Um Dia Negro

Hoje atingimos a pior classificação de sempre na nossa história. Para além de termos ficado fora das competições europeias, conseguimos a proeza de não figurar, sequer, entre os sete primeiros lugares da tabela classificativa a uma escassa jornada do final deste campeonato.

No entanto, mais do que carpir as mágoas e pensar no futuro, alguns sportinguistas parecem preocupar-se essencialmente com o facto do Benfica aparentar ter perdido tudo na recta final do campeonato. E a situação torna-se mais caricaturesca quando temos a percepção que o percurso do Benfica, por terras lusas e estrangeiras, foi marcado por inúmeras vitórias e presenças em finais. Ou seja, o Benfica não tem razões para ser enxovalhado: fez uma época absolutamente excepcional.

Pelo contrário, nós fizemos a pior época de sempre. Se o Benfica tem razões para se sentir envergonhado, então no nosso caso não há outra solução senão efectuarmos um lento hara-kiri com uma espada de madeira. Não temos absolutamente nenhuma moral para apontar o dedo e gozar como um menino traquinas da primária.

É verdade que o Benfica é o clube mais arrogante de Portugal. É verdade que, na zona de Lisboa, o ar torna-se mais irrespirável a cada vitória benfiquista. O asfalto cede e cada passo representa um esforço hercúleo directamente proporcional à quantidade de benfiquistas que nos rodeiam dada a quantidade de soberba presente na verborreia que proferem.

Porém, os sportinguistas do Norte sentem exactamente o mesmo relativamente ao Porto. E mais: têm razões para este sentimento que vão muito para além de uma rivalidade histórica. Têm razões actuais, justificadas pela razão e pela realidade. O Porto, nas últimas décadas, foi o verdadeiro rival do Sporting, roubando-nos inúmeros jogadores e títulos. O Porto, no pior período da nossa história - o actual - agiu como um abutre, vindo comer a carcaça gasta do leão para encontrar no interior do nosso estômago jogadores como Moutinho e Izmailov. O Porto contratou um avançado sem joelhos apenas para nos atingir onde mais dói: no orgulho e história.

Para além disso, o Porto tem sido um exemplo de incorrecção futebolística. Os casos são vários e documentados no maior arquivo de vídeos da humanidade. Qualquer pessoa pode aceder e ver por si a narrativa abjecta dos últimos 20 anos, que muito nos prejudicou e contribuiu para o actual estado de coisas.

Nesta senda do anti-benfiquismo acéfalo, quero também relembrar uma coisa: o único clube que ficaria verdadeiramente a ganhar com o desaparecimento do Sporting é o Porto. O futebol tornar-se-ia bipolarizado e seria uma guerra entre Norte e Sul, como Pinto da Costa tentou sempre que fosse. E mais: os adeptos do Sporting, rejeitando o vermelho, iriam sempre torcer pelo Porto. Talvez até os filhos fossem portistas e, com isto, aumentassem o número de adeptos.

Posto isto, hoje senti vergonha de alguns adeptos serem do mesmo clube que eu. Senti vergonha de festejarem a vitória do clube que, nos últimos trinta anos, mais mal nos fez. Senti vergonha de não sentirem vergonha pelo afastamento da Europa, que levou a terem a capacidade de enxovalhar o Benfica numa época como esta, dando-lhe uma importância que não tem (ou que não deveria ter).

Se queremos ser grandes, temos que pensar como grandes. E hoje pensámos como adeptos de um clube pequeno, satélite do Norte, festejando o campeonato de um rival em detrimento de outro.

O anti-benfiquismo, hoje, tornou-se para um sector de sportinguistas mais importante que o próprio Sporting. Um dia que nunca mais irei esquecer e dos mais negros da nossa história recente.

Texto ridiculo

SL

Muito bom texto!!! :great:

Momentos tristes, como Sportinguista. Muitos tristes. Pior período da história de um clube centenário e grandioso. O NOSSO.

E por aqui me fico.

Ou seja, o Benfica não tem razões para ser enxovalhado: fez uma época absolutamente excepcional.

Tenho a certeza que a maioria descreve 04/05 como “excepcional” :sleep:

A época estava perdida à 3a jornada. A vitória hoje não mudou isso e nem um 5º lugar sofrido mudava qualquer sentimento de frustação que todos tivemos.

Mas QUEM são vocês para dizer que não estou de rastos com o Sporting? Que não vivi intensamente desilusão atrás de desilusão estas 29 jornadas? E ainda me querem fazer sentir culpado por festejar a derrota do benfica? Enfim.

Eu não festejei nenhuma vitória, festejei uma derrota que é diferente. Vi o clássico acompanhado de 30 verdadeiros leões, daqueles que dão tudo pelo clube e ao longo da noite, daqueles, todos odiavam o Porto e o Liédson, todos queriam pernas partidas e lesões inclusive para o Varela. Mas há coisas que são genéticas e eles serão sempre o “eterno rival” como a palavra diz, representarão sempre 6 milhões e a escumalha que os compõe. benfica sempre merd*

revejo-me totalmente… Obrigado Winston por partilhares :great:

Não concordo com grande parte do texto mas não deixa de ser uma opinião que merece respeito.

