Muito se tem falado nestes dias da 100ª vitória do Sporting nas competições europeias, quando na verdade a 100ª vitória aconteceu frente ao Hertha de Berlim.
Estamos com 109 vitórias nas competições europeias.
Eu posso refazer a contagem na pagina da Wiki uma vez que é possível que me tenha enganado. O número da UEFA não inclui a Taça das Cidades das Feiras, daí argumentarem com apenas 100 vitorias.
Actualizei todos os dados. Não estão incluídos golos por desempate de grandes penalidades (que ocorreram em 2 ocasiões ao longo da história).
A UEFA contou a vitória contra o Lille como a número 100, o que NÃO se confirma no quadro - se descontarmos os resultados da Taça das Cidades das Feiras que a UEFA não contabiliza no seu historial (e cujo saldo é de 8v 5e 6d) e também a Intertoto de 1968 (com o saldo de 2v 1e 1d) então o Sporting tem nas competicões da UEFA (LE, LC, TVT) sem-cidades-das-feiras-nem-intertoto um saldo de 99v 58e 88d … 381 golos marcados, 303 golos sofridos.
O próprio sítio oficial do SCP mencionou no artigo sobre a vitória frente ao Lille em Alvalade que era a 100.ª vitória do SCP nas competições europeias, corroborando a pasquinada.
Mais um sinal de como o nosso SCP anda a ser tão mal gerido, mesmo a nível de verdade informativa e desportiva (prejudicando o próprio Clube e deturpando os seus registos históricos)…
Penso que foram atrás da própria UEFA que fartou-se de noticiar este facto. Eu compreendo que eles não contabilizem a Taca das Cidades das Feiras, mas tirando essas 8 vitórias e as 2 na Intertoto ficamos com 99 vitórias… se incluirmos a Intertoto ficamos com 101. A única hipótese é eu ter contabilizado mal algum resultado, por isso se detectarem algum erro é favor dizerem.
os jornais ja explicaram (penso que A Bola) que a vitoria 100 era nas competiçoes organizadas pela Uefa e que em jogos europeus o SCP tem 108 vitorias mas lendo o post do Paracelsus parece-me que deve haver algum jogo que lhes está a escapar
Confirmei novamente todos os resultados e havia um que estava trocado na LC contra o Spartak. Corrigi-o o que adiciona uma derrota à contagem e subtrai uma vitoria.
Fica assim confirmado que se tratou de facto da vitória número 100, isto se descontarmos a Intertoto em 1968 (2 vitorias) e a taça das Cidades das Feiras (8 vitorias).
Na pagina da Wiki a contagem de golos ainda esta um bocado destrambelhada, mas corrijo-a mais tarde.
Já tinha explicado tudo quando perguntaram no respectivo tópico, tudo metódico, com underlines e bolds. Mas passaram como quem passa por vinha vindimada. :inde:
Isto nos fóruns só o que chama a atenção das hostes são as flame wars, de resto uma pessoa pode escrever 20 vezes a mesma coisa que ninguém liga cavaco e volta-se a fazer a mesma pergunta página após página.
Dúvidas haja, a vitória sobre o Lille foi a 110ª em competições de âmbito europeu e a 100ª sancionada pela UEFA.
Depende do que considerares “âmbito europeu”. A Taça Latina também foi disputada entre países europeus e podemos inclui-la nesse “âmbito”. Por fim, não compreendi ainda por que razão a Intertoto de 1968 disputada pelo Sporting nao conta para a UEFA… sei bem que a dessa época foi especial ficando-se pela fase de grupos, mas não conheço a justificação “política” para ser marginalizada.
Mas a Taça Latina não era aberta a toda a Europa, era organizada por um grupo fechado de federações, parecida com a Mitropa. A lampionaria é que gosta de juntar o triunfo na Taça Latina ao bi-campeonato europeu.
Tanto a Intertoto como a Inter-Cities eram de iniciativa privada de magnatas do futebol, mas abertas a todo a Europa desde que se qualificassem. Aliás… a UEFA também é privada e, pior, fora da lei! :mrgreen:
É pela mesma razão que eles não contabilizam nada da Inter-Cities. Não ganhavam dinheiro com ela. Na prática a UEFA é privada.
Há uma situação semelhante. Está mais que esclarecido que o Campeonato de Portugal é que definia o Campeão Nacional até deliberação da FPF em 1938. Mas há uns tipos que se esquecem disso, de modo a retirarem-nos 4 títulos nacionais limpinhos.
O cómico é que esses intrujas também têm 3 Campeonatos de Portugal. Mas assim ao re-escreverem a história arranjam maneira de cavar o fosso para os adversários. Os outros também ficam a perder, mas nunca se pronunciaram, até admira.
Uma sugestão: Acho que não vale a pena ter um espaço em aberto para os jogos na Supertaça e na Intercontinental (já nem existe). Quando lá chegarmos abrimos as células na tabela. :great: Posso editar?
Todo e qualquer membro registado do Fórum SCP pode editar a Wiki Fórum SCP, é aqui que reside o enorme potencial da mesma e que infelizmente tem sido desperdiçado pelo pessoal… já imaginaram o que seria se cada um dos 3000 Sportinguistas que fazem parte desta comunidade contribuisse aqui e ali para a Wiki do Sporting? Seríamos sem dúvida o clube com a informação mais completa, detalhada e actualizada do mundo inteiro.
Não é uma vitória, mas foi a primeira final europeia de um competição de relevo e marcámos presença. Perdemos 2 a 1 para o Barcelona, sou doente pelo Sporting Clube de Portugal ao ponto de rever este jogo dos finais da década de 40 e ficar completamente aziado com esta derrota.
A RTE disponibilizou à pouco tempo o jogo todo, mas ainda não o encontrei completo online.
O passo do Albano ( parece-me ser ele por causa da compleição física) para o Jesus Correia é qualquer coisa.