[VOTAÇÃO] Continuidade (ou não) de Marco Silva como treinador do Sporting

Absurdo? Mas absurdo, porquê?

Isto partindo do principio que não há absoluta convicção na capacidade do treinador e que há alguma insatisfação com o futebol da equipa ( impensável para mim que se coloque em causa a legitimidade essa mesma insatisfação, queira-se ou não a continuidade do treinador ), quando é que o falhanço de um objectivo que neste momento o clube tem a obrigação de ganhar ( aqui não há desculpas de orçamentos e planteis inferiores aos dos rivais ) e esse objectivo está vivo graças ao único grande resultado da época, passa a ser uma coisa menor?

Qual foi o momento em que o insucesso e o falhanço de objectivos minimos, passaram a ser irrelevantes?

Eu gostava de saber qual o treinador no mundo, que “faz planteis”. Não são muitos, certamente.

Voto sim, deve ficar independentemente dos resultados.

Bom tópico e bom post Nuno. :great:

Quanto ao Marco Silva, a minha posição foi “sim, se ganhar a taça”.

A favor, acho que tem muita qualidade técnica;
A desfavor, acho que é demasiado “certinho”, faltando-lhe algum “sangue na guelra” e isso transparece na equipa;

Acho que tem que mostrar de vez a faceta cínica que tem, quando se irrita, mas tem que aprender a fazê-lo para fora e não para dentro - o problema não é lidar com as exigências da direcção e do departamento de futebol, que estão obrigadas a fazê-lo por competência, mas, pelo contrário, lidar com o exterior e manter esse espírito na equipa:
cinismo mandão e sangue na guelra!

Tem que aprender que não está ao serviço do futebol, enquanto “ciência” abstrata, mas sim ao serviço e a servir-se das condições de um clube que tem que ser ganhador.
Não me interessa nada que faça leituras “arrumadinhas” no fim dos jogos para gosto dos adeptos do futebol em geral, assegurando uma boa imprensa para sí, mas sim que se assuma totalmente em linha com os interesses do clube, trabalhando em todo o momento para gosto dos adeptos sportinguistas, ache a imprensa o que achar!

Tem que emendar a mão e colocar potência na equipa!
Tem que ser intransigente e intenso! E sei que consegue ser assim: já o vi a orientar o treino com essas ganas. Apenas tem que perceber que isso não era só no Estoril, onde se sentia menos exposto e mais à vontade, mas que tem que acontecer, por tudo, no Sporting.
Para isso, precisa de deixar o caminho “seguro” e “arrumadinho” que escolheu quando ficou assoberbado com a dimensão e exposição do nosso clube. Há que dar o passo em frente!

Tudo isto são coisas que são relativamente fáceis de mudar, ou evoluir, e aceito que não o devesse fazer com a máquina a andar. Depende do que conseguiu aprender, ou não, ao longo desta época (espero que tenha aproveitado bem!) e dos “tomates” para dar esse passo, sem o qual nunca passará de uma “promessa eternamente adiada”.
O problema nunca estará no plantel que o clube lhe entrega, mas sim na sua capacidade de potenciar recursos e de “expremê-lo” ao máximo.
E não é uma questão para alguns jogos: é para todos, em cada segundo, em cada discussão de bola, em todo o tempo, em todas as fases do campeonato, durante toda a época.
É assim que se conseguem resultados e é isso o que se espera dum treinador de topo!

E desengane-se se acha que se pode escudar nos adeptos do clube, pelo facto de o terem apoiado, numa altura complicada.
Como já sabemos, essa altura foi bem menos complicada do que o “cataclisma” que se quis construir nos média, e o que interessa aos adeptos é… competência e resultados! Os resultados que não conseguiu este ano, por muito próximo que tenha estado.
Que se lembre que, nós somos sempre do Sporting e não do Marco ou outro qualquer. Que não se iluda, pelo que se passou, que nos pode obrigar a ter que fazer essa escolha: vai de carrinho na hora, e mal visto!

Na perspectiva do clube, sou contra a mudança permanente de treinador.
Acho que, tal como a direcção e este tempo novo que, felizmente, se instalou neste clube e vai em pleno vapor, há aprendizagens necessárias que terão que ser feitas.
Mas só aceito se elas forem feitas e se as consequências forem cada vez de mais consistência, competência, com passos francos, direccionados para nos aproximar do topo e atingir os nossos objectivos, que serão sempre …ser campeões!
Sim: ser campeões!!! (estou-me a c4g4r para o que as nossas Arletes Aflitas acham, receios de “pressão” incluidos!)

