O americano é o Kevin ![]()
Pois é. Temos o Kevin e o Kelvin. ![]()
![]()
Revolução na equipa, era necessária dado o nível lastimável que havia antes. Vamos ver no que dá, depende muito da qualidade intrínseca dos jogadores e do que o treinador consegue tirar deles. Pelo menos, após uns 5 anos, já expetativas de que saia algo daqui.
Gostei do discurso de quem foi anunciado até agora. Vêm com metas claras.
Esperar para ver o nível das contratações e que se consigam impor no nosso campeonato.
Parece que estamos a elevar o nível, tanto no masculino como no feminino. Vamos ver se chega para sermos campeões.
WAGNER SILVA É O NOVO OPOSTO
Por Sporting CP
20 Ago, 2023
Canhoto de 30 anos é um atacante com experiência internacional
Wagner Silva é mais um reforço para a equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O oposto de 30 anos ataca com a mão esquerda e tem uma vasta experiência internacional, nomeadamente seis temporadas na conceituada liga italiana, uma das mais fortes do mundo.
Na sua apresentação, Wagner Silva falou pela primeira vez enquanto reforço verde e branco e frisou o “sentimento de enorme satisfação” por chegar ao Sporting CP. “Não sabia de toda esta dimensão, só pude ver quando cheguei aqui e fiquei, realmente, muito emocionado. Os adeptos são muito presentes, já tive a oportunidade de ver no futebol e acredito que há essa paixão pelo Sporting CP em todas as modalidades. É uma emoção muito grande poder jogar numa equipa como esta e não vejo a hora de ter o pavilhão cheio e partilhar com todos esta emoção de fazer parte desta história”, expressou o jogador, aos meios de comunicação do Sporting CP.
De seguida, o voleibolista deu-se a conhecer aos Sportinguistas: “Sou um oposto canhoto, que geralmente é difícil de contrariar pelo bloco e de saberem as minhas direcções de ataque. Ao longo dos anos tive de aprender muitos recursos diferentes, sempre a tentar fazer alguma coisa de novo, porque, querendo ou não, hoje em dia, com a tecnologia, todos se conhecem uns aos outros. Aqui em Portugal há vários jogadores que me conhecem, mas tento sempre ter uma carta na manga, alguma coisa de diferente porque realmente é isso que faz a diferença hoje em dia”.
De Leão ao peito, Wagner Silva terá a primeira experiência no voleibol português. “Comecei no Brasil, já joguei em vários clubes, ganhei alguns títulos e agora tive a oportunidade de vir para o Sporting CP. Após uma conversa com o míster João Coelho, aceitei. Quero participar nesta experiência, quero conhecer o voleibol português”, vincou, dizendo aquilo que pode acrescentar à equipa verde e branca: “Trago experiência e algumas coisas de diferente que aprendi em Itália. Geralmente, no voleibol, um oposto não defende muito bem e lá a defesa é necessária, toda a gente participa, todos são muito bons na defesa e também no bloco. Vou tentar passar isso aos meus companheiros, todos eles têm outras experiências e vai ser uma troca muito positiva, que tem tudo para ajudar a equipa a crescer e a conseguir atingir os nossos objectivos”.

Wagner Silva reconheceu ainda que tem as melhores referências do Sporting CP. “A primeira coisa que se procura quando se vai para outro país é a qualidade de vida e isso é inevitável. Falaram-me muito bem de Portugal, disseram-me que é um país muito bom para viver e disseram-me que a estrutura do Sporting CP é muito boa, uma das melhores da Europa. Passaram-me essas informações e já posso confirmar que é verdade”, sublinhou, antes de olhar para 2023/2024 e expressar a sua motivação por poder competir em várias frentes: Taça Ibérica, Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça Challenge.
“Vai ser um ano muito cheio, mas é uma experiência nova, o meu objectivo é sempre ganhar, conseguir conquistar todos os objectivos que o Sporting CP tem e acredito que vai ser uma experiência muito boa. Tenho pensamentos muito positivos, o trabalho é que vai dizer se realmente essas coisas vão concretizar-se, mas diria que é um ano de renovação e de novas conquistas”, apontou o novo oposto dos Leões.
Por fim, Wagner Silva deixou uma mensagem aos Sportinguistas. “Não vejo a hora de conhecer os nossos adeptos, estou muito ansioso pela nova temporada, conto com eles no Pavilhão e quero ouvir os adeptos a gritarem pelo meu nome. Sou o tipo de jogador que gosta dos adeptos, eles vão ser o nosso sétimo jogador em campo, com a ajuda deles, tudo vai ser diferente”, finalizou.

DIA 1 DO VOLEIBOL EM 2023/2024
Por Sporting CP
21 Ago, 2023
Leões de João Coelho realizaram exames médicos
Depois das equipas masculinas de andebol, futsal e hóquei em patins, foi a vez dos Leões do voleibol arrancarem também a temporada de 2023/2024. A equipa voltou a reunir-se e começou, como é habitual, por passar a necessária bateria de exames médicos, realizados no Hospital CUF Tejo, em Alcântara, Lisboa.
Neste primeiro dia da época, os porta-vozes do grupo foram Tiago Pereira, que segue para a sua terceira temporada de verde e branco, e Wagner Silva, uma das várias caras novas no plantel de João Coelho.

E as primeiras sensações “estão a ser bastante positivas”, começou por sublinhar o zona 4 português de 31 anos aos meios de comunicação do Clube. “Estamos a começar e a conhecer-nos, são muitas as caras novas. Agora é tempo de incluí-los e fazer com que se adaptem para que tudo corra bem”, apontou, salientando que esse é um trabalho que começa logo neste primeiro dia.
“É nesta fase, num ambiente ainda mais descontraído, que temos as primeiras oportunidades para conversar", referiu, não escondendo também a sua vontade de voltar a pisar o Pavilhão João Rocha: “Como Sportinguista, tenho sempre saudades de voltar a casa”.
Com a “fase importantíssima” de pré-época prestes a começar, Tiago Pereira traçou também os objectivos Leoninos para 2023/2024. “Temos o objectivo de vencer todas as competições em que participamos. Vamos fazer por isso, vamos trabalhar muito e é essa dedicação e esforço que posso prometer aos adeptos”, destacou, concluindo: “Venham ao pavilhão, o voleibol é um desporto bonito e venham-nos ajudar, porque fazem toda a diferença. Eu também estou desse lado nas restantes modalidades e sei o quão importante é para nós, jogadores, que estamos dentro de campo”.
E se para uns é apenas um regresso ao trabalho, para outros os exames médicos marcam o início de um novo desafio, como é o caso de Wagner Silva, oposto brasileiro de 30 anos com larga experiência na conceituada liga italiana, uma das mais fortes do mundo.

Já de Leão ao peito, confessou que nesta fase “ainda é tudo muito novo”, mas “a sensação é muito positiva”, realçou.
“Há a questão da adaptação, porque é um campeonato completamente diferente e uma forma diferente de trabalhar, mas estou muito feliz pela oportunidade de trabalhar no Sporting CP. Os meus colegas de equipa são muito bons e estou pronto para iniciar esta aventura”, começou por dizer, elogiando ainda a forma como tem sido recebido.
“Tem sido muito bom. Começo a conhecer os outros jogadores, toda a estrutura e já tenho conversado com eles. Já conhecia o Tiago Barth de outras épocas e aos poucos as coisas vão-se encaixando”, referiu, acrescentando: “Tenho estado a estudar e a aprender aquilo que é o Sporting CP, como é viver aqui e estar no Pavilhão e não vejo a hora de entrar em campo e começar a treinar”.
Já com os olhos postos, primeiro, na pré-temporada, Wagner Silva considerou que esta é uma fase “importante para toda a equipa”, mas “especialmente para os novos jogadores”. “Tenho conversado com o João [Coelho] para entender a técnica dele, a preparação, as ideias e a forma como gosta de trabalhar. Vamos ter um campeonato longo, três competições muito importantes, por isso esta fase inicial é importante”, perspectivou, por fim.

Penso que o Maso poderá jogar no centro
Foto José Lorvão
BOLA NO AR E REGRESSO AO TRABALHO
Por Sporting CP
21 Ago, 2023
Leões do voleibol já treinam em 2023/2024
A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal está de volta à acção e já começou a preparação da nova temporada. O Pavilhão João Rocha foi o palco do primeiro treino em 2023/2024 sob as ordens do treinador João Coelho.
Por esta altura, o plantel verde e branco conta com quatro jogadores que transitam da época passada, nomeadamente Tiago Pereira, Gil Meireles, Kelton Tavares e Tiago Barth, ao quais se juntaram ainda os cinco reforços já apresentados: Gonçalo Sousa (líbero), Kevin Kobrine (oposto), Chema Carrasco (distribuidor), Armando Velásquez (distribuidor) e Wagner Silva (oposto).
Ainda assim, apesar das “boas sensações”, a equipa “ainda não está completa”, começou por dizer João Coelho, à margem do regresso ao trabalho, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Os atletas revelam muita vontade em evoluir e apresentam-se em muito boas condições. Estamos ainda a iniciar os trabalhos e há muita bola no caminho. Está tudo a correr dentro da normalidade”, considerou, sublinhando também que a integração das caras novas “está a ser boa” e acredita que “com tempo, certamente vão enquadrar-se e adaptar-se muito bem”.
“Estão a ambientar-se ao Clube, às condições, a conhecer as instalações e a cidade também e, portanto, temos tempo para os acomodar e, para isso, vão também acompanhar os jogos das outras modalidades e equipas. Já sabiam ao que vinham, porque fomos conversando e apresentando-lhes as nossas ideias e agora estão a vivê-las”, acrescentou.

Além disso, neste arranque da preparação, João Coelho contou com o jovem Leo, que é o capitão da equipa sub-21 dos Leões. “Já fazia parte no ano passado e este ano também estará envolvido. Esperemos que faça por merecer o seu tempo e as oportunidades para atingir o patamar que todos desejamos”, apontou, antes de abordar o trabalho que tem sido feito para desenvolver a formação na modalidade.
“Este será o primeiro ano em que o Sporting CP terá todos os escalões masculinos. O Leo já nos acompanhava nos treinos no ano passado, hoje até estiveram aqui mais colegas dele e nós temos de estar atentos”, disse, realçando: “É um percurso difícil, mas eles têm de perceber que se começarem cedo e forem bem acompanhados num processo organizado e numa equipa com todas as condições, podem chegar ao nível mais elevado. Depende deles e da sua evolução”.
Com as bolas já a sobrevoarem a rede do Pavilhão João Rocha, o foco começa a direccionar-se para o início de uma nova época, a qual o treinador perspectiva “duríssima”, mas com um claro objectivo: "Queremos ombrear com qualquer equipa para no final discutir e ser campeões”. E é com isso em mente que os Leões do voleibol iniciam a pré-temporada.
“Há vários processos que vamos ter de assimilar ao longo do ano e, portanto, vamos querer começar com o pé direito, mas há um longo caminho ainda a percorrer. Iniciámos com tempo para estarmos bem preparados em termos físicos, técnicos, mentais, mas é um processo de construção com os novos jogadores para chegarmos às decisões com outra face e outra capacidade", sublinhou João Coelho.

Depois, também o líbero Gil Meireles foi um dos porta-vozes do grupo verde e branco neste regresso ao trabalho.
“[O treino] Correu muito bem e é mais um ano para o qual estou motivado e com confiança. Vai correr bem", perspectivou o jogador de 28 anos, prestes a iniciar a sua quinta temporada seguida de Leão ao peito, continuando: “São treinos de pré-época, são sempre mais cansativos, muito técnicos e é uma fase também de nos conhecermos uns aos outros. Fomos todos juntos ver o jogo da equipa de futebol [3-2 frente ao FC Vizela] e estamos a procurar conhecer-nos mais. Essas actividades extra-voleibol também são muito importantes”.
Já olhando para 2023/2024, Gil Meireles considera-se um atleta “que vai elevando a fasquia” e embora não esqueça que “a equipa é nova e está tudo a começar”, considera que “o objectivo tem de ser chegar à final”. “Quero muito ser campeão”, realçou de seguida.
Por sua vez, o jovem Leo, que vai dividindo o seu tempo entre os sub-21 e a equipa principal, expressou a sua “felicidade” pela oportunidade de trabalhar às ordens de João Coelho.
“A minha expectativa é alta, sinto que me estou a dar bem aqui com a equipa, fui muito bem acolhido desde o início. Senti uma evolução muito grande e procuro também passar sempre os conhecimentos que vou adquirindo aqui nos seniores para a equipa de sub-21, que subiu agora para a I Divisão do escalão”, referiu o jovem brasileiro, antes de falar sobre a primeira sessão de trabalho em 2023/2024.
“Foi um treino de início de época, estamos a encontrar as nossas rotinas, a técnica e a voltar ao ritmo aos poucos”, contou, traçando, depois, o seu sonho de verde e branco: “Espero, um dia, poder jogar pelos seniores, é a minha ambição e depois ganhar títulos e levar o Sporting CP ao topo”

Quem o Leo, capitão dos Sub 21 que é falado na notícia?
Plantel muito curto neste momento. 9 jogadores + Leo.
Falta quantidade e qualidade.
Há pelo menos 3 reforços que apenas faltam oficializar - Lucas Van Berkel, Martin Licek e Jan Galabov
Portanto atualmente estamos assim:
D: Armando Velásquez, Chema Carrasco
L: Gil Meireles, Gonçalo Sousa
C: Tiago Barth, Lucas Van Berkel, Kelton Tavares, José Masso (?)
O: Wagner Silva, Kevin Kobrine
Z4: Tiago Pereira, Jan Galabov, Martin Licek, Leonel Lanção
Se o Masso ficar, são 13 + Leo
Masso não fica. Só transitam 4 de 22/23
Se o Masso não fica deve vir um 4º central. De resto, não parece faltar nada.
Ouvi ontem o Tiago Pereira dizer que só transitam 4 elementos … O próprio site do Sporting refere isso.
“Por esta altura, o plantel verde e branco conta com quatro jogadores que transitam da época passada” - fica a ideia que não está fechado
4? Que grande limpeza… necessária!
Lamento se o Masso não ficar