Um grande exemplo, para qualquer desportista, nem mesmo a doença o impossibilitou de marcar presença no Mundial 98, e no ano seguinte, ter sido o melhor marcador do Sporting.
É um jogador que irá ficar para a história por ter marcado os 2 golos da final da Taça de Portugal em 94/95 (depois de alguns anos sem qualquer troféu), e por ter sido o primeiro capitão estrangeiro do nosso clube (foi ele que recebeu o troféu de campeão em 99/00). Grande jogador, que merecia ter sido melhor tratado no final da sua carreira, bravo grande Iorda
O acto de recordar jogadores do passado tende a adocicar a análise. Daqui a uns 10 anos, grande parte recordará o Polga com saudade - talvez encostarão o jogador a outros brasileiros de grande qualidade que jogaram pelo Sporting, como o André Cruz e o Luisinho. Eu, por outro lado, assim que pressentir que o Polga será referido numa conversa, correrei para a casa de banho. Só um entre muitos outros exemplos.
O Iordanov não foi um jogador fora do normal, mas representou dignamente o clube e respeitou sempre os adeptos do Sporting, daí que eu aceite a sua presença nesta secção do Fórum SCP.
O Iordanov e o Marco Aurélio (Balakov, e mais) foram dos jogadores deste clube que sempre souberam que o clube que representavam não era um clube qualquer.
Não que interesse muito, mas confesso-me um grande fã do Marco Aurélio. Nunca me vou esquecer das palavras dele a seguir àquele resultado miserável na dolorosa época 1993/1994. UM DOS NOSSOS!
Post 8000 para Yvailo Iordanov! Só para isso mesmo!
Tinha 12 anos…estava nervosíssimo, estávamos com uma grande oportunidade de ganharmos um troféu…e ganhámos…aquela equipa merecia mais, pelo menos não ficámos em “branco”. Olhem para o meu avatar e recordem…
Um abraço amigos leões! Haveremos de voltar aos tempos de alegria!
Outros tempos, outros leões… vestiam a camisola e davam tudo o que tinham, havia brio em representar o nosso clube, se fosse preciso partir uma perna para ganhar uma bola, não havia problema…
Concordo na integra, e acrescento que sei que jogadores como o Iordanov e o Marco Aurélio, mas também por exemplo o Beto Acosta e o André Cruz, não só sempre souberam que o Sporting não era um clube qualquer, como ficaram marcados de tal forma que ainda hoje o acompanham e sabem o que cá se passa como o demonstraram aquando do jogo de homenagem ao Iordanov, um dos mais belos momentos de sportinguismo nos últimos anos ou como o demonstram nas redes sociais.
Felizmente, muitos jogadores deste clube passaram pelo mesmo em momentos muito diferentes dos dias de hoje. Portanto os valores que receberam, a noção do peso da camisola que vestiam, o respeito pela mesma, foram muito diferentes do que a vergonha que se vê nos dias de hoje.
Também vi esse jogo na RTP memória, tínhamos uma equipa com alguns coxos como Afonso Martins, Gil Baiano, Pedrosa e o frangueiro De Wilde, mas nesse jogo ao menos ganhámos 4 a 3. E lá estava o Iordanov a jogar a central, e ainda a marcar um golo, realmente era pau para toda a obra, era capaz de jogar em qualquer zona do campo. Grande exemplo que deveria ser para os que hoje por lá andam.
De Wilde, Gil Baiano, Marco Aruélio, Iordanov, Pedrosa, Oceano, Vidigal, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Amunike… não consegui perceber quem era o outro jogador… só comecei a ver a partir da segunda parte…
O jogador que falta é o Afonso Martins :great:, tínhamos um treinador bastante mau (Waseige), e um 11 titular que não era um espanto, e um banco ainda pior, era pouco mais que terrível.
Mas mesmo assim acabámos esse ano em 2º lugar (já com Octávio no banco), à frente do benfica, acho que esses jogadores ao menos esforçavam-se um pouco mais, que muitos dos actuais, eu já so peço a estes que tenham um pouco de brio profissional…
Também vi um bocadinho do jogo. Deu para ver, além de um SCP com muita vontade mas com pouco saber, uma entrada assassina de um jogador do Rio Ave sobre o Vidigal. O jogador do Rio Ave, sabendo que era o Vidigal que ali estava e que podia disputar a bola, o que é que faz? Esquece totalmente a bola e entra violentamente sobre a perna do Vidigal.
Sabemos ou não como Vidigal foi dos jogadores mais fortes e resistentes da história deste clube? Sem dúvida, mas ficou quase de fora por causa daquela entrada.
Punida com cartão amarelo. E os comentadores, vendo a repetição três ou quatro vezes (é daquelas que arrepia), concordaram.
Essa equipa do SCP não terminou o campeonato em segundo lugar?
Já disseram em cima… sim, ficou em 2º lugar. Essa questão da entrada ainda de manhã referi noutro tópico em que se estava a discutir que há 2 foras de jogo tirados ao Sporting que, são fora de jogo, mas no limite e que se fosse outro clube não se marcava. Depois de ver este jogo e de me lembrar de tanta coisa, disse: falar em arbitragem? Arbitragem manhosa era há 15/20 anos atrás em que eramos roubados descaradamente de todas as formas e feitios. Hoje em dia os árbitros quase que nem passam bola.
Mas arbitragem à parte, essa equipa é uma clara demonstração de que a qualidade não faz tudo e havendo entrega e empenho muita coisa já se consegue.
A arbitragem, como o resto, evoluiu, e também a forma de ajudarem uns evoluiu. Antigamente, sem dúvida, os roubos eram descarados; agora, funcionam de outra forma (amarelos estratégicos, por exemplo), mas continuamos a ser vítimas dos interesses azul e vermelho.
O Peixe entrou e a única coisa que fez foi agredir um gajo do Rio Ave por trás. Demonstrou atributos mais que suficientes para ter ido para o porto na época a seguir.