Este tópico é excelente. Não conhecia o Altano Branco e como vi este feedback positivo decidi experimentar. Nada arrependido, embora a quantidade de castas deixasse algum receio inicial, tudo combina bem. Belo vinho e óptimo preço.
O teu avô era de Boticas?
Já estava proibido antes da UE.
Fá-lo-ei.
O tinto tambem não é mau, mas para mim o branco é melhor.
Na casa dos 3/4€ andam sempre nas minhas escolhas.
Bostofrio
O vinho dos mortos também tem outra curiosidade ( e “recentemente” exitem caa na zona oeste que voltaram a ressuscitar essa tradição, fazê-lo como antigamente, ou seja depois de feito e colocado numa barrica é enterrado onde estagia durante uns tempos ( não 3 dias…LOL). Este “vinho” começou a ser usual aquando das invasões francesas, em que os francius gamavam tudo o que podiam (aliás bem como os ingleses…daí os "amigos de peniche), então para não lhes gamarem tudo, as pessoas enterravam as barricas de vinho e daí o vinho dos mortos. Há questão de uns 15/20 anos descobriu-se ainda algumas barricas da altura das invasões.
Desculpa a minha ignorância, mas qual foi o porquê de ter sido proibido?
A uva morangueira é uma vinha americana. A proibição ficou a dever-se à tentativa de proteger as castas europeias.
Recomendo Zip branco e evel branco. O. Zip penso que se encontra no El corte inglês ou na garrafeira nacional. O outro encontra - se em qualquer lado. Vinhos muito simpáticos para o preço.
Uvas que chegaram cá porque nos tempos da filoxera plantaram-se bacelos americanos, pois eram os únicos que resistiam a essa doença.
A grande maioria dos bacelos plantados em Portugal são bacelos americanos com as nossas castas enxertadas, existem muito poucas vinhas de pé franco (com o bacelo da própria casta).
A uva morangueiro, i.e., a casta que nasce do bacelo americano se não for enxertado com outras castas era na altura considerada de muito má qualidade porque dava vinhos muito aguados e extremamente ácidos. Então, para preservar a qualidade do vinho (como as nossas vinhas tinham sido dizimadas poderia haver a tentação de se fazer muito vinho com uva morangueiro) proibiu-se a utilização desta casta em uso comercial.
A detenção do orelhas, fez me lembrar uma coisa boa para festejar, mas não tinha stock:
Ruinart , Blanc de blancs
E eu até sou mais fã de blanc de noite, habitualmente!
Já não me lembrava de beber deste vinho. Por referência aqui do forumscp Voltei a ele na última sexta-feira e fiquei agradavelmente surpreendido na relação qualidade preço.
Solar dos Loendros branco, Chardonnay, muito bom para o seu preço. Tejo não falha.
Tapada do Chaves tinto…sem palavras. Maravilhoso.
os 2 bebidos no domingo…
O Beyra, muito bom e bom preço (8-10 euros) fresco, muito frutado, excelente acidez, o Mingorra, enche a boca, concentrado, parece chocolate.
Sem dúvida.
Oh pá, cresci à sombra de morangueiro/americano, pelo Alto Minho ainda há muitos produtores embora esteja em queda, é um vinho de agricultura familiar. É muito díficil de encontrar engarrafado, mas em Sapardos (Cerveira), há um senhor que vende em garrafão e é maravilha.
Das grandes recordações que tenho é de ser miúdo e ir buscar um jarro à pipa dos meus avós e metê-lo a refrescar com a água do tanque antes do almoço. Obviamente para beber com malguinha.
Excelente explicação. É uva de enorme rendimento, pai dos pobres. Quem tratar bem das videiras consegue fazer daquilo uma coisa decente, no contexto de consumo diário.
Em que garrafeiras (online) compram? O meu pai tem comprado na garrafeira 5 estrelas, a preços justos.