Vinhos preferidos

Na sequência do sucesso do tópico sobre restaurantes, e aproveitando o facto de estarmos em plena época de Feiras de Vinhos nos supermercados e hipers deste país, lanço um tópico para o pessoal mandar uns bitaites sobre as pomadas de que gosta e que acha que vale a pena comprar, para beber ou para investir.

No que me diz respeito, confesso que o meu conhecimento da matéria é (com pena minha, e intenção de corrigir a situação a médio prazo) algo limitado. Conceitos como persistência ou fim de boca são para mim bastante misteriosos.

Devo também dizer que irei limitar o meu contributo a vinhos tintos da gama média / média-baixa. Não pretendo com isto limitar o âmbito do tópico, pois será com prazer que verei ilustres foristas a tecer laudas à qualidade do Quinta de Pancas ou àquele Côtes du Rhône a 100 euros a garrafa que provaram no Elevens. Simplesmente eu não trago vinhos para beber em casa que custem mais de 5 euros no Supermercado, e dificilmente peço vinhos no restaurante que custem mais que 12 euros a garrafa (a menos que não seja eu a pagar :wink: ). E sou essencialmente apreciador de vinho tinto, embora de vez em quando possa beber um verde (especialmente da casta Alvarinho), um branco (por exemplo B.S.E., Marquês de Marialva, Planalto e até o J.P.) ou mesmo um Rosé, apesar de enquadrar este último mais na categoria de refrescos.

Vamos às sugestões.

Começo pela minha região preferida, o Alentejo. Gosto de vinhos com sabor leve e aroma algo frutado. O Monte Velho e o Alabastro podem parecer algo massificados hoje em dia, mas têm mantido uma qualidade e uma consistência temporal que faz deles oprções seguras. Na última feira de vinhos do Feira Nova provei um Monte das Servas (2003) que achei excelente. O Vinha do Monte, da Sogrape, é também excelente. Numa secção mais em conta, acho o Couteiro-Mor um achado para o preço. Não gosto assim muito do Alhambra (ortografia?) tinto. Um tinto esse sim bastante massificado mas que acho que tem boa qualidade, é o Porta da Ravessa.

Muitas pessoas (por exemplo o Emplastro :lol: ) preferem a região do Douro. Nesta encontro alguns vinhos com qualidade também bastante consistente, como o Evel e o Castelinhos, mas não opto por estes em vez de um bom alentejano.

Noutras regiões, as feiras vinícolas permitiram-me descobrir dois que considero muito bons e com excelente relação qualidade-preço: o Cortello, da Estermadura, e sobretudo o Catapereiro, do Ribatejo.

Fico à espera de outras sugestões, antes de passar pelo Feira Nova no feriado.

P.S.: o tópico do próximo fim-de-semana irá ser sobre marcas e cores de papel higiénico favoritas! :lol:

Porta da Ravessa, Angel…? :lol:

(não conheces o Cravo, 95, Salgueiro do Campo… :lol: )

Porta da Ravessa, Angel...? :lol:

(não conheces o Cravo, 95, Salgueiro do Campo… :lol: )

Quando é que foi a última vez que bebeste Porta da Ravessa? Garanto-te que, apesar de ser barato, não é propriamente o Casal da Eira.

Quanto ao segundo que mencionas, traz uma garrafita um fim-de-semana que vieres a Alvalade, e juntos tiraremos as dúvidas. :wink:

Eu tenho um problema aqui, não suporto vinho tinto, só o cheiro dá-me náuseas, dizem-me os escanções e outros entendidos que como tal eu não gosto de vinho, pois brancos e verdes não considerados…

Eu tenho um problema aqui, não suporto vinho tinto, só o cheiro dá-me náuseas, dizem-me os escanções e outros entendidos que como tal eu não gosto de vinho, pois brancos e verdes não considerados...

Mas discorre aí sobre os brancos e os verdes de que gostas, quem sabe consigas converter alguém… :lol:

Excelente tópico. Por acaso, o vinho e a enologia são um dos meus principais hobbies, e tenho cá uma cave com cerca de 50 garrafas (50% vinho tinto, 35% vinho branco, e dos 15% que sobram são rosados, espumantes e vinhos licorosos).

Ora aqui estão os meus preferidos.

Vinhos portugueses

No que diz respeito ao branco, a minha preferência também vai para os vinhos alentejanos, sendo os da Vidigueira os melhores no meu entender, muito macios e de aroma muito frutado, com disse o Angel Lion.

Vinho Tinto - Adega Cooperativa de Borba 1999, muito encorpado e com raça, é dos melhores e ainda vai ser melhor a partir de 2005.

Tive a oportunidade de beber um tinto Douro - Selecção dos Enófilos 2000, menos leve que o de Borba como é natural, mas com sabor frutado e uma ligeira acidez sem ser demais.

Tb costumo ter vinho do Dão, o Terras Altas tinto (2000, 2002 acho eu) parece aliar preços baixos e qualidade que o Grão Vasco, por exemplo, não tem ; mais encorpado, mais saboroso.

Vinhos estrangeiros

Não posso deixar de falar dos vinhos franceses, e quem gostar de vinhos alentejanos brancos irá de certeza gostar do branco de Buzet (SudOeste de França), cuja grande característica é o aroma não frutado mas floral, muito fino, e um dos melhores que eu já provei na minha vida.

De resto, vinhos do Val de Loire são excelentes : Saumur, Savennières, Muscadet (Muscadet de Sèvre-et-Maine sur lie melhor que o Muscadet normal).

Quem gostar dos vinhos do Douro ou do Dão podem provar os vinhos do Sul de França, mais precisamente do Languedoc (Corbières, Coteaux du Languedoc, por exemplo).

