Vinhos preferidos

Acho que vou mesmo arriscar. Depois conto como foi.

Baga jovem… É arriscado…

Não tenho coragem de provar arroz de lampreia, BTW. Por isso, não faço a mínima ideia de como sabe o prato, muito menos como o armonizar…

Se for como o arroz de cabidela (que eu adoro), nestes dias mais quentinhos, já pensaste ir para um branco fresquinho?

O Meandro de 2020 já diria que está no ponto este ano.

Um branco convencional com o arroz de lampreia é completamente cilindrado pelo prato. Mesmo para o arroz de cabidela não é qualquer branco que lhe faz frente, tem que ser um daqueles brancos bem gordos com muito corpo e muita acidez. Há malta que come a arroz de cabidela acompanhada por Jerez, porque além a acidez têm corpo com fartura.

Mas voltando à lampreia, estamos a falar de um prato que tem um sabor muito intenso por causa do sangue e muita gordura líquida (é um peixe gordo e por isso todo o arroz fica com muita untuosidade da gordura que derrete). E se é verdade que a acidez é boa para a gordura, a intensidade do sabor + gordura faz com que a acidez precise de “reforços”. Por isso é que a harmonização clássica da lampreia é o vinhão - vinho rústico com muita acidez e taninos. Foi essa lógica que usei quando pensei num Baga mais novo, com toda a sua adstringência.

Mas olha, o almoço é amanhã, depois conto se acertei ou não! :smiley:

1 Curtiu

É que eu e Bagas novos…

Eu sou bairradino, e sou fã de Bagas. Mas velhos, de vinhas velhas. Como manda a ‘lei’…

Regra geral também sou fã de Bagas com uns anos. Estamos aqui a falar de um caso de exceção!

Por falar em Bagas velhos, olha aqui esta prova que fiz há uns dias:

image

Uish…

Normalmente, não há como enganar.

Se bem que os últimos Colheita dele, deixam muito a desejar. Não sei o que se passa…

Estavam ambos extraordinários, mas o Vinha Barrio estava sublime. Não tenho bebido nada muito recente do Luís Pato. Por vezes costumo comprar o Vinhas Velhas branco, mas já há algum tempo que não o bebo. O último que tinha bebido dele foi o Parcela Cândido (Cerceal), que até gostei, mas que não achei que valesse o preço.

Encontro Vínico Fórum SCP.
Para quando?

1 Curtiu

Sempre comi lampreia com verde tinto, é daquelas coisas. Sarrabulho igual.

Há uns dias na casa de amigos:

Bageiras estava previsivelmente mais redondo, mais guloso, mas a entrar na curva descendente. Sidónio era mais austero, e mais áspero, mas foi abrindo ao longo de uma hora. Mais 10 aninhos, fácil.

1 Curtiu

Para festejar o título desta época!

2 Curtiram

Sempre que eu acho que começo, devagarinho, a perceber um pouco mais sobre vinhos…Venho a este tópico e sou (felizmente) relembrado que nada sei da poda.
Wouldn´t have it any other way.

Sidónio de Sousa Garrafeira é um unicórnio. Dificílimo de encontrar, mais a mais colheitas tão antigas como essa.

É um enorme vinho. Nunca bebi nenhum com tanto tempo de garrafa.

É mesmo assim, e acho que será sempre assim. Quanto mais provas mais humilde ficas face ao que sabes sobre vinhos.

1 Curtiu

“Só sei que nada sei”.
Tão verdade hoje como da primeira vez que ouvi a expressão.

1 Curtiu

Eu faço o meu vinho cá em casa , já me explodiram garrafas na cozinha mas o sabor e top não uso nada a nao ser uva no processo de fermentação

A boa surpresa é que os dois estavam óptimos, zero vinagrete, zero rolha. Sidónio de Sousa também está muito perto do meu coração.

Olá malta
Alguém já provou este?
Tem boa nota no vivino e o preço é muito em conta

Já, vale apenas o preço da promoção.