Época 2011/2012 - Temos melhor plantel do que na época passada?

O Arias, o Atila e o Rubiu para mim nem contam.
Não vão fazer diferença nenhuma.
Não os vejo próximos da titularidade.
A estes some-se o Rodriguez e o Aguiar.
São contratações para encher chouriços!
Dinheiro para o lixo!

Entra o Carrillo (sobre quem tenho algumas expectativas) mas sai o Salomão.
Não vejo vantagem.

Entra o Rinaudo mas sai o Pedro Mendes.
Troca equilibrada entre 2 bons jogadores.

Entra o Shaars.

Entra o Ricky Wolf e saiu o Liedson.
Ficámos a perder.

Entra Onyewu, provavelmente sairá o Torsi.
Aqui, se o Onyewu não tiver lesões e recuperar ritmo de jogo, penso que ficaremos a ganhar qualquer coisa.

Em suma, 5 contratações não contam.
Temos 2 trocas por troca equilibradas.
Um troca favorável e outra desfavorável.
Sobra o Shaars…

Ou seja, concluo que o plantel é praticamente equivalente com ligeirissima vantagem ao da época passada!
Para quem diz que gastou 15ME e no ano passado ficou a mais de 30 pontos do título está simplesmente uma desgraça!
NÃO SOMOS CANDIDATOS AO TÍTULO!

Infelizmente, é a mais pura das verdades.

Continuamos com uma defesa débil, agora com o acrescentar do factor lesões e um ataque manifestamente insuficiente. E não será com Bojinovs que lá vamos.

Andamos a brincar às contratações, a ir buscar jogadores só para entreter, como o Aguiar e o Arias, e esquecem-se do essencial, que seria, à partida, um ou dois extremos que marcassem a diferença, um goleador, um bom defesa esquerdo e um bom defesa central. Pouco se cumpriu e lá continuamos nós rumo ao abismo. É certo que o mercado ainda não fechou e ainda bem, porque só criticando agora poderemos melhorar a tempo. Aqui estou com o Strikerr.

A única grande vantagem é a troca do forcado pelo Domingos.

Gosto das vossas análises, mas na maior parte das vezes pouco aprendo.

Pedro Mendes passou maior parte da época lesionado. Contratando Rinaudo que parece ser um poço inesgotável de energia e garra e capaz de fazer todos os jogos da época, ficamos obviamente a ganhar.

Liedson estava em estado terminal, muitos já nem o queriam a titular… Entra um rapaz novo que muitos desconhecem e que nem sequer sabem como se irá adaptar. Logo, não se pode fazer aqui qualquer tipo de análise, apenas que sai um velho e entra um novo.

Quanto aos centrais, estamos claramente bem melhor servidos.

Concluindo, essa vontade toda em dizer mal, desgasta… Cansa!
Apesar de eu não ser a favor desta lista da “credibilidade”, não sou capaz de dizer mal… por dizer!

Resumidamente e antes do fecho do plantel, acho que estamos mais fortes (até animicamente) mas não chega para lutarmos pelo título.

É engraçada a tendência que temos sempre para menorizar quem sai e para construir imagens sobrevalorizadas de quem entra. Com força-se de vontade, acredita-se em tudo…
Lembro-me de um tópico semelhante a este criado no ano passado e das figuras que muitos fizeram…

Aprender com os erros é uma coisa positiva.
Não se acanhem…

Já agora, eu fui dos que no ano passado disse que o plantel não apresentava melhorias relevantes em relação ao ano anterior.
E depois viu-se…

É melhor que o da época passada (muito melhor)

Somos candidatos ao título porque o porto tem um treinador cujo maior feito foi ficar em 3º na Liga Vitalis e o Benfica vai acabar por dar trampa.Como tal só temos de aproveitar e não dar muito nas vistas.Não prevejo nada de espectacular mas o plantel e o treinador são mais do que suficiente para ir ganhando os jogos 1-0;2-1

O pessoal quer é rodriguinhos e show off e a equipa do Sporting é tudo menos show off.É uma equipa consistente que não vai brilhar mas vai cumprir.Dão-me muitas mais garantias os reforços do Sporting que os do Benfica agora descarregar as frustrações porque não veio o jogador x da equipa y só porque sim e para dizer “ei,eu tinha falado deste jogador no tópico das sugestões.Sou grande visionário man.Vão ver,com este é que vão ser golos” :hand:

Se vier mais um avançado,mais um central (que não esteja acabado) e um extremo tanto melhor.

Concluindo, o demérito dos outros vai fazer de nós candidatos.

Para mim na baliza estamos um pouco melhor poupamos dinheiro e para mim temos um gr que no futuro poderá ser o nosso nº 1. Na defesa teoricamente estamos melhor com a saída do cepo nac e a entrada do americano com a entrada do rodriguez e a saida do Torsi acho que não aumentamos muito a qualidade, espero é que estes 2 reforços não tenham lesões porque se não passaremos um mau bocado com a dupla carriço e polga. No meio campo ah um claro acréscimo de qualidade se os reforços provarem o que se espera deles, entram o schars, rinaudo, luis aguiar a juntar ao andré santos saem maniche zapater pedro mendes aqui manteria o Pedro porque acho que poderia ser útil no caso de algum precalço com rinaudo acho que o aguiar não terá características de um 6 embora no braga tenha feito essa posição. Do meio campo para a frente é que estou com mais medo mantemos vuck e izma nas alas e possivelmente djalo e saem salomão e entra possivelmente o tal bulgaro para mim é curto faz falta 1 ou 2 extremos de categoria que abram as defesas das equipas que vão jogar contra nós com 11 gajos na defesa. No ataque mantemos o cepo do postiga e contratamos o ricky é uma esperança e acho que não se deveria já carregar sobre ele a responsabilidade de ter de marcar golos porque se por acaso tem azar de falhar golos fáceis alvalade cai-lhe em cima como caiu com o enorme Ru1 e o Nani.

A nossa maior vantagem é no treinador passamos a ter o melhor treinador em Portugal que se tivesse um plantel do calibre dos rivais certamente seria campeão assim terá muito mas muito trabalho. Parto com um moderado optimismo mas com a certeza que partimos atrás na luta pelo título e com a certeza que com + 2 reforços de topo poderíamos lutar pelo título :inde:

Acho que este ano estamos melhores, principalmente porque temos um treinador!

Quanto aos jogadores, não estou muito entusiasmado, o Rinaudo e o Schars acho que vêm melhorar o meio campo, só o Wolfs é pouco para o ataque se vem o Bojinov, vão borrar seriamente a pintura. o Carrilho é uma incognita, espero que se dê bem.
O Onyew ou lá como se chama é um poço de força e de lesões, pode resultar mas é um risco elevado.
O Turan não faço ideia e o lado esquerdo da defesa é uma prioridade a reforçar, tal como as alas que para já foram esquecidas.
O Aguiar nem percebo porque vem.

Portanto o grande reforço é mesmo o Domingos, este plantel acho que é melhor que o do Braga por isso acho que pode fazer algo bom com eles, no entanto acho que estamos muito longe de poder ser campeões.

:arrow:
As contratações efectuadas são essencialmente incertezas que poderão ou não vir a demonstrar constituir mais-valias face ao que havia anteriormente.
Ainda relativamente à (maior parte) da época anterior, tenho mais esperança que nesta época Mati e Isma contribuam para fazer a diferença. :pray: Mas, é também incerto…

Claro que isto não significa que eu vá deixar de apoiar como sempre a equipa. :victory:

Mas, estou eu verdadeiramente convencido que o que foi feito até agora pela actual direcção nos permitirá lutar pelo título até ao fim na próxima época? Infelizmente não. :inde:

já foi tudo dito… plantel melhorado mas ainda insuficiente…
é certo que falta um mes e meio para o inicio do campeonato e cerca de dois para o fecho do mercado, mas actualmente é claramente insuficiente :naughty:

O Sporting não pode nem deve ficar dependente do Porto arranjar um treinador que o máximo que conseguiu foi o 3º lugar na 2ªLiga e do Benfica ser uma incógnita.

Posto isto, com este plantel não seremos campeões, disso tenho a certeza :arrow:

É difícil dar uma resposta sem saber ao certo qual será o plantel final.

A avaliar pelos jogadores que já foram contratados e pelos que saíram, diria que o plantel estará entre o semelhante ao da época passada e o ligeiramente melhor. Tal depende daqueles que são, para mim incógnitas, na adaptação a Portugal e capacidade de rendimento no Sporting: Onyewu, Schaars, van Wolfswinkel.

Caso estes se adaptem bem a Portugal e demonstrem boas qualidades, diria que o plantel fica ligeiramente melhor que no início da época passada. Caso contrário, parece-me relativamente semelhante.

A principal melhoria é na equipa técnica. Aí sim, estamos claramente num nível superior.

