Época 2011/2012 - Temos melhor plantel do que na época passada?

Respondendo directamente à pergunta do Tópico, não vejo nenhum sector onde o plantel esteja igual ou mais fraco em termos de opções e valia dos jogadores, até na baliza há um acréscimo de qualidade, parece-me óbvio que este ano estamos mais fortes, em todos os sectores, equipa técnica incluída! :arrow:

:arrow: :arrow:

Nem mais.

Sem estar aínda fechada a janela de transferências e correndo o risco de falhar na apreciação global que pretendo agora fazer aqui vos deixo a minha humilde opinião:

Baliza:

Rui Patrício - Mais maduro e experiente e acima de tudo mais confiante, incrementa a sua posisção e cresce enquanto G.R. servindo-nos assim melhor entre os postes.

Marcelo Boeck - Comparativamente a Hildebrand (que para mim foi mal aproveitado no SCP), acrescenta acima de tudo VONTADE e AMBIÇÃO o que é importante para que o Ruí não “durma á sombra da bananeira”.

Tiago - Mais do mesmo

Assim, na baliza estamos mais fortes devido essencialmente ao crescimento de RP e á luta que MB promete.

Lateral-Direita:

João Pereira - Também aqui contamos com um jogador mais maduro, sempre aguerrido e batalhador (terá apenas que controlar o “mau feitio”).

João Gonçalves - Jogador que á imagem de André Santos chega a Alvalade no “timing” correcto depois de um empréstimo “promissor”… é agora ou já não é mesmo!!

Santiago Arias - Pelo que vi deste jogador (pouco), parece-me ser uma aposta de futuro e com potencial um ano de “sapa” que lhe permitirá crescer enquanto jogador. Para entrar aos poucos em jogos “resolvidos”!

Também na Lateral-Direita me parece que o investiomento feito nos permite acrescentar qualidade.

Lateral-Esquerda:

Evaldo - Depois de uma época “complicada” tem tudo para voltar a ser o Evaldo de outros tempos (adaptação ao clube está feita e tem de volta o “seu” treinador).

Átila Turan - Essencialmente ganhamos um jovem promissor (internacional nas camadas jovens francesas), com vontade de lutar (deve ser encarado como SA), mas acima de tudo livramo-nos do mestre da “copofonia”.

Na Lateral-Esquerda ganhamos acima de tudo pela entrada do treinador (no caso de Evaldo), e pela saída de Grimi…

Centrais:

Carriço - Depois da sua “pior” época desde que chegou á equipa principal, espero que volte ao que nos habituou.

Polga - Não percebo porque fica no plantel quando não tem lugar e principalmente porquê em deterimento de Torsiglieri… esta é daquelas difíceis de compreender!!

Rodriguez - Central certinho que não acrescenta grande qualidade mas depende da sua adaptação á nova realidade… aqui (espero eu… e todos nós), terá de lidar com uma capacidade de concentração em que não estará tanto em jogo como no braga…

Onyewu - Aqui sim, se bem físicamente (leia-se recuperado totalmente da sua lesão), ganhamos um central de poder atlético e aéreo invejavél e muito experiente.

Resumindo, a saída de NAC era natural, agora a de Torsi em vez de Polga… meus amigos!!! De qualquer forma acho que estamos mais fortes neste sector… podíamos era ficar ainda mais!

Meio Campo Defensivo / Meio Campo Centro:

André Santos - Jogador mais maduro e pronto a que seja este o ano da sua afirmação total.

Luis Aguiar - Já nos tempos do braga o considerava um bom reforço… mantenho a minha opinião muito mais agora que vem com outra mentalidade e com mais tarimba depois da disputa da final da Copa dos Libertadores! (Não vou pelo “portuguesismo” de que… “se esteve por cá não presta”… a maioria dos adeptos se ele viesse pela 1ª vez, sem nnca por ter cá passado consideraria esta uma grande contratação… “estreve no Penarol na final dos Libertadores”). Bom reforço!

Schaars - Tem tudo para dar certo, e qualidade não lhe falta a dúvida reside no período de adaptação e na total recuperação da sua lesão!

Fábian Rinaudo - Atenção, não é um Duscher como o querem pintar… é melhor recuperador de bolas e na raça que empresta ao jogo, mas parece-me que o 1º passe não é tão esclarecido nem tão fluído como o jogo do antecessor argentino!

André Martins - Posso vir a enganar-me e a morder a língua, mas para já não compreendo o que fica a fazer neste plantel!

Parece-me sim, este o sector onde melhor nos reforçamos, quer em quantidade quer em qualidade!

Alas e Meio Campo Ofensivo:

Ismailov - Espero que sem “ministro” volte a ser o jogador que já foi, acima de tudo o jogador tácticamente mais evoluido do plantel…

Carrillo - Não ponho em causa a sua qualidade (também não o conheço profundamente), parece-me é que quando as coisas ficarem complicadas não será este jovem o “abre-latas” que tantas vezes é preciso em tantos jogos, acima de tudo pela sua inexperiência…

Matigool - Um dos melhores jogadores do plantel leonino, senão o melhor mesmo, espero que Domingos tire todo o potencial deste rapaz em proveito do “nosso grande amor”…

É no entanto um dos sectores onde mais fragilidades apresentamos, sem quantidade nem qualidade para os jogos “a doer”… é aqui que ainda espero uma “truta”!!! Senão será por aqui um dos principais sectores para uma época menos conseguida… espero que não!!!

Avançados:

Postiga - Um PL que por mais que queiram fazer dele um grande jogador eu comparo tacitamente a… “Nuno [Floribela] Gomes”… e antes que me ataquem forte e feio eu explico… só tem um problema no futebol… é a existência de balizas!!! Como PL está definido!!!

Y. Djaló - Se considero que é dono de uma velocidade e uma explosividade bastante apreciaveis, assim como de um pontapé sem preparação bastante “engraçado”… qualidades que poderiam fazer dele um 2º avançado minimamente capaz… tem quanto a mim dois problemas difíceis de resolver o domínio de bola e a inteligência no jogo… e até que haja um treinador capaz de o potenciar devidamente nunca será mais do que… o Djaló dos 5 golos época!!!

Rubio - Faço para Rubio a mesma análise que fiz para Carrillo… sem tirar uma vírgula!!

Ricky van Wolfswinkel - Aqui reside um jogador que a fazer em Alvalade os números que conseguiu nas últimas épocas será muito bem vindo… Holanda é por norma sinónimo de “Bons Avançados”, é só o que lhe peço… que seja “Holandês”!!

Parece-me que neste sector, e na era “Pós-Liedson” aínda não temos um “matador” que garanta 25 golos época, preocupante o facto de que nem “Bojinov” de quem se fala representar nem de perto, nem de longe uma cifra destas!!

Resumindo e Baralhando… considero que no global temos uma equipa mais forte que no passado, mas aínda não está equilibrada o suficiente para sermos CAMPEÕES… mas como a esperança é VERDE… o mercado aínda não fechou!

Equipa Técnica

Aqui, sim demos um salto qualitativo bastante significante, o que apenas demonstra a falta de qualidade da anterior , no entanto se quisermos boas exibições e futebol agradável e com vitórias, muito do que veremos será fruto desta equipa técnica… na minha análise vinco bem a importância que Domingos e seus pares terão n o SPORTING 2011/2012!

Empréstimos (com expectativa de poderem futuramente fazer parte do plantel principal)

Pereirinha; Torsiglieri; Cédric; Adrien; Salomão; Golas; W. Eduardo - Se aproveitarem para crescer enquanto jogadores de todos o único que acho, sinceramente, que não terá lugar no futuro do Sporting é Pereirinha… acho aínda que por tudo o que fez merecia no mínimo a Pré-Época: W. Eduardo! Por tudo o que evoluiu e atendendo a quem fica… merecia lugar no plantel: Torsi!

“Contentor do Lixo”:

Nesta equipa de “cepos” apenas lamento a seguinte situação… “como é que [jogaram] de leão ao peito??? COMO???”
Uns por razões de chegarem na “reforma”, outros mesmo pela falta de qualidade e/ou vontade evidenciada, lamentam-se os MILHÕES que agora se deitam ao lixo (não conto com as indeminizações que temos de pagar, nem com os ORDENADOS que receberam… é que a qualidade destes meninos é tal que nem dados os querem… dá que pensar não??):

Stojkovic (1Milhão); Caneira; NAC (1 Milhão); Grimi (3 Milhões); Zapater (2 Milhões); Maniche; Pedro Mendes (1 Milhão); Vukcevic (3 Milhões); Valdés (? Milhões); Pongolle (6,5 Milhões); Saleiro e Purovic (2 Milhões)…

19,5 MILHÕES… representam a qualidade da gestão que tem passado por Alvalade nos últimos anos!

Resta pedir desculpa pela extensão do Post, e alguma imprecisão cometida na minha análise… que reforço é apenas a minha opinião pessoal e de apaixonado do futebol em particular do SPORTING!

Saudações Leoninas

Nota positiva - estamos a contruir uma equipa nova e a dispensar a maior parte dos jogadores daquela que considero a PIOR equipa de SEMPRE do meu clube desde que o conheço… para mim só fazia sentido se mudassemos TUDO.

No entanto, o que estamos a comprar… na generalidade não conheço… portanto não sei dizer se é melhor ou pior… mas é muito dificil ser pior que a equipa do ano passado!!!

Não sei quem abriu o tópico, portanto que o visado não o entenda como uma crítica: o tópico é ridículo. Temos uma boa equipa. Não é uma que nos possa garantir milagres e exibições de encher o olho semana após semana, mas parece-me suficiente para lugar pelo título, além de que agora temos um treinador, ao contrário do ano passado.

Sim, mas também não era difícil se pensarmos que o plantel do ano passado era dos piores da história do Sporting. Onyewu, Schaars e Bojinov são titulares de caras e jogadores como Rubio, Rinaudo, Luís Aguiar e Wolfswinkel podem rapidamente seguir-lhes as pisadas.

A verdadeira questão é se a melhoria é suficiente para chegar ao título. Aqui tenho ainda muitas dúvidas. Continuam a faltar-nos extremos e um “matador”. Rubio tem um potencial enorme, mas é ainda muito uma aposta de futuro, a adaptação de Wolfswinkel a Portugal é uma incógnita - passa de um dos campeonatos mais permissivos da Europa para um daqueles onde melhor se defende - e Bojinov parece mais um “fazedor” de golos do que um finalizador. Na defesa, Carriço e Rodriguez estão ela por ela e a escolha de Turan indica que a aposta em Evaldo é para continuar - fica a incógnita de se saber se a má época do brasileiro se deve ao péssimo contexto ou a falta de qualidade.

Mas parece que ainda há jogadores para chegar, o que é um bom sinal. Além disso, Roma e Pavia não se fizeram num dia. Se no final desta época, tivermos dado luta a sério - estado na corrida até às últimas jornadas e terminando com uma diferença final não superior a 5 ou 6 pontos - estarei satisfeito. Com a condição de, por esta altura, estarmos a ver chegar reforços a sério para o assalto ao título em 2012/13 e não a dormir à sombra da bananeira e a celebrar 2os lugares à frente do Benfica…

Para mim sim temos melhor plantel, mas vendo bem também não era difícil.
Em relação às entradas:
Boeck- Contratação a meu ver escusada, pois temos Ricardo Batista e Vitor Golas qualquer um deles com enorme qualidade.
Rodriguez- Talvez seja um bom 3º central, mas não o vejo muito a titular no Sporting.
Onyewu- Vem na minha opinião para ser titular indiscutível e é claramente melhor que Polga.
Carrilo- Um jovem de 19 anos, mas que já é internacional A pelo seu país, iremos ver como se adapta.
Arias- Para mim uma contratação escusa, não pelo jogador em sim, mas porque podíamos muito bem ter apostado em João Gonçalves e Cédric para a mesma posição.
Schaars- Penso que este sim um grande reforço, é claramente melhor que Pedro Mendes (nesta fase) e do que Caniche juntos, irá ser titular de caras.
Luis Aguiar- Penso que não acrescenta muito à equipa, não é melhor que Matias, nem pensar.
Rinaudo- Melhor reforço, neste mercado, para além de não ser velho (24 anos), era aquilo que precisávamos no meio-campo defensivo garra.
Wolfswinkel- Espero que adapte rápido, pois precisamos dele a curto prazo, pois os nossos avançados…
Rubio- Um jovem de 19 anos, na 1ª época em principio irá apenas rodar, mas esperemos para ver.

Em relação às saídas:
Caniche- Só tenho a dizer finalmente, para quem se dizia do Sporting desde pequenino, ainda levou 800 mil euros assim como quem não quer a coisa.
Pedro Mendes- Apesar de gostar dele como jogador, está velho e tem muitas lesões.
Valdez- Não concordo com este empréstimo, podia dar muito ao Sporting, ainda por cima tendo em conta os nossos extremos.
Vukcevic- Vai e não voltes, é única coisa que tenho a dizer sobre este tipo.

Sem dúvida, temos melhor plantel. acredito que iremos ter um melhor grupo, temos uma melhor equipa técnica, temos uma melhor direcção (não é a ideal, mas supera claramente a anterior). Tudo isso junto, só poderá resultar numa melhoria do nosso futebol.

A somar ao péssimismo da minha primeira análise, tenho que contabilizar as saídas do Valdés e do Vukcevic (com esta concordo).
Assim, nas alas, também estamos muito pior do que no ano passado…

Assim:

O ataque não me dá garantias.
Já no ano passado não dava.
Podemos até estar piores este ano se não acertarmos ao menos 1 contratação.
E não me admirava nada que nenhum se adaptasse…

A alas estão muito piores do que no ano passado.
Se já no ano passado estavam mal, estamos conversados sobre o caos!

A zona central do meio campo está bem este ano.
Mas no ano passado também não me parecia que estivesse aí o principal problema.

A defesa só estará melhor se o americano estiver bem.
Caso contrário, com a saida do Torsi, ainda podemos é ficar pior…

É este o ponto de situação depois de se gastar o que se gastou…
Ou seja, estamos mais ou menos na mesma!
Tanto podemos melhorar, como até podemos ficar pior…

Só o treinador é uma melhoria garantida.

Isto é tudo uma vergonha!

@Strikerr

Não compreendo o porquê de teres tantas expectativas em relação ao Carrillo e tão poucas em relação ao Rubio.

Pessoalmente vejo muito mais potencial no Rubio e até a possibilidade de ele render já este ano, enquanto que duvido muito que o Carrillo faça alguma coisa, seja este ano, seja nos próximos. Aliás, tenho visto muito pessoal com grande fé no Carrillo. Terão visto alguma coisa que eu não vi? :think:

Penso que antes de vermos jogar com a nossa camisola os jogadores contratados é cedo para dizer se esta equipa é melhor que a do ano passado, embora ache que dificilmente será pior, depois de ver sair jogadores como Pedro Mendes e Valdés, principalmente esses dois fiquei na dúvida, mas parece-me que está a ser feito um esforço para que não façamos a figura triste que fizemos a época passada, como tal deposito esperanças numa muito melhor época.

De qualquer forma quero salientar que não acho nem Porto, nem Benfica melhor que nós, o que posso ter a certeza é que mais um ano, os homens vestidos de negro terão uma enorme palavra a dizer e espero que essa palavra não caia para onde costuma cair ou seja, para os CORRUPTOS DO PORCO.

No final acabam sempre como os grandes heróis, mas é quando todos já se esqueceram de como se começam a vencer os jogos a (NAVAL) e outros para não ter que estar aqui a desfolhar o livro.

Assim se começou a desenhar o campeão e o resto é letra!

Naval 0 - 1 Porto

Por muito que se goste do Pedro Mendes ele foi o próprio que recionheceu a insuficiencia do seu rendimento. Viva o Sporting

Não tenho assim tantas expectativas como isso em relação ao Carrillo.
Mas confesso que gostei do que vi dele porque mostrou força e técnica.
Os jogadores que aliam estas 2 caracteristicas são sempre de seguir com atenção.

@Strikerr: Desculpa lá mas não concordo com quase nada do que dizes. O plantel está bem mais fortes do que na época passada. Se chega para alcançar o título? Não chegaria se o treinador fosse o Paulo Sério, Carvalhal ou outro atentado à profissão em questão. Com o Domingos, é algo completamente à parte. É uma pessoa que sabe o que faz, caso contrário não seria, actualmente, o melhor em Portugal e o 2.º melhor português. Acompanhou de perto todos os processos de transferências e não sei de nenhum caso em que tenham contratado sem o seu aval. O Atila, Arias e Rubio não contam? Então espera para os ver (pelo menos aos dois últimos). O Rodriguez foi bom porque veio a custo zero, ao passo que o Aguiar faz todas as posições no meio campo e o Domingos já o conhece. O Ricky quase que nos fará esquecer o Liedson que, verdade seja dita, ficou aquém das expectativas nas últimas épocas. Eu gosto do Liedson e jamais esquecei o que fez pelo clube, mas apenas relato os factos e dou a minha opinião. Sem esquecer os restantes… Pelos vistos o Bojinov tem-se destacado pela sua força. Garra, determinação… são atributos que jeito nos dão, apesar de um plantel carenciado de experiência. Mas cá ficaremos para ver, não é verdade?
Espero vivamente que não tenhas razão, por motivos óbvios…

