Um Dia Negro

Tal como eu disse, substituindo os pronomes pessoais, este texto podia ter sido escrito por um lampião ressabiado, pelo que é natural que eles se identifiquem com o que está escrito. O que me envergonha e me choca é que haja Sportinguistas que se revejam nisto. Insulto à Porta 10-A.

Já agora deixo aqui uma pergunta ao forum!

Terá tudo que ser preto ou branco?! É possível neste forum ter alguma espécie de meio-termo?!

Na minha opinião se existisse a possibilidade de perderem os dois era o resultado que eu desejava!!! Não torci por ninguém e nunca o faria! Ambos me dão fortes razões para desejar as susas derrotas!

Em termos de convivência em Coimbra sempre tive que levar mais com lampiursos e com o seu gozo por isso talvez me dê mais gozo quando têm dissabores!!! São arrogantes e gozões!!!

Quanto aos corruptos foi a sua influência no futebol português (arbitragem e junto de outros clubes) que nos roubou muitos sucessos nos últimos anos! Sempre que puderam aproveitaram para nos destabilizar. Os clubes em Portugal sempre preferiram vender aos corruptos por tuta e meia, enquanto que ao Sporting exigem sempre quantias exorbitantes!

Sempre fui gozado por lampiões mas a minha postura como pessoa sempre foi de não gozar com ninguém! O futebol é um jogo apaixonante mas não deixa de ser só um jogo! Na competição há sempre telhados de vidro, num ano estás no topo no outro estás no inferno! Não percebo como é que as pessoas não entendem isso!
De qualquer maneira não posso deixar de sentir alguma satisfação pelo sofrimento dos lampiões, apesar disso não gozei nem vou gozar com nenhum amigo ou conhecido dessa raça!!!

Essa vossa preocupação em relação ao texto e ao que os benfiquistas dizem, é sintomático do estado em que muitos vivem a rivalidade com o nosso vizinho.

Sosseguem, se fosse “Gozar com o Porto é enxovalhar o Sporting”, já não havia este drama todo.

Discordo por completo do texto.

Parece-me que uma certa mania da inferioridade (que afinal de contas é disso que muita gente fala) revela-se sim, mas quando achamos que não podemos picar os benfiquistas pelo facto de nós termos, também, falhado objectivos. Mas que raio tem uma coisa a ver com a outra? Faz parte do futebol, desde quando é que os rivais têm de estar indiferentes ao insucesso do outro?

Não acredito que os sportinguistas “festejem” o benfica perder o campeonato. Podem, sim, ficar satisfeitos - como eu fico - por verem que tanto histerismo afinal deu num grande melão. Mas a verdade é que hoje acordei e nem me lembrei disso.

Acho que muitos sportinguistas fazem disso uma coisa maior do que realmente é. E os benfiquistas também, tentando desviar as atenções do seu insucesso. Eu, pessoalmente, não o faço para desviar as atenções de coisa alguma, faço porque gosto de facto de me meter com os meus amigos, tanto por o benfica perder como por outra coisa qualquer…

O meu modo de ver as coisas já teve muitas semelhanças com o teor deste texto. Também já pensei assim, aliás o único «ignore» que tenho no fórum surgiu depois de uma discussão deste género em que eu dava uma opinião semelhante a esta do @Winston e tenho 90% de certezas de quem foi a pessoa que o fez. Mas confesso que essa minha visão provinha de uma tentativa de ser mais racional do que emocional, era mais calculista do que afectiva. A verdade é que o Porto tem roubado o lugar ao Sporting e todos sabemos como o tem feito. Sempre foram um clube de expressão média e sem adeptos fora da região onde o clube se insere, mas conseguiram encher as vitrines à custa de jogos de bastidores cujo principal prejudicado foi, diga-se o que se disser, o Sporting. Mas acontece que o futebol se vive não no campo da razão e sim sobretudo no campo da emoção. Como tal, hoje em dia continuo a ter as manobras do Porto muito presentes, a minha visão das coisas mudou. E explico porquê.

Começo por relatar um facto que vivi ontem à tarde. Alguns poderão achá-lo natural, outros irrelevante e outros ainda podem vê-lo como triste e desnecessário. Seja como for, aqui vai: depois do jogo do Sporting ter acabado dirigi-me para o Alvaláxia, onde vi o Porto - Benfica. Não apanhei o golo dos lampiões, mas o primeiro golo do Porto foi festejado quase como um golo do Sporting. O segundo golo e o fim do jogo, então, foram a loucura total, da qual também participei. Mas, ao mesmo tempo, pus-me a pensar por que é que aquela situação estava a acontecer e por que é que me parecia tão certa e natural. A verdade é que a competição entre Sporting e Benfica é a rivalidade por excelência do futebol português, aconteça o que acontecer. Isto não é uma opinião pessoal, é sim uma realidade sociológica inevitável, que resulta de estes dois clubes terem sido adversários desde o momento da fundação do Benfica, em 1908. São mais de 100 anos de jogos memoráveis, de vitórias históricas para um lado e para outro, de jogadores que passam de um clube para o outro, de um a rivalidade que começou por dividir uma cidade e que hoje divide um país inteiro e suspende os afectos familiares durante 90 minutos.

Com o Porto é diferente. Todos sabemos a forma como esse clube deixou de ter uma dimensão regional - em termos de títulos, porque enquanto clube são e sê-lo-ão. E não digo isto porque me dá gozo, mas sim porque é a consequência natural do discurso regionalista e de «bastião do norte contra o sul» que o Pinto da Costa sempre utilizou. É normal que, independentemente das vitórias, continue a haver mais sportinguistas no Porto do que portistas em Lisboa ou em cidades mais a sul. Portanto, por muitas vitórias nacionais e internacionais que alcancem, as rivalidades Porto - Sporting ou Porto - Benfica nunca vão ultrapassar a grande e única rivalidade nacional. O Porto pode ganhar o campeonato todos os anos que não vai conseguir apagar uma realidade que lhes escapa e que a meu ver se explica através da observação dessa mesma realidade. Um jogo do Benfica e do Sporting contra o Porto pode até ser mais escaldante do que um Sporting - Benfica, mas isso será fruto da classificação das equipas e do complexo de inferioridade do FC Porto, que como se vê não desaparece com as muitas vitórias que alcançam. As rivalidades do Porto contra nós e os lampiões envolvem aspectos políticos e regionalistas, estão longe de ser exclusivamente desportivas. E, mesmo assim, não conseguem ter a mesma dimensão do que a velha rivalidade Sporting - Benfica.

Ontem festejei os golos do Porto com alegria e, sobretudo, raiva. Alegria porque, como tentei demonstrar neste post, o Benfica é o nosso eterno rival (e eles mesmo que digam o contrário olham-nos da mesma forma, basta ver como ontem descarregaram em nós o melão com que saíram de lá… afinal já interessamos outra vez). Raiva porque tinha acabado de assistir à confirmação da pior época de sempre do Sporting. Foi uma forma de descarregar as emoções, admito. Em tempos já achei que isto denotava um certo complexo mal resolvido com o Benfica, mas hoje percebo que não. Aliás, depois de aturar mais um ano de bazófia, depois de sobreviver a mais de um mês de êxtase de lampiões a dizerem que iam ganhar tudo, depois da arbitragem vergonhosa do Capela num jogo em que nenhum lampião que conheço foi capaz de admitir mais do que um penalti, depois de os ver chegarem à final da Liga Europa com 6 ou 7 bolas nos ferros, depois do vandalismo da «reserva» do Marquês e do «limpinho» do Jesus, depois de ter de ouvir muitas bocas de amigos e conhecidos e de ter de ler muitas mensagens no telemóvel e posts ridículos no Facebook, o desejo da derrota do Benfica acaba por surgir de forma natural. Assim como para mim é natural que um sportinguista do Porto prefira a derrota do FCP.

Como disse, estou longe de achar que esta manifestação de júbilo da nossa parte por ver a bazófia toda dos lampiões esvair-se com um golo aos 91 minutos seja uma atitude triste - é sim mais uma prova de que Sporting e Benfica são e serão sempre os maiores adversários em Portugal. E, para concluir, convém não esquecer que isto não funciona só para um lado: em 1999/2000 já não éramos campeões há 18 anos, os lampiões já não lutavam por nada e festejaram o golo do Sabry como se tivessem ganho o campeonato (conheço até quem tenha posto o relato do golo como toque de espera de chamada no telemóvel…), no ano do Jardel estavam mortinhos por testemunhar um deslize que não se verificou e em 2005 festejaram a nossa derrota na final da Taça UEFA que nem uns alarves, nunca me hei-de esquecer. Se tivessemos sido nós a fazer isso não iam faltar as habituais acusações de «anti-benfiquismo», de complexos não sei do quê e de mais outros mitos inventados por lampiões para exaltarem o seu próprio clube. Mas lá está, é a rivalidade… Tanto de nós para eles como ao contrário não deve ser censurado porque é algo normal e que se passa em todos os países em que se joga futebol, apesar de ter a convicção de que a bazófia e os enxovalhos deles são mais nojentos do que os nossos e acabam por despoletar respostas à altura quando, como agora, é chegado o momento. Tenho pena de que algumas pessoas digam que a alegria de ver o Benfica perder se tenha sobreposto à tristeza de ver o Sporting fora da Europa, porque acho que isso não é de todo verdade. Assim como gozar com o Benfica não é, DE TODO, enxovalhar o Sporting, mas sim a expressão máxima e natural de uma rivalidade que funciona, digam os lampiões o que disserem, nos dois sentidos.

Dada a repercussão que este tópico provocou na comunidade lampiã, proponho a mudança de título do mesmo:

“Criticar severamente os Sportinguistas, é enxovalhar o Sporting”

Referi que estava nas paginas dos Lampiursos um texto do nosso fórum em prol deles, disse q me dava nojo…se tivesse numa pagina dos corruptos era a mesma coisa, só para esclarecer.

Quem quer gozar com os tripeiros goza, quem quiser gozar com os Orcs goza tb…Não acho sensato é dizer q gozar com o SlMerda é enxovalhar o Sporting.

584 visitantes, e este vergonhoso texto a passear por tudo quanto é porco-lampião.

Sugiro ao autor do texto que o retire, pois o seu teor, esse sim, é enxovalhar o Sporting.

Nalguns casos, estou convencido que é verdade. Totalmente convencido. E nem falo de exemplos aqui do fórum.

Gozar com lampiursos faz bem à saúde isso sim…karma para esses anormalóides

E realmente este tópico é lamentável

Concordo!
Ao colocar este texto nesta secção, quem é enxovalhado é este fórum :arrow:

Onde ja se chegou, por em questão enxovalhar os porcos… Deve ser um orgulho andar a servir de consolo.

Forca Chelsea!!

Peseirada!!!

Já são 636…eles andam aí.

A tese do admin que publicou este texto (e a dos que concordam com o mesmo) assemelha-se à velha história: Não podes esboçar um sorriso quando te encontras doente e acamado. “Aldra, se estás a sorrir é porque já estás bom!”, diziam os teus pais.

Este tópico é, sim, um verdadeiro Rennie ou Gaviscom para a lampionagem. Tínhamos que ser nós, os “diferentes”, a consolar os orcs. Estamos sempre a aprender.

Artigo de interesse leonino? Este conjunto de letras debitadas não merece este espaço.

Revejam lá os critérios que esta fantochada já anda a dar que falar

:arrow:

Uma questão: quem determina o que é conteúdo para esta secção? Noutros tempos a Porta 10-A servia para recompensar os textos que realmente mereciam uma atenção especial.

Agora parece que esta secção é usada como blog pessoal.

[admin]Encontra uma imagem que seja apropriada para crianças, por favor.

Essa, claramente, não é.[/admin]

Estás enganado, a minha resposta seria a mesma.

Maradona "Que la chupen y sigan chupando "