É essa a exigência e se Marco Silva não se acha capaz, em carácter, em desempenho, em tudo, a 110%, deve ir procurar o seu “futuro” noutro lado.
Continuo a acreditar que tem capacidade de sobra e margem de evolução, que me fazem acreditar que, agora mais experiente, será capaz dar o passo seguinte.
Para isso, terá que entrar no Jamor com uma equipa superior, mandona, plena de sangue na guelra, a dizer e a mostrar desde o início do jogo, até ao fim, final e acabado, inequívocamente, em cada jogada, em cada segundo: Saiam da frente que a Taça é nossa!

Mostrará que tem a fibra para o sucesso, a competência e o carácter de ganhador que serão essenciais para toda a época que vem!
Sou do Sporting, quero ser campeão!
Se o Marco tem dúvidas em relação a isso, técnicas ou de carácter, siga a sua vida!
Caso contrário, vamos embora, vamos à luta!

Votei sim.

Comecei a criticar MS após o empate com o Moreirense. Completa-se, agora, uma volta de 1ª liga.
Achei, nesse dia, que a minha margem de tolerância se tinha esgotado. Tinha ficado abatido em Coimbra. Após o jogo com o Belenenses em casa, tinha esgotado a paciência para as substituições de sempre. Mas com o Moreirense vi um treinador de mãos atadas, sem soluções, ao sabor do vento. Era o 2º baile táctico a que assistia ao vivo, depois do Paços. Era um dos rivais a perder pontos daí a poucos minutos e nós… a escorregarmos num jogo simples.

Depois tudo piorou. Foi o filme de terror em Vizela (pior jogo da época), as declarações absurdas do treinador na Madeira, os ecos da reunião em Lisboa, as declarações do José Eduardo, a defesa (e o ataque a outrém) na imprensa e pelos roquetistas-coveiristas, as declarações dele em Guimarães. Se MS tivesse levado ali um pontapé no cú, eu não teria ficado a chorar.

O tempo passou e perdemos objectivos.
Continuo a ver muitos problemas na forma como se joga. Talvez veja mais problemas agora que em Novembro.
E tenho sobretudo uma decepção enorme com a fraca correlação entre, por um lado, a qualidade do plantel e o apoio da massa adepta e, por outro lado, os pontos obtidos, as entradas apáticas, a incapacidade gritante em gerir resultados contra qualquer adversário (Marítimo com 3-0, Penafiel com 2-0, Boavista com golo aos 15’’, para não falar de vantagens mínimas…).

Não sei, sinceramente, se MS é Homem para o que o Sporting dele pretende.
Sei que ele tem de avaliar o que fez este ano. E tem de avaliar a sua capacidade para fazer mais nos próximos 3 anos. E tem de fazer essas avaliações com a direcção.
Claro que, se perder a taça (a jogar o mesmo que, por ex, ontem) ou perder o 3º lugar, as suas condições para começar a época serão complicadas. As críticas estão a começar, finalmente, a ouvir-se. Já não é só uma meia dúzia de irredutíveis. Isso era esperado e não sei como ele, MS, não percebeu, em Dezembro, que só estava a ser usado como arma de arremesso que, rapidamente, deixaria de ser interessante. Provavelmente não conhecia o Sporting e as suas quintas, grupos e grupelhos.

Se ganhar a taça, terá condições para ficar mais tempo, desde que a sua avaliação e a realizada pela direcção assim o concluam.
Continuo a achar que ele é um homem inteligente e perspicaz. E gostava que aprendesse mais depressa com os erros

Felizmente, confio em quem tem (muito) mais dados do que eu e já demonstrou capacidade de decisão.
Até decisão em contrário, é o meu treinador. Como até aqui, criticá-lo-ei quando achar que é de criticar. Elogiarei quando achar que é de elogiar.

Poderá haver alguns certamente que terão esse nível de autonomia, mas não é isso que defendo que deve acontecer no Sporting.

O que defendo é que o treinador não deve ser um corpo estranho na altura de definir um plantel para uma temporada.

Não pode ser excluído de decisões como contratações de jogadores, tem de ter voz nesses assuntos também.E infelizmente esta época não teve.

Para mim isso é um erro crasso na situação especifica que o clube atravessa.Pois se fosse-mos um clube muito rico, capaz de gastar fortunas em jogadores de renome assim talvez compreendesse a aquisição de jogadores sem aval do treinador. Pois certamente seriam todos jogadores de qualidade e só competia ao treinador retirar o melhor deles.

Na nossa situação especifica considero que todas as decisões tem de ser bastante calculadas e meditadas antes de serem tomadas.Todos devem remar para o mesmo lado, e o treinador tem ser um elemento relevante neste processo.

