[VOTAÇÃO] Continuidade (ou não) de Marco Silva como treinador do Sporting

Acho que o Marco Silva chegou ao Sporting com boas ideias para o futebol, tendo conseguido implementar algumas delas, nomeadamente no plano ofensivo, que foram visíveis em alguns jogos já aqui enunciados.

Algures a meio da época, algo mudou. Não sei se foi a “crise” interna, se foi a pressão externa, se foi do nível de exigência que um clube grande tem a que MS não estaria habituado ou se foi uma conjugação destes fatores. Sei sim que a partir de uma dada altura, o futebol do Sporting tem vindo a definhar, ora com exibições medianas, ora com exibições de fraquíssima qualidade como a de ontem

Se, por um lado, acho que o nosso plantel tem lacunas e não se encontra ao nível do plantel dos nossos rivais diretos, por outro tenho que concordar com quem aqui defende que o plantel não está a ser rentabilizado da melhor forma. Além disso, chegaria para evitar aqueles empates caseiros que tivemos contra adversários mais fracos.

Tenho sido um defensor da qualidade de Marco Silva (continuo a dizer que o que aconteceu no Estoril não foi obra do acaso), mas há algum ou alguns fatores de estão a impedir que ele demonstre essa mesma qualidade no Sporting. Não sei se esses fatores serão intrínsecos ou extrínsecos a Marco Silva, mas creio que será uma combinação de vários.

Acho que tem que haver (provavelmente já terá havido) uma reflexão interna entre o Marco Silva, a estrutura do futebol e o Presidente para tentar encontrar a(s) causa(s) de desempenho tão medíocre de modo a serem mitigadas.

Caso o Sporting não consiga vencer a Taça de Portugal, creio que é consensual que MS não poderá continuar no clube. Caso o Sporting vença a mesma, a decisão já não será tão fácil, mas confio em quem tem que decidir. Sei sim que se MS continuar tem que haver um “reset” à forma como os jogos são encarados sob pena de “PauloBentizarmos” este Sporting. Por outro lado, mudar de treinador todos os anos não é benéfico. Não sei, deixo a decisão a quem de direito .

Verifico que a discussão sobre o futuro do MS está acesa. Eu, por outro lado, confesso que ainda não consegui chegar a uma conclusão definitiva.

O [member=14638]sotnas escreveu algo em que me revejo totalmente, “quanto custa despedir, quais os treinadores disponíveis e quanto custa contratar melhor que o MS”. Estas são questões todas elas muito importantes e que terão peso na decisão da SAD.

O Marco Silva tem contrato com o Sporting por mais 3 épocas. Despedir o treinador, significaria assumir um encargo financeiro importante. Por outro lado, olhando para o panorama nacional e não vejo onde está o treinador que pode garantir sucesso imediato. Portanto provavelmente teríamos de pensar fora de portas, e nesse particular dificilmente se arranja um treinador conceituado, ou pelo menos com algum currículo que encaixe nos valores que pagamos actualmente ao MS.

Não quero com isto dizer que estamos condenados a ficar com o MS, digo sim que esta questão terá de ser muito bem ponderada e não é um decisão tão linear como por vezes parece ser tendo em conta as opiniões que aqui leio.

Outro aspecto a ter em conta vai ser o saldo desta época. O campeonato parece estar arrumado, só um cataclismo nos tira o terceiro lugar, portanto resta saber qual vai ser a diferença pontual para os dois primeiros. Vai ser a TP que irá ditar se esta é ou não uma temporada positiva.

E para aqueles que se ficam ofendidos quando se diz que vencer a TP é sinónimo de época com saldo positivo, eu recordo que este clube não ganha nenhum titulo, repito nenhum titulo (nem uma mísera taça da liga) desde 2008, e pelo meio perdemos esta mesma prova com a poderosa Académica. Por isso, se vencermos a final de 31 de Maio, é claro que a temporada tem de ser positiva.

Outro dado para reflexão tem de ser a avaliação do binómio plantel versus rentabilidade. E aqui sou algo critico, já o disse por mais de uma vez, e volto a repetir não engulo a história deste plantel não ter pernas para mais. Bastaria o Sporting ter vencido em Alvalade os jogos frente ao Setúbal, Moreirense, Paços, e não ter permitido que Académica empatasse em Coimbra no minuto 90, para neste momento estarmos em cima do Porto. E não me parece que estes jogos fossem impossíveis de se ter vencido.