Analisando de uma forma global o plantel até este momento, diria que é claramente insuficiente para lutar pelo título. Acredito que o colectivo seja melhor que a soma dos jogadores devido ao mérito da equipa técnica mas não poderei pedir milagres a Domingos e seus adjuntos. Porque, com o plantel que foi construído até agora, e com futuros reforços na linha do que a imprensa está neste momento a sugerir, para mim, só com milagres o Domingos poderia atingir grandes resultados.

[b]     Rui Patricio
                                                         Artur
                                                        Helton

João Pereira Onyewu Carriço Evaldo
Maxi Pereira Luisão Sidnei Coentrão
Sapunaru Rolando Otamendi Alvaro Pereira

Rinaudo                                             Shaars
                               Javi Garcia                                          Bruno César
                               Fernando                                            Guarin

Matias
                                                        Aimar
                                                        Moutinho

Izmailov                                                                       Bojinov
              Gaitan                                                                         Enzo Perez
              Hulk                                                                            James Rodriguez

Wolfswinkel
                                                       Cardozo
                                                         Falcão[/b]

Começando por responder ao tópico, temos claramente melhor plantel que o ano passado. Mas não temos melhor plantel que os nossos adversários directos. Claro que isto é uma análise sector a sector, e vale o que vale, mas mesmo assim dá para ter uma ideia. Também sei que as 3 equipas nao usam o mesmo sistema de jogo, mas é a maneira mais fácil de comparar.

Acho que na baliza estamos bem servidos, talvez melhor que os nossos adversários.

Na defesa penso que o João Pereira e o Onyewu podem rivalizar bem com os jogadores do porco e dos orcs, mas se tivermos um Evaldo e um Carriço ao nível do ano passado, não é suficiente.

No meio campo é onde penso que nos reforçamos melhor, Rinaudo tem tudo para ser melhor que o Javi Garcia e o Fernando. Já a comparação entre o Schaars, Bruno César e Guarin é mais complicada de fazer, visto serem jogadores com características diferentes.

Para mim o Matias é o melhor 10 a jogar em Portugal, portanto nessa posição também estou confiante que temos vantagem.

Finalmente o ataque, é onde estamos pior servidos, se o Izma é superior ao Gaitan, não se pode dizer o mesmo em relação ao Hulk. Já do outro lado do ataque, se se confirmar que a nossa aposta é o Bojinov, ficamos muito a baixo dos nossos rivais. O Wolfswinkel para mim é uma incógnita, mas penso que não será superior ao Falcão e ao Cardozo.

Concordo em parte com aquilo que tu dizes. No entanto gostava de discutir alguns pontos.

Aqui, apesar de não saber se o Rinaudo vai jogar tão bem no campeonato português como no argentino, acho que o Rinaudo leva vantagem. O Pedro Mendes, apesar de bom jogador, passa metade da época lesionado.

Liedson era grande máquina, no entanto, não sei até que ponto o Wolfswinkel é inferior ao mesmo. É esperar para ver.

Concordo com a tua ultima afirmação, já a 1ª ainda não há certezas se o Torsi vai mesmo sair. Na minha opinião saía o Polga e ficava o Torsi.

Resumindo, apesar de achar o plantel actual escasso em termos de qualidade para disputar o título, há já um incremente de qualidade em relação à época passada.
Por agora, não estou satisfeito, mas ainda é prematuro fazer uma avaliação rigorosa do plantel dado que o mesmo ainda não está fechado.

edit: Acreditando que o Polga vai aquecer o banco e contando com a saída do NAC, acho que a defesa tem mais qualidade este ano do que no ano passado. Apesar de não ser aí que residiu o nosso maior problema nos últimos anos…

Comparo com o Porto, posição por posição, porque é o único dos rivais que joga com um sistema semelhante ao nosso:

Patrício > Helton
Boeck = Bracalli

João Pereira > Sapunaru
Fucile > João Gonçalves

Onyewu = Rolando
Otamendi > Carriço
Rodriguez > Maicon
Polga > Sereno

Álvaro Pereira > Evaldo
Rafa > Turan

Rinaudo = Fernando
André Santos > Souza

Moutinho > Schaars
Guarin > Aguiar/Zapater

Matías = Bellushi
Valdés = Micael

Hulk > Izmailov
Vukcevic > Djalma

Yannick = Varela
James > Carrillo

Falcao > Wolfswinkel
Kléber = Postiga

[hr]

No onze, estamos claramente melhores:

• Na baliza; Na lateral-direita;

No onze, estamos claramente piores:

• Na lateral-esquerda; No centro do meio-campo; Na ala direita; No centro do ataque

