Vinhos preferidos

Já bebi um vinho deles, no Fuso. Não me lembro qual…

Isto, cada vez mais, se começa a justificar uma sessãozinha de provas, não é @leo_the_lion

??

:clap: :clap:

1 Curtiu

é uma ideia sedutora…e podemos comecar a pensar a maturar… eu possivelmente arranjo o espaço e seria engraçado… provar varias coisas e trocar ideias… é a malta ir pensando nisso

1 Curtiu

Pessoal, eu sei que o Sporting já está está à algumas semanas sem ganhar titulos… mas toca a alimentar este tópico… coisas que têm provado, ideias de vinho para o verão, churrascos 8peixe ou carne)…eu recentemente provei isto…

o Automático que está atrás é mto simpático…a Qta do Ameal que conhecia em 1999 é mto boa

1 Curtiu

Gosto muito do estilo do Automático, Ribeiro Santo é referência. Ameal tinto nunca provei, só os Loureiros míticos. É feito de quê? Agora que o Esporão a comprou espero que não estraguem, se for só para acrescentar uns Bicos Amarelos, tudo bem.

Estive na Quinta do Ameal há 15 dias. Estava na zona de Ponte de Lima em trabalho e tinha ali uma horinha livre e decidi dar lá um salto e comprar umas garrafinhas (comprei o Quinta do Ameal Loureiro e o Solo Único).

Depois estive um pouco à conversa com o gerente da Quinta e acerca da intervenção que o Esporão vai ter, basicamente é a seguinte:

1. Cross Selling na Quinta de outros produtos do Esporão (na loja da Quinta já havia vinhos do Esporão e da Quinta dos Murças à venda);
  2. Desenvolvimento do Enoturismo e do Turismo Rural;
  3. Ter todas as vinhas em vinicultura biológico nos próximos anos e obter certificação biológica dos vinhos;
  4. Apostar no Bico Amarelo para dar volume de vendas à Quinta do Ameal de forma a haver dinheiro para financiar os restantes projetos (ele não disse, mas achei que ficou subentendido que algumas uvas para o Bico Amarelo serão compradas).

Nos últimos dias bebeu-se Tejo.

Estive na Quinta da Alorna e adquiri vários vinhos deles. Este Sauvignon Blanc (que por acaso até já tinha comprado na Makro), para o seu preço, está muito bem. Belo vinho de verão.

O Fiuza Reserva, tinto, achei excelente para o que paguei por ele (4 euros em promoção no Auchan).

O Tejo tem bons vinhos a muito bom preço.

2 Curtiram

Obrigado pela informação! Estive numa prova de Verdes muito recentemente e provei o Loureiro clássico, Solo Único e Bico Amarelo. Estava com um amigo enólogo que prova obviamente muito melhor que eu e, mesmo sem ficha técnica, ficámos muito com a ideia que vinha uva de fora (o lote é Loureiro, Alvarinho e Avesso, nem sei se estas últimas são plantadas no Ameal). Não me choca, o Soalheiro compra imensa coisa (Loureiro, por exemplo) em Valença.

O que me contam é que não querem estragar o legado do Pedro Araújo, só me dizem bem do Zé Moreira da Silva que lá esta.

A minha família é da zona, pode ser que lá pare (e no Aphros) em Agosto. Eu amo Loureiros e até há poucos anos era tão raro encontrar verdes com mais idade, que o Ameal é uma pérola pela qual tenho muito carinho.

1 Curtiu

Essa zona de Almeirim tem muita coisa boa a preços simpáticos, o Fernão Pires do Casal Branco também marcha muito bem.

In vitro, o ácido tânico presente nas uvas e no vinho inibe duas enzimas chave do coronavírus. Com o contacto, este já não consegue mais penetrar nas células humanas”

In Vino Veritas :wine_glass:

1 Curtiu

Será?!! Cheira-me a publicidade agressiva.

Desde março que se fala nisso…

Se é verdade ou não, não sei. Mas não custa fazer a prevenção, certo? Eheheh

3 Curtiram

Eu faço-a! E a tempo e horas…

1 Curtiu

É verdade, já se fala há algum tempo… uvas, banana, alguns chás e vegetais. Em relação ao vinho é ver quais as castas que mais taninos contêm e carrregar! heheh…

Já agora… a planta do absinto (Artemisia absinthium) ou artemísia também faz maravilhas. A vários níveis.

Gosto muito deste, apesar de achar que um pouco de barrica não o prejudicaria.

3 Curtiram

Nesse caso prova o Grainha! :slight_smile:

1 Curtiu

Desculpem a simplicidade mas o meu vinho preferido é o verde tinto da Lixa.
O meu avô transmontano fazia o vinho dos mortos, com uva americana e o mais parecido que encontro no mercado é este da Lixa.
No Verão, fresquinha é uma maravilha.

Este?

Isso dos vinhos dos mortos era tipo morangueiro?

Exato.
A UE proibiu mas o meu avô fazia na mesma.

1 Curtiu

Gosto muito.:ok_hand: