Vinhos preferidos

A reserva de 2020 é absolutamente fantástica nesse vinho. Mas já o consumo há alguns anos e nunca me desiludiu, honestamente.

1 Curtiu

Que grau tem? Em tempos teve 18°!

A reserva de 2020 tem 14,5%

A partir dos 15° ja nao é demasiado alcoolico? O ultimo vinho de 15 graus que provei ja nao me puxou. Era muito pouco harmonioso. Mas é como tudo ha vinhos “leves” maus e vinhos “pesados” e bons.

Tudo depende. Eu não costumo gostar de vinhos com mais de 14-15%. O 100 Hectares Superior tem 16% e eu bebo muito disso e gosto. O Convento da Tomina também tem uns 17 ou 18 e bebe-se bem. Se sou fã? Não. Até porque, quem está familarizado com o processo de produção sabe que não é tão banal encontrar uvas com potencial alcoólico acima dos 15 graus, quanto banais são os vinhos com essa graduação hoje em dia. Ou seja, é uma moda que leva a que, muitos dos vinhos que andam aí com alta graduação, sejam martelados com açúcar. Mas há alguns que são bons.

Como disse aí para trás, na minha opinião, não é o teor alcoólico que faz um vinho. Seja ele alto ou baixo. Tudo tem a ver com o gosto pessoal, a ocasião, o acompanhamento, a temperatura… Tudo tem influência.

3 Curtiram

Totalmente de acordo. O mesmo vinho sabe diferente com diferentes companhias e ocasioes. Eu que o diga…

1 Curtiu

E a polémica com o Baga do Bruno Aleixo?

Mas este é que topou bem o Rocim:

2 Curtiram

Ontem, no meu aniversário, como o Restaurante onde fui arranja vinhos da casa muito bons, não inventámos muito e bebemos tinto e branco da casa e sangria. Quanto ao Espumante, ainda inventei menos. Não sou Bairradino? Então é fácil:

MARIALVA-BLANC-DE-BLANCS-BRUTO-GARRAFINHAS
images (1)

Quanto a presentes vínicos, recebi estes:

1 Curtiu

Em Paredes de Coura e aproveitei para dar um pulo aos Valados de Melgaço, produtor de Alvarinho pequeno mas bem sério. Grande visita e prova, quem gosta de perfis mais secos recomendo os Reserva (o Soalheiro Granit foi copiar complemente o perfil), e o Natura, grande branco de inverno.

1 Curtiu

Terras do Demo é um belo espumante.
Até para alguém como eu, que não é particular apreciador de espumante/champagne.

Parabéns atrasados.:+1:

1 Curtiu

Qual abro 1°?

3 Curtiram

Todas. São todos bons.:joy::joy::joy:

Da direita para a esquerda. :grin:

1 Curtiu

Vinho de nariz suave e frutado com ligeiro toque a madeira. Corpo equilibrado a tender para o leve e com lingua elegante, nada aspero nem picante. Equilibrio bem medido.
Tinha a ideia preconcebida que ia ser um vinho mais pesadao e doce enjoativo, mas nada disso.
Numa frase, equilibrio elegante.

8,7/10

4 Curtiram

Nao há mais reviews aqui? Já estamos na epoca dos tintos!

Ah, so para dizer que o Pacheca Superior 2020 tambem ja foi á prova e é bom mas nao é nada de relevo superior, de acordo com os meus gostos claro está. Mas é agradavel sem duvidas, pelo preco tenho outros acima na minha lista btw.

O Grainha reserva foi mais do meu agrado! Outro patamar em termos de equilibrio e sabor.

Alguem ja provou o Castelao do Pingo Doce? Estou curioso por provar um monocasta de uma das minhas castas favoritas de momento. Sera que é comparavel com o Quinta da Mimosa da Ermelinda, vinho que aprecio bastante sendo um dos favoritos?
Y-hrCh8ZS2-Qa0At0BQOFw

3 Curtiram

Na sexta feira bebi destes.
O CARM é muito bom.

2 Curtiram

O Pingo Doce está com vinhos muito interessantes. Custo baixo e muito bem trabalhados. Esse castelão está bastante bom.

1 Curtiu

Quem conhece os vinhos do Monte da Raposinha?. Teêm :
Raposinha, Monte da Raposinha, Atahyde e Lagrima Furtiva.
Na adega da Anta o argila branco é espetacular.
Quem for a Montargil delicie-se.

1 Curtiu