Mas o nosso bem que podia ser um assim. Por nosso leia-se, um treinador de qualidade. Não o Marco Silva, obviamente. Mas eu sou suspeito para falar, que sou um acérrimo defensor da figura do manager.
Votei “Não”, por todas as razões que já fui apontando um pouco por vários tópicos, sobretudo pelo tópico do próprio treinador. Mais que resultados ou falta deles, interessa-me ver se a equipa, sob o comando do treinador, dá mostras de poder jogar como os melhores e de poder bater-se com os melhores. Esta equipa, sob o comando do Marco Silva, muito raramente me deu sinais disso, e os que deu foram sol de muito pouca dura. Portanto, a decisão, para mim, é lógica e relativamente simples.
Independentemente da pontuação final ou da vitória/derrota na final da taça, não quero ver este MS à frente do Sporting mais 1 época.
O Sporting joga mal, muito mal, e comete sempre os mesmos erros, jogo após jogo. Jogam sempre os mesmos (tirando recentemente que se lembrou de descansar os jogadores, saiba-se lá pq) e entram sempre os mesmos. Já chega.
E não é problema de falta de qualidade do plantel. Não é. O Sporting, com o plantel que tem, não pode estar a ganhar 1-0 ao Boavista (uma das piores equipas do campeonato) aos 15 segundos e em Alvalade (!!!) e ver-se à rasca para ir buscar os 3 pontos. Não pode.
No ano passado, sim, podíamo-nos queixar da falta de qualidade do plantel. Vínhamos da pior época da história do clube e tínhamos 1 plantel com muito pouca experiência e muitas caras novas. Este ano temos praticamente o mesmo plantel, o que significa jogadores ambientados e mais experientes. Para além disso temos o Nani que é o nosso melhor jogador.
Perdemos muitos pontos contra equipas pequenas e acessíveis (e em Alvalade ainda por cima), o que não se pode admitir. Mas o pior é que perdemo pontos por jogarmos sempre da mesma maneira.
Para concluir: o Sporting anda a jogar mal e porcamente e não vejo o Marco Silva a tentar (tentar, sequer!!!) mudar isso. Nada. Bola. Zero. 0. Juntando a isso a inexplicável gestão do plantel, a minha opinião é: vai-te embora Marco, já chega.
P.s: a jogar assim não ganhamos a taça. De maneira nenhuma.
A única situação que tenho como definitiva e absolutamente imutável é que se perder a Taça tem de sair. Ponto.
Caso ganhe, espero uma reunião séria da equipa técnica com a estrutura diretiva, que falem tudo o que têm para falar sobre os acontecimentos desta época e sobre o futuro, planeando-o. Se for conseguido um consenso entre todas as partes sobre o que é preciso mudar e houver vontade inequívoca para tal, fica, caso contrário sai.
Sei que não tem um plantel de craques mas também não é a miséria que muitos falam.
O que eu sei e para mim é bastante objectivo, é que a qualidade de jogo da equipa roça o ridiculo tendo em conta o tempo que já passou…
E alternativas a MC? Treinadores que assumidamente sejam uma mais-valia e não mais do mesmo.
Portugueses com algum CV e que talvez aceitem a hipótese de treinar o Sporting só me lembro de Paulo Sousa e Vítor Pereira.
Quem não quer o MC nem com molho de tomate (Que me perdoem os canibais) que mande ai possíveis treinadores com curriculum, que já tenham sido campeões que aceitem vir para o Sporting lutar pelo titulo com metade do orçamente dos rivais e com graves limitações na capacidade de contratar jogadores.
E o meio-campo, [member=14638]sotnas? Também achas só diferente?
Os nucleares são os mesmos. Agora mais experientes (algo que valorizas, e bem) e entrosados. Nas contas, entraram João Mário e Rossell e saíram Magrão e Vítor. Piorámos? Estamos na mesma?
Se bem te lembras substituir Adrien não era fácil. Se bem te lembras, para substituir William jogou Dier, que até conhecia a posição nos seniores na fase Beckenbauer, e o resultado é conhecido.
No ataque podias ter pensado no que significa Carrillo e Mané (a quem devemos pontos e golos decisivos em 2 jogos da taça). Ou até ter Tanaka, que tb, a jogar às mijinhas, já deu pelo menos 2 pontos preciosos. O ano passado era Heldon e Capel. Estamos só melhorzitos?
Na defesa podias ter pensado nas laterais. Já te falei na questão nos centrais. Mas tb podes comparar com os centrais pós-mercado de inverno. Rojo-Maurício-Dier eram assim tão melhores (pareces tu achar) que Paulo-Tobias-Ewerton, por forma a deitar todos os outros sectores para o lixo na avaliação global?
Acabando no início, recordo-te que o Patrício-que-achas-pior “só” evitou um descalabro à la Bayern contra o Chelsea, na fase inicial.
E, num dos jogos mais conseguidos, defendeu um penalty. A vitamina-Jorge-Sousa, tantas vezes vista, apareceu quando estava 2-1. Mas foi o “está pior” que permitiu contrariar a mão-da-fruta este ano.
