Vinhos preferidos

O Tapada das Lebres era a excepção que comprava por vezes.

Muito razoável se a 4€.

1 Curtiu

Veio uma destas cá para casa e estou mortinho por experimentar a pomada.
Mas dado ser um vinho relativamente novo (2021), não sei se não será melhor deixá-lo “de molho” durante uns anitos e tentar encontrar um Meandro mais “velho”.

4 Curtiram

Meandro é menino para beber com 4/5 anos ou mais.

Se o beberes agora vai estar bom, mas não vai estar ainda a dar o prazer que da com mais 2 aninhos em cima.

Mais um anito ou dois, então. Logo eu que sou tão paciente… :laughing:
Obrigado, @Valckx .

Não sei…
Que idade tens?
Vê lá, pode-te dar uma coisa e depois alguém o vai beber…
Eu pensava bem.

Sou cota mas não tão cota assim. :laughing:
E sim, bem se que a vida é um sopro e num instante tudo termina mas já ouvi falar tão bem do Meandro que quero maximizar o potencial de um vinho que nunca provei.

1 Curtiu

Carmenere, 10 paus bem gastos

6 Curtiram

Surpreendeu-me pela positiva, esse. Dos mono-castas da Ermelinda é capaz de ser o meu favorito (o Syrah é muito bom também, mas já percebi que um bom vinho que tenha Syrah em boa proporção arrisca-se a causar sempre boa impressão comigo).

Nunca tinha ouvido falar na casta.

Outro que experimentei recentemente da Ermelinda foi o Grutas, e toda a mesa adorou.

1 Curtiu

Se a curiosidade é grande não vale a pena esperar assim tanto tempo então, senão ainda te dá para aí uma sulipampa! :grin:

Abre 2 horas antes do serviço, já será o suficiente para o vinho abrir e mostrar melhor os aromas.

Ó homem, arranja lá uns copos como deve de ser se faz favor!

Calma…aquilo foi para os aperitivos. :sweat_smile: :sweat_smile:

Por momentos assustaste-me! :grin:

Já arranjei um plano de combate.
Vou comprar mais duas botelhas de 2021 para guardar. Entretanto uma delas vai abaixo brevemente. Assim, se me der a camueca entretanto, já não morro (tão) ignorante.
:laughing:

1 Curtiu

Escolheste a via da sensatez! :grin:

E eu até iria mais longe na guarda…

Estou tentando a fazer uma experiência de harmonização, não sei se já alguém fez:

• Esta semana vou ter um almoço de arroz de lampreia e quero fugir ao tradicional vinhão/ sousão. O arroz de lampreia é um prato que precisa de um vinho rústico. Com algum corpo, com bastante acidez e com taninos. Então lembrei-me de experimentar harmonizar com um Baga ainda jovem, em que a rusticidade ainda está ali nos píncaros. Por outro lado, tenho algum receio que as notas iodadas da bicha entrem em conflito com o lado mais “terroso” da Baga. O que acham? Já alguém experimentou?

Consegui encontrar um Meandro de 2020 e um Pombal do Vesúvio de 2019.
Também nunca provei o PdV, mas sendo de 2019 deve estar a entrar no ponto para ser aberto.
O Meandro de 2020 pode ainda não estar no ponto, mas tenho 2 garrafas de 2021 guardadas para daqui a uns anos serem abertas. A culpa disto tudo é do @Nightwish76 e do seu presépio de Natal. Menos os pães de leite. :laughing:

Tenho que ver se encontro Bafarela e Monte da Peceguina a bom preço para guardar. São ambos belíssimos vinhos. Isto de guardar vinhos é um mimo para a minha paciência mas sei que vale a pena.

Edit - Um bem haja a todos neste tópico. Tem tornado esta minha viagem pelo maravilhoso mundo do (bom) vinho muito mais fácil e, acima de tudo, muito mais prazerosa.

1 Curtiu

Nunca experimentei, mas fugindo ao Vinhão e ao Sousão (que até acho que fazem uma harmonização muito diferente com o prato), só vejo mesmo a Baga.

Depois conta como correu.

1 Curtiu

Não sobrou ninguém do presépio para contar a história :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Pombal do Vesuvio 2019 está excelente, num belo momento. Bebi há relativamente pouco tempo e ainda tenho mais duas. É um vinho que compro com alguma frequência. Um valor seguro e uma das minhas opções preferidas no Douro nessa faixa de preço.