No onze, estamos ligeiramente melhores:

• No centro do meio-campo defensivo; No centro do meio-campo ofensivo

No onze, estamos ligeiramente piores:

• No central de lado direito; No central de lado esquerdo; Na ala esquerda;

Conclusões:

Temos um plantel inferior ao do Porto, mas não tão inferior como neste tópico se fez parecer, ou como muito se diz. É na lateral-esquerda (Evaldo vs Alvaro Pereira) e no centro do ataque (RvW vs Falcao) que as diferenças são mais gritantes entre os onzes dos dois plantéis, na minha opinião, sendo que, no caso do ponta-de-lança, isso se deve muito mais á excepcional qualidade de Falcao, que á falta de qualidade do ponta-de-lança holandês.

Penso que, se contratássemos um lateral-esquerdo de grande qualidade (Insua) e um extremo com grandes capacidades de desequilibrar (Quaresma), teríamos um plantel quase perfeito, superior ao do Porto (excepto na posição de pl, mas acredito que o Ricky dará conta do recado, embora fazer o que o Falcao faz seja praticamente impossível) e por certo capaz de ser campeão.

Assim, teremos um plantel de qualidade, muito mais forte que o anterior, e que, principalmente, estará melhor orientado (ao contrário do do Porto, onde sucederá o contrário) e que, mesmo tendo uma ou outra posição claramente carenciada, tem condições para, se os dirigentes souberem gerir os acontecimentos, se os jogadores não tiverem muitas lesões e se Domingos mostrar fortes credenciais na organização do conjunto, lutar pelo título.

Não há aí um pouquinho, pequenino… um danoninho de parcialidade, Gonçalo?

Os 36 pontos e o futebol apresentado explicam-se só pelo treinador?

Essas comparações aceitam-se bem aqui, tenho a ideia que um adepto qualquer de outro clube, o faria de forma bem diferente.

Onde? Penso que não. Se não, teria colocado o Carriço como tendo qualidade semelhante á do Otamendi (o que acredito que até pode ser verdade, dadas as brilhantes épocas do Carriço antes desta, sendo muito jovem).

Os 36 pontos explicam-se pelo treinador, explicam-se pelo plantel (o deste ano será algo inferior, o do ano passado era bastante mais), pela incompetência directiva e pelo próprio início de competição: começámos muito mal a época, e nunca nos reabilitámos, sendo que o Porto começou logo com uma vitoria, o que é importante para “encarrilar”.

Penso que até fiz as comparações de forma relativamente racional, pode-se concordar, ou não, mas penso que não as fiz com “óculos verdes” :mrgreen:

:o

Que andas a fumar? Também quero pá :mrgreen:

Os óculos verdes não fazem mal a ninguém… eu não consigo tirá-los… :mrgreen:

Tenho algumas dúvidas nalguns pontos e explico porquê. Porque me pareceu que fazes a comparação, não pelo valor facial dos jogadores, mas pelo potencial que vês em alguns dos nossos e não pelo seu desempenho no ano passado ou anos anteriores versus jogadores de rendimento consolidado do porto.

Nota que eu também vejo esse potencial, tenho é dúvidas ( menores ou maiores, conforme os casos ) que o demonstrem já, este ano… ou nos primeiros meses de competição. Há traumas a superar.

Epá, eu disse que num ou noutro caso podia ter exagerado… Sinceramente, o Vukcevic, para mim, é melhor jogador que o Djalma. Deverá sair (até pelos problemas disciplinares) mas dizer que o ex-jogador do Marítimo é melhor que o sérvio? A mim não me parece.

Quanto ao Yannick e Varela… Talvez o Varela seja superior, mas mesmo assim não o será por aí além. Está enquadrado num contexto muito mais forte a nível colectivo, que o consegue potenciar e esconder algumas lacunas (que o YD também tem). Espero que Domingos e a estrutura de futebol consiga o mesmo com Yannick.

Sobre o Postiga e o Kléber… confesso que vejo no Kléber um jogador com bastante futuro. Mas penso que o Postiga, no Marítimo, também era capaz de marcar 8 golos no Campeonato nesta temporada (como o brasileiro). Por isso, no presente imediato, não penso que o jovem brasileiro seja igualmente assim tão superior (e eu nem gosto muito do Hélder).

@ Lion,

Eu também não, mas aqui tentei - pelo menos - fazê-lo.

Eu comparei a qualidade, real, dos jogadores. Porque é isso que se compara aqui - creio. Não o rendimento que tiveram, ou que terão, mas o que valem, em comparação com os adversários.