Não há lição de moral nenhuma, pretendi apenas expressar o que senti hoje da forma mais fiel possível.
Nunca tive pretensões de dar lições de sportinguismo a ninguém. Os meus textos são, apenas e só, a minha opinião. Sendo uma opinião, é passível de discussão.
Aliás, quando escrevi o texto tive a perfeita noção que não seria bem aceite por muitos foristas. Mas as unanimidades nunca me interessaram e tão pouco me sinto ofendido por apresentarem uma opinião diferente da minha.
Resumindo: o texto representa uma opinião. Não é uma lição de moral, até porque cada um sabe de si e tem o seu ponto de vista relativamente a este assunto.
Não acredito nisso. Nem quero pensar que isso esteja sequer perto da verdade. Mas que existe e é muito triste, sem duvida. Continuo sem perceber com se é anti-qualquer-coisa antes de se SER alguma coisa.
O texto, pelo seu tom e pelo seu título dão um pouco a entender isso, mas pronto posso estar enganado.
Agora, eu antes de querer que o carnide ou os corruptos percam, quero que o Sporting ganhe. Tal não foi possível esta época e nas anteriores, toda a gente sabe o porquê, basta estar minimamente atento.
Se o Sporting não está na luta não vejo então porque os sportinguistas não possam ter preferência por determinado clube sobre outro. Não acho justo que se condene que se queira que o carnide perca quando temos mais de um século de uma grande rivalidade para com eles, quando temos que levar com a arrogância típica lampiã todas as Segundas-feiras, quando temos que levar com Lucílios, com Capelas, com Estoris-gates, com Paratys, etc. Por isto é que gozar com o carnide não é enxovalhar o Sporting, é sim uma espécie de ajuste de contas, ou até um mecanismo de defesa para a nossa péssima época.
Não somos nós que enxovalhamos o Sporting, mas sim quem tem/teve o poder no clube, esses sim é que enxovalharam o clube, porque ficar em 7º é enxovalhar o clube, ficar arredado de todas as competições em Dezembro é enxovalhar o clube, ver modalidades como o hóquei sem apoio é enxovalhar o clube, ver o ecletismo do Sporting reduzido a uma ou duas modalidades com condições de lutar pelo título nacional é enxovalhar o Sporting.
Quanto aos corruptos, também tenho um ódio visceral por eles, também me dá voltas ao estômago sempre que vejo o moutinho ou o liedson, ou um incompetente como o vitó a festejar campeonatos. Mas não tenho portistas a gozarem comigo sempre que o Sporting perde, eles estão a centenas de quilómetros de mim, admito que quem esteja mais perto deles tenha opinião diferente de mim, até mesmo quem viva cá, pois não posso pedir às pessoas que vivam as rivalidades e emoções do futebol da mesma maneira que eu.
Será que o porto ao passar por uma crise como a nossa teria tido tanto tempo de antena como nós tivemos? Ou será que com a nossa escacez de titulos eles teriam nossa massa formidável de adeptos? A única coisa que eles têm a mais que nós é um génio a presidente ( corrupto, putanheiro, má pessoa, o que quiserem, mas não deixa de ser o génio) que está a dar os últimos cartuchos, o futuro pós PdC será muito incerto para eles e nós agora, finalmente com ao que parece uma liderança forte, que serve os interesses do Sporting, temos tudo para voltarmos ao nosso rumo e aí não teremos mais que escolher entre um clube ou outro, porque iremos ser nós a ganhar e seremos nós a suscitar ódios.
100% de acordo com este texto. Infelizmente os Sportinguistas da capital, não sabem o que é conviver com a arrogância portista, um clube que nunca ganhou nada limpo, um clube do mais desonesto que há, um clube que nem rivais nos considera.
Pessoas aqui a dizer que vão enxovalhar o benfica, realmente e preciso não ter vergonha na cara. Enxovalhar um clube quando nós fazemos a pior época de sempre…
E a velha questão já a muito debatida, ser do Sporting ou ser anti-lamps. Não tenho duvidas que alguns “Sportinguistas” preferem o fracasso do benfica ao sucesso do próprio Sporting, e isso viu-se muito quando ficamos em 2º lugar por varias épocas com o Soares Franco. É preciso acreditar que esta mentalidade pequenina mude, como é que não sei…
Eu escrevi noutro tópico que a derrota do slb não disfarça a época vergonhosa que o Sporting acaba de fazer.
