Tudo o que o BdC decidir acredito que seja o melhor para o clube. Acredito nas qualidades do Marco Silva, no entanto exijo a conquista da Taça. Caso contrário a coisa fica complicada para o lado dele.
Ou seja o que se acha e que na final da taca se a bola bater no poste e entrar o treinador e para ficar, se bater no poste e sair e para ir embora …
Desculpem la mas isso nao faz sentido algum. E espero, mas espero mesmo que quem toma decisoes nao o faca com este criterio(?) … Alias foi essa uma das razoes do clube ter chegado ao estado que chegou. Que se tenha aprendido alguma coisa com isso.
E ja que se cometeu o erro de dar 4 anos de contrato a um aprendiz, que nao se cometa um erro bem pior.
Que faca parte dos parametros de avaliacao eu concordo em absoluto, mas dai a ser o principal ponto vai uma gigantesca distancia.
Não é um pormenor, mas sim um por-maior. Não sei onde foste buscar essa informação nem as fontes que eventualmente poderás ter, mas a ser verdade só mostra que temos um grande líder. Ninguém no seu perfeito juízo vai despedir um treinador a quem se deu 4 anos de contrato, quando este atingiu os mínimos exigíveis. Relembro o que disseram atrás: Neste momento não temos plantel/condições para mais. O que aconteceu a época passada foi fruto de um conjunto de circunstancias que dificilmente se voltará a repetir. Ganhar a Taça de Portugal ou não é que deverá ser insignificante para a continuidade do treinador. Uma Taça de Portugal só poderá salvar a época em clubes como o Braga, Belenenses ou Trofense. No Sporting é mais um troféu que deve ser festejado no próprio dia e nada mais. E é nesta cultura de exigência que BdC muito falou na sua campanha eleitoral que devemos assentar as bases para o futuro. E o futuro começa por dar condições a este treinador para lutar pelo campeonato até ao fim. Peço imensa desculpa aos que derrepente descobriram que temos uma formação, mas não é com base numa equipa formada pela equipa B que podemos lutar até ao fim. Pelo menos para já.
Espero que o nosso Presidente tenha a força e a coragem de manter pulso firme neste dossier, e não agir por impulso. Repito: Este é um projecto de 4 anos. No fim sim. Faz-se o balanço e tira-se as respectivas conclusões.
Começo a pensar que tu andas é a gozar connosco :lol:
Então querias que o marco fizesse os 4 anos completos independentemente dos resultados e só ao fim dos 4 anos é que se tiravam conclusões ? Esta foi demais, podem suspender o forum por hoje. Já ganhaste :rotfl: :rotfl:
A principal diferença entre o nosso futebol e o do Benfica (desde a chegada de Jorge Jesus) e o Porto (há mais tempo, já) é que estas equipas têm um modelo de jogo com qualidade, perfeitamente consolidado. Estas equipas encontraram a sua identidade de jogo, que não se altera independentemente dos jogadores escolhidos para o 11, da entrada e saída de jogadores no plantel ou de alterações pontuais no esquema táctico. No caso do FCP, esta filosofia já nem depende sequer do treinador, ou melhor, o treinador é escolhido consoante essa filosofia.
Enquanto isto, nós andamos há anos a “consolidar” um modelo de jogo que é fraco. E digo consolidar, porque acredito que este se encontra perigosamente enraizado nesta equipa. E não estou a falar do 4-3-3. A ausência de criatividade e rasgos ofensivos no nosso meio-campo, o exagero no número de cruzamentos para a área, a ausência de rigor e harmonia no sector defensivo, tudo isto, não é de hoje, pois verificavam-se na mesma com diferentes treinadores e com diferentes jogadores, num passado recente.