Não consigo levar por isso este tópico muito a sério, se o fizesse estaria a partir do principio que Marco Silva personifica todo o mal que aconteceu esta temporada.E estaria a usar o técnico como bode expiatório disso mesmo.

A minha opinião sobre o técnico é bem conhecida, não estou contente com o seu trabalho( algo que já se percebeu pelos meus posts recentes no seu tópico).

Contudo não acho que seja o único responsável da época que despontante que estamos a realizar.Direcção, equipa técnica e jogadores (se alguns não mostram qualidade para este nível outros têm demonstrado um nível profissional muito duvidoso ao longo da temporada) são para mim os culpados.

Por isso não acho que a mudança de treinador seja suficiente para mudar o rumo que a equipa profissional de futebol tomou.

Há que ter humildade suficiente da parte de todos os intervenientes para reconhecer os próprios erros cometidos esta época, só assim podemos mudar e evoluir de uma forma positiva.

Não vejo como os resultados até ao fim da época podem condicionar a próxima época inteira: no campeonato estamos mortos no 3.º lugar (nem mais nem menos) e a Taça são 90’, uma bola que entra ou uma bola que bate no poste, um fora-de-jogo mal assinalado, um penalty por marcar.

Marco Silva foi contratado com o intuito de fazer crescer a equipa que Jardim tinha montado. O início parecia promissor, mas a equipa não cresceu colectivamente e os jogadores não tiveram qualquer desenvolvimento do talento individual (talvez Carrillo, mas pouco mais).

Pontualmente a diferença não é grande, mas foi precisamente a falta da qualidade do futebol que nos fez pedir um treinador melhor que Jardim e no fim da época percebe-se que não tivemos aquilo que queríamos e com uma equipa incomparavelmente mais well-rounded do que a que Jardim dispôs - aliás, a menorização da equipa do Sporting, nos media, não tem outro objectivo que não beliscar a lucidez do presidente, que quer campeonatos com equipas de mancos, quando metade (ou quase) dos nossos jogadores jogava no Benfica ou Porto, pelo que alguma qualidade temos que ter.

Se o Sporting não encontrar uma opção acessível e claramente prometedora de melhor futebol, então talvez errasse pelo lado da segurança e mantivesse o treinador. Mas só mesmo por falta de opções e atendendo à indemnização que termos que pagar em função do contrato prolongado do MS.

O meu cenário ideal passaria por encontrar esse treinador, nacional ou estrangeiro, e fazer nova aposta para o banco de suplentes. Marco Silva não oferece garantias de crescimento, neste momento.

Que coloque os melhores na final da Taça para ver se uma jogada individual resolve o jogo e depois que se ponha a andar.

A época fica marcada pelo empate com as galinhas (concedido no ultimo minuto). A equipa estava em recuperação e em caso de vitória voltaríamos a estar na luta pelo titulo. Aquele golo foi um murro no estômago e uma machadada na motivação de todos.

O que aconteceria caso tivéssemos ganho às galinhas?

A partir desse jogo e com uma sequência muito complicada (Wolfsburg, Belenenses, Porto) as nossas aspirações a algo mais do que o 3º lugar acabaram. Conseguir motivar uma equipa de forma a ganhar e a jogar bem não é fácil nestas circunstâncias.

O trajecto na Europa e nas Taças foi bom. Estamos na final da Taça de Portugal e podemos ganhar um troféu (coisa que não fazemos desde 2008).
Caso consigamos vencer a Taça, temos de considerar a época como positiva e Marco Silva deve-se manter no cargo.
Se não vencermos o troféu não vão existir condições para Marco Silva se manter, uma vez que ao 1º deslize a contestação será grande e a pressão será muito superior à desta época.

Acredito que tenham existido conversas entre direcção e treinador e que as duas partes se tenham entendido e que vão actuar “a uma só voz” caso MS ganhe a Taça e se mantenha em 15/16.

Nota: Quando se compara o Sporting 14/15 com o da época anterior temos de mencionar que na 2ª volta de 13/14 houve tudo menos “nota artística”.

Vamos lá a ver se compreendo: andam meia época, alguns a época toda, a criticar o treinador, as suas escolhas, o futebol praticado, as conferências de imprensa, o empresário, a não aposta na B, a sua postura no banco, se veste rosa ou castanho , e no fim dizem :“se ganhar a taça de Portugal deve ficar”? Mas a que propósito?

Não votei porque falta a opção mais sensata. Quem será o substituto do Marco Silva ?

Dependendo do nome é mais fácil definir a posição.

De resto , o sim ou não não podem estar apenas relacionados com possíveis 90 minutos positivos/negativos no jogo da Taça.

