Acho que vou mesmo arriscar. Depois conto como foi.
Baga jovem… É arriscado…
Não tenho coragem de provar arroz de lampreia, BTW. Por isso, não faço a mínima ideia de como sabe o prato, muito menos como o armonizar…
Se for como o arroz de cabidela (que eu adoro), nestes dias mais quentinhos, já pensaste ir para um branco fresquinho?
O Meandro de 2020 já diria que está no ponto este ano.
Um branco convencional com o arroz de lampreia é completamente cilindrado pelo prato. Mesmo para o arroz de cabidela não é qualquer branco que lhe faz frente, tem que ser um daqueles brancos bem gordos com muito corpo e muita acidez. Há malta que come a arroz de cabidela acompanhada por Jerez, porque além a acidez têm corpo com fartura.
Mas voltando à lampreia, estamos a falar de um prato que tem um sabor muito intenso por causa do sangue e muita gordura líquida (é um peixe gordo e por isso todo o arroz fica com muita untuosidade da gordura que derrete). E se é verdade que a acidez é boa para a gordura, a intensidade do sabor + gordura faz com que a acidez precise de “reforços”. Por isso é que a harmonização clássica da lampreia é o vinhão - vinho rústico com muita acidez e taninos. Foi essa lógica que usei quando pensei num Baga mais novo, com toda a sua adstringência.
Mas olha, o almoço é amanhã, depois conto se acertei ou não!
É que eu e Bagas novos…
Eu sou bairradino, e sou fã de Bagas. Mas velhos, de vinhas velhas. Como manda a ‘lei’…
Regra geral também sou fã de Bagas com uns anos. Estamos aqui a falar de um caso de exceção!
Por falar em Bagas velhos, olha aqui esta prova que fiz há uns dias:
Uish…
Normalmente, não há como enganar.
Se bem que os últimos Colheita dele, deixam muito a desejar. Não sei o que se passa…
Estavam ambos extraordinários, mas o Vinha Barrio estava sublime. Não tenho bebido nada muito recente do Luís Pato. Por vezes costumo comprar o Vinhas Velhas branco, mas já há algum tempo que não o bebo. O último que tinha bebido dele foi o Parcela Cândido (Cerceal), que até gostei, mas que não achei que valesse o preço.
Encontro Vínico Fórum SCP.
Para quando?
Sempre comi lampreia com verde tinto, é daquelas coisas. Sarrabulho igual.
Há uns dias na casa de amigos:
Bageiras estava previsivelmente mais redondo, mais guloso, mas a entrar na curva descendente. Sidónio era mais austero, e mais áspero, mas foi abrindo ao longo de uma hora. Mais 10 aninhos, fácil.
Para festejar o título desta época!
Sempre que eu acho que começo, devagarinho, a perceber um pouco mais sobre vinhos…Venho a este tópico e sou (felizmente) relembrado que nada sei da poda.
Wouldn´t have it any other way.
Sidónio de Sousa Garrafeira é um unicórnio. Dificílimo de encontrar, mais a mais colheitas tão antigas como essa.
É um enorme vinho. Nunca bebi nenhum com tanto tempo de garrafa.
É mesmo assim, e acho que será sempre assim. Quanto mais provas mais humilde ficas face ao que sabes sobre vinhos.
“Só sei que nada sei”.
Tão verdade hoje como da primeira vez que ouvi a expressão.
Eu faço o meu vinho cá em casa , já me explodiram garrafas na cozinha mas o sabor e top não uso nada a nao ser uva no processo de fermentação
A boa surpresa é que os dois estavam óptimos, zero vinagrete, zero rolha. Sidónio de Sousa também está muito perto do meu coração.
Já, vale apenas o preço da promoção.