[VOTAÇÃO] Continuidade (ou não) de Marco Silva como treinador do Sporting

Se fizermos o que temos que fazer, ganhamos a Taça a não ser em circunstâncias excepcionais, que não são uma raridade, mas são pouco prováveis.

Vou colocar essas circunstâncias de parte, até as verificar, se as verificar.

Acrescento ainda que votei “sim, se ganhar a Taça”, mas com dúvidas relativamente a essa minha opção.

Não entraria na próxima época descansado quanto ao treinador. E confesso que no caso de saída, também não estaria ou estarei convencido da bondade de tal medida.

Eu “compro” a ideia que MS é um jovem com potencialidades e que precisa de tempo para crescer. Mas há outras variáveis a considerar.

Um pormenor:

Bruno de Carvalho não o vai despedir!

Para mim, o que define o trabalho do treinador é a análise de toda uma época, não é um jogo apenas. Por mais que esse jogo tenha grande significado. O JJ perdeu tudo no fim de uma época, na outra a seguir ganhou quase tudo. Isto é apenas um mero exemplo.

Assusta-me ver que hoje, estamos piores que ontem. A equipa não mostra qualidade, não cresceu, pelo contrário, decresceu. Não consigo ver um princípio de jogo, uma ideia de jogo, uma identidade, não vejo nada. Os jogadores não têm evoluído, excepção feita ao Carrillo, que cresceu. Tudo o resto, estão estagnados. Temos uma equipa bastante desorganizada, se ainda apresentamos algumas ideias ofensivas, a nível defensivo, nunca fomos competentes e continuámos a não ser.

Não vejo qualquer rasgo de esperança no futuro, não tenho onde me agarre para acreditar no Marco. A situação é complicada, estamos limitados a nível financeiro, as opções não são baratas, estamos quase reféns do treinador e é uma situação bastante complicada. O contrato de 4 anos, foi um erro.

Votei, obviamente, que não. Agora, é preciso ponderar a situação no fim da época. Quem sabe, talvez não seja necessário despedir o Marco. Reforçar a equipa técnica pode ser uma boa solução. Reforçar com qualidade. Ou se o Marco não ganhar a Taça, ponha o lugar à disposição (não acredito).

:arrow: :arrow:

Normal a resposta. Vitor Pereira, apesar de ter CV que factualmente o coloca, no mínimo, como um treinador bastante decente, tem e sempre terá uma má imprensa e uma má queda para a graça na opinião geral. Simplesmente isso. Se o seu nome fosse Viktorius Pereirae talvez fosse diferente.

O Adrianse enquadra-se nos pré-aposentados. Quem me dera que aceitasse. Talvez se treinasse, finalmente, em Alcochete. Já não treina desde 2012, mas tem cargo técnico no Utrecht, actualmente.

Preferir continuar com o Marco Silva caso as opções fossem Vitor Pereira ou Adrianse…
Realmente o marketing é algo fenomenal.

Caso MS não fique, a direcção terá de investir num treinador com currículo. Com um perfil totalmente diferente do de Marco Silva. Para isso será necessário gastar €. Unai Emery ou Laudrup seriam nomes muito interessantes (e caros).

A opção Vitor Pereira não me agrada.

Mas o problema é que não sabemos se esses treinadores estão disponíveis. E a direcção tem que tomar decisões com elementos concretos e não hipotéticos. E isso estende-se à formação da opinião dos adeptos.

Agora, se partires de premissas hipotéticas e com alto grau de probabilidade de serem irreais, estás a matar uma opinião neutra.

Porquê?
É uma inside? um feeling?

É isto aqui.

Não vale a pena estar a ficar com o treinador devido a um jogo, para o despedir na 3º ou 4º jornada do campeonato na próxima época.

Temos de olhar para toda a época, fazer análises e tirar conclusões. Eu já vi esta equipa a jogar muito bom futebol e já vi a passar por momentos terríveis (o atual, independentemente de vencer os jogos). Depois há opções completamente inexplicáveis, desde o inicio do percurso do Marco, que estão fartas de ser faladas.

Eu para já ainda tenho imensas duvidas. Porque quando se fala em despedimento do atual treinador, tem de se começar a pensar obrigatoriamente no próximo e não vejo assim tantas opções quanto isso. Há também a questão económica, visto que não nos podemos dar a grandes luxos.

