Vinhos preferidos

Comprei uma caixa destes meninos, directamente ao produtor.
Belíssimo vinho, a pouco mais de 5€ a garrafa.

4 Curtiram

Visita a Santar comprei umas garrafas na Quinta do Sobral e no Paço dos Cunhas (Vinha dos Amores Encruzado), Quinta do Cabriz e Quinta do Soito.

2 Curtiram

Quando andei pelo Alentejo o ano passado, tive oportunidade de experimentar o branco. Foi uma boa escolha.

Isso tem cor de “Orange Wine”, ou de vinho que por qualquer motivo teve um envelhecimento precoce/ excesso de oxidação.

1 Curtiu

Correto! Quando o comprei pensei que era um rosé, fui às compras sem óculos e não conseguia ler o rótulo, só depois em casa é que me apercebi que era branco. A rolha estava perfeitamente selada e vedava bem, a única hipótese que avento é, por já ter cinco anos e ser feito no sistema de bica aberta, não ter sido filtrado, daí a cor e o depósito que apresenta.

@Valckx pelo nariz parece moscatel, na boca e apesar de ser seco tem notas de fruta madura e tropical. Citrinos e fruta fresca praticamente ausentes. Deve ter havido um erro no rótulo, ou então um envelhecimento anómalo.

Isso parece-me envelhecimento precoce do vinho. Pela cor e pelo que descreves, parece que estás a falar de um branco já com uns bons anos em cima e não com 5 anos. Oxidação em excesso é uma hipótese. Defeito da rolha - que deixou entrar ar a mais - ou mau engarrafamento.

Outra hipótese, mas menos provável, é não ter terminado a fermentação malolática antes de ter sido engarrafado e houve açúcares que não fermentaram. Se foi este o caso, estará meio adocicado.

Não, é seco.

Fui a um tasco de rabolhos, e só tinham…isto.

Gosto muito de claretes/palhetes, e este a 10° é um bom tinto para dias quentes.

3 Curtiram

EyU_Sh8LSB29oVMR0mIr5A_pb_600x600

Fiquei adepto destes dois vinhos. O Dao é mais refrescante e o Coutada (2020) mais frutado. No entanto estao os dois na minha lista para revisitar.

3 Curtiram

O Coutada Velha é bom!

1 Curtiu

É. Mas não vale o preço que o Continente publicita. O preço normal é o que eles dizem que é o promocional. Como tal, é um bom vinho de 6,5€. É o valor justo. E há melhores, na mesma gama.

1 Curtiu

Já agora, um grande vinho de 6,5€:

Joga num campeonato bem acima do Coutada Velha e custa o mesmo preço, sem tretas…

Por acaso quando experimentei até foi uma garrafa que me ofereceram.

Não costumo comprar vinhos em supermercados (salvo raras exceções).

Compro diretamente a um fornecedor quando vou à minha cidade natal e os preços são muito mais acessíveis.

Por exemplo: gosto muito do vinho tons branco (dos correntes é dos que mais gosto) e no supermercado vendem a 4,99 € e eu compro a 3,75 €.

Mas podes comprar vinho no supermercado. Eu compro bastante. Temos é de perceber que o vinho que está em promoção no supermercado nunca vale o valor que eles dizem que vale. O que não quer dizer que eles não tenham bons vinhos. Claro que têm! Os vinhos não têm culpa dos esquemas fraudulentos em que os envolvem. E há que chamar os bois pelos nomes. O que os supermercados fazem é uma fraude descarada. E ninguém quer saber!

1 Curtiu

É muito bom!

Também prefiro relativamente ao Coutada Velha.

É do Douro e eu tenho também a tendência a preferir os vinhos do Douro aos do Alentejo.

1 Curtiu

E o Grande Reserva então…

1 Curtiu

Fica na lista.

1 Curtiu

Top!

1 Curtiu