Falta saber até que ponto é que a perspectiva de mudanças de fundo não contribuiu para a época miserável, por destabilizar a equipa num momento crucial. É factual que o primeiro jogo da final correu bem, antes da entrevista a anunciar as mudanças de fundo.
Não me parece que esteja confusão alguma.
Foi tomada uma decisão estratégica de fundo e a partir de ai vai-se construir a equipa. O SCP terá seguramente interesse em alguns jogadores noutros não, alguns jogadores não se importam de vir para Lisboa outros certamente não.
Faz parte.
Uma coisa é certa em termos de plantel para sermos vitoriosos vindo ou não para Lisboa muita jogadores teriam na minha opinião de sair.
Quanto ao Hugo Silva:
-
Agradecer o titulo
-
Sempre fui contra treinadores a parte time
-
Sempre fui contra treinadores que nas horas vagas sejam também selecionadores
-
Respeito que não queira mudar a sua vida
-
Ir ao mercado arranjar alguém superior é o que se exige.
SL
Primeiro que tudo, e já o tinha dito, eu não teria trocado de treinador por opção. Hugo Silva, para mim, seria o melhor no mercado nacional que poderíamos ter.
Posto isto, compreendo também a decisão de vir para Lisboa e montar aqui uma estrutura de voleibol de raiz. E, aí, se Hugo Silva não quer ou não pode acompanhar, compreendo o lado dele e cabe ao Clube encontrar uma solução igual ou melhor.
Quanto aos jogadores, não foge muito do que já disse. Entre aqueles que estiveram ao serviço do Sporting, é necessário o Clube decidir quais os que pretende manter. E, de entre esses, definir em conjunto com eles quem quer e pode vir para Lisboa.
Esta é a base de um plantel e é aqui que se formará a base da(s) próxima(s) época(s). Sim, originará uma revolução. Mas teria que acontecer, mais cedo ou mais tarde, e até prefiro que seja agora, quando já havia muito por onde mexer em termos de plantel.
É esperar para ver o resultado desta nova formula… a anterior, levou-nos a umas meias finais da Taça Challenge, 1 titulo em duas épocas. Na próxima vamos ver o Lisbon Effect.
Assim como é factual que o slb foi muito mais forte que nós toda a época e assim como é factual que fizemos um excelente 3º jogo e quase ganhamos esse jogo no pavilhão do rival.
Perdemos porque o slb este ano teve melhor equipa, indiscutível.
Se a preparação da nova época será melhor ou pior veremos no final da mesma.
Se assim foi é prova que estes jogadores não tem estofo e mentalidade para jogar no SCP.
SL
Não considero algo indispensável, mas considero normal a decisão de mudar a equipa para Lisboa. Por diversas razões que já expus noutros posts, se pudesse manter o treinador Hugo Silva manteria. Mas se ele não está disponível para se mudar para Lisboa que se arranje alguém melhor que penso só existir fora do país.
Apesar de defender uma mudança profunda no plantel espero que esta mudança de local de treino e de treinador não signifique começar o projecto do zero. Acho essencial manter alguma da estrutura do plantel da época passada. Miguel Maia e Angel Dennis para mim são intocáveis e gostaria de ver no plantel pelo menos alguns destes jogadores: Brown, Sanches, Roberto, João Simões, Hugo Ribeiro. Seria muito positivo recuperar alguns dos jogadores que foram campeões o ano passado como Lourenço e Smith. Identidade precisa-se.
Parece-me que o mais importante é encontrar um treinador e depois ser ele a decidir que jogadores vão ou ficam.
Arranjar um saco de jogadores para depois impingir ao novo técnico não me parece que traga bons resultados.
Não sabemos os detalhes de quando foi tomada a decisão de vir para Lisboa, quando e como foi comunicada ao treinador e jogadores, se houve consulta e diálogo ou foi unilateral. Muita coisa que pode ter sido importante e não sabemos.
A decisão até pode ter sido tomada logo no início da época, só para afastar o Hugo Silva, independentemente dos resultados desportivos.
Já começámos do zero. E ganhámos!
Óbvio que não será necessário varrer o plantel. Alguns atletas serão úteis para a próxima época.
Não vejo nenhum drama de Hugo Silva sair. Por mim, iria buscar um treinador com escola, de um país com projecção na modalidade, que construísse o “edificío” do voleibol, desde os escalões de formação até ao plantel principal. É aí que se poderá encontrar o nosso futuro, porque montar um plantel para se ser campeão nem é muito complexo nesta modalidade (vide o ano de retorno). O que peço, é que não tragam um contentor de vedetas em fim de carreira. Até pode resultar num ano. No seguinte é que coiso e tal.
Os problemas provavelmente já vêm de trás.
Com a vitória no ano passado não houve necessidade ou oportunidade de olhar para eles.
Com a derrota vêm à tona em força…
Segundo o Record Marshall e Wallace têm contrato para a próxima época… Maia, Simões, Zé Pedro, Reis e fidalgo também com contrato.
Ribeiro deve terminar carreira… Kibinho também deve sair…
já se sabe quem é que vai sair ou de algum reforço?
Bom planeamento da estrutura vitoriosa, contratos de 2 anos para atletas com mais caruncho que um reformado do Inatel.
O Marshall não pode continuar, o Wallace ainda dou de barato agora o Marshall já não tem condições para ser jogador de Voleibol profissional.
Mas o contrato não deve dizer, imagino, que se mantém em vigor independentemente do local do país onde seja para laborar.
Como tal, assumo que seja necessário negociar com quem tem contrato para rever condições e que se possa rescindir amigavelmente com quem não quer e não pode vir para Lisboa.
O Sporting bem tentou despachar o Marshall para a Turquia para o Fernebache a meio do ano, guess what os turcos examinaram aquele ombro e mandaram-no de volta para Fiães.
Luke Smith confirmado no Frankfurt, vai jogar na Bundesliga na próxima temporada.
É bom que se despachem a definir o novo treinador, o novo Director etc o mês de Maio é o mês do mercado de transferências do Voleibol, se deixarmos tudo para ultima vamos ficar so com os restos.
Pelas suas atitudes na fase decisiva da época acho impensável a continuação de Wallace. Marshall a continuar será um peso morto, o ideal seria rescindir.
Os restantes parece-me uma base para construir o plantel 19/20.
Atendendo que vem noticiado que se tentou o Filipe Vitó e ele rejeitou, nao estou à espera de alguem com um perfil diferente deste…
Existe mais algum ex-jogador do Sporting a trabalhar como treinador na liga?
Portanto com estas declarações fica claro que alguns deles incluindo o Hugo Silva queriam continuar com a mesma vida, quiçá exigência a nivel profissional de um Sporting de Espinho com as regalias de representar o Sporting Clube de Portugal.
Hugo Silva:
A decisão: «A decisão de não continuar foi minha. Tenho a minha vida toda no Porto. Tenho as minhas funções na Federação Portuguesa de Voleibol e uma instituição na qual dou aulas e que não queria abandonar assim. Basicamente não tenho espírito de emigrante. Daí esta dificuldade em afastar-me das minhas raízes, da minha família, amigos. Todos os anos tenho propostas de clubes, até de fora, e nunca aceitei. Foi uma rescisão amigável, mas tive de pesar vários fatores entre o lado profissional e o pessoal»