Vinhos preferidos

Ainda ontem vi esse quinta do cerrado à venda…se passar la no fim de semana compro uma.

Onde compras o Aluzè?

Costumo comprar a um amigo que tem um restaurante e faz-me o preço de garrafeira…

Mas há na garrafeira nacional por exemplo

Ando já há algum tempo para experimentar este mas ainda não tive oportunidade, alguém já provou?

Rapariga da Quinta, já o sugeri aqui … Soberbo

Já o apanhei mais barato no Auchan à cerca de 1 mês
https://www.porta10a.com/t/vinhos-preferidos/9862/1332?u=polik

Outro Dona Maria, este já perto dos 10€

100 paus? Alguém está a ser roubado.
Mais barato é o humilitas e para mim está num patamar acima

O grande reserva é muito bom.
É chapa garantida

Outro que vale bem o dinheiro, e aqui com bom desconto.

E outro (Campomaior)

Sem dúvida, mas um bocadito mais puxadinho. Só gasto perto desses valores em grandes ocasiões

1 Curtiu

É hoje. Confirmados entretanto também Casa de Saima e Luis Pato.

provas deste fim de semana…

Depois ir descrever alguns destaques do Bairradão, mas não resiste a partilhar um segredo bem guardado para quem gosta de Avesso: o Quinta do Paraíso 2016, feito pelo Anselmo Mendes com uvas de uma Quinta do Patriarcado do Porto. Relação Qualidade Preço espectacular para quem gosta do perfil, é prova evidente de idade nos Verdes não beneficia só os Alvarinhos.

1 Curtiu

As 2 da direita destacaram-se das outras duas…mas foi uma bela tarde de Sábado. :sunglasses:

1 Curtiu

Boas notícias porque comprei o Quinta das Marias para experimentar :smiley:

p.s. Acho que por coincidência acabei por chegar à tua identidade devido a essa foto (vi-a noutro local) xd

Depois manda PM com identidade e se possível morada.
É sempre bom saber onde mora pessoal com boas garrafeiras… :rofl:

:joy: :joy: :joy: :joy:

Um dia podemos organizar um prova de vinhos made by Forum SCP.

O @Paracelsus entra com o dinheiro do patrocínio, já dá para 2 ou 3 barcas velhas. :grimacing:

2 Curtiram

Vamos lá ter uma discussão mais técnica!
Deixam respirar o vosso vinho tinto?
Se sim, na garrafa, num decantador, quanto tempo?
Só em certos tintos ou em todos?
Acham que vale a pena ou só alguns vinhos e que precisam?

Eu pessoalmente noto bastante a diferença em abrir e usar um decantador nem que seja 20 a 30 minutos antes de beber. O vinho torna-se muito mais aromático e redondo. Quantas e quantas vezes mudei substancialmente de opinião após deixar respirar muitas vezes até no copo.

1 Curtiu

A maioria dos vinhos que se devem passar pelo decanter são vinhos jovens.
Não sei porque razão, existe uma ideia de que se deve decantar os vinhos mais velhos. Puro erro.
Os jovens, que ainda se encontrem em desenvolvimento ou com os taninos muito agrestes, sim, devem ser decantados para que o vinho respire e “acalme as arestas”.
Nos velhos não se deve decantar pois corre-se o risco dos poucos aromas que lhe restem, simplesmente se perderem no decanter.

3 Curtiram

Concordo com a parte dos jovens acalmarem sim. Com a dos velhos sinceramente não consigo ter opinião formada por falta de experiências repetidas.
Por norma quanto tempo antes de consumir deixas respirar? Achas que é necessário 1 hora sequer ou os meus simples 20 a 30 minutos são suficientes? Eu quando deixo respirar na garrafa sincerame te nunca noto melhorias significativas comprado com um decantador onde até por vezes dou uma boa giradela para incorporar mais ar.

1 Curtiu

A mesma coisa com o copo. Um bom copo dá outra qualidade ao vinho.
Há uns anos, quando ministrava uns cursos lúdicos de prova de vinhos, a primeira coisa que fazia quando chegavamos às provas em si, era colocar um pouco de vinho num copo normal e um pouco do mesmo vinho num copo correto, para cada “aluno” e pedir que provassem do copo normal e depois do copo correto. Todos, sem excepção, se apercebiam bem da diferença. Isso advém exatamente do vinho respirar muito melhor num copo adequado e não por qualquer capricho de sommelier.

2 Curtiram

Até o cheiro fica melhor sim.

1 Curtiu

Não é uma coisa fixa.
Depende do vinho. E por isso mesmo, só depois de o provares saberás se devias ter deixado mais ou menos. E assim mesmo não será algo fixo, pois o gosto de pessoa para pessoa pode mudar.
Eu deixo vinhos jovens (até 3 anos) no decanter por 40 a 50 minutos.
Com mais de 3 anos, já vou ter que experimentar o vinho primeiro, para saber se acho necessário ou se basta o que vai respirar no copo.

Na garrafa não adianta nada, zero.

2 Curtiram