples:
[ul][li]Direitos TV: mais €4 M [/li]
[li]Contrato com a PUMA/Adidas/Nike/…: mais €4 M (recebemos agora 600 mil euros, diz ele!)[/li]
[li]Academia e Naming mais € 4M [/li]
[li]A campanha de sócios (agora é que é, está é que é a certa, a de Outubro de 2012!!!) [/li][/ul]Vamos dar de barato que conseguimos mais € 2M com esta maravilhosa campanha prometida desde Março de 2011. Conseguimos aqui €14 M. E onde se vai buscar os restantes € 24.5M? Do que me lembro, sobra a bomba de gasolina e os casamentos no auditório e no multidesportivo!
E pronto, este é o Sporting que temos. Está tudo bem, vamos continuar cantando e rindo até à estocada final, de preferência calando os que ainda se insurgem contra este golpe!
Notas finais:
O Bruno de Carvalho, começa a perceber como é que as mentes do pão ralado frito enrolado em carne funcionam. Hoje vimo-lo diferente e muito mais presidenciável. Percebeu que fazer guerrilha não capta votos e foi muito mais cordato e muito mais populista.
Pela primeira vez, Rui Paulo Figueiredo compareceu a uma reunião. Fiquei sem perceber se foi na versão de vogal da Direcção, de membro comissionista do PS com a extensa tarefa de encontrar relatórios no seu cacifo ou na de avental malandro.
A minha ex Daisy está grávida. Não perdeu tempo.
Obrigada pelo resumo, Madaherios :great:
psilva:
Assenzaforzata:Ivaylo:
Já não sou sócio e há bastantes anos e tenho andado distante do clube, portanto admito que não sou exemplo a seguir para ninguém. No entanto há algo que me faz a maior das confusões: onde andam as três claques organizadas que marcam presença nos jogos? São todas alinhadas? Tá tudo comprado?
A Juve Leo estava lá hoje, não fosse algum sócio mais exaltado começar a criticar ferozmente a direcção.
Ia preparado para falar (em pelo menos dois pontos) e não o fiz porque senti algum clima intimidatório. Tenho família, duas filhas e não estou para ser marcado como outros já o foram…
Ao que se chega, os sócios intimidados para manter o status quo de croquettismo.
Atenção que não fui intimidado. Pelo menos directamente. Na verdade não me senti foi confortável e seguro para dizer o que queria. Chamem-me cobarde se quiserem…
Assenza acertaste na mouche!
Mas era mais que evidente o que ia acontecer!
Leão88:psilva:
Já não sou sócio e há bastantes anos e tenho andado distante do clube, portanto admito que não sou exemplo a seguir para ninguém. No entanto há algo que me faz a maior das confusões: onde andam as três claques organizadas que marcam presença nos jogos? São todas alinhadas? Tá tudo comprado?
A Juve Leo estava lá hoje, não fosse algum sócio mais exaltado começar a criticar ferozmente a direcção.
Ia preparado para falar (em pelo menos dois pontos) e não o fiz porque senti algum clima intimidatório. Tenho família, duas filhas e não estou para ser marcado como outros já o foram…
Ao que se chega, os sócios intimidados para manter o status quo de croquettismo.
Atenção que não fui intimidado. Pelo menos directamente. Na verdade não me senti foi confortável e seguro para dizer o que queria. Chamem-me cobarde se quiserem…
Por acaso achei estranho não teres intervido na questão do pavilhão, mas acabei por perceber.
Já agora confirma-me, Godinho disse a alto e bom som que o PP do pavilhão já tinha sido aprovada na AM de Lisboa, é verdade?
Não me lembro de tal coisa e se tivesse sido aprovado já certamente se saberia.
Mais uma mentira descarada, portanto.
psilva:
Por acaso achei estranho não teres intervido na questão do pavilhão, mas acabei por perceber.
Já agora confirma-me, Godinho disse a alto e bom som que o PP do pavilhão já tinha sido aprovada na AM de Lisboa, é verdade?
Não me lembro de tal coisa e se tivesse sido aprovado já certamente se saberia.Mais uma mentira descarada, portanto.
Confirmo que disse. Referiu até o dia em que foi, mas já não me lembro.
psilva:
Não me lembro de tal coisa e se tivesse sido aprovado já certamente se saberia.Mais uma mentira descarada, portanto.
Economizou na verdade. Expliquei aqui:
A quem possa interessar:
Godinho Lopes a meio da AG, numa resposta a uma sócia, largou a bomba que o plano de pormenor teria sido aprovado a 28 de Setembro.
Obviamente que dei um salto da cadeira. Não podia ser. Acedi ao site da AML (obrigado Marinho) e na acta da única reunião que tinha havido desde as férias (18SET) nada lá estava. Ponderei interpelar imediatamente, ponderei interpelar durante o período das votações de maneira mais informal, optei por abordar o assunto com o vogal para as modalidades Ricardo Tomás.
Tentando ser o mais imparcial e técnico possível evitando a opinião:
Aparentemente o que terá acontecido terá sido uma alteração ao próprio plano de pormenor que teve que voltar a ser aprovado em sessão de câmara. Obviamente ainda não tive tempo de pesquisar quais terão sido essas alterações, nem o próprio vogal me conseguiu explicar menorizando-as. Não sei se nos próximos tempos terei temo e principalmente paciência para o fazer.
Assim, o plano de pormenor agendado para aprovação em AML desde 29NOV2011 terá voltado, na realidade, para trás tendo que ser novamente enviado para a AML para novo agendamento.
O que não equivale a dizer que demore o mesmo pois pelo meio das sessões em que esteve agendado meteu-se a discussão do PDM.
Foi bom rever algumas caras, desta vez noutras andanças.
Quanto a Assembleia para quem foi lá a primeira vez como eu, parece-me claramente que a Plateia está mais dividida do que nunca, embora isso continue a não se traduzir em votos.
Assenzaforzata:psilva:
Mais uma mentira descarada, portanto.Confirmo que disse. Referiu até o dia em que foi, mas já não me lembro.
28 de Setembro, como o psilva referiu.
Como tinha visto recentemente o tópico do pavilhão, fiquei de boca aberta.
Como o psilva explicou, não foi bem uma mentira, tratou-se de jogar com os factos e as palavras, dizendo a verdade, mas dando a entender algo mais, que não é verdade.
Tal como disse anteriormente, foi completamente impossível para mim poder comparecer hoje (aliás, só agora cheguei a casa), apesar da vontade ser muita.
Fui sendo informado pelo Assenza (obrigado pá! :great:) e confesso que não fiquei surpreendido com nada, bastava ter estado em Alvalade no dia anterior para perceber como seria esta AG.
Gostava de conseguir desligar-me desta “doença” que me consome, mas como não consigo, que se lixe, que venham as batalhas.
no Site de apoio no face, mostrou isto:
Desta AG

Cerca de 60 votos só nessa fila!
Zambrot:
Assenzaforzata:psilva:
Mais uma mentira descarada, portanto.Confirmo que disse. Referiu até o dia em que foi, mas já não me lembro.
28 de Setembro, como o psilva referiu.
Como tinha visto recentemente o tópico do pavilhão, fiquei de boca aberta.
Como o psilva explicou, não foi bem uma mentira, tratou-se de jogar com os factos e as palavras, dizendo a verdade, mas dando a entender algo mais, que não é verdade.
:great: São uns malabaristas. Eu deixava de contratar atletas e punha estes tipos a jogar no campo: são uns verdadeiros artistas.
Justiça se fará, mais tarde ou mais cedo!
Cobarde pah!
O desanimo é tão geral, a sensação de chover no molhado creio que levou a não existirem mais pessoas a intervir.
Quem vai à AG do Clube já sabe em quem vai votar… Creio que a percentagem de indecisos é mínima… Mas já todos sabem para o que vão…
PS: Alguém quer trocar o cromo do Pereirinha pelo o do Yazalde?
o mais triste disto tudo é que eu já não fico chateado com empates derrotas do meu clube
parece que estou como o sá, cheio de calmantes ![]()
Eu tenho do Liedson para a troca! Era para te perguntar se tinhas a mais e depois esqueci-me!
Juro que só me apeteceu pedir a palavra para perguntar se alguém tinha cromos para a troca, tal era a quantidade de barbaridades que eram ditas daquela bocarra do Castro “que também é Nobre” Guedes.
Gostei de ver a forma como o Godinho aniquilou a proposta da ‘Comissão de Acompanhamento das futuras obras em Odivelas’ do Boal, entalando o Eduardo Barroso com a surpresa desta iniciativa. Foi o ‘2 em 1’.
Esta seita não brinca em serviço !!!
A propósito destas Obras, falando com alguns consócios, não é que eles julgavam que a Câmara de Odivelas é que estavam encarregues de fazer os melhoramentos ???
E assim, vai o ‘grau de esclarecimento’ de quem pode decidir (ou não) os destinos do Clube …
Também dos que fui exercer o meu direito de sócio… Para uma assembleia de relatório de contas pareceu-me existir maior divisão que outrora, no entanto , as discussão gerada foi similar a outras… sinceramente estava a espera de mais confusão…!
É continuar a lutar pelo Sporting, não se pode confundir as pessoas que o dirigem com o CLUBE SPORTING.O Sporting está acima de qualquer pessoa. É isso que nos temos de nos ‘agarrar’ para o futuro.
Hoje foi a ultima guerra
Já passo muito tempo fora em trabalho longe da família para perder horas na bola e nas AG’s a lutar contra esta pandilha. Andava lá, mas cedo me apercebi que isto ia passar
Só temos o que merecemos, para mim isto morre hoje