Yvailo Iordanov

Filipe Barros, se conseguiste ver isso foi o melhor que podias ter visto, pois Iordanov tornou-se num enorme Sportinguista, muito melhor do que muitos mercenários que o Sporting Clube de Portugal formou na melhor academia do Mundo.

[center]Sporting campeão nacional 2001/2002 - Entrevista com Iordanov

Iordanov na final da Taça de Portugal, 1994/1995[/center]

IORDANOV é um grande LEÃO!

Eu não me lembro se já contei aqui isto , mas penso que não.

A minha mãe trabalhou para o SCP , e sempre me contou muitas coisas.Mas a que mais me impressionou foi uma sobre o Iorda , e que aconteceu várias vezes.

Muitas vezes foi o Iordanov a fazer os lanches que os putos levavam para a escola , a ligar as máquinas da cozinha , ajudou a meter as mesas para as refeições , e ainda tinha tempo para dar uma olhada nos equipamentos.

O Homem fazia de tudo na Academia , até o lixo ia despejar.

E um Senhor!

Sempre foi enorme para o SPORTING! :great:

SL

Não é do meu tempo, mas sempre foi um nome que despertou curiosidade.

Se ele é assim tão especial, bem que podia ir para a academia, decerto que iria ser um bom complemento à formação .

eterno…

Um dos melhores de sempre que passou pelo Sporting.

Primeiro, mostra humildade da parte dele, segundo, respeito, terceiro, carinho, quarto… não lhe demos mesmo o tratamento que ele merecia…

Ainda vamos a tempo, mas com o passar dos anos, fazer a ligação de tudo o que Iordanov deu ao clube com o reconhecimento disso mesmo, torna-se cada vez mais difícil…

Iordanov é um daqueles casos de amor incondicional: é difícil encontrar um jogador tão consesual para os adeptos leoninos entre todos os jogadores que não eram particularmente talentoso. Mas o búlgaro era diferente: chegou em 1991, ficou até 2001 e foi o primeiro estrangeiro capitão do clube.

Despediu-se de Alvalade com uma grande festa, trabalhou durante alguns anos próximo da formação do clube leoino e voltou entretanto à Bulgária: agora é olheiro Litex Lovech. O Sporting continua porém no coração de Iordanov, e Iordanov continua no coração dos sportinguistas.

Os adeptos não conseguem esquecer-se, por exemplo, da disponibilidade de Iordanov: o ponta de lança adaptado a central. «Sempre joguei a avançado e houve um selecionador, penso num jogo do Mundial, que não tinha centrais e pediu-me para fazer essa posição. Nem sabia o que pensar», diz.

«Disse-lhe que podia confiar em mim: não iria deixá-lo mal. O que eu queria era jogar. Depois a partir joguei várias vezes a central. No início sentia algumas dificuldades, mas com o tempo tornou-se fácil. Jogar futebol é igual em qualquer lado do campo», atira com a simplicidade de sempre.

Passados estes anos todos Iordanov reconhece que saltar entre ponta de lança e central não o beneficiou. «É difícil manter uma boa regularidade assim e tornar-me uma figura recordada como uma grande ponta de lança. Porque era isso que eu queria. Mas pelo menos jogava sempre», atira.

O búlgaro fala com o Maisfutebol a propósito da final da Taça de Portugal, lembrando o dia em que deu ao Sporting o primeiro título ao fim de treze anos. Em novo regresso ao Jamor, lamenta não poder estar no estádio a apoiar. «Vou ver a final da Champions no dia anteior», diz.

«Fui convidado para ir ver o Bayern Munique-Chelsea no sábado e nem me lembrei que a final da Taça é no domingo. Vou estar no avião quando for o jogo. Quando aterrar vou saber que o Sporting ganhou e vou celebrar: vou jantar fora e depois vou sair para celebrar a vitória com uns amigos.»

Iordanov nem admite outro resultado. «Está a perguntar-me SE o Sporting ganhar? SE? Não há ses: o Sporting vai ganhar a Taça. Mais nada», brinca pelo meio da conversa. «Somos muito melhores. Tiro o chapéu à Académica, fez uma excelente Taça, mas o Sporting tem muito mais qualidade.»

Por isso o búlgaro não admite outro resultado que não a vitória. «O Jamor vai estar oitenta por cento com sportinguistas. Conheço bem os adeptos e sei que não vão falhar numa altura importante como esta. O Jamor vai estar todo verde. Depois o resto depende dos jogadores dentro de campo.»

Ora na Bulgária, num domingo à noite que Iordanov espera agradável, o búlgaro vai sorrir com a notícia do triunfo leonino e fazer um brinde à Taça. Está na altura, diz, de o Sporting voltar a festegar. «Quantos mais, melhor. Espero que ganhem a Taça, depois da Supertaça e por aí fora…»

http://www.maisfutebol.iol.pt/taca-de-portugal/iordanov-sporting-taca-taca-de-portugal-jamor-noticias/1348664-1441.html

Grande Iorda! :clap: :clap:

Grande Sportinguista! Uma mágoa para mim a maneira com foi tratado por alguns dirigentes…

Sempre fantástico para com o SPORTING, obrigado Yordanov. :clap: :clap: :clap: :clap:

Enorme :clap: :clap: :clap:

O Iordanov será sempre um pessoa com coração de leão por tudo o que deu ao Sporting! sempre o apreciei e o faro pelo golo estava sempre lá! um goleador nato, sem duvida! (o que atualmente falta um ao sporting.)

Curto e grosso, de realçar o que está a bold:

«Tem faltado amor à camisola no Sporting» - Iordanov

O búlgaro Iordanov, ex-capitão do Sporting, considera que é preciso mudar muita coisa para sacudir a crise no clube de Alvalade.

«Não está a ser um bom ano para o Sporting e espero que para o ano seja melhor. O que tem de mudar? Muita coisa. [b]Tem de mudar tudo, desde baixo até cima./b Tem de se sentir a camisola, os jogadores quando acabam o jogo têm de sair com a cabeça levantada, olhar nas pessoas e dizer que fizemos tudo», disse em declarações à TSF, sustentando que a época não está perdida já que ainda há objetivos a alcançar:

«É preciso fazer tudo o que for possível para chegar ao terceiro lugar. Há um diferença grande pontos mas é preciso lutar. Também há a Taça da Liga.»

in A Bola

Disse tudo!

Há um momento que para mim define Yordanov: um jogo em Chaves em que o Iorda corre atrás da bola, o defesa passa para o Guarda-Redes ( Baston, se bem me lembro) mas Iorda continua a correr, insistindo na jogada. E acaba por roubar a bola ao GR e fazer golo.

Nunca desistir, lutar sempre. Este jogador personificou sempre essa máxima. Nem a esclerose múltipla o parou. Um verdadeiro Leão.

Fala quem sabe :arrow:

SL

Tive o prazer de conhecer o Iordanov por circunstâncias de na altura namorar uma moça que tinha a mesma doença que ele e pude constatar a simpatia e aquele carisma que a nós Sportinguistas nos atinge quando se fala do Iordavov, bem hajas.

Sem dúvida. :great:

Este homem é feito de uma fibra e integridade que já não existe nos dias de hoje. E é pena.

A ele não me importava de atribuir um cargo dentro do clube.

Neste momento? Nem pensar.