Acho que falta considerar o treinador. Para mim é o factor mais importante de uma equipa. Depois da saída de AVB fica claro que Domingos é em teoria o melhor treinador dos 3 grandes. Só ai posso logo dizer que estamos melhores que na época anterior mesmo mantendo o mesmo plantel.
Ora bem, o plantel ainda não está fechado mas vou tentar fazer a minha analise com os jogadores que já foram confirmados pelo Sporting, sem contar com o Bojinov e o Luis Aguiar que espero que ambos nunca vistam a nossa camisola. Vou analisar sector a sector:
Guarda-Redes
Saiu Hildebrand, um guarda-redes que vinha cheio de credenciais, fruto da sua experiencia no estrangeiro, e que no Sporting rendeu zero. Foi com Maniche o espelho da má politica de contratações da época passada. Contratar jogadores velhos em fase descendente ,sem custo, que não vem acrescentar nada ao plantel e para piorar: ganham rios de dinheiro.
Entrou para o lugar do alemão Marcelo Boeck. Não é um GR de topo, mas é um GR rodado na nossa liga e um dos jogadores interessantes nessa posição dentro de portas. Parece-me uma boa solução para fazer sombra a Patricio e obriga-lo a não se desleixar e ao mesmo tempo oferece garantias para quando o português não poder jogar. Golas não deve ficar no plantel, gosto do jogador mas parece-me que uma rodagem na nossa liga só lhe faz bem.
Conclusão: Saiu Hildebrand, entrou Boeck. Para mim estamos melhor mas também não foi por aqui que fizemos a época horrível que fizemos.
Defesa
Um dos sectores mais críticos depois do ataque na época passada. Em principio sairá Grimi e Abel não poderemos contar com ele nos próximos tempos, em ambos os casos não perdemos grande qualidade ou até nenhuma.
NAC ,tirando os primeiros jogos em que esteve bem, coleccionou erros e mais erros durante o ano passado custando pontos à nossa equipa. Acho que poderia ter dado mais, mas não critico a sua saída(embora critique a forma como saiu) entra para o lugar dele Rodriguez, um dos bons centrais desta liga. Um central discreto, concentrado e que joga muito bem pelo chão, melhor do que de cabeça. O único senão do peruano é ser de cristal mas em principio será mais para ser uma alternativa à dupla titular. Parece-me muitíssimo bem e comparado com NAC ganhamos qualidade embora perdemos cm.
Torsiglieri fala-se que vai sair, embora ache errado visto que isso implica a manutenção de Polga. Teve um ano em que teve um 10 à rasquinha. Mostrou pormenores interessantes(boa marcação, especialmente quando marca PL pouco moveis como Cardozo, e bom jogo aéreo) no entanto mostrou as vezes ser demasiado impetuoso, duro de rins em algumas situações e com alguma falta de mobilidade. Em vários golos que sofremos não ficou alheado de responsabilidades. Não é um caso perdido mas precisa de melhorar muita coisa. Para o seu lugar entra teoricamente Onyewu, internacional americano que se destaca pela sua taça das confederações de 2009 que o levou ao Milan. Não teve sorte no Milan pois teve uma grave lesão e isso reflectiu-se no ano seguinte no Twente. Apesar de tudo acho que ganhamos um central com maior experiencia europeia que Torsi, mais rodado, mais experiente e com outros argumentos físicos embora não tão jovem. Penso que globalmente ficamos a ganhar com a troca, embora tenha de esperar para ver o estado fisico do americano para aferir melhor. Se estiver a 100% será muito útil ao Sporting que se espera campeão.
Nas laterais saem Abel e Grimi, entram Arias, Turan e João Gonçalves. Arias é uma contratação que para mim não tem qualquer sentido, para jovem tínhamos o Cedric que emprestamos e para a "sombra"de João Pereira temos João Gonçalves que pela rodagem que tem de liga parece ser melhor opção do que Arias. Quando ao lado esquerdo, saiu a nulidade Grimi e entra em principio Turan, jovem francês com carimba de selecção francesa, embora na camadas jovens, o que já é um bom cartão de visita. Apesar de achar que devíamos
buscar alguém para encostar Evaldo, Domingos deve querer apostar no brasileiro para o lado esquerdo da defesa, como tal a contratação de Turan parece-me acertada.
Conclusão: Na zona central sai NAC e Torsiglieri, entra Rodriguez e Onyewu, melhoria clara a meu ver apesar de gostar que Torsi ficasse em vez de Polga. Nas laterais, face a nulidade de Grimi e Abel, a entrada de Arias, Turan e João Gonçalves mostra-se obviamente um acréscimo de qualidade.
Meio-Campo:
No sector menos mau do ano passado foi na minha opinião foi onde nos reforçamos melhor, com a vinda de dois grandes nomes para o sector. Apresentava no entanto algumas deficiencias, especialmente porque eram raros os jogos onde conseguíamos ter o controlo do mesmo. Apesar de tudo, através de Matias Fernandez ainda conseguíamos ter alguma magia e fantasia no meio-campo.
Saiu Pedro Mendes, Maniche e Tales. Tales nem calçou por isso nem entra para as contas. Maniche ainda foi enganando nos primeiros jogos mas com o passar do tempo mostrou que os velhos tempos do Maniche do porco já tinha passado à muito. O que ali estava era um jogador acabado que se andava a arrastar pelo campo. Sem ritmo ou intensidade de jogo, sem velocidade e muita vezes sem a clarividencia suficiente para dar bom seguimento as jogadas. Foi um rotundo falhanço a par de Hildebrand como já tinha referido em cima.
Pedro Mendes é um jogador de que gosto muito, os seus problemas fisicos não lhe deram descanso a época passada pelo que não foi um elemento que acrescentasse muito a equipa, não poderia ser um jogador 100% fiável para a próxima época. Para o lugar dos portugueses, entram Rinaudo e Schaars, o primeiro demonstrou boas qualidades na argentina(deve ter sido até o reforço melhor observado) e do exigente tribunal do ForumSCP só choveram boa criticas. Bom prenuncio para uma posição onde precisávamos claramente de um reforço. Nesta posição melhoramos claramente. Para o lugar de Maniche entra Schaars, mais novo, com mais intensidade, no pico de forma e internacional Holandês. Clara melhoria também.
Conclusão: Contratamos dois grandes jogadores para substituição de outros dois que não deram muito ou mesmo nada à equipa na época passada. Só posso concluir que neste sector estamos muito melhor.
Ataque:
Não é que estejamos pior, saiu Liedson, um Liedson longe dos seus melhor dias em Alvalade diria até que tínhamos meio Liedson. Entrou Wolfswinkel, um jovem avançado holandês que trás número muito interessantes para um jovem que vem de uma equipa media da Holanda e já tem uma internacionalização pela Holanda, um pais que não se destaca por ter maus avançados, antes pelo contrário.
Entrou ainda Carrillo, um jovem com perfil muito interessante mas que dificilmente será opção no imediato mas a isso temos de somar a saida de Salomão onde para mim ficamos ligeiramente a perder. Porque se Carrillo é um jovem com potencial, Salomão não lhe fica atrás e se a isso juntar-mos uma maior rodagem na nossa liga e especialmente no nosso clube não vejo como Carrillo por Salomão possa ser melhor. Aliás, pelos números de Salomão e para primeira época de um jogador que vem da IIDivisão B não consigo compreender a sua saída. Saiu também Cristiano, mas sobre esse não consigo dizer nada, tal o zero absoluto que foi ao longo do meio ano que esteve entre nos. Não deixa saudades.
Conclusão: Este é o sector que mais me preocupa. Tirando Wolfswinkel e sem considerar a incognita Carrillo, temos um ataque e mais especialmente um poder de fogo que roça um Braga ou um Guimarães. Se olharmos para os avançados/extremos de porto e benfica o nosso ataque cai ainda mais no ridículo. Temos 3 autênticos matraquilhos no ataque, leia-se Postiga, Djaló e Saleiro, em que nenhum dos 3 é garantia de mais de 10golos por época no campeonato, não garantem assistências e raramente garantem desequilíbrios.
Nas laterais não podemos juntar as contas Izmailov porque na verdade não sabemos como anda o estado fisico dele e só depois de o aferir é que se pode dizer se é ou não jogador para o Sporting(se estiver a 100% fisicamente o lado direito do ataque é dele) e há ainda Vukcevic que não sabe se fica ou se não, mas tudo aponta para que não permaneça em Alvalade por isso não vou contar com ele. No entanto, penso que devíamos contar(mais uma vez) com ele, a direcção deve encosta-lo a parede e perguntar-lhe o que quer da vida. Se quiser continuar e se mostrar motivado a fazer uma grande época é acenar-lhe já com a renovação. Vukcevic já mostrou que pode ser muito útil para o Sporting.
CONCLUSÃO FINAL
Estamos melhores que a época passada e acho que isso é indiscutível. Temos muito melhor treinador, os jogadores que saíram nenhum deles foi decisivo para nós bem longe disso e os que entraram salvo um ou outro são todos bons jogadores que vem acrescentar alguma coisa a nossa equipa. Se isto chega para chegar ao titulo, bom AVB saiu entrou Vitor Pontes, o Benfica não apresenta melhorias significativas, diria que há algumas hipóteses de sermos campeões, não muitas mas algumas.
A verdade é que chegaram ao Sporting bons jogadores, mas continuamos com um ataque fraco. Confiar quase 50 jogos numa incognita como Carrillo e num jovem Holandês que chega a Portugal pela primeira vez é brincar com a sorte. Temos bons jogadores, um plantel que podemos ter uma hipótese real de titulo e não meramente historica. Mas para cheirar a titulo, Luis Duque e Carlos Freitas precisam de perder o amor a 15M-20M e ir buscar 2-3 grandes jogadores.
Sobre este ponto queria me alongar mais um bocado. Todos nos falamos destes grande jogadores, as famosas trutas. Mas essas trutas não são fáceis de apanhar e olhando para exemplos recentes não são nem fáceis de achar nem tão pouco fáceis de comprar. Para além disso, nos, em especial este forum, vivemos mal com o dinheiro. Deu-se 5,5M pelo Wolfswinkel e já houve um ou outro que tentaram passar a ideia de que demos dinheiro a mais pelo holandês e que havia melhores opções. Wolfswinkel é Holandês, marcou 20 e tal golos na holanda, já tem uma internacionalização pela Laranja mecânica e é muito novo, esse genero de jogadores saiu caro a clube.
Quando entra um jogador acima de 4M acontece sempre estas duas coisas:
-Podíamos ter ido buscar melhor com esse dinheiro
-É alto ou baixo demais, lento demais ou demasiado indisciplinado tacticamente, mau tecnicamente ou mole demais etc etc etc
Resumindo, temos de ser mais razoáveis quando avaliamos um jogador e o seu preço. Mais vale um jogador de 6M que renda alguma coisa do que um de 2M que seja um rotundo zero.
I rest my case :great: