Renovação para 2011/2012

[url]http://desporto.pt.msn.com/sporting/article.aspx?cp-documentid=158469407[/url]

"De Fonte: Sportinveste Multimédia, sportmultimedia.pt, Actualizar: segunda-feira, 4 de Julho de 2011

Época leonina arranca hoje com caras novas em Alcochete
A equipa de futebol do Sporting regressa hoje ao trabalho, encarando a época 20011/12 sob o comando …

SportInveste Multimédia

[i]Época leonina arranca hoje com caras novas em Alcochete

A equipa de futebol do Sporting regressa hoje ao trabalho, encarando a época 20011/12 sob o comando de um novo treinador, Domingos Paciência, e com reforços garantidos para todos os sectores.

O técnico vai começar a trabalhar já com alguns deles, uma vez que, depois da sessão de testes médicos matinal, estão agendados dois treinos para o primeiro dia de trabalho na Academia de Alcochete.

Após duas temporadas em que o Sporting andou longe da luta pelo título, Godinho Lopes, presidente eleito a 27 de março, vai iniciar a sua primeira época à frente dos destinos do clube, contando com Luís Duque e Carlos Freitas como os homens fortes para o futebol.

A primeira decisão para que a equipa lute pelo título na próxima época foi a contratação do treinador Domingos Paciência, que estava na última época no Sporting de Braga, onde conseguiu o quarto lugar no campeonato e a presença da final da Liga Europa.

Seguiu-se a ataque ao mercado, estando já garantidos reforços para todos os sectores da equipa, apesar de ainda faltarem alguns jogadores para fechar o plantel, numa altura em que, segundo Godinho Lopes, o investimento já é superior a 15 milhões de euros.

Para a baliza chegou o guarda-redes Marcelo Boeck, que na última época alinhava no Marítimo, enquanto para o sector defensivo foram contratados os centrais Alberto Rodriguez e Oguchi Onyewu e o lateral direito Sebastian Árias.

Apesar de ainda não ter sido anunciado, o jovem francês Atila Turan deverá também reforçar a equipa e lutar pelo lugar de defesa esquerdo com Evaldo.

Para o meio campo o Sporting contratou o holandês Stijn Schaars e o argentino Fábian Rinaudo, apresentado no domingo, sendo também apontando como possível reforço o uruguaio Luís Aguiar, que na época passada esteve no Sporting de Braga e no Peñarol.

[b]Em relação ao ataque, o Sporting garantiu o holandês Ricky van Wolfswinkel, que é até ao momento o maior investimento, superior a cinco milhões de euros, bem como o jovem peruano André Carrillo.

O chileno Diego Rubio, que alinha no Colo-Colo, também poderá reforçar o ataque “verde e branco”.[/b]

Se as aquisições são muitas, o mesmo deverá acontecer em relação a saídas do plantel, existindo nesta altura vários nomes que são dados como fora do plantel para a nova época, casos de Maniche, Pedro Mendes, Vukcevic, Caneira, Abel, Alberto Zapater, Marco Torsiglieri e Carlos Saleiro.

O dia de hoje poderá dissipar várias dúvidas em relação aos jogadores que entram nas contas do técnico Domingos Paciência, que vai observar alguns jovens oriundos da formação, como João Gonçalves, André Martins ou Vítor Golas.

Ausentes do arranque da nova temporada estarão o chileno Matias Fernández e os peruanos Rodriguez e André Carrillo, todos ao serviço das suas selecções na Copa América.

Depois de uma primeira semana na Academia em Alcochete, o Sporting vai partir para Oosterbeek, na Holanda, onde vai realizar o estágio de pré-época entre os dias 11 e 21 de julho.[/i]"

A parte que destaquei a bold não significa que só li esse parágrafo. Significa aquilo que pretendi realçar do texto como mais interessante (ou não), ou seja, aquilo que me despertou mais atenção ou me fez pensar mais. Principalmente se atendermos à lista de dispensas que vem citada logo no parágrafo seguinte, enorme (e ainda assim incompleta), e onde estão incluídos 2 jogadores de ataque - Vukcevic e Carlos Saleiro - além ds suposta saída de Valdés (?), que não compareceu no 1.º dia de trabalhos na Academia, Cristiano, contratado após a saída de Liedson e que entretanto já foi dispensado, Salomão emprestado e talvez mais um outro caso).

Então não é que apenas estão contratados 2 jogadores para a frente de ataque, até à data de 4 de Julho de 2011 (ou 5, à hora que escrevo), e além da saída de Liedson que não foi colmatada no mercado de Inverno passado, já saíram cerca de 4/5 jogadores sem que o ataque do Sporting fosse devidamente equilibrado e compensado?

É que ainda que fossem 2 jogadores de top, 3 se contarmos com Diego Rubio, de créditos firmados e carreira consolidada, com muita qualidade, até se compreendia a contenção e a desproporção entre entradas e saídas para a frente de ataque, mas quem se dá ao luxo de emprestar Salomão, Wilson Eduardo (não fazia parte do plantel do ano passado mas era uma solução para o deste ano, que parece que não será aproveitada), Valdés (?), e dispensar (transferindo compulsivamente - desvalorizando - ou rescindindo contrato) Vukcevic, Cristiano (este não esteve lá a fazer nada, a bem dizer, a não ser a receber ordenado e a servir de peão de interesses que não os do Clube), Pongolle (idem idem aspas aspas, mas este custou 6,5 milhões), enfim, dá para ter uma ideia do problema grave de gestão que o Sporting enfrenta da responsabilidade da sua direcção e estrutura de futebol, além dos corpos técnicos que tem contratado.

Espero que o conteúdo deste comentário seja claro. Alguma dúvida, é só colocarem.

P.S: O desequilíbrio na gestão do futebol e do plantel, a sucessão de ciclos em que o Clube parece ser o último a ser defendido e honrado, as promessas vãs de milhões, bom futebol competitivo, títulos, não podem continuar a fugir mais à responsabilização dos seus executores. A estrutura é nova e completamente montada de raíz, o dinheiro abunda em Alvalade, graças a 100 milhões agitados como bandeira de campanha, fundos do BES e supostamente investidores de Angola, reestruturações financeiras e project finances que tanto abatem no passivo e tanto dinheiro (dezenas e dezenas de milhões) dão à Sporting Clube de Portugal S.A.D., direitos televisivos antecipados, o treinador foi escolhido “a dedo”, já contrataram uma nova equipa, mas pelos vistos o ataque tem sido o sector mais carenciado e continua a sê-lo na política de aquisições, novamente deixado para a última da hora, tal como nas épocas anteriores, o que acabou por arrastar os problemas e os assuntos até ao mercado de inverno seguinte.

Não tem desculpas. A partir de agora, só cai quem quer. E vamos ver o verdadeiro papel das pessoas que têm operado estas transformações no plantel e onde elas nos vão levar. Ou se ganha ou se perde, sem desculpas, sem desresponsabilizações. Já vamos para uma década sem vencer o campeonato, se falharem, será o colapso total.

P.S.2: Ah, e há que acrescentar Purovic na lista de dispensados da frente de ataque, não fazia parte do plantel mas estava nos quadros. Mais um para a lista… isto sim, é gestão de topo… o Postiga é que é bom, secou todo o nosso ataque, saíram todos os que lá estavam, e ele é, até ver e salvo erro, o único avançado que transita para a época actual.

P.S.3: Não acordemos, que não é preciso…