William Carvalho [2013-2018]

Calma, foi uma parte contra o Tourizense…Vamos ver o que o William tem para mostrar no resto da pré-época.

Não conheço muito bem o jogador, mas das opiniões positivas que tenho visto pode ser que surpreenda. Nesta matéria lembro-me do trabalho do LJ no Beira-Mar com Djamal que tinha 2 tábuas nos pés e o mister conseguiu fazer dele um trinco interessante para o campeonato português.
Nesta posição ponho fé, a ver pelos trabalhos anteriores do LJ, que ele consegue potenciar bem as soluções que temos actualmente. Que uma delas pode ser o William.

Agradou-me uma frase tua em específico, juziel:

E como eu via bastantes vezes o Beira-Mar de Jardim, a sua movimentação e trabalho em campo fizeram-me lembrar bastante o Djamal desses tempos, que era o garante da solidez defensiva da equipa. William é mais dotado tecnicamente e parece, no mínimo, um projecto de jogador interessante...

Que mostra que o treinador gosta do William, que quer trabalhar o jogador, fazê-lo evoluir e assim, se calhar, evitar puxar Dier para o miolo. A necessidade de ter um Dier na posição 6 era sobretudo pela falta dum jogador com as mesmas característica físicas que jogasse ali. Mas do ponto de vista físico o William está ali “neck to neck” com o Sir Inglês.

Agradou-me também a análise que fazes do seu jogo. Pela descrição, evitando entrar já em euforias ou comparações absolutas, parece-me ter um perfil semelhante ao Fernando ou Javi. Ou seja, sabe que tecnicamente não é um sobredotado, mas evita meter-se em “maroscas” que exijam grandes floreados técnicos. Joga simples mas eficaz, forte em termos posicionais e físicos. Basicamente, o que nos tem faltado.

Agora é como diz o João, 45 minutos contra o Tourizense valem sempre o que valem. Há que continuar a trabalhar e se calhar o lugar será seu, quem sabe…

Força William!

PS.: Não vi o jogo mas todas as análises que me fizeram da exibição do jogador foram muito parecidas, quer aqui no fórum, quer por parte de 2 amigos que estiveram presentes na Mealhada.

Acaba contrato para o ano nao é?Junho 2014?renovar contrato antes da epoca começar a continuar as boas exibiçoes. Farto de Brumas.

Quem é o empresário, alguém sabe?

Zahavi acho eu

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=826356 [url]http://www.maisfutebol.iol.pt/academica/academica-paulo-regula-fernando-alexandre-interesse-sergio-conceicao-maisfutebol/1458285-1469.html[/url]

O pessoal tem de parar de preocupar-se quem é o empresário.
Apesar disto com o Bruma, ninguém quer agora fitas com todos os jogadores da empresa Zahavi.
Seria novelas até 2015 pelo menos, ninguém ganha com isso.

não tenho dúvidas que o William será um dos trincos no plantel desta época :great:

Pessoalmente acho que os grandes atributos do William são a sua capacidade técnica e tática e o seu maior handicap o físico.
Acho que é a antítese de jogadores como Fernando ou Javi, que se impõem fundamentalmente pelo poderio físico.
A qualidade de passe (curto e longo), a sua técnica individual com a bola, o sentido posicional e a visão de jogo são os seus grandes trunfos.
É um excelente organizador de jogo, podendo ser maximizado a 6 porque permite transições rápidas de qualidade ou ataques organizados, atendendo aos atributos que referi. Pode ainda ser um trunfo a 10 e jogar também a 8, embora aqui com menos eficiência devido ao seu handicap físico (sobretudo resistência). Também pode jogar bem como central.

O William Carvalho é um jogador de 1,87, 79 kg, joga tanto a trinco como a central, e o seu problema é o fisico? :eh: :eh:

Podes dizer que ele utiliza mal o fisico, isso é uma coisa, agora dizer que é um handicap…

Matchbox, ele não tem a agressividade defensiva do Rinaudo, do Javi ou do Fernando, no sentido em que se um jogador começar a entrar na sua zona de acção, ele é capaz de ir para cima dele e arrancar-lhe a bola. para já, não deu para ver isso.

Todavia, em termos técnicos, capacidade de se mostrar à defesa, recolher a bola e depositar no MC, nisso aí pareceu-me ser um atleta com alguma capacidade técnica, mais do que suficiente para um jogador que prefere sempre a jogada mais simples.
Parece forte no jogo aéreo, tem boa envergadura que me parece ainda poder ficar mais robusta (é alto, mas muito magrinho), mostrou alguma capacidade com os dois pés e boa leitura de jogo defensivo, como disse.

É um atleta bastante sóbrio, nada dado a correrias, gosta de deixar simples no pé de quem sabe. A perfeita antítese do argentino, diria eu, tanto em termos defensivos, como ofensivos. Mas também é daqueles atletas de quem os adeptos dizem, ao fim de 5 jogos, que só sabe jogar para trás e para os lados…

Eu gostei. Contei um passe falhado em 45 minutos. :great:

Pus a bold, o que já estava escrito, e que me parece ilustrar o que entendo pelo handicap do William, em concreto.
Mas acrescento ainda, para além da resistência, alguma fragilidade (ou medo) na disputa de bolas que envolvam contato físico.
Vejo-o jogar desde a idade dele de juvenil B (1º ano), mas já jogava nos juvenis A, e é essa a imagem que tenho dele, desde lá até agora.

Dou de barato que ele não usa, nem de perto, a sua capacidade física e envergadura nos duelos individuais. Pode, quando muito, usar o seu maior alcance para proteger uma bola, mas não é agressivo sem bola, pelo menos não do modo que poderia ser atendendo à sua fisionomia: leia-se como Fernando ou como Javi Garcia.

Ainda assim, mostrou capacidade a defender a sua zona, esteve sempre bem posicionado, pareceu-me ter maior capacidade construtiva que o MDC titular (Rinaudo), ainda que não tenha a mesma capacidade de pressing e desarme que ele. Ou seja, comparando com Rinaudo, William parece-me bastante mais forte a sair desde trás, em posse, mas perde bastante na agressividade defensiva e na capacidade de pressing.
Aliás, como disse ontem, parece a perfeita antítese de Rinaudo: onde um é fogo e garra, sempre a fazer carrinhos no MC (demasiados, IMO) e a empurrar a equipa para a frente, o outro é gelo e sobriedade, sempre concentrado posicionalmente, sempre a proteger-se a si e à sua zona, nem que tenha que descer uns metros no terreno, para preservar o equilíbrio defensivo .

William é novo, tem capacidade de evoluir física e tacticamente, parece-me um jogador inteligente e com argumentos técnicos interessante, mesmo que não seja um Veloso.

Tem um ponto bastante interessante: não fosse ele e, tirando os centrais, a nossa equipa teria cerca de 1.75 m de altura, com Cedric, Jefferson, Adrien, André Martins, Wilson Eduardo, Salomão, Viola, Capel, Carrillo, André Santos, Labyad, etc etc etc

E aqui dou razão ao @Strikerr: com tanto jogador de estatura mais frágil, apenas com os centrais e, mais tarde, com Cissé, a mostrarem altura acima de 1.85 m, pode estar aqui um parâmetro importante no porquê de William estar a trabalhar com a equipa principal e no porquê de, eventualmente, poder vir a ser um elemento importante nas contas desta próxima época…

Juziel

Concordo com a tua análise, aliás coincide com a minha, embora esta mais concisa.
Mesmo quanto à sua evolução física acredito que possa atingir padrões interessantes. Já o disse aqui há algum tempo que o que lhe faltava era endurance, pois nos últimos 3 anos da formação pouco jogou devido a lesões.
Acredito mesmo que estas 2 últimas épocas na Bélgica já lhe tenham dado parte do que ele precisa para essa evolução física.
Vamos esperar e ver o que fará esta época, embora à partida acredito que possa ser uma agradável surpresa para muita gente. Nâo tanto para mim, que sempre acreditei que chegaria à 1ª equipa do Sporting.

Fala-se muito nas lesões, eu próprio, talvez por ter lido sobre isso já muitas vezes,
mas ainda agora dei uma espreita no transfermarket e ele fez 35 jogos o anos passado e 21 no anterior.
Não são números tão baixos quanto isso… as lesões não terão sido muito graves.
Alguém está bem por dentro disto?

Pelo contrário! As lesões foram graves! A boa notícia é que parece que foram completamente ultrapassadas! :great:

Ah ok, mas então essas lesões já vêm dos anos de formação?

Não! :great:

Mas está tudo doido?
Vamos por-nos a renovar com tudo e todos os que saiem da formação?
Há que primeiro avaliar o jogador e é isso que está a ser feito.

Evidentemente.

Para mim William Carvalho, André Santos e Wilson Eduardo é para renovar no máximo até 2016, com opção para 2017.

Isto está condicionado pela sua utilidade e capacidade fazer parte do plantel actual, claro.