Esta é a grande mudança que terá de ocorrer no nosso futebol. Temos de encontrar um modelo de jogo com qualidade, que nos sirva. E isto, na minha opinião, é trabalho de treinador. (e não, não me estou a contradizer com o que disse em cima em relação ao Porto, porque as ideias de jogo do Porto são o reflexo dos bons treinadores que tiveram no passado)
Esta necessidade torna-se ainda mais urgente numa altura destas da nossa história, onde os recursos não abundam e onde dificilmente seremos campeões apenas pela mais-valia do nosso plantel. Um modelo de jogo com qualidade e bem definido, à partida, facilitaria na identificação dos novos reforços a baixo custo e diminuiria o impacto da perda dos jogadores mais importantes (algo que, para o qual, não estamos preparados). E é também por causa disto, que agora temos jogadores como o Montero, cujo a qualidade é indiscutível, que não conseguem ter um rendimento que condiz com o seu valor.
Posto isto, alguém acredita, com o trabalho desenvolvido até agora, que o Marco Silva seja capaz de implementar tudo isto no nosso futebol? Eu não acredito. Nem tenho motivos para acreditar. Por isso votei “não”.
Claro que, mudando de treinador, ninguém garante que o próximo fará um trabalho melhor. Mas neste momento é um risco que temos de correr, isto é, se quisermos lutar pelo título na próxima época.
Então qual a tua ideia? Continuar a contratar treinadores todos os anos e despedi-los e andar a vida toda a pagar-lhes indemnizações? Mas isso não era para acabar?
Não a minha ideia era contratar um treinador com provas dadas mesmo que para isso fosse necessário despender de 1.5M/ano.
Ao libertarmos capel p/ex já dava para pagar isso ou mais a um treinador. E pelo menos nisto temos de concordar, é melhor um bom treinador do que o capel na equipa.
Eu também estou farto de trocar de treinador ano sim, ano sim e às vezes com maior frequência. Mas se não acertamos na escolha do treinador em nome da estabilidade vamos permitir que este fique cá 4 anos? Sem a equipa evoluir? Ele não tem pulso nos jogadores. Não é treinador para um grande, pelo menos nos próximos anos não o é de certeza.
Tal como a maioria não estou a gostar do futebol que estamos a praticar, e fico bastante irritado no fim dos jogos com o treinador, tal como o ano passado chamava nomes e mais nomes ao LJ pelo péssimo futebol apresentado na segunda metade da época.
Mas já jogámos futebol entusiasmante esta época, o treinador não desaprendeu. No Sporting é hábito esta irregularidade tremenda, tanto jogamos excelente futebol, como noutras fases da época somos péssimos, foi assim com o Domingos, foi assim com o Leonardo Jardim.
Não acho que isto vá mudar com uma mudança de treinador. Acredito que terá mais hipóteses de melhorar ao manter-se o treinador, algo diferente do que estamos habituados. A meu ver temos tudo a ganhar ao manter a equipa técnica e dar estabilidade a esta equipa, dar confiança.
E também quero ver nos ultimos jogos do campeonato, quando tudo estiver matematicamente definido, se está dentro do projecto Sporting, dando oportunidades e tentar lançar novos jogadores na equipa A, ou se vai optar por meter os mais utilizados para tentar unicamente ganhar mais pontos.
Para mim tinha logo ido em Dezembro para o raio que o parta, mas o que me irrita mais é existir Sportinguistas que resumem a época a 1 jogo, quer dizer a época está a ser uma MISÉRIA, NÃO JOGAMOS NADINHA À BOLA e se ganhar a Taça de Portugal apaga-se todos os pontos negativos e dá-se mais 1 época para o treinador estragar o resto, é isto?
Não consigo considerar que esta será uma época positiva para o Sporting se ganharmos a Taça de Portugal. Disseram-me no início da época (a mim e a todos os sportinguistas, lembram-se?) que o objectivo desta época era sermos campeões nacionais. Sempre acreditei nesta direcção (e continuo a acreditar) e, como tal, acreditei nisso que me disseram. Considerei-o, inclusivamente, um objectivo totalmente legítimo e concordante com os meus desejos sportinguistas e com a dimensão do Sporting Clube de Portugal. Ora bem, posto isto só posso concluir que Marco Silva falhou (e a direcção também, de outras formas, mas o que estamos aqui a discutir é a continuidade de Marco Silva). E Marco Silva não falhou porque não vai ser campeão, mas sim porque o melhor que conseguiu foi pôr o Sporting Clube de Portugal ao nível da maior parte das equipas do nosso campeonato, não das melhores. E leia-se com “as melhores” aquelas que estão realmente a disputar o título de campeão nacional. O Sporting Clube de Portugal, mais uma vez, não está a disputar o título de campeão nacional. Digo abertamente que não faço parte daqueles que, em tempos, consideraram bom o segundo lugar (por épocas consecutivas). Como sportinguista, não considero nem quero considerar bom tudo o que seja menos do que estar na luta pelo título até ao fim.
Na minha opinião, Marco Silva teve à sua disposição um plantel com qualidade suficiente para lutar pelo objectivo definido no início da época. Diria mesmo que houveram até tempos (iniciais) em que o Sporting jogou bom futebol, muito bom futebol, mesmo, mas o que parece é que isso assustou o treinador de tal forma que ele teve de rapidamente pôr a equipa a jogar com processos que ele próprio conseguisse dominar - processos básicos, previsíveis, infrutíferos, diga-se.
A qualidade do futebol jogado e a capacidade individual e colectiva dos jogadores tem vindo a decrescer ao longo da época de forma incompreensível e, muitas vezes, assustadora. Os processos de jogo são exasperantes de tão limitados, acompanhar uma partida do Sporting é, na maior parte das vezes, uma agonia. Não consigo compreender por que é que, muitas vezes, estou a ver um “Sporting vs Académica” (a título de exemplo) e sinto a angústia de estar a ver um “solteiros vs casados”.
O treinador é jovem e o plantel também, muitos alegam que está aí o cerne da questão. Compreendo que a juventude é um factor de peso, com certeza que sim, um jovem tem menos experiência, menos sabedoria, mas não necessariamente menos qualidade. Quando se é bom, não interessa a idade que se tem, tal como quando se é mau. Um jogador e/ou treinador não tem mais qualidade por ter 30 anos em vez de 20. É preferível pôr a jogar um mau jogador de 30 anos ou um bom jogador de 18? A resposta para mim é simples: o que interessa é a qualidade, não a idade. Mas para quem quiser insistir na idade, tenho mais a dizer: um jovem tem toda uma auto-estrada de aprendizagem aberta à sua frente. Um plantel jovem tem o futuro todo para percorrer, pode tornar-se melhor a uma velocidade quase alucinante. O mesmo vale para o treinador. Aquilo a que tenho assistido chega a ser um verdadeiro “desaprender”. Que sentido faz? Para mim, nenhum.
Um treinador capaz de cumprir os objectivos de um clube como o Sporting Clube de Portugal, capaz de cumprir os objectivos que eu e todos os sportinguistas desejam para o Sporting Clube de Portugal, tem de manter um plantel motivado, ambicioso, lutador, melhor e mais capaz em todos os jogos, não apenas nos jogos grandes, ou nos jogos das competições europeias ou numa final da Taça de Portugal. É assim e apenas assim que se pode ser campeão. Marco Silva mostrou até agora ter capacidades para isto? Não.
Com o dinheiro da venda do Jardim dá para pagar a indemnização do Silva, e a vida contínua no reino do Leão, já havia clube antes do Silva e vai haver clube depois do Silva, já foi assim com o Jardim.
Há pessoal aqui a falar no Silva parece que o homem é a última coca-cola no deserto.
Eu, pessoalmente acho que devia sair independentemente do resultado para a taça! Sobretudo porque acho que nao tem o perfil adequado para um clube formador! Ele até pode melhorar, evoluir, como alguns esperam ( estranha forma de escolher um treinador com base em pode-ser-que-ele-mude :o ), mas a equipa B nunca vai ser a taça de cha do SR Silva, este simples facto pra mim poe-no fora do Sporting!
Mas o teu 1o paragrafo é a razao pela qual prefiro que o MS fique se ganhar a final, e claro acho que vamos ganhar!
