Vinhos preferidos

Prometo que mete qualquer CR&F num canto :slight_smile:

2 Curtiram

Caríssimo… mas numa lógica de guardar e passar para os seus frutos tem algum encanto.

Mais ainda se o ano 2017 tiver relevante significado.

Já agora, 2019 acho que também foi bom ano.

Epá, não quero dar centenas de euros, mas assim até 50€, por exemplo (não sei se é muito ou pouco… no supermercado encontro vintages e reserva vintage a 15-20€, por isso não sei se são ok ou não).

Edit: Ah, já vi as tuas sugestões… ok, então pouco acima dos 100€ da pra comprar uns de jeito, é isso? E 2010 e 2012 será mais fácil ou mais difícil? Ah, tb já vi. :grin: Tkx

1 Curtiu

O Dalva vintage 2011 anda nos 40/50€. A 15/20 não conheço, LBV muito simpáticos sim (o Warre’s em minha casa é obrigatório).

Eu também não dou exorbitâncias por nada disso… mas há malucos para tudo… daí a sugestão.

Vou tendo a sorte de por vezes ser presenteado com algumas coisas totalmente excêntricas, mas nunca as compraria.

As sugestões do Shadow são boas :ok_hand:

E com jeitinho até se conseguem baixar os valores de compra ali referidos - sem margens do distribuidor e, eventualmente, sem IVA.

@Valckx @anon60141840 @vas @Dr_Nick_Riviera

Agradecido.

Só mais uma pergunta: a melhor maneira de os conservar. A minha casa está sempre com a temp 20-25ºC. Não tenho garrafeira daquelas com controlo de temperatura. Funciona? E podem estar na vertical ou devem seguir a prática da horizontal ligeiramente descaída para baixo na parte de cima/da rolha?

Portos Vintage têm rolha normal e envelhecem em garrafa, por isso devem ficar deitados ou inclinados, de modo a que o vinho esteja em contacto com a rolha e a mantenha húmida. 20-25 já é uma temperatura um bocado elevada para guardas prolongadas.

O ideal são os 15ºC, mas sabemos que em casa não é fácil ter essas temperaturas sem ter cave própria. Por isso se tiveres uma arrecadação ou despensa que não apanhe muita luz é o mais indicado.

1 Curtiu

Não conheço. Vou meter essa no radar.

1 Curtiu

Horizontal, para humedecer rolha é o ideal.
Fecha as garrafas num armário - a luz é o pior “inimigo”.
20º não é o ideal mas serve bem. O que é de evitar são grandes flutuações de temperatura.

a melhor maneira é uma coisa destas:

Manténs uma temperatura constante e protege também da luz…
Se tiveres uma cave ou um local do género que seja fresco serve perfeitamente.

Importante é conservar na horizontal para o líquido estar em contacto com a rolha, temperatura não muito elevada e constante…

2 Curtiram

:+1: Por cá as garrafeiras são muito populares, exactamente pelo problema de não dar pra manter os vinhos a menos de 20ºC, o que os vai “estragando” com o tempo… coisas deste género:

Temperaturas de 15 graus por cá é pedir problemas, porque depois vem a humidade e da cabo de tudo. :sweat_smile:

Tenho ali um Alicante e também um Trincadeira. Fiquei muito curioso agora.

1 Curtiu

20-25°C é muito, muito, muito mau para guardar vinho.
15° ou menos (idealmente 7-9°), sem luz, sem oscilação de temperatura e sim, a humidade é amiga da rolha e ajuda enquanto “Vedante”, a única questão é que em caves com humidade, vai haver deterioração do rótulo. O mais comum é enrolar celofane à volta da garrafa para garantir o rótulo imaculado. Já eu não ponho nada porque gosto de ver os musgos no papel… dá patine!
Bons copos :wine_glass:

1 Curtiu

20 nem é péssimo, ainda se aguenta.

25 já começa a ser criação de vinagre.

Também depende do tempo que seja a guarda.

A maioria das casas portuguesas, naturalmente, não tem 25º de temperatura em mais de 2 ou 3 meses, descendo drasticamente nos restantes.

A minha garrafeira elétrica leva 20 garrafas, estão lá as mais caras. As restantes estão na despensa escura, e numa sala também com pouca luz e que é a mais fresca da casa.

No entanto, no verão, a temperatura é naturalmente maior. Até hoje ainda não tive nenhum azar, mas também é raro guardar vinho mais de 1 ano, pelo menos fora da elétrica.

20°C é, como disse, francamente mau.
Eu tenho vinhos que guardo facilmente durante 10-15 anos para bebê-los no seu auge.
Acredito que para a sua sensibilidade, 20° não façam moça na guarda de vinhos durante um ano.
Na minha faz.

E já agora, eu não estava a falar sobre casas portuguesas.
Estava a falar sobre vinho.
Se as casas são mais ou menos quentes, isso não é da responsabilidade do vinho.

1 Curtiu

Se estás a falar sobre vinho e a sua conservação é óbvio que a temperatura das casas pode ser discutida.

Também dizes que 7-9º é a temperatura ideal para conservar vinho e a verdade é que isso também não é bem assim, pelo menos nos tintos. Bloqueia todo o processo de envelhecimento/evolução.

E já agora, escreve-se mossa. Moça é uma rapariga.

2 Curtiram

Eles no mercado internacional continuam a ter um preço-qualidade muito apetecível. Aliás, os clientes estrangeiros que tenho adoram Portugal, exactamente, por causa do vinho que continua a ser extremamente apetecível para consumidores daqueles países mais desenvolvidos.

Já para os tugas… O preço vai pesando na carteira à medida que os vinhos vão dobrando e triplicando o preço em 4 ou 5 anos.

2 Curtiram

levas aqui um conselho, é o que faço com a geração mais nova, de prole a sobrinhos: compra trêsde cada. Abres uma quando fazem 18 e bebem em família, e dás outra, mas com essa idade são uns inconscientes e vão beber sem apreciar :slight_smile: Nesse dia mostras a terceira mas anuncias que só dás quando fizerem 35 anos, ou seja quando já tiverem idade para terem juízo. Assim podem beber a 2ª sem remorsos!

2 Curtiram

pois. Há 5 ou 10 anos um vinho de 15 a 20 euros era praticamente sempre bastante bom (excetuando as cenas da moda do enólogo estrela X ou Y que para ser inovador faz borrada - é o que há mais em PT). Hoje em dia isso é acima de 30…

1 Curtiu