Se fosse há uns meses, eu diria sim de qualquer das formas. Neste momento, tenho imensas (!) duvidas.

A segunda volta? Não me parece que tenha sido a segunda volta toda. Estivemos francamente mal no jogo da Luz, onde a equipa nem entrou em campo, e depois tirámos o pé do acelerador ao garantir o 2º lugar. Pelo meio tivémos jogos fracos mas também tivémos golos anulados e penalties limpinhos. Com aquela eliminação da Taça e da TdL para ajudar a moral dos jogadores.

Outra coisa que não havia a época passada era um plantel com tantas opções como este. Este ano para o meio-campo temos imensas opções de qualidade (o ano passado tinhamos William, Martins, Adrien, Magrão e Vítor), nas alas estamos muito melhor que o ano passado (Capel, Wilson, Carrillo, Héldon e um Mané muito verde), e até em termos de PL temos mais uma opção.

O LJ também cometeu erros, mas convém lembrar que estava (quase) tudo espremido.

Parece-me que cada vez que se fala na época passada vai-se aumentando a duração desse período menos positivo, mas o que é certo é que o Mónaco veio cá buscá-lo.

Os dois a que me referi era VP e Rehaggel .

Acho que apenas deve continuar se conseguir a taça e o 3º lugar. Acho que até ao fatídico minuto 94 do jogo com os lamps estávamos na luta, depois disso não poderíamos esperar a motivação nos mesmo níveis. Temos perdido qualidade de jogo, mas também temos tido jogadores bem longe do melhor nível (William, Nani, Jefferson,…), têm acontecido mudanças constantes na defesa quer por castigo, transferências, lesões, etc., temos uma equipa que não estava preparada para fazer 2 jogos por semana, demasiados “imprevistos” para um clube que quer ganhar campeonatos.

Se não estou em erro o jogo na luz foi logo no inicio da 2ª volta (penso que á 19ª jornada), antes disso já tinhamos feito maus jogos. Com o Nacional por exemplo fomos roubados mas jogamos muito pouco.
Toda a 2ª volta foi fraca (coincidindo com o desaparecimento de Montero).
Na época passada começamos muito bem mas à medida que a época se foi desenrolando fomos jogando pior. Acabamos a época com jogos fraquissimos. O facto de já não existirem grandes objectivos tem o seu peso claro, assim como nesta época (após recepção ás galinhas).

O minuto 94 no jogo com os lampiões foi marcante, mas recuso-me a apontar esse como o momento que nos afastou de vôos mais altos. Não deveríamos ter chegado a esse jogo a 7 pontos deles, mas sim a bem menos. E mesmo chegando com essa diferença, na jornada seguinte era preciso a equipa entrar em campo. Aqui é que se via o trabalho do treinador. Os lampiões depois desse jogo perderam no Rio Ave. Estaríamos agora a 4 e com um Benfica-Porto em breve…

verdade.
a cada jogo que passa, a esperança de ver a equipa evoluir/crescer vai diminuindo de forma assustadora. ao ponto de dar por mim cada vez mais alheado dos nossos jogos. ao ponto de acabar a maior parte dos nossos jogos completamente frustrado. ao ponto de vir ao fórum uma ou duas vezes por semana.

Então é ainda mais difícil de compreender.

O meu voto é claramente um sai seja de que forma for, vencendo a taça ou não, tanto me faz.

A meu ver não mostrou ao longo da época ser um treinador com capacidade para um clube da grandeza do Sporting Clube de Portugal, revelou-se um medroso de todo o tamanho e alguém que não acrescentou nada de nada á equipa, usou quase e unicamente os jogadores do treinador Leonardo Jardim e pouco mais, mas nem esses foi capaz de motivar.

Penso que tinha tudo para fazer bem mais que a época passada e que falhou redondamente e como tal o melhor que pode acontecer ao clube é a sua saída.

Não concordo com tretas de centrais e meios centrais, não concordo coma falta de reforços e meios reforços, tem na equipa B grandes valores e aproveitamento deles nem vê-lo.