Vinhos espanhois : de destacar o vinho rosado de Navarra - Las Campanas. Em 2002, foi um grande vinho, não sei o que deu depois.

Nota especial para um vinho chileno que descobri recentemente : Misiones de Rengo 2002 (tinto e branco), Região do Valle Central.

Por que raio é que os brancos não seriam considerados ??

Existem bons vinhos e alguns não muito caros, o principal é conhecer as pessoas certas que possam ajudar nessa escolha, e eu conheço uma pessoa que negoceia com vinhos e posso-vos garantir que ainda não me defraudou.

Alguns dos bons vinhos:

Douro - Tinto
O Charme, Cistus Reserva ou Cistus Grande Reserva, do Fagote Reserva, o Esteva e o Batuta.
Douro - Branco
Planalto (grande vinho), assim como o Quinta da Pacheca e o Vila Régia.

Dão - Tinto
O Casa de Santar, o Casa de Santar Reserva e o Duque de Viseu.
Dão - Branco
O Escanção.

Beiras - Tinto

• O João Pato e o Murganheira

Alentejo - Tinto
O Chaminé, o Quinta da Terrugem e o Terras d`Ervideira.
Alentejo - Branco
O Vinha D’Ervideira e o Tapada de Coelheiros.

cumps,
VCoelho

eu cá gosto muito do PIRIQUITA :lol:

Vinho Tinto - Monte Velho, da Herdade do Esporão em Reguengos de Monsaraz, do Roquette… :wink:

Vinho Branco - Sottal Light

Vinho Verde - Alvarinho

Espumante - Asti Gancia

Já agora…falando de espirituosos…Moscatel Roxo de Setúbal, Ginja d’ Óbidos, Licor de Whisky Glayva…

Vinhhos só tinto e de preferência do Alentejo.
Os meus preferidos são Mochão e Aragonez.

Não gosto de vinho. (Ou ainda não me habituei). :roll:

Offtopic: Angel, acho que te vi à pouco perto da BP de Telheiras, ias com uma mala. Será que eras tu?

Offtopic: Angel, acho que te vi à pouco perto da BP de Telheiras, ias com uma mala. Será que eras tu?

Era eu mesmo. Não ia era com uma mala, mas com um saco de desporto. :wink:

Este tópico no fórum lamp já ia com umas 50 páginas. As marcas mais referenciadas seriam Casal da Eira, Real Lavrador e Dia! :lol:

Era eu mesmo. Não ia era com uma mala, mas com um saco de desporto. :wink:

Isso. Não reparei muito bem, pois ia de carro. Apenas me pareceu conhecer-te de algum lado, depois lembrei-me da futebolada!

Não sendo também entendido em vinhos, aconselho o tinto Marquês de Borba.

O verde, Muralhas em dias de festa, ou Quinta da Aveleda para saborear melhor…

Quanto a branco, bebo pouco, mas João Pires parece-me bem.

aconselho o tinto Marquês de Borba.

Também é bonzito.

Vinhos a menos de 5 euricos, bons, há vários, embora eu tambem, por vezes, compre até aos 10 euros…mais do que isso recuso-me…bom, há excepções…

Ora bem, este ano comprei os vinhos na feira do Jumbo, apenas por comparação com o Continente, de uma forma geral achei mais barato…

Tenho agora aqui “á mão” o folheto do Continente, e vou-vos dar alguma recomendações e preços, embora vos recomende que comparem com os preços do jumbo, pois, em termos gerais eram mais baixos…

Douro

Cabeça de Burro - 6,89 €
Duas Quintas - 7,89 €
Quinta do Vallado - não me recordo do preço e o Continente não tem no folheto

Dão

Quinta dos Roques - 4,89 €
Quinta das Bicas - ???

Ribatejo

Casal da Coelheira - 3,39 € - este so ha no Continente, mas vale a pena

Terras do Sado

Serras de Azeitão - 2,34 €
Terras do Pó - 2,34 €
Dona Ermelinda - 3,29 €

Alentejo

Eugénio de Almeida - 4,49 €
Loios - 3,54 €
Cartuxa - 13,79 € (eu sei, mas vale a pena, de vez em quando…)

Por fim, na parte internacional da garrafeira do Jumbo, existe um vinho Argentino, um Syrah, da Fynca Flinchmann, por menos de 5,00 € não tenho agora o preço de cabeça, mas que vos garanto que é um portento de vinho…

E pronto, isto são apenas algumas sugestões de vinhos que conheço, que compro, guardo e consumo…tenho uma “arrumaçãozita”, onde me cabem entre 600 e 700 garrafas…e algumas agradecem estar guardadas uns anitos…

Não se estiquem a beber…:wink:

Abraço

Paulo

E pronto, isto são apenas algumas sugestões de vinhos que conheço, que compro, guardo e consumo...tenho uma "arrumaçãozita", onde me cabem entre 600 e 700 garrafas...e algumas agradecem estar guardadas uns anitos...

Tens uma lista dessas garrafas ? Algum programa para a gestão disso tudo ?

E pronto, isto são apenas algumas sugestões de vinhos que conheço, que compro, guardo e consumo...tenho uma "arrumaçãozita", onde me cabem entre 600 e 700 garrafas...e algumas agradecem estar guardadas uns anitos...

Tens uma lista dessas garrafas ? Algum programa para a gestão disso tudo ?

Nope…

Alguma sugestão? Seria bem vinda :slight_smile:

Mas atenção : tenho espaço, mas não o tenho todo ocupado…teria talvez cerca de 200 garrafas, não sei…:slight_smile:

Abraço

Paulo