Vinhos preferidos

Que belo pingolé, bem guloso e “doce”.
Depois de uma hora em decanter, o sabor a chocolate negro é inconfundível. ao que se junta aquele palato característico a frutos negros. Equilibrado e com taninos presentes mas suaves.

Outro digníssimo monocasta.
Ao contrário do Ravasqueira, as notas mais presentes inicialmente são as de frutos negros, com uma nota final de chocolate negro/cacau.

Deverá haver monocastas Syrah com mais qualidade, certamente.
Mas por valores abaixo dos 6€, achei estas 2 meninas uma compra bastante interessante.

2 Curtiram

Outro monocasta, syrah, muito bom é o da “Tapada das lebres”.

1 Curtiu

Sim, é um belo vinho que vale bem o dinheiro quando se encontra em promoção.
Mas, se não me falha a memória, tendo Syrah, não é monocasta.

Monocasta, ou varietal, quer dizer uma única casta, que pode ser syrah.

Estava a confundir o TdL “normal” com o monocasta.
My bad.

Ainda não provei o monocasta Syrah, só o “normal” (Syrah, Aragonês, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon).

1 Curtiu

Já agora, o TdL normal, também não é nada mau.

1 Curtiu

Ainda não provei um vinho que tivesse Syrah que não tivesse gostado.
:smile:

1 Curtiu

Os Mencia da região do Bierzo são a minha mais recente tara nos tintos. Os vinhos de entrada dos melhores produtores (César Marquez, Raúl Perez, Losada, Álvaro Palácios) são dos tintos com melhor RQP que eu conheço.

Esses e os Nebbiolo de Piemonte, mas estes só pode ser um de vez em quando, que não há carteira para eles!

1 Curtiu

Se algum dia conseguires encontrar esse vinho, sem estar em ‘promoção’, diz-me…

Normalmente gosto de ir à origem das castas quando sou apreciador das mesmas. Já vi que és fã de syrah, se um dia tiveres oportunidade, experimenta um destes (é engraçado perceber a diferença nos estilos).

https://osgoliardos.com/pt/produto/domaine/

1 Curtiu

Só conheço TdL há relativamente pouco tempo, por isso não tenho grande memória de preços.
Pelos vistos é outro “Cancellus Premium”. Sempre em promo.

Tudo o que é ‘vinho de supermercado’, é sempre assim. E, com ‘vinho de supermercado’, entende-se aqueles que não encontras numa garrafeira comum. Esses vinhos deves analisá-los sempre à luz do preço da ‘promoção’, que é o preço real deles. O preço ‘normal’, na realidade, não existe.

Se fosse um infeliz qualquer a fazer isso, com uma loja de vinhos de rua, era capaz de levar um processo em cima da ASAE. Como é a SONAE, está tudo bem…

Quanto ao Tapada das Lebres, já aqui o disse. É um bom vinho, de 3 ou 4€, para ‘vinho nosso de cada dia’. Não é nenhuma ‘grande descoberta em promoção’. Se efetivamente custasse os 12,99€ que a SONAE anuncia como ‘preço normal’, seria uma desilusão.

Porque um vinho de 13€ já é um daqueles vinhos que se poderiam oferecer a um amigo, ou abrir num jantar de família, ao fim-de-semana. E o Tapada das Lebres é um vinho corrente, de se ter por casa, para abrir ao almoço de um dia normal, quando nos apetece acompanhar uma comfort food qualquer…

2 Curtiram

Este fim de semana bebi isto. Muito engraçado. 100% casta avesso. Fermentado em lagares de cimento e depois trasfegado para cubas de inox. Fresco, composto e que aguenta uma carne ou um peixe gordo assado na boa. preço porreiro (entre 7/8 euros) vale bem.

2 Curtiram

É impressão minha ou é algo turvo?

Ele é decantado e só depois de ter assentado é que é engarrafado. não éfiltrado daí ter um pouco esse aspecto ( o facto de ser um orange wine também causa isso) mas a foto engana um pouco
tenho aqui outra e já não dá tanto essa ideia

2 Curtiram

Totalmente diferente.

Em questão de vinhos, como tudo na vida, o mais importante é a satisfação que nos proporciona e não o valor que nos digam que tem.

O La Poulosa é um grande vinho (não sei se provaste), mas não diria que seja de entrada.

Não provei, mas tenho lá um irmão dele em casa, o El Rapolao. Mas ainda está a descansar um pouco.

Mas esses não são de entrada, de facto. De entrada são o Ultreia, o Pétalos de Bierzo, o Altos de Losada, etc.

1 Curtiu

Casta que, ou muito me engano, ou vai dar que falar nos próximos anos. Coisas muito engraçadas (e diferentes dos tradicionais Loureiros e Alvarinhos) a aparecer feitas com esta casta.