No entanto quero referir como sempre referi que se for o treinador do Presidente será o meu, mesmo que isso me custe já que acho que não jogamos nada de nada, não é de ontem é de quase sempre, perdemos o campeonato com equipas medíocres e em nossa casa por culpa de uma só pessoa o treinador Marco Silva.

Foi o próprio que o afirmou!

Percebe-se que BdC está preso pela sua própria decisão de ter assinado um contrato tão longo.
A indemnização iria ser considerável, com consequências no futuro.
Uma coisa será os dois fazerem uma avaliação, perceberem que o melhor é seguir cada um o seu caminho e chegarem a mutuo acordo, se for o caso.
Outra coisa será despedi-lo unilateralmente, como nos tempos do Bettencourt, e passar a ter despesas de ordenados-fantasma, coisa que penso que BdC dificilmente fará.

Por via das dúvidas, Marco Silva lá vai colocando o seu “amor” ao Sporting e a sua “enorme” vontade de continuar, no meio de uma série de “verdades” politicamente correctas convenientes ou coincidentes com o espírito manifesto pela direcção.
Até ver, isto pode ser uma posição de força precavendo um eventual divórcio.

Esta entrevista foi muito sintomática sobre o assunto, não tanto pelo que foi dito, mas sobretudo pela forma como foi dito ou como não foi dito!

https://www.youtube.com/watch?v=m7K-R_9RvfA

Votei que deveria ficar caso vença a Taça mas na verdade não sou fã da sua continuidade de uma maneira ou de outra, a verdade é que despedir um treinador que além de ganhar a taça tem também tão boa imprensa e uma boa opinião geral no seio dos sportinguistas, iria fragilizar imenso a direcção e envenenar a próxima aposta para a equipa técnica. Por uma questão de estabilidade acho preferível o Marco continuar se atingir esses objectivos.

O meu problema com o Marco nem é tanto a sua capacidade enquanto treinador, tenho noção que é um treinador jovem com potencial, se estiver minimamente focado e motivado poderá crescer e fazer a equipa crescer consigo, o meu problema é que estou muito céptico enquanto ao seu grau de comprometimento com o projecto desportivo traçado pela direcção, a desastrosa gestão de plantel que ele tem vindo a mostrar durante toda a época, a relutância em dar oportunidades a jogadores da equipa B e as declarações passivo-agressivas que foi lançado para quem está por cima na hierarquia, reforça essa minha desconfiança, como tal não consigo ver Marco Silva como um treinado com futuro no Sporting e preocupa-me que iremos começar a próxima época assentes neste tipo de duvidas.

Apenas aceitaria este contexto se Marco fosse de facto um fora de serie, um génio que nos pudesse por na rota dos títulos principais, até ao momento Marco é um treinador mediano, com poucas ideias e com graves lacunas, para ter um treinado a esse nível prefiro ter um que seja fiel ao projecto desportivo do Sporting, que respeite as exigências de quem está por cima de si e que respeite a formação.

Não é um pormenor, mas sim um por-maior. Não sei onde foste buscar essa informação nem as fontes que eventualmente poderás ter, mas a ser verdade só mostra que temos um grande líder. Ninguém no seu perfeito juízo vai despedir um treinador a quem se deu 4 anos de contrato, quando este atingiu os mínimos exigíveis. Relembro o que disseram atrás: Neste momento não temos plantel/condições para mais. O que aconteceu a época passada foi fruto de um conjunto de circunstancias que dificilmente se voltará a repetir. Ganhar a Taça de Portugal ou não é que deverá ser insignificante para a continuidade do treinador. Uma Taça de Portugal só poderá salvar a época em clubes como o Braga, Belenenses ou Trofense. No Sporting é mais um troféu que deve ser festejado no próprio dia e nada mais. E é nesta cultura de exigência que BdC muito falou na sua campanha eleitoral que devemos assentar as bases para o futuro. E o futuro começa por dar condições a este treinador para lutar pelo campeonato até ao fim. Peço imensa desculpa aos que derrepente descobriram que temos uma formação, mas não é com base numa equipa formada pela equipa B que podemos lutar até ao fim. Pelo menos para já.
Espero que o nosso Presidente tenha a força e a coragem de manter pulso firme neste dossier, e não agir por impulso. Repito: Este é um projecto de 4 anos. No fim sim. Faz-se o balanço e tira-se as respectivas conclusões.