Yvailo Iordanov

[center]Ivaylo Stonmenov Iordanov

[/center]

Avançado internacional búlgaro, fez parte da grande Selecção que ficou no 4º lugar do Mundial de 1994, onde disputou alguns jogos como defesa central, totalizando 50 internacionalizações e contando ainda com presenças no Europeu de 1996 e no Mundial de 1998.

Era acima de tudo um lutador incansável, qualidade que o ajudou a superar as adversidades de um grave acidente de viação e de uma doença complicada.

Iniciou a sua carreira num pequeno clube da sua cidade natal, mas foi no Lokomotiv Gorna que Sousa Cintra o descobriu, depois de se ter sagrado o melhor marcador do Campeonato do seu país.

No Sporting confirmar-se-ia como um grande goleador, marcando 70 golos nos 222 jogos disputados ao longo das dez temporadas que jogou no Clube, conquistando o respeito e a admiração de todos, pelo seu profissionalismo e abnegação, e contribuindo para a conquista de um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Teve a sua tarde de glória a 10 de Junho de 1995, quando marcou os dois golos com que o Sporting derrotou o Marítimo na Final da Taça de Portugal, uma competição que o Clube, naquela altura, já não ganhava há 13 anos.

Na época de 1998/99 após o abandono de Oceano, tornou-se no primeiro Capitão de equipa estrangeiro, e embora já não fosse titular, fez parte do plantel que na temporada seguinte quebrou o longo jejum de 18 anos, que o Sporting passou sem ganhar o Campeonato. A sua subida à estátua do Marquês do Pombal para colocar um cachecol ao pescoço do leão daquele monumento, na loucura dos festejos, ficará para sempre como uma das imagens emblemáticas dessa grande festa leonina.

Mais tarde, foi um dos treinadores da Equipa B do Sporting.

Depois de alguns desentendimentos com o Sporting, que obrigaram inclusivamente ao recurso aos tribunais, no dia 5 de Maio de 2010 realizou-se finalmente a festa de despedida de Yordanov, que contou com a presença de vários antigos companheiros e adversários do avançado búlgaro. No fim dessa noite nostálgica, Yordanov lançou o repto a todos os Sportinguistas: “Apoiem sempre o Sporting. Viva o Sporting!”

Info: WIKI Fórum SCP

[url]http://www.dailymotion.com/video/xcqs8s_ivaylo-yordanov-sporting_sport#[/url]

Enorme. Eterno. :clap: :clap:

Grande Iorda!!!

Devia estar na academia a dar lições de Sportinguismo aos miúdos.

1 Curtiu

Grande Iordanov deu tudo por nós e tornou-se um Sportinguista de coração muito obrigado pela sua lealdade.

Para mim será eterno. :clap: :clap: :clap: :clap:

O “mochilas” é talvez o estrangeiro que melhor encarnou e percebeu o espírito Leonino, Grande Iorda, um Sr dentro e fora de campo! :clap:

Grande mochilas!

O meu ídolo desde os 3 anos de idade. :clap:

:arrow:

Iordanov é tão grande! A sua festa de homenagem foi merecidíssima e, ainda hoje, o jogador deveria continuar ligado ao Sporting. Ainda que o continue sentimentalmente!

Iorda sim, é um dos nossos! :great:

:arrow:

Eterno. Nunca me esquecerei do momento em que mete o cachecol na estátua do Marquês, e do seu jogo de despedida.

:clap: :clap: :clap: Nunca lhe conseguirei agradecer o suficiente por tudo.

Iordanov em entrevista

A pouco mais de uma semana do jogo de homenagem a Iordanov, o jornal Sporting falou com o búlgaro sobre o que se passará no próximo dia 5 de Maio. Ivailo Iordanov passou dez épocas em Alvalade (1991-2001) e conquistou os três títulos nacionais, mas uma das coisas que mais recorda é o dia em que subiu à estátua do Marquês de Pombal para lá colocar um cachecol do Sporting.

JORNAL SPORTING – O que significa juntar os campeões nacionais de 1999-2000, mais de dez anos após a conquista do título?
IORDANOV – Vai ser muito bom. Já não os vejo há muito tempo e vai ser um reencontro especial. Espero por este dia há bastante tempo e será um dia muito feliz para mim; espero que também o seja para eles e para todos os adeptos do Sporting.

– Além dos seus ex-colegas de equipa, reencontrará diversos jogadores de outras equipas…
Sim. Em Alvalade, estarão muitos dos jogadores que jogaram contra mim; o objectivo era o de ver toda a gente que fez parte da minha história no Clube. Não vai ser possível tê-los a todos, mas ainda vão ser alguns que me vão «ajudar» a reviver os tempos mais felizes da minha carreira. Estou ansioso para que chegue o dia 5 de Maio.

– Que mensagem gostaria de enviar aos adeptos do Sporting?
Antes de mais, gostaria de lhes agradecer por tudo o que me deram ao longa da minha passagem pelo Sporting; a eles, muito obrigado por tudo o que fizeram por mim. Sempre me senti apoiado e acarinhado pela massa associativa do Clube. Vai ser muito bom voltar a vê-los, e ouvi-los nas bancadas de Alvalade.

– Quais as melhores recordações do Sporting?
– São muitas as boas recordações; se começasse a falar, nunca mais me calava, mas recordo especialmente a conquista da Taça de Portugal, frente ao Marítimo e a conquista do campeonato nacional de 1999-2000. Mas mesmo bonito foi ter subido à estátua do Marquês de Pombal. Fui o primeiro a subir ao Marquês e a colocar um cachecol do Sporting… Foi um momento lindo.

És o maior

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Nunca, eu não vi, um jogador estrangeiro assimilou tão bem o que é ser [glow=greenyellow,2,300]SPORTINGUISTA[/glow].

Um exemplo como Homem!

De facto um simbolo do Sporting! Que amor ao clube… Que raça! Se fosse preciso, até a roupeiro dava um jeito! :clap: :clap:

Claramente enorme coração de Leão!

tenho a camisola dele do ano a seguir ao titulo… com o simbolo de campeão na manga… :-[

tenho um orgulho enorme no grande Sportinguista e grande Desportista que foi…

(fez um grande mundial como defesa central da melhor Bulgária de sempre… :P)

Um grande jogador, profissional do melhor grande LEÃO e um ser humano extraordinário.

Nos nossos corações, sempre, IORDA. :great:

É o meu primeiro ídolo, ando para comprar um camisola com o nome dele à muito tempo, tenho de tratar disso.

Ele nesse mundial foi uma coisa extraordinária…
Um senhor, o Iorda, tenho saudades de jogadores como o Iorda, o Bala, o Cherba…

Enquanto criança, era um dos meus grandes ídolos, não só pelo que fazia em campo, mas tambem pela pessoa que era.

Grande Iordanov, Grande Sportinguista :clap: :clap:

O meu primeiro ídolo leonino.

Escolhi sempre o nr 9 por tua causa.

Obrigado Iorda.