Já o ano anterior, fomos eliminados da prova com um golo no prolongamento. Lembras-te de como o “melhor-o-ano-passado” foi batido nesse lance, com o cabeça de glande deitada no chão?
A questão era o plantel diferente que o treinador teve à sua disposição.
Achas mesmo que entre Agosto de 2013 e Agosto de 2014 os planteis que os treinadores tinham para trabalhar eram só “diferentes”?
Achas mesmo que desde os mercados de inverno os plantéis dados a Jardim e a MS são só diferentes?
Lembra-te tb da tecla,em que tanto insistes, do nº de jogos e compara seriamente.
Recordo-te que a questão não é carnide e fruta têm (ou tinham) mais condições, melhor plantel. É só uma comparação séria entre os dois nossos plantéis de 2013/14 e 2014/15, construídos com as condições que se conhecem.
[hr]
Quanto aos erros individuais que condicionaram resultados.
Académica e Maribor, ok.
Agora carnide, Guimarães e fruta não consigo perceber que reduzas 90’ a 1 ou 2 erros do jogador A ou B.
Então Guimarães acho completamente inconcebível.
Não há 3 passes consecutivos durante 45’. Não entras no último terço com a bola controlada. E a tua conclusão é: sem erros individuais não tínhamos perdido. Eh pá
Meter essa opção é fazer batota, porque claro está que, se perguntarem à malta se estariam dispostos a trocar Marco Silva por alguém melhor, quase toda a gente diria que sim.
Tudo bem, mas… e o jogo com o Arouca em casa? E o jogo com o Braga fora? É que também temos alguns pontos que caíram do céu, em cima ou depois dos 90’ e que na sua falta bem podiam complicar as contas do… 3.º lugar…
Eu acho que nos devemos focar no crescimento da equipa, enquanto colectivo, e nas melhorias ao nível do futebol jogado. Não me parece que MS tenha conseguido qualquer uma das duas: nem a equipa cresceu, nem há melhorias claras face ao período de Jardim, naquela que terá sido a principal razão para optar por MS em detrimento de LJ.
O João Mário é um jogador de uma qualidade imensa. Foi, com toda a certeza, uma melhoria face ao André Martins. Mas não deixa de ser um miúdo que acabou por oscilar mais do que seria desejável, em condições ideais. Ou seja, é um elemento de grande talento que tem que amadurecer e ganhar consistência.
Em contrapartida, mantivemos alguns problemas, que já vinham de trás: Rosell nunca se perfilou como alternativa a William, continua a ser difícil substituir Adrien e o André Martins “afundou-se” por completo, com o desenrolar da época. Aliás, no caso do espanhol, parece-me ter havido um desperdício de recursos que podiam ter sido aplicados num dos miúdos da B, sem que daí adviesse prejuízo desportivo imediato, havendo até, no meu ponto de vista, um aproveitamento menor do que houve do Vitor (que foi absolutamente escasso), na temporada passada. Adrien e William deveriam ter jogado a um nível superior, são mais experientes, efectivamente. Tenho mais dúvidas na questão do entrosamento, quando vejo alterações no posicionamento de cada um deles, em relação à última época. Mas aceito que devessem estar melhores ou, pelo menos, mais consistentes.
Na questão dos centrais, eu acho que o conjunto Rojo-Dier-Maurício é bastante melhor que o conjunto Maurício-Sarr-Oliveira. O Rojo é melhor jogador que qualquer dos centrais do Sporting e, só por isso, foi uma perda importante, que só com o tempo de crescimento de outros atletas, como o Oliveira ou o Tobias, pode ser colmatada. Ou seja, no início desta temporada, no eixo da defesa existia um problema, agravado pelo mau início de época daquele que se tem revelado como o melhor elemento do sector. O Ewerton vem em fracas condições, no mercado de Inverno, portanto, sem contar grande coisa para esta discussão, a não ser que seja para exemplificar que houve um problema na constituição do naipe de centrais - começámos com Maurício-Sarr-Oliveira e acabamos a época com Oiveira-Ewerton-Tobias.
E eu não deito os outros sectores para o lixo, na avaliação global. Reafirmo que a defesa tem um peso grande; e que foi no início de época que começámos a perder o campeonato.
Nos laterais, não percebo que vejas aí um problema ou uma melhoria imensa. Eu não acho que o Cedric esteja pior em relação ao que mostrou com o Jardim (já nessa altura me parecia que o aspecto ofensivo do seu jogo não tinha evoluído, ao contrário das suas qualidades defensivas, que melhoraram muito), não acho que Jefferson esteja pior, nem melhor, e o Jonathan teve um efeito positivo numa fase restrita de época, manifestando alguma inconsistência, própria de quem é tão jovem.
Nas alas, vejo Nani como reforço e vejo Carrillo a jogar como nunca jogou. O Mané, que também começou muito mal, vem no mesmo registo da temporada anterior, tendo sido importante esta época, da mesma forma que o foi na última, em alguns momentos.
O Tanaka deu jeito, em algumas circunstâncias (não muitas, ainda assim), com um Slimani a confirmar o que prometeu, na última época, e o Montero muito abaixo do rendimento do início da temporada passada. Sim, tínhamos aqui uma melhoria residual. Mas será que esta melhoria foi decisiva?
No tocante aos jogos, onde considero que existiram erros individuais, eu até nem contabilizei o jogo com o carnide, no tocante aos 2 pontos desperdiçados. Mas nos jogos com o Porto e com o Guimarães, tenho absoluta convicção que se podia ter tirado mais, com uma postura mais concentrada em alguns lances. O jogo de Alvalade, com o Porto, foi dos mais fáceis de ganhar. Foram golos falhados, foram expulsões perdoadas ao adversário e foram 2 erros individuais (há quem chame azar ao corte do Sarr) no mesmo lance, que permitiram o golo do empate.
Em Guimarães, jogámos pessimamente. Mas desvalorizas o facto de teres sofrido 2 golos iguais, com um bando de pássaros a ver o que aquilo dava, sendo um desses golos irregular e o outro ter acontecido ao cair do pano? Ok, jogámos mal, não fizemos 3 passes seguidos…mas um sector defensivo sólido e concentrado, não tinha dado para evitar aquelas 2 situações embaraçantes? Não nos tinha aguentado no jogo mais tempo? É que, deixa-me recordar-te, o vendaval do Vitória, na segunda parte, não foi o que aconteceu na primeira. Na primeira, foram 2 remates, dois golos extremamente facilitados. E não é indiferente ir para o intervalo a perder por 1 ou por 2. Queres imputar a má exibição ao treinador, e isso não me merece crítica. Mas, caramba, há não sei quantos gajos a falharem, sem razão plausível, e a fava só sai a um??
Em relação ao Patrício, limitei-me a constatar o número anormal de erros cometidos, nesta temporada. Alguns deles, com influência no desenrolar de algumas partidas (nem sequer referi a promessa de frango e o frango, ocorridos no Restelo - outro jogo em que se jogou pessimamente mal e que quase se perdia por culpa do guarda redes; tenho dúvidas que tivéssemos ganho esse jogo, sem esse erro, mas quase que o perdíamos).
Em Guimarães, desvalorizas os erros individuais, repetidos em ambos os golos, por achares que a exibição foi tão má, que isso não teve influência. Mas valorizas um intervenção isolada do Patrício, num dos nossos melhores jogos da temporada e um dos melhores que fizemos no Porto, desde sempre. Ora, eu vejo influência merecedora de realce em ambas as situações.
Uma equipa organizada tem menos propensão a erros individuais… Penso eu de quê. Aliás o golo do Maribor que deve entrar nos anais do ridiculo em termos de erros individuais. Mas agora pergunto. Como é que a nossa linha defensiva pode ser pressionada em igualdade númerica (3x3) aos 93 minutos, num lançamento junto à lateral para os nossos centrais? Como é que o jogador mais perto era o lateral direito e onde andava o meio campo INTEIRO da equipa?
Não nos vamos penitenciar pelos pontos ganhos, ao cair do pano, ou vamos? :mrgreen:
Aconteceu o mesmo o ano passado, em Braga e em Guimarães, por exemplo. Ninguém vê isso como demérito do Jardim. Nem ninguém vê a vitória do Benfica no Dragão, como um demérito do Jesus.
Aliás, um dos factores que define um campeão é, precisamente, a capacidade de ganhar em circunstâncias difíceis.
Mas eu estou de acordo que a qualidade global da equipa não melhorou, de um ano para o outro. No entanto, fizemos 3 ou 4 jogos que o Sporting de Jardim não teria sido capaz de reproduzir. E isso aconteceu pela diferença que ambos os treinadores têm, quanto ao pensamento do jogo. É pouco? É. Pode ser reproduzido de forma consistente, se mantivermos o treinador? Não sei.
E lembro que o Jardim nunca ganhou ao Marco, enquanto cá esteve. E creio que ninguém dirá que o Estoril tinha melhores recursos que o Sporting.
Não estou de acordo com a tua apreciação às razões da troca. A troca produziu-se porque o Jardim se quis ir embora. E, nessa altura, eu escrevi que o próximo treinador deveria ser um gajo experiente e de gabarito.
Pois para mim mudar de treinador não basta.Esse é o caminho mais fácil, imputar todas as culpas desta temporada ao mesmo e ignorar tudo o resto.
Nada garante que com um novo técnico o cenário actual melhore, por parte da direcção tem de haver mudanças também na gestão desportiva (e com isto não estou a falar em gastar rios de dinheiro).
Se vier um novo técnico e a direcção não mudar a sua forma de actuar no plano desportivo da equipa senior, não tenho dúvidas então que vamos ter mais um tópico de um outro qualquer “Marco Silva” cheio de queixumes e lamentações.