No ano passado disse praticamente o mesmo que estou a dizer este ano e quase todos discordaram.
Aliás, disseram exactamente o que tu tás a dizer agora e alguns até se irritaram por eu falar tão mal do plantel e do trabalho do Costinha. Sim, o trabalho do Costinha e da direcção foram muito defendidos mesmo falhada a contratação do tal PL na célebre noite dos f5…
E depois ficámos a mais de 30 pontos do título…

Ou seja, não me limitei a ter razão.
Tive TODA a razão.
Há limites para a cegueira do Sportinguistas?
Já se viu que não havia e continua a não haver…

Cometem esse erro ano após ano…
E que tal aprender com os erros?
Porque hei-de acreditar em 10 contratações com o mesmo perfil das 40 anteriores que falharam?

Para melhorarmos significativamente muita coisa vai ter que correr bem.
E se isso acontecer não vai ser por mérito.
Vai ser por pura sorte…

O Ricky vai ter que se adaptar logo.
O Bojo também e não pode ter lesões.

O Carrillo tem que ser uma das revelação do campenoatao.
O extremo que vem tem que ser bom.

O americano não se pode lesionar e tem que ganhar ritmo rapidamente.

Acreditar que isto vai tudo acontecer ao mesmo tempo é ser infantil.
É acreditar em fadas e no pai natal.

Eu sou realista!
Já não tenho idade para acreditar em ídolos de pés de barro…

Quem me dera não ter razão.
Mas isso NUNCA acontece quando avalio mal um plantel do SCP…
Vai ser esta a 1ªvez?

Yeah…Right!
:boohoo:

PS:
Este plantel, dentro de poucos meses, é forte candidato a ser considerado um saco de entulho.
Só o Domingos o pode evitar…

Strikerr, apostamos então uma grade de minis em como o Sporting é campeão nacional? Ta prometido que tas pago caso tenhas tu razão e o plantel seja um saco de entulho, mas deixa-me que te avise que estou plenamente confiante do contrário.

Não quero abusar da vossa crença…:stuck_out_tongue:

O Costinha era extremista. Chegou, disse e fez, sem se preocupar com o clube ou os jogadores. A imagem que tive dele durante a sua estadia era que se preocupava mais com os fatos do que propriamente em cumprir as suas funções. O Izmailov é um dos muitos exemplos. Achas que é uma coincidência o facto dele sair e o izma voltar passado umas semanas?
Confesso que o ano passado gostava do discurso do Bettencourt e do Paulo Sérgio, o problema é que os discursos não valem vitórias e muito menos troféus. Está lá o Domingos, que por acaso é inteligente e fala bem, mas até podia ser um gajo arrogante incapaz de dizer uma frase em condições, desde que executasse bem as suas funções, já me daria por feliz. A verdade é que até agora já há diferenças distintas entre a época 11/12 e as 2 anteriores e a época ainda nem começou. Não sei se será suficiente, mas arrisco-me a dizer que estamos no bom caminho.
O plantel até podia ser o mesmo, só o simples facto do treinador ser o Domingos Paciência e não o Paulo Sérgio já nos vale uma confiança acrescida. É esta a verdade. E o Domingos não chegou para ficar em segundo, a vontade dos sócios, adeptos, direcção e jogadores é clara: queremos ser campeões!

O Sporting campeão nacional este ano? vocês sonham muito…

Com o plantel actual e com o tempo necessário para entrosar 14 ou 15 novos jogadores já me dava por contente com uma desvantagem de 10 pontos relativamente ao 1º.

O único ponto em que estamos claramente melhor que o ano passado é o comando técnico. E isso não chega.

Creio que temos um plantel mais forte, mas tem que ser muito trabalhado e espero que todos os reforços venham para ajudar mesmo e não para serem tudo menos reforços.