Vinhos preferidos

São castas que mal conheço. Mas a Quinta de Avidagos (Douro) faz um blanc de noirs de Alvarelhão que é uma coisa fenomenal.

A gama deles anda entre os 10 e os 20 euros.

O Palhete salvo erro custa 13/14.

O Alvarelhão a certa altura quase que se oferecia porque ninguém queria pegar nele, mas felizmente está a ser redescoberto. Para vinhos em finesse é uma grande casta e uma das bases dos primeiros vinhos que na Idade Média começaram a ser exportados para Inglaterra através de Viana.

1 Curtiu

Por falar em vinhos do pingo doce… este fim de semana provei umas coisas porreiras, um dos que surpreendeu foi o Rosé do pingo doce - touriga Nacional



1 Curtiu

Hoje comprei o Herdade da Fonte Coberta Syrah Reserva 2015 e Quinta do Cardo Biológico Tinto.

Opiniões?

Só a lata de alguém fazer um rótulo chamado Romano Cunha vale tudo! O ano é soberbo, deve ser belo vinho.

Eheheeheh podes crer (podia ter metido Romano Contes para ser ainda mais parecido) mas o ano é excelente e o vinho muito bom, bem estruturado, equilibrado gostei bastante

1 Curtiu

Promoções do Apolónia estão muito boas. Aquele Aragonez das Cortes de Cima está a um preço fantástico, tal como o Amphora. Já bebi os dois anteriormente e estou numa fase em que quero experimentar coisas novas…mas não sei se até ao fim vou resistir ao preço.

O Fonte Coberta também comprei mas ainda nunca provei.

O Quinta do Cardo já provei o branco e o rosé e são banais, deduzo que o tinto vá pela mesma bitola. Falam bem das gamas mais altas mas não fiquei com grande vontade de provar.

Bem, não costumo dar estes valores por vinho, por isso guardarei esta garrafa para alguma ocasião especial, mas acho que era uma oportunidade impossível de não aproveitar.

Para quem conhece sabe que este vinho, a este preço, é uma miragem. Nem sei se foi engano, depreciação por já ter saído o 2012…não faço ideia, mas comprei.

4 Curtiram

Opa…isso é top
Menir é top
O intermarche este fim de semana esteve forte

1 Curtiu

Eu fui lá por causa da suposta Feira de Vinhos…

A cena é que este nem estava marcado como Promoção…

Não sei, mas ainda bem!

1 Curtiu

grande compra :slight_smile:

1 Curtiu

Qual é o preço normal?

A rondar os 45 euros…

O de 2011 já nem se vê praticamente, a última vez que o vi estava a 52 euros numa garrafeirazita qualquer.

1 Curtiu

Porra, bom negócio então.

Alguns vinhos que bebi no passado fim de semana (e ainda falta foto de um Dona Berta Rabigato, que estava uma delícia).






Aconselho vivamente o Pata D’Urso e o Secretum (sendo que este não é um vinho muito fácil - tem um travo a musgo ou algo parecido que se estranha um pouco, mas casa lindamente com um arroz de peixe ou marisco). O Pata D’urso tem um perfil mais frutado, mas nem por isso mais descontraído, dado que tem algumas camadas de complexidade.

O Cedro do Noval de 2017 está numa boa fase, começando a revelar alguns secundários mais sérios como couro e tabaco e foi um ótimo companheiro para um cabrito assado em forno de lenha.

O Val Moreira é um branco de perfil mais floral e cítrico, mas é o mais fraco da amostra.

Para quem aprecia Portos, o Bulas LBV de 2012 está perigosamente guloso e é o par ideal para sobremesas de chocolate e o Graham’s Tawny 20 anos funcionou muito bem a acompanhar um leite creme acabado de queimar que puxou pelos seus aromas a frutos secos.

2 Curtiram

Há 2 fins de semana atrás, bebi Mirabilis branco e tinto, para acompanhar um almocinho composto de lagosta, camarão tigre e polvo (convém dizer que o camarão e a lagosta vieram de Moçambique a preço local, senão não dava para comprar o Mirabilis). Ambos muitíssimos bons.

A questão é: vale a pena pagar 40 e 90€ por cada uma das garrafas?

Tenho uma Pêra Manca branco para abrir. E está por abrir para fazer a prova ao lado do branco do Buçaco (que foi o melhor branco que alguma vez bebi). E vamos acrescentar a esta lista o Invisível da Ervideira, que custa 12€ e me parece ter uma qualidade muitíssimo alta para o valor que se paga.

A título de exemplo, nas férias levei 2 Cartuxas branco e achei que não valem o preço. E menos valem se pensarmos no caso do Invisível, que é muito melhor, segundo o meu palato.

1 Curtiu

Eu sou suspeito porque o Mirabilis branco é um dos meus brancos de eleição (mas só bebo ao ritmo de uma garrafa por ano). Se vale os 40€? Não sei. O que sei é que há vinhos de níveis próximos a preços bem mais simpáticos (por exemplo o Primitivo da Quinta do Regueiro, que custa menos de 20€, ou até mesmo o Guru que custa 28€).

Já no tinto estou de acordo. E para mim nem sequer é o melhor tinto da Quinta Nova. Acho que o Reserva Referência, que custa cerca de 60€ é superior.

Agora, há vinhos ótimos muito em conta e há vinhos que estão a tentar posicionar-se num certo patamar de preço mas cuja diferença qualitativa não compensa.

Uma pessoa que conheço que percebe muito de vinhos (e que trabalha no meio) diz que nós somos exímios em vinhos até os 20€, quando comparados com os melhores produtores internacionais. Mas que dos 20€ para cima, levamos uma abada de cima a baixo.

Quinta do Regueiro é amor, ainda tive a sorte de sacar 2 garrafas de Jurássico.

Essas histórias dos 20€… Dava pano para mangas. Já andamos a vender Jupiteres de 1.000€ que de certeza não os valem, mas já provei vinhos naturais do Loire de 30/40€ ou Super Tuscans de 80€ que levariam abadas dos de cá.

1 Curtiu