Eu não me esqueço do que passei em casa e na escola em 2005 e o “gozo” ao longo deste ano.

Ia dizer isto mesmo.

Concordo com o texto. Há limites e por mais rídicula que seja a derrota dos lampiões, a reacção do Jesus ao 2-1 ou as típicas alarvidades proferidas pelas criaturas de vermelho tivémos hoje a consequência de quase 18 anos de croquettismo - a pior classificação do Sporting na história no campeonato Português. E ainda juntemos a pior campanha numa fase de grupos das competições europeias ou as formas anedóticas como fomos afastados das taças.

Foi uma época terrível, os lampiões que durante anos ouviram bocas do 6º lugar terão muito para nos gozar a nós, que provavelmente nem isso conseguiremos. Este dia está a ser quase de luto para mim, o Sporting desceu como nunca em mais de 100 ano da sua história e perante um rival que claudica há festejos nossos. Percebo o anti-benfiquismo, aquela gente faz por isso, mas para mim nada atenua o facto de podermos terminar entre 6º a 10º (!) classificados esta época. Quem nos der a nós ter o desastre de época que os lamps estão a ter. Tiveram hoje a 1º derrota no campeonato eu já perdi a conta das nossas este ano.

Não sei se me doi mais ver os lamps campeões ou ver traidores vestidos de azul que durante anos vestiram a nossa pele vencerem o que connosco sempre falharam as conquistas de campeonatos. Não consegui torcer por nenhum nem sentir-me satisfeito, o que nos aconteceu hoje tem marcas demasiado profundas.

Acho que cultura de exigência que o presidente fala deve também aplicar-se a estes casos. Não se pode como li haver agradecimentos a corruptos por vencerem outros corruptos ou dizer que a época já era menos penosa deste modo! A preocupação deve ser connosco e não com os rivais, temos que trabalhar muito para podermos a voltar a lutar por títulos e finais europeias.

Da mesma maneira que o Bruno de Carvalho criticou quem festejou 2ºs lugares com o Paulo Bento eu sinto o mesmo por quem acha que com um falhanço total dos lampiões torna a nossa época é menos penosa.

A época de 2004/2005 foi, para mim, excepcional. Lutámos até ao fim e chegamos, ao final de várias décadas, a uma final europeia. Não tenho vergonha nenhuma do que fizemos nesse ano.

Depois, são situações diferentes. O Benfica, nesse ano, roubou-nos o campeonato. Não festejou a vitória do Porto. Caso este jogo fosse contra nós e nos desse a vitória no campeonato, o meu texto não faria sentido. Quando se ganha, faz todo o sentido brincar com quem perde. Faz parte da rivalidade.

O que não faz sentido é festejar a derrota do Benfica quando não estamos envolvidos na equação.

Muitas :arrow: :arrow:.

Hoje é um dia triste para o Sporting. Hoje é o dia em que “garantimos” nos nossos 106 anos de historia, a pior prestação desportiva de sempre da nossa historia.

Devia ser um momento de reflexão, vergonha e introspecção Sportinguista, e não de “gozo” por fracassos alheios. Não são precisos tripeiros e lampios para nos ridicularizarmos, que nós próprios tratamos disto.

Partilho da mesma opiniao , e verdade que nao nos podemos esquecer que esta ira ser a pior epoca do Sporting de sempre , mas tambem e preciso ter sempre presente na nossa memoria a arrogancia dos lampes .

Relativamente ao Sporting ja nada podemos fazer, mas em relacao aos lampes pelo menos ja nao os temos de ouvir,e quer queiram quer nao sempre nos faz esquecer esta dor e se realmente eles fossem campioes , acham o que, que eles nos iriam elogiar ?

E Preciso saber diferenciar as coisas , nao notei aqui em alguem que caso o porto seja campiao no domingo estes mesmos sportinguistas estarem com intencoes de ir para as ruas celebrar a vitoria do porto.

Não, mas dizer que a época é menos penosa e agradecer derrotarem os lampiões… O Sporting tem que se preocupar consigo mesmo e o trabalho hercúleo que tem pela frente. Os lampiões perderam e é bem feita pela arrogância nojenta que lhes é típica mas ainda assim ver Liedson e companhia vencerem algo de azul faz dor o coração!

A pior epoca do Sporting nao veio do acaso
Os grande culpados sao os socios que sempre votaram nos Roquetteiros
Alguns na volta muito preocupados se ficamos mais ou menos contentes com vitórias de porcos ou lampioes
Vergonha tenho eu de ter socios que nos levaram para este beco sem saida
Esses sim sao motivo de vergonha

SL

É de facto a pior época do Sporting no que ao futebol diz respeito, ninguém aqui tem dúvidas disso. Simplesmente acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Claro que há quem leve as coisas ao extremo e eu pessoalmente não me revejo nessas situações mas ainda hoje ouvi um benfiquista passar 90min a falar no Sporting quando estava a ser engolido no Ladrão. Neste aspecto, todos diferentes mas todos iguais.

Eu odeio o porto e se fosse ao contrário a minha “festa” seria igual.

Discordo frontalmente.

Ninguém falou sobre as razões da péssima época desportiva. Nem tão pouco sobre os culpados.

E já agora permite-me: os roqueteiros usaram, de forma bastante eficaz, o anti-benfiquismo dos sportinguistas para se perpetuarem no poder. Desde que o Porto fosse campeão e não o Benfica, não existia problema.

As coisas só começaram a mudar, dentro do Sporting, quando o Benfica começou a ficar à nossa frente. Portanto, o anti-benfiquismo não é uma simples coisa de rivalidade histórica, é também uma doença idiota que prejudica (e muito) o Sporting.

Não tenho dúvidas que se fôssemos anti-Porto a revolução já se tinha dado há muito mais tempo. E perceber isto é triste.

sendo tu da capital ainda mais valor tem este texto :great:

Discordo totalmente da ideia-chave e vários dos argumentos para mim não têm sentido.

Nesta senda do anti-benfiquismo acéfalo, quero também relembrar uma coisa: o único clube que ficaria verdadeiramente a ganhar com o desaparecimento do Sporting é o Porto. O futebol tornar-se-ia bipolarizado e seria uma guerra entre Norte e Sul, como Pinto da Costa tentou sempre que fosse. E mais: os adeptos do Sporting, rejeitando o vermelho, iriam sempre torcer pelo Porto. Talvez até os filhos fossem portistas e, com isto, aumentassem o número de adeptos.

Este é o principal. O declínio do Sporting favorecerá sempre o benfica, quer o porto ganhe, quer não. Para já, por coabitarem no mesmo espaço geográfico: o esmorecimento do Sporting só conduzirá a um monopólio dos lampiões em Lisboa/a sul cada vez maior, vigorado pela renovar de gerações. Haverá sempre tendência para as crianças se guiarem pela proximidade - o ir ao estádio, o sentimento de integração num grupo social (ao contrário do fraco sentimento de pertença que um portista no sul tem e terá), o festejar algo - por este andar, os lampiões, com vergonhas como a de hoje ou sem elas, festejarão sempre mais do que os Sportinguistas.

A massificação do benfiquismo far-se-á sempre à conta do Sporting. O porto é um clube que permanece no ébrio das vitórias, mas, como já por várias vezes atestámos, bastam-lhe três/quatro semanas de resultados fracos para terem um estádio praticamente às moscas. Mais do que nós, eles sim vivem desse anti-benfiquismo.

Para além disso, o Porto tem sido um exemplo de incorrecção futebolística. Os casos são vários e documentados no maior arquivo de vídeos da humanidade. Qualquer pessoa pode aceder e ver por si a narrativa abjecta dos últimos 20 anos, que muito nos prejudicou e contribuiu para o actual estado de coisas.

O que tens documentado é exactamente esses vídeos de youtube. Ninguém os nega e enojam qualquer um - principalmente aquelas referências ao Paulinho. Mas isso serve para dignificar o benfica? Um clube que tresanda também ele episódios pouco recomendáveis ao longo da sua história? É pena que não a tecnologia não fosse tão evoluída há uns 40/50 anos, para também termos certas coisas do “glorioso” slb no youtube. Ou que haja cojones de certos indivíduos para colocarem tudo em pratos limpos no que concerne a Túneis, caso Estoril, controlos anti-doping/vitaminas, compras de jogadores ao União de Leiria, finais de certas Taça da Liga, capelas e catedrais do escândalo.

O Porto, no pior período da nossa história - o actual - agiu como um abutre, vindo comer a carcaça gasta do leão para encontrar no interior do nosso estômago jogadores como Moutinho e Izmailov. O Porto contratou um avançado sem joelhos apenas para nos atingir onde mais dói: no orgulho e história.

Falas como se tivessem chegado a Alvalade, de revólver na mão, navalha na outra e tivessem dito: passa para cá o Izmailov e o Moutinho. E nós, no nosso eterno carpir, lá lhos demos, pois claro. Falas como se o real motivo dessas saídas não se devesse à falta de títulos que afectou esses jogadores durante anos consecutivos. Profissionais buscam sucesso. Sucesso está no porto. E não está em Alvalade porquê? Culpa do porto? Serpente ouroboros neste argumento ou é só impressão minha?

Para terminar, tudo bem que o ser humano não é o sumo pontífice no multi-tasking, mas sinceramente não vejo o que um sorriso em relação ao que se passou hoje no dragão possa toldar a interpretação do que sucedeu ao Sporting não só em 2012-2013, mas daquilo que nos apoquenta há mais de uma década. Daqui a um mês, garanto-te que todo este fórum estará aqui a discutir a época 2013-14 com todo o afinco e as exigências voltarão a estar lá em cima, independentemente do que se passou hoje lá em cima.