Naturalmente.

Votei sim como é obvio. Só um louco despediria MS no final de época.

MS é para continuar, independentemente do que venha a suceder até final de época. Estamos na final da Taça de Portugal, no campeonato fizemos o “expectavel” e previsivel atendendo á diferença de recursos existentes entre SCP e Benfica/Porto, na Europa fizemos uma boa fase de grupos da Champions cumprindo os minimos exigiveis, e na Taça da Liga atendendo ás condicionantes impostas, dignificou-se o Clube.

O “Problema” de Marco Silva não são os 11 e 8 pontos de atraso para o Benfica e Porto. O “Problema” de MS foi mesmo o calendario muito menos folgado e a falta de um Paulo Fonseca no FCP…

Este 3º lugar no campeonato é o normal e o expectavel atendendo ás condicionantes financeiras e desportivas do Sporting. O 2º lugar da época passada é que foi anormal e aconteceu por uma conjuntura atipica de que Leonardo Jardim beneficiou.

O que é que há de errado? Essa mentalidade.

Muito bem, o fodasessee realçado deu muito mais valia ao teu comentário. :clap:
Quanto à critica a adeptos como eu, não sejas ridículo.

Vamos lá a ser sérios. As coisas boas que vi, mantém-se, tal como as coisas más. Aqui e vendo de fora, não há verdades absolutas. Vejo culpas próprias do treinador, vejo da estrutura e depois vejo uma época sem grandes motivos para satisfação, mas também sem motivos para dramas.

Não posso, de ânimo leve, dar sentenças definitivas quanto a eventuais méritos ou deméritos futuros do treinador, sei É que disputando uma final contra um Braga e não esquecendo o tal futebol praticado ao longo da época, uma derrota colocaria sempre uma enorme nuvem negra sobre o treinador, para a próxima época.

Por outro lado:

As finais são para ganhar. A capacidade, em um dado jogo, de fazer o que é preciso, sabendo-se que em um dado jogo, uma equipa é claramente superior ao adversário, não pode ser desvalorizada.

E o inverso é verdadeiro.

Se vir uma final com um dominio claro e uma superioridade evidente em todas as vertentes do jogo por parte do Sporting e face a contingências muitas vezes aleatórias do jogo, posso até aceitar a derrota.

Se vir algo parecido com o que aconteceu na última vez que estivemos no Jamor, aceito tal coisa nenhuma.

Eu sou da opinião de que a aposta do SCP num treinador é sempre um semi-tiro no escuro. O SCP tem logo a partida uma limitação: dinheiro. E portanto das três, uma:

  • Ou escolhe um jovem com potencial e barato (como era o caso do Marco Silva) e espera para ver se apostou no cavalo certo;
  • Ou escolhe alguém que tenha alguma experiência, mas sem ter ganho grandes coisas, daí continuar a ser barato (como era Leo Jardim e como foi o caso de Jorge Jesus no caso dos lamps, para fazer um paralelismo);
  • Ou aposta/convence um treinador de larga experiência e de créditos firmados, mas já pré-aposentado (tipo Trapattoni, para fazer novo paralelismo) a vir fazer 1 ou 2 épocas e aproveitar o sol de Portugal.

Neste sentido, caso a saída de Marco Silva fosse real, não tenho dúvidas que Vitor Pereira seria uma opção muito forte e provável. Aliás, observando o mercado realisticamente, não vejo outra alternativa. Estrangeiros: tenho um sonho antigo com Adrianse e com Rehaggel mas acho que nunca ocorrerá.

é isto mesmo

Isto são factos. A mentalidade nada tem a ver com isso…
Aliás, a sondagem deste tópico está a desvendar muitas dúvidas.

Então será importante definir o que se quer antes de mandar borda fora o treinador atual.

Com esses 2 nomes , a resposta ao tópico era claramente SIM (o holandes creio que já nem treina)

Já é muito diferente de ganharmos a taça vs não ganharmos.

E as criticas que fizeste aos resultados do barómetro da Sporttv (ou era TSF ? ) ?

Não tenho uma opiniao formada. Se o Marco Silva mostrasse evolução, diria que sim mesmo sem ganhar a Taça. A questão é que a equipa está cada vez a jogar pior, e o Marco mostra pouca vontade em mudar e corrigir o que está errado(desde a relutância em apostar em nomes como Gauld ou Wallyson, ou a só ter apostado em nomes como o Paulo Oliveira por obrigação).

Enfim, posto isto, admito que vencendo a Taça merece manter-se no cargo, mas ao mínimo sinal de que a coisa permanece igual ao que está agora é por-lhe um par de patins.