Porém não posso concordar com o título deste texto, ou com o seu conteúdo.
A rivalidade Benfica/Sporting tem 100 anos. E até ao surgimento em força do fcp na década de 80, era esta rivalidade que alimentava o futebol português. Dizer-se que existem anti-benfiquistas é tão válido como dizer-se que do outro lado da segunda circular existem muitos anti-Sportinguistas.
Acontece que a forma como uma parte da sociedade portuguesa, media, estado, etc… bajula e carrega o Benfica ao colo não tem precedentes em Portugal. Ainda ontem o Mexia da EDP dizia na Antena 1, que queria o slb campeão porque seria bom para o pais e para o PIB… São estas declarações arrogantes, e constantes quando eles estão por cima, que acabam por tornar impossível aturar este clube. Acresce que ainda tem gajos como o RGS nos programas de televisão, que insultam semanalmente os clubes e adeptos rivais.
Mas isto não faz esquecer que o fcporto tem sido nas ultimas décadas o clube que cresceu fruto da forma corrupta como se move nos bastidores, e tem usado a inabilidade de quem nos dirigiu nos últimos anos para nos enfraquecer. Apesar disso no nosso clube havia, até pouco tempo que tratasse o Porto, quase como realeza, o que para mim é simplesmente nojento.
Na verdade se ontem pudessem ter perdido os dois teriam sido uma festa ainda maior. Mas porque o Porto é um clube pouco mediatico não chega a ser sufocante ao contrario do benfica, e por isso é mais facilmente aceite as suas vitorias. O que eu sei é que um título do fcp não aquece nem arrefece, excepto para quem vive mais perto deles. Com o Benfica tínhamos de emigrar porque durante um mês estávamos tramados.
Realço por fim o seguinte. O Sporting acaba de falhar o objectivo mínimo dos mínimos nesta época. Vai ter a pior classificação de sempre. Fez um temporada horrenda de fazer corar de vergonha os seus fundadores. Nada disto muda porque o benfica perdeu no dragão. Julgo que nenhum Sportinguista ontem ficou feliz com o que fez o nosso clube neste ano, só porque no dragão o Jesus ajoelhou-se.
São planos diferentes. Acho que estamos todos cientes que muita coisa vai ter de mudar no nosso Sporting, para podermos aspirar a fazer uma temporada como Benfica e Porto fizeram. E não é vergonha nenhuma dizer isto. Vergonha é ficar a 40 pontos. Vergonha é nas ultimas 3 épocas termos ficado sempre a mais de 30 pontos dos rivais. É perder o acesso à LC para bragas e paços de ferreira.
O Sporting tem de voltar a ser capaz de ombrear com os nossos verdadeiros rivais pelos títulos e a derrota-los dentro de campo. Disto estamos todos de acordo.
Mas uma coisa é discutirmos as nossas fraquezas dentro de nossa casa. Outra é sorrirmos com a derrota da basófia, do despudor e arrogância do Benfica. Isso não faz mal nenhuma, nem nos torna piores Sportinguista.
Só uma nota.
Aquilo que pretendes dizer é que antes de olhar para osoutros, deviamos olhar para nós.
Mas depois mencionas que o grande rival do Sporting nos últimos anos foi o Porto…
Não meu caro amigo, o grande rival do Sporting foi ele mesmo.
Os gamanços, as arbitragens, os favores no futebol quenos foram adversos são minimos se comparar mos com a incompetência que reinou em Alvalade nos últimos anos.
Mas é sempre mais fácil olhar para os outros do que para nós.
Não atingimos os objectivos desportivos que queríamos mas atingimos um maior. como clube. Os sócios do Sporting conseguiram aquilo que todo o Portugal quer fazer ao governo, limpámos a direcção do clube e pusemos o leme nas mãos de alguém em quem acreditamos, e isso, só por si e sem mais nada, dá-me todo o direito de GOZAR COM TODOS OS LAMPIÕES E TRIPEIROS E TODOS OS OUTROS que me apareçam à frente a apontar o dedo ao Sporting porque não vamos à Europa para o próximo ano.
Não vamos à Europa mas ganhamos o direito de andar de cabeça erguida porque temos um clube honesto onde os sócios conseguem fazer a diferença quando querem, andamos de cabeça erguida porque NÃO QUEREMOS CAPELAS E AFINS, QUEREMOS HONESTIDADE. Andamos de cabeça erguida porque este ano todos os adeptos dos outros clube olham para os Sportinguistas e têm respeito, respeitam-nos porque sabem que tomámos uma posição e enfrentámos quem tínhamos que enfrentar, desde os corruptos da banca aos chupistas dos tachos.
Vou gozar com os lampiões e digo-lhes na cara, LOL, andavam cagões com o campeonato mas calaram-se quando vieram do Estoril, incharam que iam ganhar ao dragão e guincharam que nem porcos assustados ao descerem pra Lisboa.
VOU GOZAR À FARTAZANA, porque sabia o que esperar do meu clube. Assumi perante muitos colegas e amigos tripeiros e lampiões que podiamos não ir à Europa mas que este ano tinhamos limpo o clube, e ELES CALARAM-SE. Por isso vou continuar a gozar.
Confesso que me deu um certo gozo a derrota das galinhas…mas fiquei f*dido com a vitória dos porcos… >:D
Como alguém já disse por aqui: isto ameniza um pouquito a nossa mágoa… entendo perfeitamente,os sportinguistas do norte,mas nós a sul,ao menos ficamos livres da festa dos labregos,sim por os os porquistas,por estas bandas são pouco mais de meia dúzia e ninguém lhes passa cartuxo… :whistle:
Agora como dizem os jogadores,é levantar a cabeça e pensar na nova época…
Tenho fé que o Bruno,saberá “dar a volta” no entanto enquanto houver,capelas,duartes gomes,olarápios,proencinhas e outros filhos da ■■■■,incluindo apafs e o “sportinguista” vitor pereira,vai ser complicado :think:
Mais do que não concordar com a ideia expressa no texto, não compreendo de todo esta necessidade de análise da situação e esta tentativa de moralizar os demais.
E apesar de me rever em muitos dos bons textos do autor, devo dizer que este em particular, se fosse substiuída a 1ª pessoa do plural pela 3ª pessoa, podia muito bem ter sido escrito por um lampião ressabiado. E por isso nunca pode ter estatuto de porta 10-A.
Se o benfica não ganhar a LE nem a taça, toda esta época não passa de vitórias morais. O número de troféus deles é igual ao nosso, fiquemos nós em que ligar ficarmos.
Tem um certo nível a mensagem.
Concordo com algumas passagens sobretudo nas que se referem à típica atitude dos portistas quando perdem e mesmo quando ganham. Mas para mim deu-me todo o gozo do Mundo assistir aos que já eram campeões deixarem de o ser…
Falam da falta de mentalidade de quem festeja as derrotas do carnide, mas acham que uma época em que não vencemos absolutamente nada foi “excepcional” (04/05). Onde está a coerência?
Irei sempre odiar o carnide, e esses pseudo-moralismos fazem-me uma certa impressão. Como já um forista referiu na primeira página, quem são vocês para dizer que eu não me sinto afectado pela pior classificação da nossa história? Sabem lá vocês.
Agora há que saber distinguir uma coisa da outra. Sporting Sempre e benfica é, e sempre será, um valente monte de esterco.
Até vos pode dar gosto a derrota dos lampiões ou a dos tripeiros caso assim tivesse acontecido, agora, com a época miserável que fizemos não temos UM pingo de legitimidade de gozar com quem quer que seja. Na época mais negra da nossa história o que nos compete é reflectir muito bem sobre o nosso fraco desempenho e não andar a gozar de boca cheia como vi muitos Sportinguistas fazerem nas redes sociais. Podem ter uma preferência entre um e outro? Podem. Podem ficar contentes pelo facto de os lampiões estarem, aparentemente, a levar o “tratamento” que levámos em 2005? Claro, também eu me sinto assim. Agora, extravasar como já vi fazer é que não, atentemos na postura do nosso presidente e sigamos-lhe o exemplo.
O Paulo Bento ganhou 2 taças e ficou 4 vezes seguidas em segundo e quiseram correr com ele, mas o benfica já se pode orgulhar de ficar em segundo e possivelmente não ganhar nada…
Eu não me rio/enxovalho o benfica, eu rio-me e enxovalho é com aqueles benfiquistas que faziam a festa antes do tempo, aqueles que diziam que o JJ era melhor que o JM e que hoje já dizem o contrário, aqueles que querem tanto fazer crer que a equipa deles é a melhor do mundo que só se acabam por enganar a eles mesmo, e ontem cairam na realidade.