Por acaso, não concordo.
As pro não tornaram obsoletas as “versões base” (basta ver a PS4 PRO que pouco acrescentou e não teve qualquer exclusivo).
A PS4 saiu em 2013 e só em 2020 saiu a PS5 (tendo resolvido os problemas de stock apenas 2 anos depois). E ainda hoje temos jogos a sair para a PS4, que aliás é uma das maiores queixas que se vê por aí (o último God of War, Horizon, GT etc).
Pelos rumores, uma inevitável PS6 só deverá sair em 2027, mantendo-se o mesmo período de 7 anos e sabendo que os 2/3 primeiros anos têm sempre um grande suporte à geração anterior (aquele período de transição que também se verificou nesta geração).
Quanto aos jogos, cada vez demoram mais tempo e custam mais dinheiro. A ver qual será a postura dos grandes estúdios no futuro.
E falando em jogos:
Ghost of Yotei (sequela do Ghost of Tsushima, umas centenas de anos mais tarde) anunciado ontem
Estou com muito receio deste FM25. A UI parece muito simplificada e feita mais para o pessoal das consolas, o facto da versão para PC ter suporte para comando aponta para isso.
Nada contra em tornar o jogo mais acessível para outras plataformas mas não quero que isso tire a opções á versão para PC.
De qualquer maneira espero que tenha bastantes falhas, as normais dores de crescimento para quem está a mudar de um motor de jogo que já é utilizado há imensos anos para outro completamente novo.
Os requisitos recomendados para o FM25 subiram consideravelmente, é sinal que vem aí boas novidades. Mas também tenho a noção que muita gente não vai gostar da mudança… É esperar para ver, em relação à beta, ainda não se sabe se vai haver ou não.
Vai sempre fazer bom dinheiro, há pessoas que compram o jogo religiosamente e a Sega recebe uma boa fatia de dinheiro da Microsoft e da Netflix para terem o jogo dos seus serviços de subscrição.
O jogo vai ter os seus problemas mas era um passo necessário, eles estão a trabalhar em cima do mesmo motor há 20 anos e as limitações já são aparentes.
Quem joga FM não o faz pela engine de jogo. O FM não é nem nunca será um FIFA.
O problema foi não terem percebido isso quando idealizaram o FM 2025.
A grande maioria dos jogadores de FM quer é tácticas melhoradas, mais possibilidades de gestão efetiva do clube, melhor experiência de “gameday”, entre outras melhorias que são esperadas à anos. Estão-se a cagar para o 3D.
Aliás, muitos ainda jogam em 2D, tal como eu.
E eu. As vezes revejo os golos mas nunca vi um jogo completo nem perto disso desde que incluiram o jogo visionado.
Eu adorava os textos antigos cm, simples frase, curtas mas algumas so apareciam quando combinavam com as caracteristicas dos jogadores tipo velocidade ou finalizacao/remate top
Essa magia perdeu se um pouco.
De qq forma ha toda uma nova geração de jogadores, a velha guarda CM 93 ou CMITA (Be Capello, buy Baggio) já pouco conta.
Duvido que compre este 25 mas depois decido.
Continuo a achar grandes fails nestas novas versões FM:
-Poucos convites de outros clubes (Chego a nao ter convites 5 epocas seguidas, e a ganhar alguns troféus)
-pouco poder do manager, em clubes pequenos, para gerir orçamentos, muitas vezes sobe se de divisao e a mediocridade continua com direções obtusas que bloqueiam tudo e maia alguma coisa