Noutra vertente, na maioria das vezes aceitamos que um jogador jovem erre, justificando com a falta de experiência, e que são as dores normais de crescimento. Pergunto, o MS não merece o mesmo tratamento?

Quando foi contratado todos sabíamos que era um treinador com um carreira curta, apenas dois anos de primeira liga, e portanto com muito ainda para evoluir. Comandar um clube como o Sporting é um outro campeonato, o escrutínio e a exigência é tremenda, portanto o erro está ao virar da porta. A questão é esta. Vale a pena contratar um treinador com estas características , dar-lhe um contrato de 4 anos e despedi-lo no fim da primeira época? Seria aceitável se o trabalho fosse medonho, mas não é o caso, ainda que lhe possam ser apontados erros.

São estes os motivos que me levam a não ter a certeza que terminar o contrato com MS seja uma decisão tão evidente que não mereça discussão.

Volto a insistir na questão da TP porque vai ter peso. Se vencermos vai de certeza aliviar a pressão no clube, ajudar a validar a política desportiva desta Direcção, e mais importante conferir outro astuto a este plantel, treinador incluido. Não é difícil também de adivinhar que dará outra moral na preparação da próxima época. Tudo muda se falharmos.

Para terminar. Sou totalmente contra aqueles que dizem que o Presidente não devia ter assumido o titulo como objectivo. Reconheço que este plantel não é tão rico como o do Porto, e que o Benfica ao manter JJ e com a embalagem de ser o campeão em titulo (para não falar no “colinho”) seriam sempre adversários difíceis de bater. Porém orçamentos não jogam à bola, o Bayern Munique que o diga, e bastaria um pouquinho mais de rigor no campeonato para estarmos em cima deles.

Esta SAD trouxe estabilidade e competência, portanto o objectivo tem se ser sempre o titulo. Sucede que ao mesmo tempo que esse objectivo tem estar na cabeça de todos, tem também de existir a capacidade de avaliar a época por outros factores caso o titulo não seja conquistado. Falhar o campeonato não pode automaticamente significar uma época perdida, e ser gerador de uma revolução. A ser assim, 99% dos clubes todos os anos viviam num reboliço.

Mas também não se pode, num clube com a dimensão do Sporting, dizer-se que assumir o titulo é um fardo tão insuportável que serve de justificação para o eventual fracasso de jogadores e treinadores.

Como é hábito o equilibro está algures no meio. Atacar o titulo com as nossas armas, e se falharmos reconhecer que outros foram melhores, sem com isso colocar tudo em causa.

Isto para dizer que não aceito uma outra teoria que corre por aí, que defende que a candidatura ao titulo assumida por BdC colocou sobre o MS um peso insuportável. Se assim é, então de facto o MS não tem perfil para treinar o Sporting.

Bom post, Nuno.

São os mesmos teóricos que defendem o excesso de pressão sobre o treinador, quando se refere a vitória na Taça de Portugal como um objectivo mínimo.

Revejo-me por inteiro no post do [member=133]Nuno Lapa .

em termos de plantel o Sporting é a 3ª equipa em Portugal
em termos de orçamento o Sporting é o 3º em Portugal
em termos históricos somos o 3º em Portugal
nos últimos anos temos ficado entre o 2º e o 7º lugar
Estamos em 3º lugar na classificação.
O que é que há de errado?!!

Realmente, não há nada de errado. Se já ficamos em 7º lugar, a partir de agora tudo o que for acima disso é de dar graças a deus! :slight_smile:
[/quote]

Foi mesmo isso que eu quis dizer. Boa capacidade de interpretação, sem dúvidas.
:great:

É deixar a equipa em piloto automático, então.

Eu sou a favor de mudança total, presidente, treinador e jogadores, já agora para alguns pseudo sportinguistas um conselho…mudem também de clube!

Excelente post Nuno…

Eu com MS ou sem MS…só não quero aturar o mau futebol dos últimos meses…

Penso que a escolha não pode ser linear, por causa disto que o [member=133]Nuno Lapa escreveu:

Votei Não, ao fim de um ano de trabalho a equipe A está na mesma, não é mais um
mês ou ano que farão a diferença.

Em termos de plantel, vamos ver como fica com o nosso crescimento, que temos estado a assistir. Não estamos tão longe assim, independente do trabalho incansável dos média para nos apoucar. Quando formos campeões, veremos a rapidez com que mudam as “opiniões”;

Em termos históricos, cada um valoriza 30 anos de Apito Dourado como quiser. No meu caso, tenho sérias reservas em reconhecer mérito ou vitórias de quem faz batota, por cá mas também nas competições da UEFA, ainda por cima à cara podre. Sim, internacionais: lembram-se do telefonema, em directo, na SIC, do Fernando Barata (ex- presidente do Farense) para o romeno intermediário da “compra” dos árbitros para os jogos internacionais? - com essa “verdade” não me enganam!

Nos últimos 10 anos, fomos 5x2º, 2x3º, 2x4º e 1x7º.
Nos últimos 15 anos, fomos Campeões 2 vezes, os lampiões 3 e o FC Apito Dourado 10 (incluindo aqui a sua “secção” axadrezada, já que o princípio foi o mesmo!).
Nesses 15 anos, se somarmos os lugares finais (1º=1, 2º=2, 3º=3, etc), somamos 42, os lampiões 39 e o FC Apito Dourado 24. A nossa distância para os vermelhos, que têm agora também o seu Apito, afinal não é assim tão grande, não obstante todas as caldeiradas que sofremos, sobretudo ultimamente.
Nos 10 anos “roquetistas” além de 2 campeonatos, não obstante a incompetência vivida e estarmos no auge da corrupção, éramos claramente a 2ª equipa nacional, somando 22, os lamps 31 e o FC Apito Dourado 15.
Neste novo tempo, temos um 2º lugar garantido e até ver, um 3º. Estou pleno de fé que a coisa vai mudar em breve!
Espero sempre que cada triénio presidencial some 6 em resultados (um 1º, um 2º e um 3º), Menos que isso, é excelente. Somar 7, começa a ser um problema (só aceito se for em franco crescimento e com as expectativas em alta)! Mais do que isso… é um problema!
Vamos ver…

Quanto à nossa posição actual, não reflete em nada o nosso potencial.
Por 7 segundos, no jogo com os lamps, não estamos na luta pelo título.
O que se passou depois, foi uma baixa natural. Se estivéssemos com toda a alegria nessa luta, a história era outra e nenhum de nós sequer referia a pseudo-condição anti-natura de terceiros!!!
Apesar de marcado pelos vários empates em casa, este campeonato ficou a 7 segundos de ter outra história completamente diferente, veremos o que se segue!

O que há de errado?
E, para mim, de MUITO ERRADO?

O facto de sermos mais de 3 milhões de adeptos efectivos!
Claramente o 2ª clube em adeptos! a pouca distância dos lampiões que, segundo estatísticas reais (e não as bocas de 6 milhões inventadas pelo Vale e Azevedo!!!), apenas têm mais cerca de 500 mil do que nós!

A divisão de adeptos actual é de 3,5M para os lamps, 3M para nós e 2M para o FC Apito Dourado, tendo os restantes clubes todos, menos de 1M.

É INACEITÁVEL NÃO ASSUMIRMOS O COLOSSO QUE SOMOS!!!

Há muita coisa a ser reconstruida, a ser consolidada, a ser reaprendida, mas o caminho é para cima, para estarmos sempre entre 1º e 2º lugar.
Quem não estiver à altura desse estatuto e correspondente ambição, lamento, mas ou emenda a mão rapidamente, ou está a mais neste clube!

Obviamente, sim.

A minha opinião é de que não deve ficar independentemente dos resultados. Porquê?

1 - É uma causa perdida. Houve uma quebra de confiança com os objectivos e com a estratégia para o SCP. Essa quebra não está sarada e dificilmente estará, dado o circo que Marco Silva alimentou na altura. Não está em sintonia com a direção do clube. O facto dessa cisão ocorrer apenas 3 meses depois de assinar, e ao efetivar uma rota de colisão, como aquela que ele efectivou, revela que não está de corpo e alma no clube nem pretende servir os seus interesses.

O facto dos actuais melhores jogadores terem sido colocados no 11 após bocas do Presidente também revelam que Marco Silva estava a servir interesses de outros. O SCP necessita de um treinador que seja a extensão da visão da direcção, de união e de senso de família, desde o topo até à base. Se tiver outra visão, e se acha que a dele é que é a correcta, que o comprove com resultados, tal como a direcção o faz a cada R&C. Até ao momento, não há resultados que comprovem que a visão de Marco Silva para o clube fosse a melhor, muito pelo contrário.

2 - Não o acho um treinador decente para se aspirar a coisas fora do normal como sejam: ser campeão, fazer figura nas competições europeias, fazer de Alvaldade um reduto onde se garanta vitórias, quase sempre. Não acho que tenha base para se tornar um grande treinador. Não acho que tenha aparência e eloquência para impôr respeito e agressividade competitiva num grupo de jovens jogadores.

Porque acho isto? Como jogador Marco Silva actuou no Cova da Piedade, Belenenses, Atlético CP, Trofense, Campomaiorense, Rio Ave, Sp. Braga-B, Salgueiros, Odivelas, Estoril Praia.
Como treinadores/professores/teóricos/mestres teve:

Vitor Manuel
Vitor Móia
Nicolau Vaqueiro
Carlos Manuel
Fernando Duarte
Vitor Oliveira
António Caldas
Norton de Matos
Rui Gregório
Litos
Daúto Faquira
Marco Paulo
Tulipa
Hélder
Professor Neca
Vinicius Eutrópio

Não é grande Academia nem Cátedra. Se é verdade que na vida somos um produto daquilo que nos rodeia, então Marco Silva também não deverá fugir muito daquilo que os seus mentores lhe ensinaram. Tenho para mim que os métodos de treino do Marco Silva, são iguais aos de tantos outros treinadores medianos que por aí andam, afinal de contas passou a vida a ser treinado por eles, e agora, desde há 3 ou 4 anos, é treinador. A menos que Marco Silva seja um visionário e um génio original e criativo, o que vai ocorrer é que nunca (ou dificilmente) criará escola e jamais se afastará muito daquilo que aprendeu enquanto jogador. Nunca criará métodos, irá sempre copiar métodos que estão nos livros, e livros esses que os outros também leram ou lêem. O mais provável é ser um treinador repetitivo e previsível. Para comprovar isto, já existem sinais: basta ver a regressão da equipa em termos de processos mecanizados desde a saída de Leonardo Jardim, e a forma relativamente fácil com que se consegue anular o jogo do SCP, em qualquer jogo. E diabos me levem se o SCP vai esperar 7 anos até que Marco Silva acumule 1 década de experiência e evolua os seus métodos a um nível acima da média.

3 - Tem sorte. Mesmo numa época desta, está numa final. Já não há rivais para se poder esconder atrás do favoritismo. Contudo eu não quero um treinador que só tenha sorte. O SCP não pode basear o seu sucesso na malfadada “bola aos ferros”. O treinador do SCP tem de ter sorte, claro que sim, mas depois tem de ter arte e engenho.

4 - Metade da equipa do SCP está entupida na rota de potencial que poderia atingir. Estamos há 4 anos a testar treinadores, e não se aposta na porra de um treinador que traga métodos de topo para o treino leonino que ensine verdadeiramente estes rapazes como se joga futebol.

Finalmente um tópico para se discutir a situação.

Se o Presi costuma vir aqui que leia com calma, porque no meio de muitas e variadas
opiniões reside o interesse de todos os adeptos do SCP.

É um assunto delicado que deveria ser discutido no fim da época.
Mas vamos por partes.
Fui dos que achou acertada a aquisição do MS. Por vários motivos mas sabendo que também o MS não era um treinador feito e que precisava de tempo para melhorar. Acho que foi esse também o sentido da Sad ao lhe fazer um contrato de 4 anos.
A analise á época vai fazer-se a seu devido tempo.
Não estou contente com o momento da equipa mas na época passada também a partir de certa altura baixamos e muito a qualidade de jogo.
Na minha visão não faço depender a continuidade do MS dos resultados imediatos.
Mas aceito que quem esteja a liderar o clube e que sabe o dia a dia possa ter outra visão das coisas e chegue á conclusão que não é a pessoa certa para continuar.

SL

É isto.

Não gosto do momento que vivemos, nem me tem entusiasmado o futebol da equipa.

Confio em quem lidera mais do que nunca e será uma decisão a tomar pós final da Taça.

Um assunto para discutir no final da época? Não, este assunto tem de ser discutido já. Se é para despedir é agora. Não vale a pena andar " a ver o que isto dá até ao final da época", e mais absurdo é uma final da taça definir se o MS vai ficar ou não. Quem o quer despedir que o assuma, e assuma as responsabilidades de o despedir assim como assumiu quando o contratou por 4 longos anos. Temos uma pré eliminatória da LC para preparar. Isto tem de ser feito com a equipa técnica seja ela qual for, o mais rápido possível. Não quero imaginar que no Sporting se faça os planteis sem o aval do treinador. Porque se assim for, não podem no fim responsabilizar o técnico.Vamos lá então começar outra vez do ano 0. A próxima época é para ambientar e depois a outra é para ganhar. Normal e típico no Sporting. Daqui a 1 ano…novo ano 0.

Não creio que a direcção possa dispôr de todos os dados para tomar a decisão, nesta fase.

Além do mais, se a política de contratações passar por não dar grande margem de manobra ao treinador, quanto às escolhas, tanto faz que se prepare agora ou depois a pré-eliminatória.

Uma visão esclarecida da questão. Concordo plenamente.

Ontem, como sócio/adepto a assistir ao jogo nas bancadas de Alvalade, disse para mim próprio, a dada altura, mais uma vez, “Marco, quem te disse que eras treinador?”
Todavia, não é este sócio/adepto que deve decidir se MS deve continuar ou não no final da época, e ainda bem, pois reajo da forma que descrevi a uma accão/decisão (ou falta delas…) do treinador com a qual não concordo.
Por outro lado, já é a este (e aos outros…) sócio/adepto que é devido decidir se a actual direcção, que apostou no MS ao dar-lhe um contrato de 4 anos (mesmo com as rábulas de Dezembro…), deve ou não continuar. Mas, para isso, também há uma altura devida.
Compete a quem foi eleito para dirigir o clube tomar a decisão de manter ou não o MS no final da época. Certamente fá-lo-ão com uma decisão mais informada do que este sócio/adepto e, por enquanto, tenho toda a confiança em quem está à frente do clube.

Assim sendo, votei: “Sim, se ganhar a TP”.
Mas na realidade pretendia que fosse: “Sim, dependendo do que acontecer no jogo da TP”.

Estou contente com os resultados do Sporting esta época? NÃO.
Estou contente com o futebol jogado pelo Sporting na maior parte dos jogos nesta época? NÃO.
Acho que o plantel, mesmo sendo menos rico que o dos rivais, tem sido bem aproveitado? NÃO.
Estou convicto que não é necessário que ocorram mudanças ao nível da gestão do futebol nacional para voltarmos a ser campeões nacionais? NÃO.

Até podemos (tremo só ao considerar esta hipótese…) não ganhar a TP, mas será muito importante observar a forma como a equipa irá jogar esse jogo dirigida por MS. No final, na decisão de manter ou não MS, esta informação deverá ter um peso definitivo.
Temos a “obrigação” de ganhar a TP, mas é uma final, disputada num jogo só, num país em que futebol tem navegado ao sabor da corrupção e do compadrio. Acima de tudo, o que acontecer neste jogo deve permitir analisar, quando conjugado com o que já todos temos vindo a observar, se MS tem ou não “fibra” para ser treinador do Sporting.
E até podemos ganhar a TP sem que o treinador mostre que tem essa mesma “fibra”…
Neste último caso, a direcção terá um grande problema nas mãos. Será um grande risco despedir MS tendo este ganho a TP, apesar de o mesmo não ter demonstrado, ao longo de uma época e apesar de “jovem”, qualidades suficientes para continuar a ser treinador do Sporting. Nesta situação, se tal vier a ocorrer, poderão fazer toda a diferença na decisão dados que eu, como sócio/adepto, desconheço.
Mas é por isso que eu sou só um sócio/adepto, estando na direcção aqueles que eu elegi para dirigirem o clube e o levarem de novo à glória depois de tantos anos de cinzentismo e de má gestão.