Mas afinal quem é que anda a brincar aos clubes nao é o Presidente e o treinador.
E o adepto tem de ter calma até eles terem experiência.
Há com cada lógica e o adepto tem de comer e calar.
Fui a favor da sua vinda, mas pra mim tornou-se uma grande desilusão. Tinha uma base já desde a época passada, onde a equipa fez uma boa época, visto que tinha vindo de uma das piores da história do clube!
Custa-me ver um jogo onde o jogo da equipa não tem ponta por onde se pegue. Joga com dois médios que se auto-anulam um ao outro, quando tem jovens de valor para o lugar mas tem medo de os lançar. Não sabe mexer na equipa durante os jogos (este para mim o seu pior defeito), tantos jogos que tivemos a perder e só no fim lhe apeteceu mexer…
Mesmo que ganhemos a taça, e façamos x pontos para mim não muda andarmos a ganhar jogos por 2-1, e 1-0 isto porque ás vezes sai uma jogada de inspiração do Nani, ou uma cabeçada do Slimani ou um tiro do tanaka…
O Marco tem se safado graças ás invidualidades, por que ao contrário do que muitos dizem temos excelentes jogadores. Se compararmos a nossa equipa com os lamps sinceramente não vejo nenhuma “superioridade” antes pelo contrário! Já tivemos motivos para nos queixar disso mesmo, durante vários anos, mas este ano não…
De qualquer forma confio no presidente, e continuarei a apoiar se o Bruno entender que o Marco deve ficar, mas quanto a mim provou que lhe falta exeriência, mas acima de tudo falta ambição, e um clube como o Sporting Clube de Portugal tem que ter ambição!
Eu acho e piada aqueles que querem mesmo a todo o custo fazer passar a ideia que o que se passou em dezembro com um treinador a desafiar o presidente do clube e uma coisa menor e sem importância nenhuma.
E parem lá de tentar colar a ideia de que essa e a razão para que não se goste de Marco Silva, houve quem logo mal se falasse no nome para substituir Leonardo Jardim, falasse nas diferenças entre os dois e naquilo que depois se viria a demonstrar, a falta de preparação de Marco Silva para liderar um projecto destes e não foram nem um nem dois coristas a falar nisso.
Mas a conclusão que facilmente se chega a ler este tópico e que de facto não se aprendeu nadinha com o que deu manter um treinador que durante toda a época não fazia evoluir nem tacticta nem individualmente nenhum jogador durante 4 anos apenas porque se vencia um troféu, não interessava nada o resto se a equipa demonstrava ou não qualidade, resultou no que resultou, e agora continuamos na mesma a espera que por milagre os resultados sejam diferentes.
E todos, mesmo aqueles que apesar de continuarem sem apontar um único mérito que seja fruto do seu trabalho, vão apoiando com todas as forcas o actual técnico, sabem como a historia vai acabar caso continue para a próxima época, o que não falta são exemplos disso mesmo.
Não percebi bem o que estás a perguntar, se acho que mantendo a equipa e integrando alguns da B chega para uma boa época? Bem, depende dos objectivos, se houver uma indicação clara que é para cagar na Champions e concentrar unicamente no campeonato deve chegar. Como não é isso que obviamente se vai passar, não, não acho que chegue.
Todos os anos têm que entrar 2/3/4 putos, estes devem ser integrados no plantel para ao longo da época darem o seu contributo e se começarem a afirmar, ao longo da época até se podem assumir como determinantes e titulares mas partir para a nova época com isso como uma certeza acho um risco e um erro.
Para muitos o mal desta época foi o não aproveitamento do Wallyson e do Gauld, mas estes não podiam ser o garante para uma boa época, o próprio Gauld dizia que na B é que estava bem ou qualquer coisa parecida, quem tinha que ser eram os reforços para fazer o que, por exemplo, o Slavchev, Héldon, Shikabala não fizeram.
Um dos poucos treinadores claramente acima do MS que o Sporting conseguiria ir buscar seria o Vítor Pereira.
O problema é que este não é muito bem visto por Lisboa, mas não duvido que faria um bom trabalho.
Que ganhe a taça de Portugal e ponha-se fora daqui.
É um treinador que mostrou demasiada incompetência até agora e não mostra sinais nenhuns que vai aprender e melhorar.
A equipa já há alguns meses joga um futebol paupérrimo, demasiadas vezes perdida em campo, tanto ofensivamente como defensivamente.
O futebol do Sporting a nível ofensivo baseia-se em meter a bola nas alas e cruzar, e/ou esperar que uma das individualidades do Sporting resolvam o jogo (uma jogada do Nani ou do Carrillo normalmente). Isto não é o futebol ao nivel do Sporting Clube de Portugal, ponto.
Defensivamente vemos demasiadas vezes a linha defensiva algo perdida, vemos os jogadores a pressionar mal, vemos jogadores a não pressionar quando devem, enfim demasiados erros.
Os jogadores demasiadas vezes parece que nem treinam todos os dias juntos.
Há vários jogadores que regrediram, que deixaram de mostrar a qualidade que mostravam anteriormente.
Tem opções completamente incompreensíveis, opções que fazem dizer qualquer treinador de bancada “até eu faria melhor!”.
Por isto tudo, não vejo nenhum motivo para o Marco continuar como treinador do Sporting Clube de Portugal.
A política de mudar de treinador todos os anos não resulta. Para que haja resultados é necessária estabilidade (e podemos até ter resultados já este ano, se conquistarmos a Taça de Portugal).
Este ano, vi a equipa a jogar bem em muitos jogos e quase sempre com vontade. Não é possível dizer que o teinador não presta.
Ainda por cima, com a perevisível saída de alguns jogadores influentes, o treinador que viesse ia durar muito pouco.
Então o que foi aquilo com o Guimarães? E com o Moreirense? E com o Paços de Ferreira? E com o Belenenses? E novamente com o Belenenses, no Restelo? E com o Arouca? E agora com o Boavista? E com o Penafiel em Alvalade? E com a Académica? Nos 2 jogos?
Houve um jogo em que a equipa teve uma atitude miserável, que foi o de Guimarães. Depois, houve mais um ou outro em que a atitude também foi má (Restelo, acho). Mas não confundo falta de vontade com ineptidão.
Dás como exmplo o último jogo contra o Boavista. Não acho que a equipa não tenha tido vontade. Na 2.ª parte, com menos um, fomos para cima do adversário e acabámos por marcar e ganhar com toda a justiça. Podemos ter entrado moles e lentos, mas na 2.ª parte fomos determinados e tivemos bons períodos de jogo.
Sim porque manter um treinador durante 4 anos em que a equipa piora de jogo para jogo, isso sim e que resulta.
E que ninguem tenha duvidas era so manter paulo sergio, domingos, sa pinto ou mesmo couceiro mais que uma epoca e seriamos certamente campeoes.
(...) Não acho que a equipa não tenha tido vontade. Na 2.ª parte, com menos um, fomos para cima do adversário e acabámos por marcar e ganhar com toda a justiça. Podemos ter entrado moles e lentos, mas na 2.ª parte fomos determinados e tivemos bons períodos de jogo.
Equipa que só entra no jogo quando sente o rabo a arder, é equipa com muitos problemas em termos de atitude, entrega e responsabilidade. Já tivemos vários, demasiados exemplos de tal, esta época,
Mas neste caso, não nos podemos esquecer que os jogadores nesta fase da época já não têm grande motivação, pois o 2.º lugar é virtualmente impossível de alcançar e o 3.º está garantido.
Não vejo que a equipa piore de jogo para jogo e, pelo menos, temos ganho. Houve jogos mal conseguidos no princípio e meio da época. Vamos esperar até ao fim.
E, sim, acho que foi um erro ter despedido o Domingos a meio da época.
É uma questão difícil de responder… A verdade é que nos últimos (muitos) anos não tivemos um treinador que eu tivesse gostado realmente, à excepção do Leonardo Jardim. E mesmo esse também teve momentos maus. Não estou satisfeito com o Marco Silva, e se ele sair não fico nada chateado. Mas o problema é qual será o próximo a vir… E quanto tempo precisará para pôr a equipa a jogar um futebol consistente…
Acabei por votar que ele só deve continuar se ganhar a Taça, pois é uma opção algo ao meio. Além do mais, acho que se ele ganhar a Taça, o Bruno de Carvalho iria ter muita dificuldade em despedi-lo, e ia-se pôr numa posição muito frágil…
Ok, não tinha percebido que quando dizias “despedimento” querias dizer, mesmo, “despedimento”, diferenciando de rescisão por mútuo acordo (incluindo compensação, indemnizatória, concertada entre as partes, etc.).
Quanto a isso, já agora, náo duvido do peso dos 2,5M que se falava em Dezembro. Admitindo que o montante “pese”, não me parece, sinceramente, que seja tão pesado que constitua uma “força de bloqueio” ou uma “amarra” insusceptível de ser cortada. O mesmo se diga de uma assumpção de “erro” no momento da escolha. Tb não suponho que isso “ate” as mãos o presidente.
Estou convencido que o presidente entendeu e continua a entender, neste momento, que MS reúne as qualidades necessárias para ser treinador do Sporting. O que não invalida que não possa vir a extrair outra conclusão
Eu tenho mais dúvidas que o presidente. Mas ele tem muito mais dados que eu
A única coisa que discordo é o “valor” que atribuis aos 2,5M.
Nos tempos que vão correndo é uma pipa de massa. As francas evoluções que esta direcção tem vindo a conseguir, têm sido conquistadas milhão a milhão, ou melhor, quase euro a euro, pelo que decidir por dispensar 2,5M é um contratempo enorme. Por exemplo, são quase 10% do dinheiro que será disponibilizado pelos investidores “anunciados”. É 1M€ a mais dos 1,5M que faltam para a conclusão do Pavilhão João Rocha, etc.
Eu sei que todos os anos se gastam muitos €€€ com contratações que depois não confirmam o esperado. Mas isso é da natureza de todos os clubes, do futebol em geral, e irá continuar assim: comes with the territory.
Já em relação aos treinadores, não só não tem que ser assim, como …é muito dinheiro para um gestor sério, competente e conhecedor deste negócio, quer em termos absolutos, quer em termos relativos/comparativos.
Em abstrato, significaria o mesmo que pagar 3M€ ao Marco pela época que fez…!
Não estou a dizer que não se pague, se as coisas chegarem a esse ponto e a decisão for inevitável, mas pelo que já conhecemos, Bruno de Carvalho nunca irá por aí, enquanto não tiver esgotado todas as outras possibilidades (negociar, negociar, negociar… e conseguir!)
Em tudo o resto, acompanho as tuas palavras, sobretudo o último parágrafo e em particular a última frase!
O valor da indemnização deverá ser menor do que em Dezembro, partindo do princípio que não existem cláusulas a prever essa situação. Neste caso, o que terá que ser pago é o remanescente do contrato, deduzido das verbas que o treinador venha a receber de outro clube, durante o período em que teria durado o contrato resolvido. Ou seja, se ele arranjar emprego antes de decorridos os 3 anos, que lhe faltariam se o contrato não se resolvesse, haverá lugar a acerto de contas.
[member=719]Alex Nogueira, eu não desprezo os 2.5, que deverão ser menos, se fosse esse o valor em dezembro, a menos que o contrato preveja outras condições.
E, sim, pelo tipo de gestão que foi implementada não duvido que só sejam despendidos (3M, 2.5, 2.2., 2…) caso seja estritamente necessário, com muitos elementos na mão que apontem para essa necessidade. Estou convicto que não existirão despedimentos no avião a regressar da Áustria porque o rei da juventude ficou livre
Por via das dúvidas, Marco Silva lá vai colocando o seu "amor" ao Sporting e a sua "enorme" vontade de continuar, no meio de uma série de "verdades" politicamente correctas convenientes ou coincidentes com o espírito manifesto pela direcção.
agora que falas nisso, acho que é bem captado.
Puxando o filme atrás, devo dizer que, só neste jornada, falou na dedicação e no peso da camisola antes e depois do jogo.
Isso não é completamente novo. Logo na apresentação fez um esforço de identificação com o Sporting e de passar a mensagem de “vestir a camisola”, da exigência que isso comporta, etc. Mas, recentemente, tem, reparo agora, insistido mais nessa tecla.
Tenho mesmo ideia que foi à SportingTv antes deste jogo para uma rubrica que me pareceu ser nova.
Na altura pensei que estivesse a tentar conter os danos causados pelos primeiros indícios de um desgaste de imagem junto dos adeptos (a substituição de Carrillo contra o Nacional não foi bem aceite nas bancadas).
Mas é possível que seja bem mais do que isso e se relacione com o que dizes.
Eu devo dizer que ele é um tipo com quem eu, à primeira vista, antipatizo.
Mas desde que o vi como treinador do Sporting, que lhe reconheço inteligência, personalidade vincada a potes e um discurso muito articulado. Aliás é um comunicador muito hábil em frente às câmaras (e a avaliar pela reacção da minha sobrinha quando o viu, diria que faz sucesso junto de um certo público :mrgreen:)
E,comparando a sua carreira desportiva como jogador (sempre em clubes secundários e sem mestres futebolísticos mediáticos) com os resultados no Estoril e alguns momentos de jogo à frente do Sporting, acho que só pode ter qualidades como técnico, porque obtidas numa lógica de autodidatismo, de estudo pessoal, intuição, observação, etc.
Não o acho o pior treinador do mundo, nem um zé ninguém, mesmo nesta fase, ainda inicial, da sua carreira.
Tenho é reservas quanto á sua capacidade para aprender mais e tão depressa quanto se exige. Ou, pelo menos, para executar correcções. Faz-me muita confusão uma aparente passividade quando vejo a equipa “a decair”, o jogo a emperrar, os erros individuais e de posicionamento a acumularem-se, o adversário a crescer. E do lado dele… nada que se veja. Ou então são os jogadores que nao correspondem ao que lhes pede nem às correcções que quer introduzir. Mas, se é isso, tb é um problema de comunicação dele com eles e é ele que tem de resolver. Portanto, está sempre nele o ónus da inversão ou da resolução
Votei na opção do MS ficar, independentemente do resultado da final da Taça.
Primeiro, porque para mim o resultado de 1 jogo não pode ser a razão única para a manutenção ou despedimento do treinador.
Segundo, porque acho que já chega de termos uma média de treinadores por época superior ou igual a 1. Já chega. Temos que colocar alguma estabilidade. Tem que haver continuidade para aparecerem resultados. São vários os casos de jogadores e treinadores que tem péssimas primeiras épocas e que melhora posteriormente.
Não digo que o MS seja o nosso salvador, nem que seja um treinador de classe mundial. Mas já mostrou (não no Sporting) que tem qualidades e tem potencial.
Tem obviamente que existir entendimento entre o Treinador e a Direcção. Não precisam de ser amigos, nem de gostarem um do outro. Tem que ser profissionais e trabalharem os 2 em prol do Sporting.