Na sequência do sucesso do tópico sobre restaurantes, e aproveitando o facto de estarmos em plena época de Feiras de Vinhos nos supermercados e hipers deste país, lanço um tópico para o pessoal mandar uns bitaites sobre as pomadas de que gosta e que acha que vale a pena comprar, para beber ou para investir.
No que me diz respeito, confesso que o meu conhecimento da matéria é (com pena minha, e intenção de corrigir a situação a médio prazo) algo limitado. Conceitos como persistência ou fim de boca são para mim bastante misteriosos.
Devo também dizer que irei limitar o meu contributo a vinhos tintos da gama média / média-baixa. Não pretendo com isto limitar o âmbito do tópico, pois será com prazer que verei ilustres foristas a tecer laudas à qualidade do Quinta de Pancas ou àquele Côtes du Rhône a 100 euros a garrafa que provaram no Elevens. Simplesmente eu não trago vinhos para beber em casa que custem mais de 5 euros no Supermercado, e dificilmente peço vinhos no restaurante que custem mais que 12 euros a garrafa (a menos que não seja eu a pagar ). E sou essencialmente apreciador de vinho tinto, embora de vez em quando possa beber um verde (especialmente da casta Alvarinho), um branco (por exemplo B.S.E., Marquês de Marialva, Planalto e até o J.P.) ou mesmo um Rosé, apesar de enquadrar este último mais na categoria de refrescos.
Vamos às sugestões.
Começo pela minha região preferida, o Alentejo. Gosto de vinhos com sabor leve e aroma algo frutado. O Monte Velho e o Alabastro podem parecer algo massificados hoje em dia, mas têm mantido uma qualidade e uma consistência temporal que faz deles oprções seguras. Na última feira de vinhos do Feira Nova provei um Monte das Servas (2003) que achei excelente. O Vinha do Monte, da Sogrape, é também excelente. Numa secção mais em conta, acho o Couteiro-Mor um achado para o preço. Não gosto assim muito do Alhambra (ortografia?) tinto. Um tinto esse sim bastante massificado mas que acho que tem boa qualidade, é o Porta da Ravessa.
Muitas pessoas (por exemplo o Emplastro :lol: ) preferem a região do Douro. Nesta encontro alguns vinhos com qualidade também bastante consistente, como o Evel e o Castelinhos, mas não opto por estes em vez de um bom alentejano.
Noutras regiões, as feiras vinícolas permitiram-me descobrir dois que considero muito bons e com excelente relação qualidade-preço: o Cortello, da Estermadura, e sobretudo o Catapereiro, do Ribatejo.
Fico à espera de outras sugestões, antes de passar pelo Feira Nova no feriado.
P.S.: o tópico do próximo fim-de-semana irá ser sobre marcas e cores de papel higiénico favoritas! :lol: