Na primeira parte, discordo apenas em relação ao Montinho. Esse corre até mais atrás da bola que qualquer jogador de Espanha, já o Veloso e Meireles mal correm.
Em relação ao Postiga, dou-te toda a razão. Muito tem sido criticado, e bem, fruto da péssima finalização e eficácia, mas uma coisa devemos reconhecer, o trabalho dele a chatear defesas, receber de costas para a baliza e virar, tem sido bastante positivo. Não temos mais ninguém que o faça. O Hugo Almeida não tem de todo esse perfil, portanto vamos ver a forma como abordará o jogo.
Não comungo da apreensão, mesmo que pequena, pela ausência de Postiga. Que já teve o seu momento de glória, com um bom golo e uma excelente simulação para a primeira grande oportunidade falhada por CR, frente à Dinamarca. Não porque ache o seu previsivel substituto superior, mas porque continuo a ver o Post(e)man como um buraco negro no ataque, na maior parte das suas acções.
É verdade que não pára de correr atrás dos defesas, mas é incapaz de fazer uma recuperação de bola nesses movimentos.
É verdade que tem características de jogador pivot no centro de ataque, o tal que segura a bola e espera pelos apoios e servir os colegas, mas raramente o consegue fazer.
Raramente ganha segundas bolas. É terrível, tendo eu a opinião que tenho sobre Postiga como jogador e sobre o seu desempenho neste Euro ( ainda assim, bem acima do que fez no Sporting ), seja a minha primeira opção para PL, o que só prova a mediocridade nesta posição, mas seja como for, o que acrescenta o jogo é demasiado irrelevante, na minha opinião, para a sua ausência ter efeitos nocivos ao nosso futebol.
Talvez o maior poder de choque de Almeida nos proporcione algumas segundas bolas e espaço para o seu forte remate de pé esquerdo e principalmente para as diagonais de Nani e CR.
Conto que o trapalhão do HA pelo menos atrapalhe os defesas, temos quem aproveite, vindo de trás.
Vai ser um jogo muito muito interessante…
Eliminar a Espanha seria absolutamente épico e iria contra tudo o que se esperava desta selecção antes da prova começar.
Eles não são invenciveis e insisto neste ponto: fisicamente temos obrigação de nos apresentar melhor, mais disponiveis, mais intensos no jogo. Temos mais 2 dias de descanso que eles. Isso pode (e deve) ser decisivo.
Há que recuperar fisicamente o nosso meio campo, que tem estado muito à prova e certamente muito cansados estão aqueles três meninos.
A batalha vai ser dura, muito intensa mesmo, mas acho que no fim podemos ser nós a sorrir!
Muita concentração é essencial, e não cair nos joguinhos espanhois. Eles vão querer por nos a correr à maluca, sem bola, a cansar nos. Não podemos ir na cantiga. Ocupar bem os espaços, tapar as linhas de passe.
Todos os jogadores se conhecem muito bem, não vão haver surpresas de ultima hora nem armas secretas.
Seria estrondoso vencer a Espanha, mas convenhamos que é uma tarefa altamente improvável, mesmo apresentando-nos a um bom nível, pelo que aposto num 3-1 para os espanhóis.
Sim, é difícil, inédito etc.
Mas eu só peço que joguem o melhor que sabem e que não entrem derrotados, mesmo que o favoritismo esteja do outro lado porque são bem melhores globalmente.
E o futebol está cheio de factos inesperados e de favoritismo contrariados. Também ninguém supunha (excepto o Torres) que ganhássemos à Alemanha em 1985, quando o Carlos Manuel marcou 1 golo fabuloso e a bola só não estou na baliza do Bento por, mérito dele, e alguma sorte. Nem sei se as diferenças são tantas hoje como foram nessa noite.
Depois tb temos alguns trunfos. Não digo que baste treinar 3 movimentos de contra-ataque quando se recupere a bola, mas, por ex., mesmo que eles defendam bem nas bolas paradas, acho que podemos ser bem superiores na área deles (mais difícil é ganhar cantos ou livres laterais :mrgreen:)
Lembro-me sempre desse jogo. A nossa equipa era uma nulidade, e mesmo assim os coitados precisaram de um golo em offside. Perdemos esse jogo por termos aquela anedota no banco, que mesmo a perder retrancou a equipa toda.
A Espanha neste euro nem sequer suou. Não se esforçou muito com a Itália, muito menos com a Irlanda e com a França foi só marcar o golo para andar a mascar a bola no meio-campo. Com a Croácia foi diferente, ali jogaram simplesmente mal e com uma pequena ajuda extra, lá conseguiram ganhar.
O seu jogo é o habitual, passe para aqui, passe para ali. Um tédio de jogo absolutamente irritante para quem joga e para quem esta a ver e não é espanhol. Uma desconcentrarão e está feito o golo espanhol.
Não trazem nada de novo para este Europeu, o que é bom por um lado. Mas não vejo o mesmo entusiasmo, a mesma rapidez e a mesma magia que os levou ao titulo europeu e mundial. Continuam um perigo mas os seu joso não é tão empolgante. O Espanha França foi de um tédio atroz. Só mesmo a roja é capaz de fazer tão pouco com tanta bola sem a equipa oposta cheirar a xixa.
É um jogo onde a defesa tuga não se pode dar ao luxo de dormir na sombra. A concentração tem de estar a 100% e desde que não apareça um malota espanhol a correr por ali fora, Patricio tem uma noite muito mais tranquila. O meio-campo não pode dar abébias, judas meireles e veloso tem de estar em todo lado É importante não cair na tika taka espanhol, é quase como não cair num canção de embalar.
Portugal à partida 2 problemas:
-Se Espanha marcar primeiro é difícil conseguir ter a bola. Portugal seria a primeira equipa que eu via a dar a volta à Espanha em fases finais
-Os árbitros vão de certeza dar aquela mãozinha patrocinada pela UEFA para a Espanha ir à final.
Apesar disto tudo, temos um oponente que joga um tipo de jogo que nos favorece. Não é muito físico, não é muito directo, não jogam de maneira muito fechada e a bola anda quase sempre pelo chão. Além disso a Espanha nunca apresenta nada de novo, sempre o mesmo futebol. Paulo Bento tem a obrigação de ir bem preparado para o jogo.
Em hipóteses: 50-50
Têm melhor equipa, mas o que não falta são exemplos de selecções com grandes jogadores que tombaram. Considerando o futebol jogado este europeu e tratando-se duma fase final, não há favoritos.
Muitos no As.com e na Marca, já referiram que o Nani é um suplente do MU, e que o clube inglês o quer despachar o quanto antes. Estes espanhóis só vêem a liga deles, depois só dizem disparates. É o que dá o egocentrismo. Pode ser que passem a conhecer melhor o Nani miércoles…
Hoje estava a ver uma reportagem de um canal Portugues feita após o jogo de ontem(espanha-frança), essa reportagem foi realizada em Madrid e todos os Espanhois que falaram davam a final como assegurada, aliás a grande maioria já dizia que era uma final entre a Espanha e a Alemanha.
Tanto optimismo para aqueles lados e depois acontecem surpresas…
Aliás este ano já houve casos parecidos…