Ja tinha referido isso num outro topico, tb acho que o Bruno ia fragilisar a sua posiçao se o despedisse depois de ganhar a taça!
Como tenho afirmado, se ganhar a Taça e garantir uma pontuação entre 76 e 78, esta última uma pontuação inédita, sendo razoável também pedir uma distância para os primeiros na casa das unidades, acho um disparate despedir o treinador na sua primeira época. Não conseguindo estes objectivos não peço a saída mas acho que a Direcção tem carta branca para decidir como bem entender.
Mas tão ou mais importante, seja qual for o treinador, que os reforços sejam na maioria com qualidade e não pessoal com dificuldades até para a B para depois ficar à espera que sejam os da formação que tenham qualidade para fazer a diferença. Sei que a Direcção teve consciência das lacunas da equipa e tentou resolver as situações mas por uma outra razão não conseguiu - exemplos do Rafa, Pizzi, Evandro, Hassan, etc, mas se é para ganhar vai ter que conseguir na nova época.
Afinal confirma-se que nem sempre os que falam mais representam o sentimento leonino. Mesmo neste microcosmos anti MS não são maioria. Claro que MS não é propriamente o Mourinho, mas porra antes ele aos vercautrens, Sa Pintos, bentolas, carvalhais e outros que tais. Se há dinheiro para um treinador de topo então que venha, mas como tal me parece altamente improvável, que se mantenha.
PS - acho incrível aqueles que votam que só deve continuar se ganhar a Taça… Se a bola vai ao poste vai embora, mas se ganharmos com um autogolo então ja merece ficar…
E se, à imagem do ano passado, o esforço se mantiver e for concretizado, na manutenção da base da equipa? Agora tendo os Bs mais 1 ano em cima, tal como os jovens contratados esta época?
Não são apenas os reforços que vão jogar. Nem a política desportiva se resume às contratações.
Exacto. O vosso problema com Marco Silva é este mesmo: dezembro!
Mês problemático, de completa falta de profissionalismo. E isto graças… a uma birra de crianças entre BdC e Marco Silva e sua equipa técnica, com Zé Eduardo’s à mistura. Aconteceu mesmo, não é conversa de jornais.
O presidente já o admitiu. Já admitiu que errou. Já admitiu que Dezembro foi um mês de aprendizagem. Já disse também que o Marco é O treinador do Sporting Clube de Portugal e que não o vai despedir.
Mas aqui a malta continua a apontar setas sempre e só para um lado.
Bruno de Carvalho tem 43 anos. Marco Silva tem 37. São ambos muito novos. Ambos com um longo caminho para percorrer para atingirem o sucesso que ambos querem conquistar para o nosso clube.
Depois acho imensa graças aos sábios que dizem que mesmo que se conquiste a Taça de Portugal devíamos trocar de treinador… só consigo perguntar: porque?
Um clube que à 2 anos estava a beira de fechar portas, um clube que não ganha um troféu à 7 anos, que não ganha um campeonato à 13 anos…
Que se troque de treinador então. Que se mude tudo outra vez. Todos os anos é isto: ano zero! E pelos vistos vai ser para continuar.
“Continuidade (ou não) de [inserir nome] como treinador do Sporting”. É isto que vai acontecer. Não tenham dúvidas.
Não sou “Marco-Lover” nem essas merdas que inventam para rebaixar quem tem opinião diferente, sou do Sporting. Se o Marco levar o Sporting outra vez ao reencontro da Glória e das conquistas, então o Marco é o meu treinador e merece o meu apoio. Tal e qual como Bruno de Carvalho, que nos tirou de um buraco que parecia não ter fim, irá ter o meu apoio.
Para acabar… podemos finalizar o nosso primeiro passo rumo ao sucesso no dia 30 de Maio. Que PRESIDENTE, TREINADOR, JOGADORES e ADEPTOS tenham noção disso e da importância que um troféu neste momento vai ter para o futuro do Sporting Clube de Portugal.
Não queiram brincar aos clubes.
Que todos tenham noção do que estão a fazer.